2017/08/04

Arrependimento 1

Texto: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo". Mateus 3:2


Querido irmãos senti uma convicção muito forte de iniciar uma série de sermões com o tema arrependimento. Eu não sei quantos sermões comporá essa série, e nem como será feita, mas sinto que tenho que pregar sobre isso mais algumas vezes...

Eu falo nessa noite a todas as classes de ouvintes, ao não convertido, ao novo convertido, mas principalmente e aos chamados maduros na fé. Acredito que muitos de nós crentes experientes precisamos nos arrepender se quisermos fazer algo de valor neste mundo como igreja. Acredito firmemente que o nosso baixo padrão de vida cristã está mantendo muita gente no mundo e nos seus pecados. Se o incrédulo vê que o povo cristão não se arrepende, não se pode esperar que ele se arrependa e se converta de seu pecado. Eu tenho me arrependido de coisas que fiz ou deixei de fazer, arrepender-se faz parte do caminho do crente, e penso que a maioria dos cristãos precisam se arrepender de alguma coisa. Por isso falo essa noite tanto para os cristãos como para os não-convertidos, tanto para mim mesmo quanto para aquele que nunca conheceu a Cristo como seu Salvador.

O texto base é de Mateus 3.2 onde encontramos João batista clamando com todo folego e em pleno pulmões dizendo:  "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo" essa era sua mensagem principal, essa era a sua chamada ao filhos de Israel... arrependam-se... este é aquele que foi preanunciado por Isaias que deveria preparar o caminho de Jesus. Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: "Voz do que clama no deserto: 'Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele' ". Mateus 3:3. João Batista nasceu com apenas um propósito, preparar os homens para a chegada do Cristo e ensina-los um caminho reto e seu único discurso era Arrependam-se... o caminho reto é o caminho do arrependimento, ele entrava em embate com a religiosidade da época e dizia para os fariseus e religiosos judeus. Dêem fruto que mostre o arrependimento! Mateus 3:8

Mas essa mensagem não foi pronunciada apenas por João Batista outros endossaram sua mensagem. Anteriormente a ele os profetas Isaias, Jeremias, Oseias, Malaquias já convocam o povo ao arrependimento.

Desde o tempo dos seus antepassados vocês se desviaram dos meus decretos e não os obedeceram. Voltem para mim e eu voltarei para vocês", diz o Senhor dos Exércitos. "Mas vocês perguntam: 'Como voltaremos?  Malaquias 3:7

O apóstolo Paulo também discursou sobre a importância de nos arrependermos "Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus. Atos 20:21

E mostrou sua convicção falando aos irmãos Tessalonicenses a necessidade de arrependimento "No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. " (Atos 17:30).

O próprio Jesus endossou esse discurso. Isso é também evidente a partir de Sua chamada como trombeta em Marcos 1:15, "Arrependei-vos, e crede no evangelho".

"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4:17)

E ainda mais poderosa foram as suas palavras em Lucas 13.3, quando Jesus deixa claro a tensão entre arrepender-se ou perecer. Eu digo que não! Mas, se não se arrependerem, todos vocês também perecerão. Lucas 13:3

Estas foram as palavras do Filho encarnado de Deus. Elas nunca foram canceladas; e não serão, enquanto este mundo durar. O arrependimento é absoluto e necessário é para o pecador fazer paz com Deus. Se não, que venham buscar refúgio em mim; que façam as pazes comigo. Sim, que façam as pazes comigo". Isaías 27:5

Porque arrependimento é o lançar fora as armas da rebelião contra Ele. O arrependimento não salva, todavia, nenhum pecador jamais foi ou será salvo sem ele. Nada senão Cristo salva, mas um coração impenitente não pode recebê-LO.

Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. Apocalipse 3:19

Esse é o desejo de Deus para o seu povo que haja arrependimento em nosso meio. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. 2 Pedro 3:9

Pastor defina arrependimento?

A palavra 'arrependimento' deriva do grego 'μετανοέω' (metanoeó) ou 'Metanoia'. O sentido desta palavra é o de uma mudança completa de mente e de vida, uma alteração completa do modo de pensar que gera frutos práticos na vida da pessoa. Arrependimento, no sentido bíblico, significa mudança de mente, atitude, maneira de pensar, disposição, caráter, consciência moral ou voltar-se do pecado para Deus. Logo, em outras palavras, é como se Jesus dissesse: " Vocês precisam mudar as suas mentes e corações, porque o reino de Deus é chegado" (Mt. 4:17)

Arrependimento não é remorso.

Temos um exemplo clássico de alguém que se entristeceu profundamente com a sua atitude. Esse foi Judas. Ele estava consciente do seu pecado, por isso devolveu as trinta moedas de prata e foi enforcar-se.

Judas, o traidor, vendo-o então condenado, tomado de remorsos, foi devolver aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos as trinta moedas de prata, dizendo-lhes: Pequei, entregando o sangue de um justo. Responderam-lhe: Que nos importa? Isto é lá contigo! Ele jogou então no templo as moedas de prata, saiu e foi enforcar-se. Mateus 27:3-5

Outro forte exemplo que temos é o de Esaú, que mesmo em lágrimas, não alcançou o verdadeiro arrependimento (Hb. 12:16-17), ainda que reconhecesse seu erro. Apesar de serem tão comoventes estes relatos bíblicos, porque eles não são considerados como genuínos arrependimentos? A resposta é que a tristeza que eles sentiram foi muito mais por causa daquilo que eles perderam ou das consequências dos seus atos do que propriamente da consciência do pecado que desagrada e ofende a Deus, o nosso Criador e Senhor. Tem muito crente que está arrependido por conta do sofrimento que está colhendo do pecado cometido e não necessariamente está arrependido do pecado em sí. Se não estivesse punição faria tudo novamente. No Novo Testamento somos advertidos tanto por Jesus Cristo quanto nas cartas apostólicas de que haveria pessoas que demonstrariam apenas uma aparente conversão.

A parábola do semeador fala-nos da semente que caiu em solo rochoso. Jesus nos explica"...esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração ..." (Mt. 13:21).

Estas pessoas são as mesmas mencionadas em Hebreus, que, mesmo participando das bênçãos dispensadas pelo Espírito Santo à sua igreja, não produzem frutos, mas somente espinhos (Hb. 6:4-8). Quanto a estes, o apóstolo João, afirma que o abandono da fé por parte deles só evidenciará que nunca fizeram parte daqueles que verdadeiramente foram salvos.

Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos. 1 João 2:19

 Esta realidade que também fez parte do ministério do apóstolo Paulo de pessoas que estavam na igreja mas nunca passaram pelo processo de arrependimento

mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. 1 Timóteo 1:19,20

pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. 2 Timóteo 4:10

Jesus a viu de forma abundante também essas pessoas em seu ministério.  Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Mateus 19:22

Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.
João 6:66

Pode ser que tenhamos que conviver com muitos até a vinda de Cristo que nunca arrependeram-se verdadeiramente (Mt. 13:13:30),

Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro' ". Mateus 13:30

Mas a verdade é que, quanto mais o Dia do Senhor se aproximar, mais evidente ficará aqueles que se arrependeram de fato daqueles que nunca foram realmente convertidos, pois muitos destes apostatarão da fé. Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e 2 Tessalonicenses 2:3 ou seja, abandonarão o conjunto de verdades expostas na Palavra de Deus, pois a fé salvífica eles nunca a possuíram.

A fim de proporcionar melhor entendimento, saiba que o arrependimento é um remédio espiritual formado de seis componentes especiais… Se um for deixado fora, o arrependimento perde o seu poder.

Componente 1: Percepção e convicção do pecado.

Quando um homem não está profundamente convicto de seus pecados, é um sinal bem certo de que ainda não se arrependeu de verdade. A experiência tem nos mostrado que as pessoas que têm uma convicção muito superficial de seus pecados, cedo ou tarde recaem em suas velhas vidas.

Precisamos enxergar nossos pecados. A primeira parte do remédio de Cristo são olhos abertos (At 26.18).

para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim'.Atos 26:18

Este é um dos fatos importantes a observarmos no arrependimento do filho pródigo: ele caiu em si (Lc 15.17). "Caindo em si, ele disse: 'Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Lucas 15:17.  Ele se viu como pecador e nada mais do que um pecador. Estava convicto de sua situação pecadora.

Antes que um homem venha a Cristo, ele tem primeiramente de vir a si mesmo. Em sua descrição de arrependimento, Salomão considerou isto como o primeiro componente: "Caírem em si" se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem:1 Reis 8:47

 Uma pessoa deve, antes de tudo, reconhecer e considerar o que é o seu pecado e conhecer a praga de seu coração, antes que seja devidamente humilhado por ela. Mas infelizmente somos prontos a atentar para o erro do outro e tardio para olhar para o nosso pecado. Ultimamente tenho investido meu tempo em discipulados de convertidos do que do que em alcançar grandes números de não convertidos. Porque se um homem confessa ser convertido sem reconhecer a atrocidade de seus pecados, provavelmente se transformará num ouvinte endurecido que não irá muito longe. No primeiro sopro de oposição, na primeira onda de perseguição ou ridículo, ele será carregado de volta para o mundo. Creio que é um erro lamentável conduzirmos tantas pessoas à igreja que nunca experimentaram a verdadeira convicção de pecados. O pecado no coração do homem é tão negro hoje quanto o foi em qualquer outra época. Às vezes penso que está mais negro.  Porque quanto maior a luz (entendimento) que uma pessoa tiver, maior sua responsabilidade, e por conseguinte maior a sua necessidade de profunda convicção. Até que a convicção de pecados nos faça cair de joelhos, até que estejamos completamente humilhados, até que tenhamos perdido toda esperança em nós mesmos, não podemos encontrar o Salvador.

Há três coisas que nos levam à convicção: (1) A Consciência; (2) A Palavra de Deus; (3) O Espírito Santo. Todos os três são usados por Deus.

(1) A Consciência;

Muito antes de existir a Palavra escrita, Deus tratava com o homem através da consciência. Foi por isto que Adão e Eva se esconderam da presença do Senhor Deus entre as árvores do Jardim do Éden. Foi isto que convenceu os irmãos de José quando disseram: "Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos. Por isso", disseram eles (e lembre-se, mais de vinte anos haviam se passado depois que eles o venderam como cativo), " por isso nos vem essa ansiedade".

É a consciência que devemos usar com nossos filhos antes de atingiram uma idade onde podem entender a Palavra e o Espírito de Deus. E é a consciência que acusa ou inocenta o ímpio. A consciência é "uma faculdade divinamente implantada no homem, que o pede a fazer o que é certo". Alguém disse que ela nasceu quando Adão e Eva comeram do fruto proibido, quando seus olhos foram abertos e "conheceram o bem e o mal".  Ela julga, mesmo contra nossa vontade, os nossos pensamentos, palavras, e ações, aprovando ou condenando-os de acordo com a sua avaliação de certo ou errado. Uma pessoa não pode violar sua consciência sem sentir a sua condenação. Mas a consciência não é um guia seguro, porque frequentemente ela só dirá que uma coisa é errada depois de você a praticar. Ela precisa ser iluminada por Deus porque faz parte de nossa natureza caída. Muitas pessoas fazem o que é errado sem serem condenadas pela consciência. Paulo disse: "Na verdade, a mim me parecia que muitas cousas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno" (At 26:9). A própria consciência precisa ser educada. Outra vez, a consciência freqüentemente é como um relógio despertador, que a princípio desperta e acorda, mas com o tempo a pessoa se acostuma com ele, e então perde o seu efeito. A consciência pode ser asfixiada. Creio que cometemos um erro em não dirigirmos as pregações mais para a consciência.

Portanto, no devido tempo a consciência foi suplantada pela Lei de Deus, que no seu tempo foi cumprida em Cristo.

(2) A Palavra de Deus;

Neste país cristão, onde as pessoas têm Bíblias, a Palavra de Deus é o meio que Deus usa para produzir convicção. A Bíblia nos diz o que é certo e o que é errado antes de você cometer o pecado, e assim o que você precisa é aprender e apropriar-se de seus ensinos, sob a direção do Espírito Santo. A consciência comparada à Bíblia é como uma vela comparada ao sol lá no céu.

Veja como a verdade convenceu aqueles judeus no dia de Pentecostes. Pedro, cheio do Espírito Santo, pregou que "este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo". "Ouvindo eles estas cousas, compungiu-se lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?" (At 2: 36, 37).

Está escrito na Bíblia Sagrada que "a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo" (Rm. 10:17). Porém, qual o genuíno conteúdo da pregação do evangelho, ou seja, qual a mensagem que deve estar presente na pregação do evangelho? Um bom indicador é observarmos a forma como Jesus pregava. Lemos que Jesus partiu para a Galiléia, "pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho" (Mc. 1:14-15).

Mesmo após a sua ressurreição, quando ele expunha as Escrituras aos seus apóstolos ele enfatiza que um dos pontos centrais de toda a profecia era "que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém" (Lc. 24:47). Esta ordem, levada a cabo pelos apóstolos, nos faz perceber como realmente ela direcionou o ministério apostólico. Paulo enfatiza de uma maneira bem clara como a chamada ao arrependimento era central na sua pregação (At. 20:20-21). Porém, a pergunta que podemos fazer é: porque a pregação é o meio pelo qual o arrependimento é produzido?

2.1 – A pregação expõe o homem à lei de Deus – Um dos objetivos da pregação do evangelho é expor o homem diante da lei de Deus e assim convencê-lo do seu pecado e da sua miséria espiritual (Rm. 3:20; 7:7). Somente diante do padrão moral estabelecido pelo próprio Deus, que é a sua lei, poderemos fazer uma autoavaliação e percebermos o quão distante estamos dele e consequentemente, debaixo da sua ira e condenação (Rm. 1:18).

2.2 – A pregação expõe o homem à santidade de Deus – Outro objetivo da pregação, além de nos expor à lei de Deus e assim convencer-nos da nossa miséria espiritual, é também confrontar-nos com a santidade de Deus.  A nossa convicção de pecado será proporcional a nossa convicção da santidade de Deus. Somente contemplando o ser de Deus é que faremos uma avaliação mais precisa a respeito da nossa própria situação. A maior necessidade que temos é o conhecimento de Deus Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Oséias 4:6; Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Oséias 6:3 pois só através deste conhecimento teremos vida eterna (Jo. 17:3) e verdadeiramente conheceremos quem de fato somos nós, o que produzirá em nós a convicção de pecado e a necessidade de arrependimento.

(3) O Espírito Santo.

Em terceiro lugar, enfim, o Espírito Santo convence. Arrependimento é obra do Espirito Santo

Arrependimento é fruto da operação do Espírito Santo em nossos corações, logo é uma graça dada pelo próprio Deus. Origina-se a partir de uma compreensão no coração, operado neste pelo Espírito Santo, da excessiva malignidade do pecado.

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. João 16:8-11

O arrependimento é uma graça do Espírito de Deus por meio da qual um pecador é humilhado em seu íntimo e transformado em seu exterior. Algumas das mais poderosas reuniões de que já participei foram aquelas em que houve uma espécie de quietude sobre o povo e parecia que um poder invisível se apoderava das consciências. Lembro-me de um homem que veio à reunião e no momento em que entrou, sentiu que Deus estava lá. Um senso de reverência veio sobre ele, e naquela mesma hora sentiu convicção e se converteu.

 


Nenhum comentário: