2017/08/04

E agora José?

Texto:  Gn 37 

 Boa noite irmãos... graça e paz.. estava em casa no momento de preparar o sermão perguntando para Deus o que eu poderia falar neste primeiro domingo do Ano de 2017. E olhando para o contexto sócio e político brasileiro pensando no que se poderia esperar do Brasil neste novo ano, veio-me o poema de um dos maiores poetas brasileiros, Calos Drummond de Andrade muito conhecido muito famoso intitulado "e agora José? Permita-me recita-lo em sua integra.

E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José?  e agora, Você? Você que é sem nome, que zomba dos outros, Você que faz versos, que ama, proptesta? e agora, José?

Está sem mulher, está sem discurso, está sem carinho, já não pode beber, já não pode fumar, cuspir já não pode, a noite esfriou, o dia não veio, o bonde não veio, o riso não veio, não veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, José?

E agora, José? sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de  vidro, sua incoerência, seu ódio, – e agora? Com a chave na mão quer abrir a porta, não existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas não há mais. José, e agora?

Se você gritasse, se você gemesse, se você tocasse, a valsa vienense, se você dormisse, se você cansasse, se você corresse…. Mas você não morre, você é duro, José! Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja do galope, você marcha, José! José, para onde?

O poema José mostra-se com uma visão pessimista do cotidiano. Seu tema central é a solidão do homem, sua falta de espaço; revela uma profunda angústia pela vida. Inicialmente, observamos que a alegria e a felicidade já existiram, mas agora, "a festa acabou". Em seu lugar ficou a escuridão, o frio, o abandono: José está só. "E agora, José? A festa acabou" (A alegria se foi... situação de perda), "a luz apagou" (escuridão, trevas), "o povo sumiu" (solidão, abandono), "a noite esfriou" (noite e frio não só no ambiente físico, mas também na alma, na vida de José.]  As interpelações, cada vez mais repetidas, ganham maior intensidade e significação, pois reforçam a situação do homem que já não tem ambiente.

Neste momento veio-me a mente a vida de outro José, o José do Egito, um menino que poderia com sua vida dizer muito bem eu estou te entendendo muito bem Drummond.

A festa acabou... amado pelo seu pai, odiado pelos seus irmãos José do Egito foi arrancado brutalmente do convívio dos seus pelos seus próprios irmãos e senti-o a perda da separação  

Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa. Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente. Gênesis 37:3,4   e agora José...

A luz acabou... jogado em um poço enquanto decidiam o que iam fazer com ele, conheceu a escuridão e as trevas.

"É agora! Vamos matá-lo e jogá-lo num destes poços, e diremos que um animal selvagem o devorou. Veremos então o que será dos seus sonhos. " Quando Rúben ouviu isso, tentou livrá-lo das mãos deles, dizendo: "Não lhe tiremos a vida! " E acrescentou: "Não derramem sangue. Joguem-no naquele poço no deserto, mas não toquem nele". Rúben propôs isso com a intenção de livrá-lo e levá-lo de volta ao pai.
Gênesis 37:20-22  . E agora José?

O Povo sumiu...vendido como um escravo á um povo diferente, por décadas não conviveu com o seu povo de origem...

 Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito. Gênesis 37:28 . E agora José?

A noite esfriou... A alma desse menino foi alcançada pelas gélidas correntes do abandono e mágoa. Seus próprios irmãos o apunhalaram pelas costas, traíram-no... do menino mais querido do Pai ao escravo de um povo pagão. E agora José?...

Realmente assim como o José de Drummond, José do Egito também não tinha mais ambiente. As semelhanças não param por ai. Tanto um como o outro são anônimos. Você que é sem nome, diz o poema de Drummond, enquanto José tornou-se um escravo um anônimo no Egito.

O anonimato e solidão que esses dois José estavam vivenciando não foram opcionais foram-lhes impostos. Não foram eles quem acabaram com a festa, que apagaram a luz, eles não escolheram o anonimato, não se escolheram amargar a solidão: foi o povo que sumiu ou foi-lhe tirado.

"José" de Drummond é carente de tudo: "está sem mulher", o do Egito está sem família "estão sem carinho". Diante do abandono, sem mulher, sem carinho, José de Drummond não encontra nem palavras: "está sem discurso".  O do Egito não emite palavras sobre sua situação.

A vida desses dois homens chamado José com certeza é vida de muitos brasileiros neste início de ano...mais 12 milhões de desempregados, inflação comendo solta diminuindo o poder aquisitivo do povo, sistema de saúde falido, corrupção no mais alto nível que já presenciamos uma verdadeira calamidade assolou a nossa nação no ano de 2016.

Se 2016 foi difícil o que esperarmos de 2017, o que está por vir, para muitos Josés não parece que as coisas vão melhorar. E agora José???

Mas olhando para a vida de José do Egito percebo que as similaridades dos dois José acabam por aqui. José do Egito nos ensina com sua vida e com sua história que Deus está no controle  de nossas vidas e algo bom no futuro nos espera, pois Deus transforma morte em vida .benção e maldição

E por conta disso peço desculpas a Calos Drummond de Andrade e escolho caminhar com o José do Egito do que com seu José... enquanto para o seu José de Drummond o dia não veio... ou seja uma nova oportunidade de recomeçar não aparece, enquanto O bonde e o riso não veio... onde tudo mofou... acabou e fugiu... ou seja não há esperança de recuperação, apenas vazio de tudo,

O José do Egito a quem escolho olhar,  aprendo que quando o Senhor é conosco não existe situação que não possa ser mudada

O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.
Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo. Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma.
Gênesis 39:2-6

Queridos irmãos tenho a plena convicção que esse Ano de 2017 independentemente das circunstancias que vão nos cercar, eu acredito que se buscarmos ao Senhor e mantermos nossos olhos fitos nEle vamos passar em vitória. O senhor Deus é o que tem a última palavra.

Talvez eu esteja falando pra você que está me ouvindo, que está sem forças pra continuar, 2016 foi muito difícil pra você, muitas perdas, muita dor e sofrimento, e isto lhe tirou a esperança de um ano melhor, você não acredita mais em você, na sociedade, na justiça. Ei o que Deus fez na vida de José também fara na tua tão somente creia. Amem.

Tem muita gente, muito cristão vivenciando o poema de Drummond em sua vida se sentindo e agindo como o José deste poema. O José de Drummond sente-se impossibilitado de agir. Tudo lhe parece inútil e desprovido de significado. "Com a chave na mão quer abrir a porta, não existe porta;" Frente à sua frustração e desesperança, José quer morrer no mar, mas nem isso lhe é permitido porque não existe mar no qual possa morrer.   Sente-se encurralado, não pode nem morrer. Quer voltar para Minas que é seu ponto de equilíbrio, "Minas não há mais", ou seja,  Minas dos seus sonhos, da sua infância mudou e José também.

Não deixe que a dificuldade da vida lhe mude...não deixe que ela lhe tire os sonhos, mas transforme elas em combustível para alcançar a sua promessa. "Ninguém é digno dos sonhos se não usar suas derrotas para cultivá-los." Augusto Cury. Mario Quintana disse que Sonhar é acordar-se para dentro.

Por isso meu querido ouvinte Deus está dizendo a você neste momento renove em mim sua esperança acorde, desperte sua fé e sua esperança dentro de você... Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre a tua pessoa". Efésios 5.14 amémmmm

Eu escolho o José do Egito, pois aprendo com sua vida a realidade de que a vida não é fácil pra ninguém e mesmo quando as coisas estejam boas e mesmo que Deus esteja conosco, ela podem mudar e podemos passar por grandes lutas...

Quando o seu senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: "Foi assim que o seu escravo me tratou", ficou indignado. Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão, Gênesis 39:19,20

José estava bem, fazendo um ótimo trabalho, tinha tornado em autoridade o primeiro abaixo do seu dono, mas a mulher de Pottifar queria algo a mais de José. Ele não quis desonrar o seu Deus e nem o seu dono e permaneceu justo. Mas o justo foi injustiçado e mandado pra cadeia. Assim é a vida...

Queridos irmãos 2017 poderemos passar por reveses. Dificuldades virão, sofrimento e dor poderão bater  em nossas portas, o desemprego pode sim nos alcançar, coisas ruins pode nos acontecer, isso faz parte da vida, não é porque estamos debaixo do cuidado de Deus que isso não possa nos acontecer. Ele não nos prometeu saúde, felicidade, Ele não nos prometeu que seriamos livres de perigos mortais não!!! Ele nos prometeu que ainda que andássemos no vale da sombra da morte Ele estaria ao nosso Lado.

O Senhor é bom confie nele mesmo em meio a Dor ele continua sendo bom o texto diz:

mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava. Gênesis 39:21-23

Você não está só meu querido irmão... não seja como o José de Drummond

Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja do galope

José de Drummond assume uma extrema passividade. Totalmente acuado, "sozinho no escuro qual bicho-do-mato" a ele resta a solidão e o abandono, já que José não tem nem a fé religiosa para se refugiar "sem teogonia".

Não tem onde se apoiar "sem parede nua para se encostar" Também não tem recursos para fugir "sem cavalo preto que fuja a galope," sem destino, sem saída...

Não seja assim. Aproxime-se de Deus esse ano, essa é a hora, esse é o momento. Refugia-se em Deus

Eu escolho o José do Egito porque sua história me ensina a perdoar aqueles que me feriram

Vendo os irmãos de José que seu pai havia morrido, disseram: "E se José guardar rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos? " Então mandaram um recado a José, dizendo: "Antes de morrer, teu pai nos ordenou que te disséssemos o seguinte: 'Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade! Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai". Quando recebeu o recado, José chorou. Depois vieram seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: "Aqui estamos. Somos teus escravos! " José, porém, lhes disse: "Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos". E assim os tranquilizou e lhes falou amavelmente. Gênesis 50:15-21

Que nesse ano de 2017 você perdoe aqueles que lhe feriram, liberte-se dessa dor que te incomoda tanto, que lhe fere mais do que a agressão que a pessoa te fez. Não vale apena querido irmão viver sob o julgo da magoa, isso não te pertence, passa uma borracha e siga em frente. José teve o discernimento de entender que ele não está no lugar de julgar o seu agressor e sim Deus... coloque essa pessoa nas mãos de Deus e siga a sua vida.

Eu escolho o José do Egito porque sua história me ensina que tudo que acontece em nossa vida existe um proposito maior. Tanto coisas boas como as coisas ruins que acontece com cada um de nós, serve a um propósito maior.

Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Gênesis 50:20

Querido irmão viva 2017 nesta dimensão tudo está sob o cuidado de Deus, Ele altera o curso de nossas  vidas, muitas vezes permite que entremos em rotas de colisão, pois sabe que sairemos mais fortes  dessas experiências.

Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! Lucas 12:7.

Nenhum comentário: