2017/08/04

Fé – A nossa vitória.

Texto: 1 Jo 5.4

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:4

Boa noite irmãos.

Irmãos neste início de ano tenho pensando muito na questão da apostasia, a palavra apostasia refere-se a renúncia de uma crença ou mais propriamente dentro do nosso contexto cristão, usamos essa palavra para referirmos ao abandono da fé cristã.

A apostasia sempre esteve presente na história da igreja, onde pessoas abandoaram a fé em Cristo ao longo da caminhada, ao longo da jornada Cristã. Neste sentido sempre penso na vida cristã como algo que tem começo, meio e fim. E por isso que sempre digo que terminar bem essa caminhada é melhor do que começar bem.

O Apostolo Paulo nos da um exemplo de pessoa assim. Procure vir logo ao meu encontro, pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica.  2 Timóteo 4:9,10

No princípio de sua vida cristã, Demas era ativo na obra do Senhor. Ele era considerado um grande cooperador do apóstolo Paulo, mais ou menos no ano 60 d.C. (cf. Fim. 24). assim como também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. Filemom 1:24.

Certamente era alguém como muitos cristãos de hoje: ativo em suas Igrejas. Ainda por volta de 60 d.C., na carta aos colossenses, Demas é citado como companheiro de Paulo e de Lucas (cf. 4:14).  Lucas, o médico amado, e Demas, enviam saudações. Colossenses 4:14

A palavra grega utilizada por Paulo para identificar Demas como um cooperador, era o termo SUNERGOS, que identifica um companheiro de trabalho, de lutas e de sofrimentos. Demas realmente se empenhava na participação ativa da evangelização, estando mesmo disposto a sofrer pelo Evangelho da salvação em Cristo Jesus, que ele estava ajudando a levar ao mundo de sua época.

Mas algo aconteceu... Tragicamente, lá pelo ano 67 d.C., no final do ministério de Paulo, Demas é contado entre os que abandonaram a fé (cf. 2Tim. 4:10). Paulo menciona em sua carta que o jovem companheiro o havia deixado para trás, e retornado para Tessalônica. O motivo que Paulo apresenta é muito apropriado para nossa reflexão – Demas "amou o presente século".

Em outra carta o apóstolo Paulo nos apresenta outros dois personagens que abandonaram a fé Alexandre e Himeneu. Timóteo, meu filho, dou-lhe está instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. 1 Timóteo 1.19-20

ALEXANDRE: Alexandre era muito provável o latoeiro que causou danos e se opôs a Paulo. 2 Tm 4:14: "Alexandre, o latoeiro\ferreiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras."

Tudo leva a crer que "Alexandre, o latoeiro", tenha sido Obreiro na Igreja de Cristo, mas, por não ter aguentado às perseguições contra a Igreja, acabou naufragando na fé (largou a Obra do Senhor e se desviou, sendo entregue a Satanás)

HIMENEU: Himeneu era um camarada que pensava que a ressurreição já havia ocorrido. 2 Tm 2: 17,18 "O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé".

Enfim queridos essas pessoas são exemplos de pessoas que apostataram da fé. O abandono da fé sempre esteve presente na história da Igreja e ainda o é hoje. A apostasia é um mal presente em todas as igrejas da atualidade. Infelizmente, os anos vão passando, e vemos dezenas de pessoas entrarem e saírem das fileiras de Cristo. Realmente, podemos identificar vários motivos que levam pessoas a abandonarem a Igreja e a Deus, mas o mais comum é o "amor" às coisas do mundo, a perseguição, o sofrimento etc...

No entanto queridos hoje acredito que um motivo muito especifico está assolando a igreja, impregnando-a com seu veneno mortal onde muitos de nós estamos sorvendo este cálice mortal. Não é o amor ao mundo, porque isso é uma consequência deste, não é o sofrimento, pois neste não há dor e também não é a perseguição que tem feitos que muitos desistam de sua caminhada de fé.

Para mim o inimigo de nosso tempo é a mediocridade, nos nivelamos por baixo e nos satisfazemos com o comum. Somos medíocres na presença de Deus. Damos a Ele apenas um esboço de nossa atenção, damos a ele apenas as migalhas de nosso tempo, vamos a Ele apenas com porções de nosso coração e não com todo o nosso coração.

É por isso que é tão difícil para você orar, é por isso que é tão complicado para você tirar um tempo de leitura da palavra de Deus. É por isso que as coisas de Deus não te dão prazer. Por que o pouco nunca pode ser recompensado e nunca é o bastante para um Deus que lhe exige devoção de todo o coração.

E é por conta disso querido irmão(a) que esse tema, apostasia me preocupa já no início desse ano, pelo fato de que o maior inimigo de nossa fé não é o diabo, mas nós mesmos quando nos relacionamos de maneira medíocre com aquilo que dizemos que é importante para nós, Deus!!!

Queridos precisamos lutar conta essa postura em nossa vida. Não podemos deixar nos dominar por satanás ao viver desta forma, ele não tem poder sobre a sua vida pois sobre você está a promessa de vencê-lo texto que lemos no início diz: O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:4 esse texto, traz ao meu coração um grande alivio e me dá esperança. Porque este texto nos dá uma garantia da vitória, não é uma promessa de vitória não. É a certeza da vitória.

Você que é nascido de Deus vence o mundo?  É o sistema, a corrupção, as tentações, as provações, os desafios cruéis, os ardis do maligno, as setas perigosas, os canhões do inferno, os caminhos referendados e oferecidos pelo príncipe deste mundo.

Alguns podem estar em duvidas e perguntar, pastor como eu sei que nasci de Deus? Por que a Sagrada Escritura diz isso meu querido: Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus." (1 Jo 5.1). Ou seja, o poder vitorioso de Deus está em sua vida, desde o primeiro momento quando você nasceu de novo, quando confessou Jesus como Senhor e Salvador. No dia em que a salvação se manifestou em sua vida, a Vida de Deus passou a habitar em você.

O nascido de Deus é aquele passou pela experiência da regeneração tendo seu coração transformado de pedra para carne.

O nascido de Deus é aquele que conheceu a Cristo e nele depositou toda a sua confiança, esperança e fé.

O nascido de Deus é aquele que ama como ele amou, é aquele que responde ao amor de Deus estando em obediência e submissão a sua vontade.

O nascido de Deus é aquele que não somente ouviu a verdade de Deus, mas é inteiramente guiado por ela. É aquele que foi selado com o Espírito de Deus para o grande dia da redenção.

Então se eu creio em Cristo é porque nasci de novo, e se eu nasci de novo eu já venci o mundo! Eu não vou vencer, eu não vencerei, eu já venci! Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo... (1Jo 5.4).

 Quando João diz: "Vence o mundo". Tempo presente, implica em batalha contínua. Todos os dias de nossa vida aqui nesta terra será uma batalha a ser vencida. Mas o Senhor nos deixou uma arma, e essa arma é poderosa e é ela que vence o mundo, a nossa fé. A fé em Cristo.

Nossa fé em Cristo traz vitória sobre o mundo. A fé aqui é usada como arma essencial, como instrumento habilidoso, como dom adquirido por herança como base para a nossa certeza de vitória sobre o mundo. E é por falta dessa arma queridos irmãos que muitos cristãos abandonam a suas crenças pois não possuem mais fé. A vida de mediocridade destruiu a sua arma mais importante para a Batalha do dia a dia. A Fé.

Como assim pastor? Eu posso perder minha fé? Pode!!! Mas não foi Deus que Me deu quando eu cri nele? Foi. Então como ele tira? Ele não tira de você. Você que não há desenvolve. E a silencia por falta de relacionamento com Deus.

Hebreus 10:22: "aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé..." A plena certeza de fé é uma convicção intima e fiel que nós devemos desenvolver. É uma segurança total e íntima dentro de si em Deus. A plena certeza de fé é uma confiança perseverante. Por isso, diz a Palavra em (Hb 10.35): "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão."

Por falta de intimidade, de vida com Deus muitos cristãos estão com sua fé esmorecida, o apostolo Paulo escrevendo a igreja de Tessalônica recomendou a todos os irmãos daquela igreja a seguinte orientação em favor de sua fé.

Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa. 2 Tessalonicenses 2:15

Paulo sabia que os tessalonicenses enfrentariam pressões por meio de perseguições, falsos professores, mundanalidade e apatia para renegar da verdade e abandonar a fé. Por isso os exortou a estar firmes e manter-se na verdade em que tinham sido ensinados através de cartas e pessoalmente. Nós também podemos enfrentar perseguições, falsos professores, mundanalidade e apatia. Devemos nos manter aferrados à verdade dos ensinos de Cristo porque nossas vidas dependem disso.

Quais verdades são elas:

1)             Orem continuamente. 1 Tessalonicenses 5:17  A oração é algo que todos nós precisamos fazer. É uma das práticas mais importantes da vida cristã. Ela é tão essencial para conhecer Deus e crescer espiritualmente como a respiração é para a vida. A Bíblia diz que devemos orar sem cessar, pois esta é a vontade de Deus para nós. O problema é que a mediocridade faz com que nossas orações se tornem rezas, aquelas repetições enfadonhas, sem vida. Queridos tem muito crente ai fazendo reza. Oferecendo a Deus palavras vazias. Ei irmão Deus não quer que você apenas ore. Ele quer que você faça sua oração de forma bem feita, com excelência, prestando atenção no que está falando. Ele não quer que você cumpra tabela apenas.

2)             Não apaguem o Espírito. 1 Tessalonicenses 5:19  O crente apaga o Espírito Santo quando não o têm como precioso. Quando os sussurros do pecado soam mais alto para nós que os gritos desesperados do Espírito Santo, é sinal que já o apagamos em nossa vida! Quando isso ocorre, nossa vida fica triste. Nossa comunhão com Deus perde a intensidade. Tornamo-nos apenas religiosos, sem contato algum com o céu.

3)             Não tratem com desprezo as profecias, 1 Tessalonicenses 5:20   Aqui meus irmãos o apostolo Paulo está falando de uma mensagem futura da parte de Deus ao povo e essa não deve ser julgado como algo não importante por cada um de nós, pelo contrário ela deve nos manter alerta pois sua palavra será cumprida assim como todos as suas profecias especialmente essas que diz:

Eis que venho sem demora! Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apoc 3.11

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor" (1 Tessalonicenses 4:16-17).

"Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas cousas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus incendiados serão desfeitos e os elementos abrasados se derreterão" (2 Pedro 3:10-12).

"E a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho do nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos, e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquando foi crido entre vós o nosso testemunho)" (2 Tessalonicenses 1:7-10).

 "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Mateus 24:42-44). 

Não deixe que a mediocridade de sua vida cristã o leve estar despreparado para esse glorioso e terrível dia. lembre-se O que é nascido de Deus vence o mundo; sabe porque você vence o mundo? Por que Deus é Fiel

Aquele que os chama é fiel. 1 Tessalonicenses 5:24

Amados irmãos, hoje com essa bagunça no meio evangélico, vem como estás e continua como queres, de qualquer forma, caminhando de qualquer jeito, com essa desordem nas igrejas carnais, o adversário tem facilidade em agir e se infiltrar, lançando ao coração de muitos que o evangelho não passa de um conto de fadas, que não existe fardo leve, que não existe uma gloria nos esperando, que não existe uma conclusão da boa obra. E todos aqueles que não estão em fervorosa comunhão com Deus, que não estão em fervorosa oração, tem facilidade de crer nas mentiras do adversário e caindo novamente nas garras do lobo. O crente morno já não crê mais na fidelidade do Senhor, já não crê mais no chamado do Senhor, já não crê mais na conclusão da boa obra em sua vida nessa terra.

Entretanto queridos irmãos a boa notícia é que independentemente de nossa infidelidade, Ele o Senhor continua sendo fiel. Este versículo é um tranquilizante para as nossas almas, nesse versículo o Senhor nos mostra claramente o quão Ele é Fiel para nos aperfeiçoar segundo o seu chamado e completar a boa obra em nossas vidas

Deus, o Glorioso Senhor, o Bom Pastor, Aquele que é fiel no seu modo de agir, aquele que é fiel no seu modo operar, quando toma a sua vida nas mãos, quando chama a ovelha perdida que estava na escuridão para luz, Ele, o Senhor se encarrega em tirar a pobre e fraca ovelha das garras do lobo,

Ele só não chama, mas também se encarrega em curá-la, se encarrega em liberta-la, se encarrega em dar o banho com o Sangue de Jesus Cristo, se encarrega em colocar vestes brancas, se encarrega em colocar a aliança indestrutível, se encarrega em guardá-la com o seu poder, em alimenta-la com a sua Palavra, e em adorna-la com a sua gloria.

...O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz.. Salmos 145:13

Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:3                                 

Que nessa noite meu querido irmão você possa se dobrar diante desse Deus fiel e renovar as suas forças e a sua fé. Talvez você tenha sido tocado por Deus esta noite e entendeu que precisa recomeçar, precisa voltar para os caminhos do seu Deus...

 

 

Nenhum comentário: