2017/08/04

A gloriosa segurança dos Salvos.

Texto: Romanos 8. 26-39

Há uma estreita conexão entre a fé em Cristo e a certeza da salvação. Foi o próprio Jesus quem disse: "Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna" (Jo 6.47). Alguns cristãos sinceros pensam que é impossível ter certeza da salvação e vivem inseguros e sem deleite espiritual. Outros, movidos pela presunção, ostentam uma falsa segurança de salvação e vivem confiados em si mesmos para entrar no céu.

É preciso gritar a plenos pulmões que a salvação é uma dádiva de Deus e não uma conquista humana. É oferta da graça e não resultado das obras. É recebida pela fé e não pelos rituais religiosos. Consequentemente, nenhum homem pode vangloriar-se de sua salvação. Se a salvação fosse por méritos, então, o homem teria de que se gloriar, mas como ela é oferta da graça, o homem só pode se curvar e agradecer a Deus por tão grande dádiva.

Esse texto de romanos é a maneira pela qual o Apostolo Paulo vem ensinar a todo crente que devemos  nos gloriar na certeza que somos salvos. Em primeiro lugar, ele fala da assistência do espírito em nossa fraqueza.

Nós somos mais que vencedores não porque somos fortes. O cristianismo queridos irmãos diverge frontalmente da psicologia de auto-ajuda. Paulo afirma que somos fracos. Não somos um gigante adormecido. Não temos poder inato. Ajuda não vem de dentro, mas do alto, a vitória não resulta da auto ajuda, mas de ajuda do alto. Olhe comigo o verso 26

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza,Romanos 8:26.

Temos fraquezas: A nova era está equivocada ao afirmar que a força vem de dentro. As religiões místicas estão erradas ao ensinar que é uma espécie de divindade dentro das pessoas que precisa ser conhecida e libertada. A verdade é que somos fracos e limitados.

Temos fraquezas físicas, emocionais, morais e espirituais. O tempo esculpi rugas em nossa face e deixa as nossas pernas bambas, nossos joelhos trôpegos, nossas mãos descaídas, os nossos olhos embaçados. Cada fio de cabelo branco que surgem em nossa cabeça é a morte nos chamando para um duelo.

Nossas fraquezas nos esmagam. Tropeçamos nos mesmos erros, incorremos da mesmas falhas e caímos nas mesmas armadilhas. O bem que queremos não praticamos, mas o mal que não queremos esse fazemos. Nossos pensamentos íntimos revelam o quanto o pecado nos atingiu. Queridos irmãos todos nós temos os pés de barro. Todos nós temos nosso calcanhar de Aquiles. Todos nós temos a nossa fraqueza.

Este versículo 26 deixe bem claro a nossa condição de fraqueza, além disso, ele  afirma que não sabemos orar como convém. Nós somos fracos queridos irmãos porque não conseguimos manter comunhão ininterrupta com o Deus onipotente. O nosso maior problema não está em nossas fraquezas, mas em nosso distanciamento daquele que é onipotente.

A oração queridos irmãos é a respiração da alma. Quem não tem intimidade com Deus não pode ser forte.  Geoffrey Wilson "A inabilidade na oração não é apenas uma ilustração da fraqueza do crente mas também uma explicação dessa fraqueza"    

O texto diz que nós não sabemos orar como é preciso, não sabemos orar como convém queridos irmãos porque somos faltos de discernimento, muitas vezes pedimos coisas a Deus que são para o nosso mal não para o nosso bem. Não sabemos orar como convém, porque somos impacientes. Queremos pressionar a Deus com a urgência da nossa agenda. Queremos que a nossa vontade seja feita no céu em vez de buscar que a vontade de Deus seja feita na terra.

Contudo queridos irmãos esse versículo nos mostra como Deus nos ama, e que apesar das nossas fraquezas e de não sabemos orar como convém o Espírito Santo nos assisti em nossas fraquezas. O Espírito Santo não nos escorraçá por causa dos nossos fraquezas, nem sente no nojo de nós. Não nos deixa entregues a nossa Sorte. Ele se curva para tomar o nosso fardo e o leva por nós. Quando nos sentimos cansados, ele nos toma no colo, quando peso da vida nos pressiona além da conta.

A palavra grega traduzida por assistir significa muito mais do que assistir, o sentido queridos irmãos, é que o Espírito Santo ele toma sobre sí a nossa carga, não somente para nos ajudar, para nos socorrer, mas sobretudo para nos aliviar carregando todo o peso por nós. Nossa fraqueza nos levaria ao desfalecimento, ao desespero, não fosse assistência do Espírito Santo.

Porque a momentos da vida em que se ajuntam sobre nossa cabeça as nuvens escuras. Nessas horas, nós nos sentimos encurralados por tempestades devastadores. É a enfermidade grave que chega em nossa casa, é a dor do luto que se instala no coração de um pai de uma mãe e uma família, É o casamento ferido mortalmente pelo divórcio, é o pecado que tenasmente nos assedia.

O que seria de nós queridos irmãos sem o consolo e assistência do Espírito Santo, na verdade aqueles que podem confessar com seus lábios eu creio no Espírito Santo, eles encontraram um amigo divino. Para essas pessoas o Espírito Santo não é uma influência, não é uma energia ou alguém distante, mas um consolador presente aquem Cristo enviou e está sempre conosco nos ajudando.

Queridos irmãos veja comigo verso 26 no finalzinho e o verso 27 que coisa maravilhosa porque além de o Espírito Santo nos assistir em nossas fraquezas o texto diz que Espírito Santo ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

…mas o próprio Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.Romanos 8:26,27

   O Espírito Santo o nosso consolador, intercede por nós em nosso coração para nos assistir em nossas aflições e levar nossos profundas necessidades diante do trono de Deus. E o texto irmãos fala que o Espírito Santo intercede por nós com as seguintes características.

1) intensa. " Sobremaneira"  O apóstolo Paulo afirma que o espírito intercede por nós sobremaneira. Isso descreve queridos irmãos o aspecto intenso dessa intercessão. Assim como Pai nos amou de tal maneira, de igual forma, o espírito intercede por nós sobremaneira. Ainda que usássemos todas as palavras do nosso vernáculo, não poderíamos escrever com precisão a intensidade que o Espírito Santo intercede pelo Santos.

2) agônica"Gemidos inesprimiveis" Não apenas a natureza e os filhos de Deus estão gemendo, mas também o ESpirito Santo. Gemido é uma expressão de dor queridos irmãos. Gememos quando não conseguimos expressar em palavras sentimentos intensos. É assim que o espírito intercede por nós, aquele que conhece todas as línguas, idiomas e dialetos de todos os povos, de todos os tempos, ora por nós com tal agônia  que o faz com gemidos inexprimiveis. 

A palavra grega Alale significa "sem palavras". O que Paulo, portanto, quer mostrar aqui não é o que os gemidos não podem ser traduzidos em palavras, mas que de fato não há como expressa-los

3) Eficaz No verso 27 queridos irmãos vemos que essa intercessão do espírito é eficaz. A intercessão do espírito não é pelo mundo, mas pelo Santos. O Santos não são beatificados ou canonizados pela igreja, mas todos aqueles que foram reunidos e lavados do sangue de Jesus. A intercessão do espírito está sempre alinhada com sua soberana e perfeita vontade e por isso tem a marca da eficácia porque queridos irmãos não há conflito na trindade.

O Espírito Santo nunca intercede por uma causa contrária a vontade do Pai. A intercessão do espírito não se baseia queridos irmãos em sentimentos equivocados ou propósito errados., Pois está sempre em harmonia com a vontade e o plano divino. E esse plano queridos irmãos tem dois objetivos bem claros: nosso bem e a sua glória.

E é por isso que os irmãos que eu e você devemos ter uma convicção segura da nossa salvação o verso 28 apóstolo Paulo faz essa transição  da assistência e da intercessão do espírito para a gloriosa convicção do salvos. 

 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. V.28

A nossa história não está a deriva, Mas nas mãos do nosso Deus. Não é cíclica, mas caminha para um fim glorioso queridos irmãos. Nós não somos arrastados de um lado para o outro sobre a força das circunstâncias, mas temos a convicção de que Deus tece todas as circunstâncias da nossa vida, objetivando o nosso bem.

O apóstolo Paulo iniciar o verso 28 usando um verbo extremamente sugestivo queridos irmãos e ele diz "sabemos", perceba que o apóstolo não diz esperamos ou supomos, mas ele disse sabemos. Esse verbo saber expressa o conhecimento da fé. É algo exato, incontroverso, absolute, perceba que não é uma linguagem de conjectura hipotética mas de certeza experimental… amém.

Então versus 28 ele diz que Deus trabalha por nós em todas as circunstâncias da vida. A vida é feita de montes e vales, alegrias e lágrimas, prosperidade e perdas. Todas essas coisas cooperam para o nosso bem.   com isso Paulo não está dizendo que todas as coisas que acontecem conosco só coisas boas. Ao contrário, afirma que, mesmo que essas coisas sejam más, Deus as transforma em benção.

Nós temos um exemplo bem claro disso quando os irmãos de José o venderam como escravo por ciúmes, mas aquele episódio ruim serviu para livrar o povo de José da fome..

Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Gênesis 50:20

Paulo também não está dizendo que essas coisas se encaixam por si mesmos, como se a vida fosse um grande jogo de quebra-cabeça e as peças fossem sendo encaixadas por nossa iniciativa ou pela coincidência. A verdade é que Deus tece nossa vida como um mosaico.  Ele queridos irmãos escreve um poema da nossa vida capítulo por capítulo, esculpindo em nós o caráter de Cristo.

Agora volte comigo ao verso 28o texto diz que Deus trabalha em todas as circunstâncias para o bem daqueles que o amam.

 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. V.28

Paulo não diz que Deus trabalha para o bem de todos as pessoas, mas apenas para o bem daqueles que o amam. Aqueles que semeiam vento colhe tempestade e os que semeiam na carne da carne colheram corrupção. Se amamos a Deus, contudo, sabemos que ele toma nosso destino em suas mãos e trabalhar para o nosso bem .

Por isso queridos irmãos não há motivos para desespero, dúvida ou ansiedade no coração de quem ama Deus. Toda boa dádiva ela procede de Deus. Todo dom perfeito vem de suas bondozas mãos. O nosso pai só nos da coisas boas.

Ainda no verso 28 irmãos nós vemos a sequência do versículo que diz que Deus trabalha para o bem daqueles que o amam mas segundo o seu propósito e não conforme o nosso querer. O que Deus está dizendo queridos irmãos através desse texto, é que Ele tem um plano eterno, perfeito, vitorioso para cada um de nós. E esse plano não pode ser frustrado. Deus o levar a cabo. Não existe acaso para nós queridos irmãos. Nossa vida, nosso futuro e tudo o que nos diz respeito está sob o total controle do Senhor .

E A partir do verso 29 e 30 posso Paulo fala qual é o propósito de Deus para nós.

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Romanos 8:29-30

O eterno propósito de Deus em nossa vida não é nos fazer ricos, nem famosos. Mas Santos. O projeto de Deus não é nos tornar celebridades, mas pessoas parecidos com Jesus. O sentido da vida não é sucesso segundo padrão do mundo, mas atingir a plenitude da estatura de Cristo. O propósito de Deus não é apenas nos salvar queridos irmãos, mas nos transformar a imagem de Jesus. Nosso destino não é apenas a glória, mas a semelhança ao Rei da Glória amém.

Perceba queridos que esse propósito divino foi elaborado na eternidade antes da fundação do mundo o texto fala da presciência. Quando Paulo declara que Deus nos conheceu te antemão ele quer dizer que Deus nos amou desde eternidade. Não é apenas o conhecimento geral de Deus. neste sentido, Deus conhece todas pessoas.

 Mas Paulo destaca que Deus nos amou de antemão. Por isso neste sentido, conhecer é escolher.  Deus colocou o seu coração em nós antes dos tempos eternos. O amor de Deus não foi gerado por possíveis virtudes ou méritos que ele viu em nós. Toda a causa do amor de Deus está nele mesmo o seu amor é a causa da nossa eleição. 

O texto ainda diz que ele nos predestinou. A predestinação queridos irmãos é um decreto eterno, soberano, livre e gracioso de Deus. Foi Deus quem nos escolheu, e não nós a ele. Essa eleição foi incondicional. Ele não nos escolheu porque previu que iríamos crer, mas cremos porque ele nos escolheu.    

A eleição não é resultado da fé, mas sua causa. Deus não nos escolheu porque viu em nós santidade, mas nos escolheu para a santidade. A santidade não é causa da eleição, mas o resultado. Deus não nos escolheu por causa das boas obras, mas para as boas obras. Nossa salvação não resulta da iniciativa humana nem do mérito humano, já que tudo provém de Deus.

O texto ainda diz que além de nos predestinar ele nos chamou. O mesmo Deus que ama, conhece e elege é o Deus que chama e o faz de forma eficaz. O chamado de Deus é a concretização histórica da predistinaçao eterna, É a garantia absoluta de que aqueles que ele chamou não deixaram de alcançar a glória futura, pois o que foi forjado na bigorna da graça de Deus não pode ser quebrado pela vontade da criatura.

Todo aquele que foi escolhido por Deus é de Deus e ouvi a suas palavras.Todo aquele que foi destinado para salvação crê. Todo aquele que o pai  elege vai a Jesus.

O texto ainda vai mais adiante ele diz que aquele aquele predestinou, ele chamou e também justificou. Já falamos sobre isso alguns domingo atráz. Justificação é um ato legal de Deus. Não acontece em nós mas fora de nós não acontece em nosso coração mais do Tribunal de Deus. Não é obra que Deus faz em nós, mas por nós. Somos justificados não pelas nossas obras, mas pela obra de Cristo por nós. A base da justificação é a obra expiatório de Cristo na cruz, o instrumento da apropriação é a fé e o resultado e a paz com Deus amém.

Texto caminha mais um pouco ele diz que somos predestinados, fomos chamados, justificados e fomos glorificados. O que isso significa? Isso significa que eles irmãos, que Deus vê o fim desde o início. Em seu decreto e propósito todos eventos futuros são abrangidos.

A glorificação é um fato futuro que se dará na segunda vinda de Cristo, mas nos decretos de Deus esse fato já está consumado. Não importa se o caminho é estreito, se a estrada está juncado de espinhos, e inimigo se formem contra nós.

E, se estamos em Cristo, pelos decretos de Deus, já estamos na glória aleluia ... Fim do nosso caminho não é o sepulcro coberto de lágrimas, mas o hino triunfal da gloriosa ressurreição. Nossa jornada não é terminar com o corpo surrado pela doença enrugado pelo peso dos anos, coberto de pó da sepultura mas receberemos um corpo de glória semelhante ao de Cristo aleluia. Nosso choro cessará, nossas lagrimas serão estancadas.  Não haverá mais luto nem pranto nem dor?

E é por conta dessas verdades queridos irmãos posso ter a certeza de minha salvação. Paulo inicia o verso 31 a 39 dizendo que nós temos que ter uma segurança inabalável da nossa salvação.

Esses versos queridos irmãos é o clímax dessa sua argumentação e mostra que os crentes em Cristo são justificados pela fé, que sua justificação resulta em um viver santo e, por fim em glória eterna. Mesmo diante das tempestades da vida temos a garantia da vida eterna.

O apóstolo Paulo, não poderia terminar essa clássica exposição sobre a segurança inabalável da salvação senão fazendo algumas perguntas retóricas

Primeiro lugar diz se Deus é por nós quem será contra nós.? vs31

O apóstolo Paulo não pergunta quem é contra nós pois se assim o fizesse o inferno inteiro se levantaria e expressaria o seu ódio incontido contra nós, a pergunta é se Deus está ao nosso lado, quem poderá deter-nos ou resistir a nós?

Se o Rei e Senhor do universo está ao nosso lado, se ele nos amou, nos escolheu, no chamou, no justificou e já decretou a nossa glorificação, então queridos irmãos somos vitoriosos invencíveis. Ainda que o inferno inteiro se levante contra nós, certamente triunfaremos.

 A segunda pergunta se encontra no verso 32 aquele que não poupou seu próprio filho porventura não nos dará com ele graciosamente todas as coisas?

O argumento aqui é do menor para maior. Se, quando éramos pecadores, Deus nos deu seu melhor, será que agora, que somos filhos, não dará tudo o que precisamos! Se Deus nos deu o maior, certamente não será o menor. Aquele que começou boa obra em nós a de complete-lá até o dia de Cristo Jesus. FP1.6

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.Filipenses 1:6

Terceira pergunta verso 33 quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? Nenhuma acusação pode prosperar contra nós, uma vez que Deus já nos justificou com base no sacrifício Vicário de Cristo, estamos quites com a lei queridos irmãos, estamos quites com a justiça de Deus.

Não a base legal para nenhuma cobrança contra nós no Tribunal de Deus. A ideia é que nenhuma acusação pode ser levantada contra nós porque Jesus Cristo nosso advogado nos defende e porque Deus o juiz já nos declarou justificados.

Quarta pergunta verso 34 quem condenará os eleitos de Deus? Queridos irmãos nossos corações, nossos críticos e todos os demônios do inferno procuram condenar-nos. Porém essa condenação é sem efeito e eu vou te dar quatro razões do o porque disso.

1) A morte vicária de Cristo. Cristo morreu por nós, em nosso lugar em nosso favor. Ele sofreu o castigo que deveria cair sobre nós. Ele tomou sozinho o cálice amargo da ira de Deus que nós deveríamos ter tomado. Sofreu um duro golpe da lei que nós deveríamos ter suportado, ele morreu a sua morte.

2)  A ressurreição de Cristo. A morte não pode retê-lo na sepultura. Cristo triunfou sobre a morte e arrancou seu aguilhão. Ele venceu a morte, ressuscitou dentre os mortos para nossa justificação. A morte foi destronada, vencida. A ressurreição de Cristo é a garantia e o modelo da nossa ressurreição

3) O governo de Cristo. Jesus está direita de Deus, uma posição de exaltação e governo. Isso significa que Deus pai aceitou sua obra espiatório e o exaltou sobremaneira colocando acima de tudo principado e potestades.

4) A intercessão de Cristo. A intercessão de Cristo tem absoluta e eficácia, ele é o nosso intercessor legal. Representa-nos diante do trono de Deus de tal maneira que não precisamos representar a nós mesmos.

Quinta pergunta versus 35 a 39 quem nos separará do amor de Cristo? Paulo queridos irmãos responde essa pergunta com outra pergunta ele diz será atribulação ou perseguição ou fome ou nudez ou perigo ou espada?. O argumento do apóstolo Paulo é que nenhum problema situação, adversidade, acontecimento, ser humano o mesmo um ser angelical, poderá separar-nos do amor de Cristo. Ao contrário em todas estas coisas somos mais que vencedores. Essa frase "mais do que vencedores" na língua grega é uma só palavra cujo o significado é hipervencedores.       

A convicção firme inabalável de Paulo é que nem a crise, nem a morte, nem as desgraças da vida, nem poderes sobre humanos, sejam eles bons ou maus, nem o tempo, nem espaço, nem criatura alguma, por mais que tente fazê-lo, poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos oito queridos irmãos ele começa com nenhuma condenação porque estamos em Cristo, e termina com nenhuma separação porque estamos em Cristo. Entre o começo e o fim há um profundo vale de lutas e conflitos. Contudo o viajante no caminho da salvação tem a segurança da vitória. Deus seja louvado por tão gloriosa salvação e por tão bendita segurança.

 

 

 

              

Nenhum comentário: