2017/08/04

Seja Homem

Texto: 1 Reis  2 1-2

 

Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão:

"Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem. 1 Reis 2:1,2


Esforça-te e seja homem... revista e atualizada / Esforça-te, porta-te varonilmente 1 Reis 2:2  Britanica

 

Queridos Davi o grande Rei de Israel no seu leito de morte, deixa algumas instruções importantes para seu filho Salomão que ainda era moço. E de todas as instruções, a mais significativa esta contida no verso 2 deste capitulo.

Em uma sociedade medieval onde guerras eram travadas pela sobrevivência do reino, da família, da vida,  acredito que Davi sabia bem o que o seu filho precisava para governar o reino... esforço e postura de homem.

Acredito de todo o meu coração queridos que essa instrução de Davi ecoa em nossos dias e vem de encontro aos nossos corações neste dia pois estamos carentes em nossa sociedade de Homens de verdade.

A figura do Homem de verdade em nossos dias está desfigurada, alias virou motivo de chacota em uma sociedade cada vez mais feminizada... E a grande verdade de tudo isso, é que o homem precisa aprender a ser homem novamente e por conta disso que essa instrução de Davi é tão poderosa. Homem Seja Homem...

Edwin Cole diz que a principal figura de autoridade que nossas crianças conhecem do nascimento até os 20 anos é delineada quase que totalmente por mulheres...a figura dominante tem sido a mulher. A maioria dos professores do curso primário são mulheres. Quem instrui bons hábitos a criança é mãe, quem os ajuda a se vestir é mãe, quem faz as compras da família? Quem os ajuda nos deveres de casa? Então quem é que manda?

É por conta disso irmão que muitos homens estão querendo ser igual a mamãe e alguns querem até se vestir como a mamãe. Eu acredito que a falta da figura masculina, tem prejudicado e muito, as crianças no que diz respeito a sua formação de personalidade, emoções e muitas vezes essa disfunção reflete na sexualidade.

A sociedade, a família hoje, esta colhendo frutos de sementes que não foram plantadas por nós homens, pois fomos omissos em nossa varonilidade. E quando alguém não assumi sua responsabilidade outros veem e preenchem os espaços que deixamos vazio e quem tem feito isso são as mulheres. Elas estão sendo obrigadas a assumir funções que não são delas, elas estão sobrecarregadas, simplesmente por que você homem não tem sido Homem.

Ah pastor você esta me dizendo em minha cara que eu não sou macho. Não irmão, estou dizendo que muitos de nós não temos sido homens. Existe uma diferença gritante em ser Macho e ser homem...

Se macho é uma questão de natureza, você nasceu do sexo masculino, mas ser homem é uma questão de decisão, de caráter de assumir o seu papel para o qual você foi criado.

Muitos casamentos estão em ruinas porque o homem não tem assumido o seu papel, a sua função dentro do seu próprio lár. Eles tem sobrecarregado suas esposas e até mesmos seus filhos com situações que eles deveriam ser tranquilizados pelo homem da casa.

Você esta aqui no Dna porque Deus te trouxe para que você aprenda a ser homem e um homem de verdade, um homem segundo o coração de Deus. Amém...

Gostaria desse momento de ver com os irmãos algumas funções ou papeis de homens que estão sendo ignoradas por muitos, negligenciadas e tem trazido serias dificuldades pra sociedade como um todo e para aqueles que são casados são o motivo de muitos casamentos acabarem.

1)    Imaturidade

Acredito que essa seja uma das marcas do homem moderno a Imaturidade, parece que muitos pararam no tempo e deixaram de crescer, de amadurecer em suas vidas. Edwin Cole diz que "somos jovens apenas uma vez na vida, mas podemos passar a vida inteira nos comportando de modo imaturo."

Irmãos o Senhor aprova quem tem um coração de criança, mas condena atitudes infantis, imaturas, postura de moleques.

A imaturidade do homem força a esposa agir como se ela fosse a mãe dele. A mulher tem que ficar empurrando o marido a tomar decisões que ele deveria tomar por sua própria atitude. Ela tem que ficar lembrando-o, avisando-o.

 Alguns homens reclamam que sua mulheres são chatas, mas na verdade elas são assim por que muitos de nós temos agido como crianças.

Alguns são tão imaturos que dão de machões dentro de casa "se você não fizer assim ou assado pega suas coisas e some" que criancice, casamento é parceria e não um contrato onde um manda e o outro obedece.

Outros então gastam o suado ordenado que ganham com besteiras de menino, o cara compra roda de carro de 20 polegadas e não compra uma roupa pra mulher e pros filhos...

Outros passam horas na frente de um vídeo game e não sai pra procurar emprego Meninice... tem kara de 40 anos brigando com o filho por causa de vídeo game...

A Imaturidade acaba com os sonhos, com relacionamentos, é um atraso de vida... se posicione meu querido irmão... Uma das marcas da Maturidade é saber lidar com os erros é posicionar-se, agora viver no erro é uma estupidez sem tamanho é uma insensatez é criancice.

2)    Provisão

Uma das marcas do Homem de verdade de um homem de Deus é ser o provedor do seu lar e esse tem sido uma das situações que tem trazido bastante desgaste dentro do casamento e não são poucos casamentos que sucumbem diante disso...

Queridos o homem é o provedor do Lar, é ele que tem que colocar comida na mesa, é ele que tem que colocar vestimentas nos filhos, é da responsabilidade dele prover um teto para morar com a sua família. Neste sentido encontramos vários tipos de homens

O preguiçoso:  O cara passa o dia inteiro na frente da tv, sempre tem um desculpa para não arranjar trabalho, a pessoa dorme tarde e levanta mais tarde ainda, e a coitada da mulher trabalhando que nem uma condenada e o camarada de boa em casa, nem pra lavar uma louça...tudo fica nas costas da mulher, não paga uma conta.. e pior... é crente vai pra igreja e levanta as mãos a Deus.

Uma realidade que precisamos trazer para os homens cristãos, é que a Bíblia não apoia os homens preguiçosos! Porque tudo o que fazemos no trabalho o fazemos para o Senhor Jesus Cristo. Paulo nos ensina isso em Colossenses 3.23: "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, (Col 3:23 ARA)"

Depender dos outros para sustentar suas famílias por conta da preguiça é uma perversão da masculinidade bíblica,

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.

 7 Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante,

 8 no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento.

 9 Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?

 10 Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso,

 11 assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.

 (Provérbios 6:6-11 ARA)

 Sonhadores:  Além dos preguiçosos existem os que são sonhadores, ou seja, homens que falam e nunca agem como homens; falam em construir, em ter, em possuir, mas não se mobilizam para realizar,  muitos deles são procrastinadores vão empurrando as coisas sempre pra depois, a  palavra de Deus nos alerta sobre este tipo de homem "Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria. (Pro 14:23 ARA)"

Ei irmãos a palavra do homem de verdade do Homem cristão de verdade é Sim Sim ou Não Não o que passar disso é procedência do maligno.

Controladores: agora existe aqueles que são provedores mas são controladores, na casa do cara tudo é racionado, o cara não compra uma coisa diferente pras crianças "ta caro", não leva a mulher pra comer fora  "ta caro", briga com a mulher quando ela vai no salão... a mulher tem que implorar pra conseguir alguma coisa dele... Amor vamos comer uma pizza não tenho dinheiro...

A pessoa tem dinheiro mas tão cainha, tão controlador que não quer gastar com a família, mas o interessante é que se um amigo falar e ai vamos lá na churrascaria a pessoa vai.

Isso é avareza irmão e sabe o que a bíblia diz: "Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor."(Salmos 10:3)

"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui." (Lucas 12:15)

Agora irmãos existe aqueles que cumprem esse papel bem, colocam comida em casa, assumem as responsabilidades financeiras em casa, mas pecam igualmente pois não são provedores das emoções de sua esposa e seus filhos... São homens ausentes no quesito família. Acham que já fazem bastante pagando as contas, pagando a faculdade dos filhos provendo as necessidades.

Não ministram o coração da esposa e nem dos filhos. Ei irmão sua mulher precisa de um esposo, seu filho precisa de um pai e não de um anjo da guarda. Sua esposa não quer o seu dinheiro ela quer seu amor, seu carinho, ela quer um homem do lado dela não apenas um provedor.

Seu filho não quer alguém apenas que pague sua faculdade, sua escola, sua academia, ele quer um Pai presente, um amigo com quem ele possa conversar. Querido nada substitui o exemplo paterno. E o maior bem que você pode dar para o seu filho é amar a mãe dele.

Quantas famílias destruídas e tantas outras serão porque muitos homens não estão atentos a sua casa, a sua mente e o seu coração estão em outro lugar e não em seu lar. Mulheres que se jogam nos braços de outros não porque são sem vergonhas, mas por que foram esquecidas pelos seus maridos. Filhos que se entregam aos vícios das drogas para tentar preencher o vazio de seus corações causado pela ausência de seus pais.

Tem muita mulher ai viúva de marido vivo. O marido está em casa, mas é como se estivesse longe. Esta alheio a educação dos filhos alias ele já passou a bola dessa função pra esposa, pior ainda briga com esposa por que o filho esta mal educado, ei esse papel é seu!!! Você esta sobrecarregando ela...

Ele chega em casa ao invés de conversar com a esposa e brincar com os filhos vai direto pra tv porque não pode perder seu jornal favorito ou então traz serviço pra casa, e assim vai levando uma vida de estranho dentro de casa.

3)    Imoralidade

A imoralidade não é mais algo exclusivo do homem, na verdade nunca foi, mas hoje as mulheres estão se expondo mais, não é verdade.  Ainda mais nesse tempo que estamos vivendo, a imoralidade tornou-se popular. A promiscuidade é aceita em qualquer lugar e tida como normal...

Mas quero dizer algo pra você querido irmão a bíblia a condena e continua sendo pecado. Quando falamos de imoralidade estamos nos referindo a vários tipos de perversões sexuais. Pornografia, adultério, homossexualismo, bestialidade, fornicação etc...

Muitos lares estão sendo destruídos por conta da imoralidade, muitos homens estão brincando com fogo e acabam queimando toda a sua casa e para mim uma das portas de entrada da maioria dos pecados sexuais é a pornografia.

A pornografia tem invadido casas, escolas, empresas, igrejas. Como um vírus ela tem maculado os corações mais inocentes. Destruindo vidas, casamentos, relacionamentos, sonhos.... afastando-nos de Deus

Seja você solteiro ou casado, jovem ou velho enredado pela pornografia você está dominado por desejos, apetites, paixões, tentações que causará grandes estragos em seu ser e o impedira de tornar-se aquilo que Deus quer que você seja...

Sabemos de homens que perderam tudo por causa da pornografia. A pornografia é uma idolatria. Talvez você  nunca fez essa associação, mas se você é um pornografo você é um idolatra. Quando você acessa a pornografia naquele exato momento você esta fazendo um culto ao seu eu, ao seu desejo, ao seu corpo.

É por isso que acredito que a pornografia ela é a porta de entrada de todas as perversões sexuais, pois ela começa na mente. Ela grava na sua mente imagens que sempre serão acessadas e assim que elas são acessadas você é inundado de desejos e paixões lascivos...

O novo narcótico. Morgan Bennett acabou de publicar um artigo com esse título. A tese:

Uma pesquisa neurológica revelou que o efeito da pornografia na internet sobre o cérebro humano é tão potente — se não mais — do que substâncias químicas que viciam, tais como cocaína e heroína.

Para piorar as coisas, existem 1,9 milhões de usuários de cocaína, e 2 milhões de usuários de heroína, nos Estados Unidos, comparado a 40 milhões de usuários regulares de pornografia online.

Aqui está o porquê do poder viciante da pornografia poder ser pior:

Cocaína é considerada um estimulante que aumenta os níveis de dopamina no cérebro. Dopamina é o principal neurotransmissor que as substâncias mais viciantes liberam, enquanto causa uma "alta" e um subsequente desejo por uma repetição da alta, ao invés de uma sensação posterior de satisfação por meio de endorfinas.

Heroína, por outro lado, é preparada com ópio, que tem um efeito relaxante. Ambas as drogas provocam tolerância química, que requer quantidades cada vez mais altas da droga para atingir a mesma intensidade de efeito.

Pornografia, ao fazer ambos o despertar (o efeito de "alta" via dopamina) e causar um orgasmo (o efeito "relaxante" via ópio), é um tipo de "polidroga" que provoca ambos os tipos de substâncias químicas viciantes no cérebro de uma vez, aumentando sua tendência viciante.

Mas, Bennett diz, "pornografia na internet faz mais do que apenas aumentar significativamente o nível de dopamina no cérebro por uma sensação de prazer. Ela literalmente altera a matéria física dentro do cérebro para que novos caminhos neurológicos necessitem de material pornográfico, a fim de provocar a sensação de recompensa desejada."

Imagine o cérebro como uma floresta onde trilhas são desgastadas por caminhantes que caminham pelo mesmo caminho de novo e de novo, dia após dia. A exposição a imagens pornográficas cria caminhos nervosos parecidos que, com o tempo, se tornam mais e mais "bem pavimentados" conforme eles são repetidamente trafegados com cada exposição a pornografia. Aqueles caminhos neurológicos eventualmente se tornam trilha na floresta do cérebro pela qual cada interação sexual é enviada. Portanto, o usuário de pornografia, seja homem ou mulher, "criou inconscientemente um circuito neurológico" que faz sua perspectiva padrão em relação as matérias sexuais dominada pelas normas e expectativas da pornografia.

Esses caminhos viciantes não somente nos fazem filtrar todo estímulo sexual através do filtro pornográfico; eles despertam o desejo por "mais conteúdo pornográfico como mais prática de tabus sexuais, pornografia infantil, ou pornografia sadomasoquista." E isso piora: Outro aspecto do vício em pornografia que supera as características viciantes e nocivas do abuso de substâncias químicas é sua permanência. Enquanto substâncias podem ser metabolizadas para fora do corpo, imagens pornográficas não podem ser metabolizadas para fora do cérebro, porque imagens pornográficas são armazenadas na memória do cérebro.

Pastor eu estou preso pela pornografia não consigo vencê-la, como posso sair disso... a bíblia diz que existem pecados que para serem derrotados é preciso confessa-los, mas não somente a Deus, é necessário que você confesse isso a alguém para quebrar o poder de satanás.

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16

O poder de Satanás esta na escuridão quando você confessa seu pecado a alguém você traz a luz algo que estava em trevas e com isso o poder do diabo em sua vida é derrotado.

É necessário nos arrependermos e confessarmos  para que nossos pecados sejam perdoados e sejamos revestido da justiça de Deus. Um pecado não confessado não pode ser perdoado irmãos. E além do perdão necessitamos também da purificação de Deus. É por isso que é necessário que vc confesse seu pecado.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:9-10

4)    Sacerdote no lar

Acredito que essa seja uma das maiores falhas do homens cristãos. Não exercer o seu chamado dentro de sua própria casa. Quer você acredite ou não. Quer você assuma ou não. Quer tenha estudado teologia ou não. Quer você saiba disso, mas ignore essa verdade, você é o sacerdote do seu lar. E você será cobrado por Deus a respeito do exercício desse chamado.

E só um homem de verdade consegue realizar essa tarefa e é por isso que a maioria dos homens fogem dessa responsabilidade. Por que falta vida com Deus, falta-lhe intimidade. Muitos acabam passando essa tarefa para a esposa. É ela que hora com os filhos, é ela que ora pela refeição, é ela que paga o preço em oração pela família.

A maioria dos homens não reconhecem que eles são responsáveis em exercer o ministério sacerdotal dentro de sua casa. Delegam para esposa ou para os pastores.

Tem muitos homens cristãos que nunca orou pela sua esposa ou com a sua esposa, nunca abençoou o seu filho e muitos menos um prato de alimento... ei que tipo de cristão você é?

Você homem é chamado a assumir a liderança espiritual de sua casa em todos os aspectos principalmente no que diz respeito a orar e a estudar a palavra com sua família. As mulheres estão cansadas de fazer o seu papel de homem de Deus.

Querido irmão Deus deu a você a incumbência de levar seus filhos, sua família a conhecer o Senhor. Você é responsável diante de Deus por essa tarefa.

Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor. Gênesis 18:19

Muitos abdicam dessa responsabilidade e deixam pra as esposa, queridos nossas esposas tem outras tarefas que terão que cumprir diante de Deus em nossa família, não a sobrecarregue. Você é o responsável pela espiritualidade e fugir dessa tarefa e cair no juízo de Deus e será cobrado por isso... talvez essa seja a razão de que as coisas nunca dão certo pra você.

Seja um Pai segundo o coração de Deus. Ser um pai de verdade é a missão mais nobre que pode existir. "Irmãos qualquer individuo masculino pode gerar uma criança, mas somente um Homem de verdade é capaz de ser pai."

Ser um sacerdote em seu lar é ministrar a sua casa. Ministrar a sua casa não é só pregar, mas é amar verdadeiramente sua esposa dando atenção a ela, escutando o que ela tem pra falar, é respeita-la, trata-la com delicadeza. Ser sacerdote no lar não é acusar os filhos citando versículos, mas é gastar tempo com eles, jogar bola, conversar, passear etc.

Conclusão

Talvez você percebeu que sua vida esta uma bagunça, que a sua casa esta do jeito que tá, por culpa totalmente sua, e agora o que fazer? Será que tem jeito? Tem sim irmão. Sempre é tempo de recomeçar...

Deus te trouxe aqui por que ele quer abençoar a sua vida, ele quer mudar essa situação. Mudanças são difíceis irmãos ,mas é impossível vivermos sem elas, faz parte de nosso amadurecimento.

E o primeiro passo para o concerto é o arrependimento... reconheça que você precisa de Deus, que tomou os pés pelas mãos. Reconheça o seu pecado diante de Deus. E retorne para ele. Peça de todo o coração que Deus faça coisas novas em sua vida primeiro. Se concerte você primeiro com Deus... depois Deus vai usar você pra alcançar a sua família...

Talvez aqui em nosso meio tenha alguém que ainda não é um cristão não entregou o seu coração a Deus, faça isso neste dia, todos nós aqui um dia convidamos o Senhor a fazer partes de nossa vida... fale com o seu líder de Grupo ele te ajudara neste processo... talvez tenha alguém aqui que esta desviado Deus está te dizendo ta na hora de voltar para casa... procure seu líder tb....

 

 

 

 

Nenhum comentário: