2017/08/04

Natal: O milagre sou Eu

TEMA: LUCAS 10.30-35

Em resposta, disse Jesus: Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: 'Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver'."

Queridos irmãos graça e paz… como é bom estarmos aqui na casa do Senhor no dia em que comemoramos o Natal. Como não poderia ser diferente quero falar sobre Natal. Sobre essa data tão especial, que fala de um evento que transformou a humanidade, que foi o nascimento do menino Jesus o príncipe da paz, pré anunciado pelo profeta Isaias a 700 anos antes.

Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Mas alguém pode pensar, pastor esse texto do bom samaritano não tem nada a ver com o natal, ele não é apropriado para natal… o senhor poderia usar o próprio texto citado anteriormente de Isaias, o senhor poderia usar o texto onde Maria foi interpelada pelo Anjo do senhor Deus,

E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. Lucas 1:28

 Você poderia usar o texto de Jesus na manjedoura. É verdade irmão poderia sim, mas acredito que essa a parábola do Bom Samaritano contada por Jesus, expressa e resume a essência do verdadeiro Natal…

Não é de hoje que o significado natalino foi violentado em sua essência por um espirito de consumismo e gratulações sem significado nenhum. Dá-se presente pelo simples fato que todo mundo dá. Muitas pessoas nem sabe o porquê de trocar-se presente.

E é isso que virou o natal uma data especial onde você sabe que vai ganhar presente e vai ter que dar também. Contudo irmão eu e você sabemos o que significa o natal. Sabemos da importância desta data, sabemos o que ela representa em nossas vidas. O que seria de nós e do mundo se o Deus perfeito, poderoso não tivesse vindo em forma humana a esse mundo. Estaríamos perdidos e condenados a morte eterna pelo julgo do pecado.

Essa atitude reconciliou o homem perdido caído consigo mesmo. ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens 2 Coríntios 5:19

Queridos o maior significado do Natal é que Deus olhou para fora de si, pra fora de sua comunhão com a trindade  que era perfeita e excelsa e enxergou a humanidade. Essa é a maior prova pra mim que esse texto do bom samaritanos tem tudo a ver com o natal…

RESUMO DA PARÁBOLA

A parábola do bom samaritano foi contada por Jesus depois que um intérprete da lei (um advogado religioso) tentou testar a Sua sabedoria. Veja:

"Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: 'Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?' 'O que está escrito na Lei?', respondeu Jesus. 'Como você a lê?'Ele respondeu: 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento' e 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Disse Jesus: 'Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá'. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: 'E quem é o meu próximo?'" (Lucas 10:25-29).

Jesus, então, fala de um homem que viajava pelo caminho entre Jerusalém e Jericó. Durante o seu percurso, ele foi assaltado e gravemente ferido por bandidos. Depois daquilo, um sacerdote, um levita e um samaritano passaram por ele. Os dois primeiros eram religiosos (assim como aquele intérprete da lei que questionou Jesus) e, por isso, eram conhecedores da Palavra do Senhor. Já o terceiro era considerado um homem inferior e indigno, pois fazia parte de um povo inimigo dos judeus (samaritanos). O surpreendente desta parábola é que, enquanto os "homens bons" ignoraram aquele pobre rapaz, o "samaritano ímpio" fez tudo o que podia para ajudá-lo. E através deste texto quero mostrar que o verdadeiro espírito de natal se manifesta da seguinte forma:

1) O verdadeiro espírito de natal é manifestado quando conseguimos enxergar o outro.

Essa é a grande verdade do natal que nós não podemos esquecer. Natal é enxergar ao próximo. Diante de uma sociedade totalmente individualista, e uma igreja afundada no complexo de Narciso, enxergar o outro é um desafio em nossos dia, mas eu tenho a maior convicção de que é esse tipo de comemoração que deus espera de nós.

Esse homem samaritano nos ensina que natal é todas as vezes que estendemos as nossas mãos ao próximo para ajudá-lo, Natal é quando conseguimos olhar para aqueles que estão ao nosso redor.

Foi isso que Deus fez com cada um de nós, ele nos enxergou...

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Romanos 5:8

Ele nos enxergou… não havia nada em nós que chama-se atenção dele, não éramos perfeitos, pelo contrário éramos pecadores, mas ele nos enxergou…

Irmãos a igreja está carente de pessoas que enxergam as outras, na correria do dia, dos nossos afazeres, não temos tempo em olhar para os outros. Quantas pessoas esperam de nós um olhar, como o olhar desse samaritano. O interessante que desses três homens da parábola que jesus contou o único que não era religioso era o samaritano e foi justamente ele que demonstrou a aquela vitima a religião…

O início da igreja primitiva foi marcada por uma igreja cheia de gente que enxergava o próximo. Em atos temos narrado isso.

Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Atos 2:44,45

A igreja primitiva era uma igreja que enxergava os necessitados. Ela entendia que o olhar que havia recebido do mestre era pra ser devolvido na mesma medida e intensidade.

Isso é natal queridos irmãos.

2)  O verdadeiro espírito de natal é manifestado quando temos piedade do outro.

O bom samaritano não apenas olhou para o homem, mas teve piedade daquele homem, ele se compadeceu, ele sentiu empatia por aquele homem, ele amou aquele homem, ele se colocou em seu lugar que o fez parar e fazer algo por ele…

O bom samaritanos limpou as feridas daquele homem, cuidou dele como se fosse alguém de sua própria família

Foi isso que Jesus fez por nós em seu nascimento, ele nos amou de tal forma que seu nascimento foi o resultado de sua piedade e compaixão a qual o impulsionou a vir a esse mundo e fazer algo por nós. Natal meus irmãos é se colocar na situação do outro, não é apenas enxergar, mas é fazer algo, é curar as feridas dos machucados, é abraçar o solitário, é saciar fome do faminto, é visitar o esquecido.

A igreja está carente de pessoas que pensam e vivem nesta dimensão do evangelho. As pessoas tem até visto o sofrimento alheio, mas isso não machuca mais os seus corações, a tristeza do outro não é a minha, estamos cauterizados, mas não foi isso que Jesus nos ensinou

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Mateus 25:34-40

A minha oração é Deus aquece meu coração, quero amar o meu próximo como o senhor ama, quero vivenciar o espírito natalino todos os dias da minha vida, ensina-me amar… ouvi uma definição de amar essa semana que achei profunda e sensacional amar. Amar é a gente andar nas veias um do outro… é a gente ser sangue do mesmo sangue...

3) O verdadeiro espírito de natal é manifestado quando investimos nossos recursos na vida de outros.

O bom samaritano colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: 'Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver'

Natal queridos irmãos é investi na vida e alguém que precisa, é colocar a mão no bolso e abençoar as vidas necessitadas com seus recursos. O seu dinheiro não é seu meu querido irmão, é de Deus e deve estar a serviço de sua causa…

O bom samaritano investiu na vida de um homem. E não pense que aquele homem moribundo é diferente de você não!!! não é!!!! por que Deus também investiu na vida de muitos moribundos a beira do caminho... eu e você… nós éramos esse moribundo a beira do caminho. O apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios capítulo 2 verso 1 disse que estávamos mortos em nossos delitos e pecados e Ele nos deu Vida, Ele colocou a mão no bolso e pagou um valor, Ele o comprou das mãos de satanás com aquilo que tinha de mais precioso o sangue de seu filho. O seu maior tesouro.

Infelizmente muitos de nós cristãos estamos passando por esse mundo tão agarrados aos nossos bens, ao nosso dinheiro que não conseguimos estender as mãos e compartilhar as bênçãos que estamos recebidos… Natal é doar-se ao outro, Natal é generosidade, Natal é compartilhar recursos. Natal é todos os dias… Os Nossos irmãos da Igreja Primitiva viviam essa verdade do espírito de Natal todos os dias.

Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. Atos 4:34,35

Isso é Natal!!! Ninguém entendeu melhor o sentido do natal e ninguém expressou melhor o espírito do Natal do que esse samaritano.

Quero concluir irmãos voltando ao tema dessa mensagem Natal: O milagre sou eu...o sentido do verdadeiro natal é viver de maneira que você seja o milagre na vida de alguém… foi isso que aprendi com esse bom samaritano. Ele foi um milagre na vida daquele homem, ele foi o anjo que Deus colocou para salvar a sua vida.

Se você parar pra pensar muitos bons samaritanos também passou pela sua vida, pessoas que em algum momento de necessidade o ajudou, pessoas que em momentos de dor lhe trouxeram refrigério, em momento de tempestade lhe trouxeram esperança, alguém que um dia lhe indicou para esse serviço que você está hoje que é uma benção, alguém que um dia lhe disse "não desista continue você vai conseguir", alguém lhe deu uma oportunidade…

E é isso que Deus espera que você seja meu querido irmão, um milagre na vida de alguém, pessoas ao seu redor está necessitada de um milagre e é você a quem Deus quer usar. Você é o milagre enviado por Deus, para trazer esperança, para confortar, para sanar uma necessidade, você é o próprio natal. Foi por isso que Deus te alcançou com sua graça para que você fosse graça na vida de alguém…

A parábola do bom samaritano traz um grande exemplo sobre humildade, mansidão, doação, exemplo e amor. Qualidades tão necessárias para desenvolvermos em nosso próprio caráter.

Durante nossa vida, encontraremos pessoas aflitas e tristes ao nosso redor. E será que com nossa bondade e gentileza não podemos levar ajuda a quem precisa? Não podemos mudar a tragédia da vida delas, mas podemos curar as feridas

Todo mundo tem suas próprias dificuldades perante a vida, mas sabemos que a vida de algumas pessoas é mais difícil e trágica do que a de outras. Sabemos que há pessoas que sofreram muito mais do que podemos imaginar ou suportar, e creio que elas sejam grandes pessoas, fortes e com grande capacidade de superação, porque sofreram e mesmo assim continuam de pé. Porém, isso não quer dizer que nós não possamos fazer algo para melhorar a situação em que se encontram.

A igreja, a sociedade, o mundo está carente de pessoas assim, que se enxergue como milagres na vida de outros, que se enxergue como mensageiros de Deus, enviado por Deus a vida de outros… eu quero viver nesta dimensão, oro a Deus todos os dias dizendo "Deus permita ser um milagre na vida de alguém, quero ser um instrumento em suas mãos"

 

 

 

Nenhum comentário: