2017/08/04

Cuide de sua mente

Texto: Provérbios 23.7

 ... como (um homem) pensa em seu coração, assim ele é...

Boa noite irmãos...

Através deste texto quero compartilhar um ensinamento muito claro dentro da palavra de Deus, que pode e mudará a sua vida se você sair daqui essa noite com a disposição necessária de colocar em pratica tudo que você ouvir.

A bíblia nos ensina em Tiago que devemos:

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Tiago 1:22

Esse talvez seja o erro de muitos de nós, não colocamos as verdades de Deus em pratica e sofremos muitas e muitas vezes por isso.

O texto de Provérbios 23:7 diz: ... como (um homem) pensa em seu coração, assim ele é.. Esse texto tem muito a nos ensinar, não quero violar a exegese e nem violentar a hermenêutica e fazer uma interpretação errônea, foçada do texto como muitos pregadores fazem falando do pensamento positivista para obter ou se tornar em algo.

Como por exemplo se você ficar pensando que é rico você se tornará rico, se você pensar que é bem sucedido se tornará bem sucedido, se você achar que pode fazer algo então você fará... não é sobre isto que este texto fala. E nem é sobre isso que eu quero falar.

Esse texto fala e é sobre isso que quero meditar a respeito do Poder do pensamento talvez, você não saiba a importância dos pensamentos e das palavras e eu acredito que o diabo usa essa falta de conhecimento para enganar as pessoas, a mente é a líder ou a precursora e todas as ações e é neste sentido que Provérbios 23:7 diz: ... como (um homem) pensa em seu coração, assim ele é.. e outra tradução diz como o homem pensa em seu coração assim ele realmente se torna. É fundamental na vida de qualquer ser humano. Principalmente do cristão.

Nossas ações são o resultados direto de nossos pensamentos. Se tivermos uma mente negativa, teremos uma vida negativa. Se por outro lado renovarmos nossa mente de acordo com a palavra de Deus provaremos, em nossa experiência o que está escrito em romanos 12.2 que diz a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita para nossa vida. 

Os problemas das pessoas estão tão enraizados em padrões de pensamento que, na realidade, produzem os problemas que elas experimentam na vida diária. Satanás oferece formas de pensar erradas a todo mundo, mas nós não somos obrigados a aceitar a sua oferta.

A bíblia ensina queridos irmãos que existem tipos de pensamentos que são aceitáveis ao espírito e que existe outros tipos de pensamentos não são aceitáveis. 

Por isso, essa noite eu quero chamar a sua atenção querido irmão e a implorar para que você comece a partir de hoje a pensar sobre o que você está pensando. Diante disso talvez a palavra do Apostolo Paulo ganhe mais força quando ele diz:

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. Romanos 8:5

Tamanha é a força do pensamento que nos impulsiona a agir conforme aquilo que pensamos e é por isso que satanás quer sequestrar a sua mente, e é por isso que que já dominou a mente de muitos. Há uma batalha diária pela a sua mente. Quer você acredite ou não isso é uma verdade. Satanás esta envidando todos os seus esforços para controlar a sua mente. Estamos em uma batalha...

pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios 6:12

Nós estamos em guerra queridos irmãos, constantemente em guerra e a nossa mente é o campo de batalha. E é aqui na mente onde se trava as mais furiosas batalhas. É aqui em nossa mente onde as guerras são perdidas ou ganhas.

E a luta é contra o nosso inimigo o diabo e seus demônios, a sua arma é a mentira, os sofismas. Ele diz coisas sobre nós mesmos, sobre outras pessoas, sobre circunstancias que simplesmente não são verdadeiras.

Ele é paciente em sua estratégia nunca fala de uma vez. Ele começa bombardeando nossa mente com um padrão astuciosamente delineado de pequenos pensamentos importunos. Suspeitas, duvidas, medos, perguntas, questionamentos, teorias e assim vagarosamente, cautelosamente ele vai implantando sua estratégia para controlar a sua mente.

Ele sabe do que gostamos e não gostamos, conhece nossas fraquezas, nossas inseguranças e nossos medos. Sabe o que mais nos aborrece e assim queridos irmãos ele vai tentando construir fortalezas em nossa mente, mediante a uma estratégia enganosa e engano astuto. Fortalezas são áreas na qual somos mantidos escravizados, aprisionados na forma de pensar.

E por conta dessas fortalezas o cristão não consegui seguir seu caminho rumo a vontade de Deus, a tristeza, o medo, a ansiedade tomam conta de sua vida tiram-lhe a alegria, a força e o brilho na caminhada com Jesus...

Estamos em guerra... cuide de sua mente... eu não acredito que um cristão que foi lavado e remido pelo sangue de Jesus, onde passou a ser morada do Espirito Santo de Deus possa ficar endemoniado, mas eu acredito que o mais sincero cristão possa ser opresso pelas forças externas do maligno e o ataque sempre é na mente.

Joyce Meyer em seu livro "Campo da Batalha da Mente" diz que existe espíritos aprisionadores de mente, eles não deixam as pessoas viverem debaixo da graça de Deus... é comum encontramos pessoas que a anos alimentam um ódio ou magoa de coisas que ocorreram no passado, as vezes já se passaram 20, 30 anos e a pessoa está vivendo nitidamente ainda aquela situação.

Ou então pessoas que um dia sofreram humilhações carregam sobre si até hoje o sentimento de dor, acham que não valem nada, lutam com pensamentos de inferioridade. Elas têm seus pensamentos alimentados por esses espíritos...

Testemunho

Estamos em guerra, a batalha está sendo travada furiosamente, mas nós cristãos não devemos temer e sim posicionarmos nessa guerra. O entendimento traz libertação. Satanás atua através da mentira e do engano. Por isso nesta noite eu acredito que estou pondo um basta nas mentiras dele na vida de muitos irmãos. Porque o entendimento o desmascara, ele não tem poder quando a verdade é anunciada e a verdade é esta querido irmão.

Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16

Quando você entregou seu coração a Deus e ele passou a fazer morada em você ele te deu uma mente sã, uma mente santa. Basta agora você desentulhar e juntar tudo aquilo que não presta e mandar embora da sua vida nesta noite. Coloque essa mente de Cristo que você tem pra funcionar.

Ter a mente de Cristo significa literalmente ter os mesmos padrões de pensamentos de Cristo; significa ser guiado pelo Espírito Santo na luz da Palavra bendita de Deus.

Nesta guerra não precisamos temer o diabo, só precisamos nos posicionar diante daquilo que estamos pensando e sujeitar nossos pensamentos a Deus. Nesta guerra não usaremos armas humanas. Nesta guerra é uma necessidade vital que armemos nossos pensamentos com os pensamentos de Deus

Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. 2 Coríntios 10:3-5

Essas armas consistem na Palavra recebida por meio da pregação, ensino, livros, gravações seminários e estudo individual da bíblia.

Leve seu pensamento, toda a sua forma de pensar cativo as verdades da palavra isso é um processo que demandará esforço, tempo e estudo.

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2

Renovar a mente é um processo que pode durar muito ou pouco, dependendo de cada um. O Espírito Santo sempre nos ensinará a sujeição de nossa mente a Deus desde o momento em que somos feitos novas criaturas em Cristo. Só que muitos de nós simplesmente não aprendem, não enxergam ou não aceitam os ensinamentos do Espírito Santo e insistem em continuar pensando e se comportando como antes. A mente ainda inclina para as coisas da carne

Quanto mais a sua mente mudar para melhor mais a sua vida mudará para melhor. A forma correta de pensar querido irmão é vital para desfrutar de uma vida vitoriosa. Quando você começar a ver um bom plano de Deus para você, a sua maneira de pensar mudará também. É primordial para todos nós cristãos que pensemos corretamente.

Neste processo de mudança de mente você terá que fazer escolhas principalmente naquilo que você fala. A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. Provérbios 18:21

Nossos pensamentos se transformam em nossas palavras. Portanto é importante que escolhamos pensamentos geradores de vida a nosso respeito e a respeito da vida. A mente de Cristo é uma mente cheia de esperança de fé.

Algumas pessoas têm medo de ter esperança porque elas foram muito machucadas na vida, elas tiveram tantos desapontamentos que não acham que podem enfrentar a dor de mais um e por conta disso recusam a ter esperança e a esperar o melhor da vida para não se desapontarem.

Mude a sua mente meu querido irmão exerça a mente de Cristo... seja feliz seja positivo em todas as circunstâncias de sua vida. Lembre-se você tem um Deus que te ama.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28

Esses versículo não diz que todas as coisas são boas, mas com certeza diz que todas as coisas cooperam para o bem...

Muitos cristãos precisam se libertar do pensamento derrotista, negativista, tudo vai dar errado, nada ta bom, chega... exerça a mente livre que Cristo te deu.. sabe como você da um basta nessa forma de pensar derrotista, negativista, é encarando a verdade e dizendo " sou uma pessoa assim " e peça perdão a Deus, peça ajuda a ele, confie na promessa dele que diz: tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus, Filipenses 1.6

Isso que é ter uma mente pronta aberta para a vontade de Deus seja ela qual for...poderia te dar aqui querido irmão muitos motivos para você assim crer, mas acredito que o maior motivo é em alguém que cremos. O seu nome é Jesus Cristo nele nó podemos confiar, nem sempre saberemos o que ira acontecer, mas temos a confiança que nele tudo coopera para o nosso bem...

 Em Jesus temos a nossa esperança, Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, Hebreus 6:19 A esperança é a força que nos mantem firmes em um tempo de provação. Jamais pare de ter esperança.

Conclusão

Para vencermos essa guerra precisamos ir a luta com os pensamentos corretos. O pensamento correto nos arma para a batalha com pensamentos errados é como ir a frente para a linha de batalha sem armas, se fizermos seremos os primeiros a tombar em batalha.

Pensamentos corretos surgirão através da meditação da palavra de Deus.

Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Provérbios 4:20

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8

Mais do que uma recomendação, este verso fala de uma necessidade que todo cristão tem, que é ocupar seus pensamentos somente com aquilo que glorifica ao Senhor. Não podemos impedir o inimigo de colocar pensamentos impróprios em nossa mente, mas podemos repreender e não deixar que ocupem lugar em nossa mente. O passarinho pode até pousar em nossa cabeça, mas não pode fazer ninho.

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Provérbios 4.23

Nenhum comentário: