2017/08/04

Mentalidade do deserto

Em onze dias se vai de Horebe a Cades-Barnéia pelo caminho dos montes de Seir. Deuteronômio 1:2

Boa noite irmãos, graça e paz...

Queridos semana passada falei sobre a importância de você cuidar dos seus pensamentos. Os nossos pensamentos refletem diretamente em nossas ações e se você tiver uma forma correta no seu pensar produzira uma vida tranquila e cheia e vitória, o contrário também é verdadeiro uma mente negativa produzirá vidas negativas.

Por isso eu disse semana passada cuide de sua mente, comece a pensar no que você está pensando e talvez você perceba que muitas das suas lutas diárias são frutos não de um ataque do inimigo, mas sim de sua própria mente acostumada a pensar erroneamente. E daí você perceba que você é o seu pior inimigo. Você é seu próprio algoz, você é o próprio culpado(A) de seu sofrimento. A sua mente te sabota.

Ela é causa de seus sonhos não serem realizados, ela é a responsável por suas frustrações, pelo seu desanimo, pela a sua depressão, é ela que não deixa você seguir a sua vida.

É por conta disso queridos irmãos que para nós cristãos pensar corretamente é uma necessidade vital. Não podemos viver de outra forma. E é por conta disso que eu quero dar sequência neste assunto essa noite. Acredito que temos muito a explorar neste tema, sempre tendo em mente que nós temos a mente de Cristo e essa verdade desmascara as mentiras de satanás e o seu domínio em nossa mente.

O texto  acima  fala a respeito da saída de Israel do Egito, a nação israelita vagou sem rumo no deserto por quarenta anos fazendo uma jornada que era na realidade de 11 dias. Cades-Barnéia fazia fronteira a terra de Canaã. O que será que impediu o povo chegar ao seu destino? Será que foi as condições do tempo, as circunstancias, os inimigos, as provações ao longo do caminho.

Eu acredito queridos irmãos que os filhos de Israel gastaram quarenta anos no deserto em uma jornada que seria de 11 dias porque eles tinham uma mente de deserto. Eles se acomodaram  a terra árida e seca e não queriam caminhar.

O Senhor, nosso Deus, nos falou em Horebe, dizendo: Tempo bastante haveis estado neste monte. Deuteronômio 1.6.

Realmente não deveríamos olhar para os israelitas com tanta surpresa porque a maioria de nós faz a mesma coisa que eles fizeram. Nós nos mantemos andando em volta da mesma montanha, em vez de fazer progresso. O resultado é que levamos anos para experimentar vitória sobre alguma coisa com a qual poderíamos e deveríamos ter lidado rapidamente. Penso que o Senhor está nos dizendo a mesma coisa que ele disse aos filhos de Israel no tempo deles: Tempo bastante haveis estado neste monte.

Mentalidade do deserto é uma mentalidade escrava, infelizmente existe muitas pessoas que querem continuar sendo escrevas do que erem suas vidas mudadas através de um renovo da mente.

Já não lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto! "Êxodo 14:12"

Essas pessoas que não conseguem distinguir os propósitos de Deus em suas vidas, são pessoas que vivem na ignorância dos seus pensamentos, com atitudes imaturas, inseguras e destruindo seu próprio destino.

Provérbios 20:5  Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona

Não há como viver novos ciclos, com uma mentalidade presa nos ciclos passados, existe a necessidade de uma mudança de mente e atitude, pois mesmo que haja promessa, a pessoa não conseguirá entrar em uma nova estação, em um novo ciclo.

Podemos ter mentalidades certas ou erradas. As certas nos beneficiam e as erradas nos machucam e atrasam nosso progresso. Colossenses 3.2 nos ensina a fixar nossa mente e a mantê-la fixa.

[Fixai as vossas mentes e] pensai nas coisas lá do alto (as coisas mais altas), não nas que são aqui da terra.

 Colossenses 3.2

Precisamos fixar nossa mente na direção correta. Mentalidades erradas não apenas afetam nossas circunstâncias, mas também nossa vida interior

Algumas pessoas vêem as coisas negativamente porque experimentaram circunstâncias infelizes em toda a sua vida e não conseguem imaginar nada melhor. Há algumas pessoas que vêem tudo como mau e negativo simplesmente porque essa é a maneira que elas são por dentro. Seja qual for a causa, uma perspectiva negativa deixa uma pessoa infeliz e sem probabilidade de fazer qualquer progresso em direção à Terra Prometida.

Deus havia tirado os filhos de Israel da escravidão do Egito para irem à terra que ele havia prometido dar-lhes como herança eterna — uma terra da qual manava leite e mel e todas as coisas boas que eles podiam imaginar: uma terra onde não haveria escassez de qualquer coisa de que eles precisassem, uma terra de prosperidade em todos os aspectos da existência deles.

A maior parte da geração que o Senhor tirou do Egito jamais entrou na Terra Prometida; em vez disso, morreram no deserto. Essa é uma das coisas mais tristes que pode acontecer a um filho de Deus - ter tanto à disposição e, apesar disso, jamais ser capaz de usufruir nada. Muitas vezes somos como uma dessas pessoas.

Quero  passar a vocês essa noite 10 tipos formas de pensar que são mentalidades do deserto e que se assim ocupar a sua mente vão te destruir, levando você a apostasia

MENTALIDADE 1: QUANDO O PASSADO E O FUTURO DETERMINAM O PRESENTE

Os Israelitas tinham um passado de escravidão no Egito e um futuro que não era palpável (a não ser pela fé). Lembranças do passado e medo do futuro, os fizeram penar no deserto. Há pessoas assim: Que vêm de um passado tenebroso, de escravidão, e, quando estão na tutela de Deus, não conseguem vislumbrar pela fé o futuro que Deus tem para elas. O que fazer?

1.1- Aprendendo a lidar com o passado

Com certeza não podemos apagar o nosso passado da nossa memória de recordação. Mas, podemos apagá-lo da nossa memória de emoção. Precisamos tirar lições do nosso passado. Nesse ponto, Moisés era curado. Ele teve todas as chances para ser um recalcado. Também tinha sido escravo, sua mãe biológica o havia deixado no rio (para que ele não morresse), viveu como filho adotivo, aos 40 anos foi obrigado a fugir do Egito para o deserto de Midiã, passou de príncipe a um mero pastor de ovelhas...

 Mas, Moisés entendeu que todo o seu passado estava sendo forjado por Deus para que ele fosse o libertador de Israel. Talvez o seu passado também tenha sido tenebroso... Mas hoje você vai entender que a sua história só contribuiu para que você se torne um grande líder! Líder de multidões! Deus vai usar suas experiências para curar outras vidas! É como a história do elefante. Nos circos que tinham elefantes, eles eram presos pela pata por uma pequena corrente. Se eles dessem um tranco, arrebentariam. Mas porque não arrebentavam? Porque essa corrente foi colocada quando eles eram filhotes. E eles cresceram sem saber que podiam arrebentar a corrente. Satanás pode ter colocado muitas correntes em você, mas você cresceu, se converteu e hoje você vai quebrá-la em nome de Jesus.

1.2- Aprendendo a lidar com o futuro

Se precisamos aprender a lidar com o passado, também precisamos aprender a lidar com o futuro. Geralmente o futuro com Deus é baseado em suas promessas. E é aqui que entra o perigo... Perigo da incredulidade! Porque não há nada que nos dê nenhuma garantia que as coisas acontecerão como Deus disse. A não ser a sua Palavra!

Um episódio interessante foi quando Moisés mandou os doze espias. Só Josué e Calebe não tinham mentalidade de deserto. Por isso entraram na terra. Deus já havia prometido vitória! Eles teriam dificuldades, mas Deus garantiu vitória. O que eles deveriam fazer? Crer! Mas, não. Eles imaginaram todas as dificuldades.

Prestem atenção: A imaginação é o oposto do crer! Quando imaginamos o momento de dificuldade já abandonamos a fé. Pv 3:5- "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apóies em teu próprio entendimento". O entendimento é o oposto da fé. Aonde entra o entendimento, sai a fé.

MENTALIDADE 2: TRANSFERIR RESPONSABILIDADES

A responsabilidade é freqüentemente definida como nossa resposta à habilidade de Deus. Ser responsável é responder às oportunidades que Deus tem colocado diante de nós. Muitas pessoas recebem responsabilidades de Deus que são pessoais e intransferíveis, mas porque acham que não são capazes ou então, acham que é difícil demais, ou ainda, que exige uma certa disciplina; então querem transferir essa responsabilidade para outras pessoas. O povo tinha essa mentalidade. Vejamos alguns aspectos em que o povo transferia toda a responsabilidade para Moisés:

2.1- O povo transferiu a responsabilidade do sacerdócio: Êxodo 19: 1-25. O desejo de Deus era que todo israelita fosse um sacerdote (6), vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa'. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas". Êxodo 19:6, mas porque o povo sentiu medo (16), o amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo. Êxodo 19:16 ao invés de gratidão, Deus instituiu o sacerdócio levítico.

Há muitos crentes em nossas igrejas hoje que estão passando um deserto porque não querem assumir a responsabilidade sacerdotal. Têm medo. Querem sempre ser expectadores. Conclusão: As bênçãos do sacerdócio nunca são usufruídas por esses crentes. Deus têm bênçãos específicas para aqueles que lideram, que ministram.

2.2- Responsabilidade de comunhão pessoal. Quando o povo transfere para alguém uma responsabilidade sacerdotal, com certeza, até a responsabilidade mais intransferível que é o relacionamento com Deus, é transferido. Você é responsável pela sua vida de devoção a Deus.

2.3 Responsabilidade dos seus erros. Culpar os outros pelos seus próprios erros. Essa mentalidade é uma das mais antigas. Acompanha o homem desde o Édem. Adão e Eva culparam um ao outro, culparam a Deus e o diabo por uma atitude que, primeiro, eles deveriam se arrepender e confessar.

O povo de Israel, culpou ao próprio Moisés pelos problemas que eles viviam no deserto. Ao invés de terem gratidão por ter saído do Egito, eles culparam a Moisés.  Números 21:5.

e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: "Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável! "

 É uma mentalidade de deserto culpar os outros. Jamais sairemos de um deserto se mantivermos essa postura. A relutância de alguém em assumir responsabilidade pelas próprias ações, colocando a culpa de tudo o que está errado ou sai errado em outra pessoa é um motivo muito sério para uma vida de deserto.

Satanás trabalha com afinco em nossa mente — construindo fortalezas que nos impedem de enfrentar a verdade. A verdade nos libertará, e ele sabe disso!

MENTALIDADE 3: SER VICIADO EM LAMÚRIAS

A lamúria é um vício da mente tão sério quanto outros distúrbios. Há pessoas que lamuriam de tudo. Se está calor, "que calor infernal..."; se está frio, "que frio do cão..." E por aí vai. Não sabem dar glória a Deus. O povo de Israel lamuriava de tudo! Da comida, da bebida, do clima... Mentalidade desértica!

A lamúria abre brecha para satanás. O coração grato se comunica com Deus, mas o ingrato, com o diabo. Porque o diabo nunca é grato. Há pessoas que estão sofrendo níveis fortes de tentação, opressão, obssessão e até possessão, porque não têm espírito grato.

 A lamúria abre brecha para perdermos o que temos. Quantas pessoas se pegam reclamando do chefe, do emprego, do salário... Enquanto deveriam estar gratas por terem emprego, salário... Quando o diabo sente a nossa ingratidão, ele tem legalidade para tirar o que temos.

A queixa dos israelitas abriu a porta para o inimigo, que veio e os destruiu. Eles deveriam ter apreciado a bondade de Deus, mas não o fizeram e, então, eles pagaram o preço. Queixar-se, resmungar, murmurar e censurar têm poder — mas é um poder negativo. Cada vez que entregamos nossa mente e nossos lábios a qualquer deles, estamos dando a Satanás um poder que Deus não o autorizou a ter.

NÃO RESMUNGUE, CENSURE NEM SE QUEIXE Fazei tudo sem murmurações nem contendas [nem censuras contra Deus, sem questionamento nem dúvida entre vós], Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros [inocentes e incontaminados], filhos de Deus inculpáveis (sem defeito, incensuráveis) no meio de uma geração pervertida e corrupta [espiritualmente pervertida e perversa], na qual resplandeceis como luzeiros (estrelas ou faróis brilhando claramente] no mundo [escuro]. 

Filipenses 2.14-15

Algumas vezes parece que o mundo inteiro está se queixando. Há muito murmúrio e queixa e tão pouca gratidão e apreciação. Queixar-se é, definitivamente, uma Mentalidade de deserto que nos impedirá de atravessar para a Terra Prometida.

MENTALIDADE 4: NÃO SABER ESPERAR

A impaciência é uma outra mentalidade de deserto. Quando queremos que tudo seja resolvido no nosso tempo e não no tempo de Deus. Precisamos saber esperar!

Murmuramos, resmungamos, censuramos e queixamos, geralmente, quando algo não saiu do jeito que queríamos, ou quando estamos tendo de esperar por alguma coisa por mais tempo do que o esperado. A Palavra de Deus nos ensina que devemos ser pacientes durante esses tempos. Descobri que a paciência não é a habilidade de esperar, mas a habilidade de manter uma boa atitude enquanto se espera.

Sede, pois, irmãos, pacientes [enquanto esperais], até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, [vede como ele se mantém paciente e vigilante sobre ele] até receber as primeiras e as últimas chuvas. 

Tiago 5.7

A Bíblia não diz "seja paciente se você esperar"; ela diz "seja paciente enquanto você esperar". Esperar é parte da vida. Muitas pessoas não "esperam bem". A paciência é uma grande virtude vinda de Deus! Na verdade, esperar não é uma virtude, a paciência, sim.

Com efeito, tendes necessidade de [paciência e] perseverança, para que, havendo feito [e realizado inteiramente] a vontade de Deus, [e portanto recebais e] alcanceis [e desfruteis plenamente] a promessa Hebreus 10.36

MENTALIDADE 5: AUTO-COMISERAÇÃO

Esse é outra mentalidade terrível.

Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? "

 Números 14:1-3

Os israelitas se sentiam extremamente com pena deles mesmos. Cada dificuldade se tornava uma nova desculpa para se afundarem em autopiedade. E isso é um grande equívoco de satanás. Sempre que alguém nos fere, no momento do desapontamento, o diabo nomeia um demônio para nos colocar sentimento de pena de nós mesmos. A Bíblia não nos autoriza a sentir pena de nós mesmos e sim, dos outros.

 Há muitas pessoas que estão dando voltas no deserto porque têm pena de si mesmas e gostam disso. O próprio Jesus perguntava se a pessoa queria mesmo ser curada, antes de efetuar a cura. Porque para muitos, o sofrimento é uma forma de ficar no auge, de ter o carinho das pessoas. Como sair da auto comiseração?

1- Quando alguém lhe perguntar: "Como vai?" , Diga: "Estou ótimo!" Pois a despeito de qualquer sofrimento, somos felizes em Cristo. Fale sobre seus sofrimentos com pessoas certas que vão, de fato, lhe ajudar.

2- Evite chorar no banheiro. Você sabe porque pessoas gostam de chorar no banheiro? Para se verem chorando no espelho. Se olhar chorando alimenta ainda mais a auto comiseração.

3-Rejeite palavras de pessoas que insistem em fazer com que você se ache um miserável.

4- Decore versículos bíblicos que dizem da sua posição em Cristo.

MENTALIDADE 6: SENTIMENTO DE CIÚMES E INVEJA

Uma outra mentalidade do deserto é a inveja. O Dicionário Expositivo das Palavras do Novo Testamento, de Vine, define a palavra grega traduzida como inveja como "o sentimento de descontentamento produzido ao se testemunhar ou ouvir sobre a vantagem ou prosperidade de outros".

Ciúme e inveja são tormentos do inferno. Não devemos admitir jamais manter esse sentimento. Devemos sim, admitir que o temos, se de fato tivermos. Devemos ser honestos conosco mesmo e com Deus em relação ao que sentimos. Mas, rejeitar qualquer sentimento de inveja.

O ciúme, a inveja e a comparação de si próprio com os outros é infantil. Isso pertence inteiramente à carne e não tem nada a ver com coisas espirituais. Mas é uma das principais causas para uma vida de deserto.

A inveja é a podridão dos ossos. O ânimo sereno [uma mente e um coração calmos e imperturbáveis] é a vida do corpo, mas a inveja [o ciúme e a ira] é a podridão dos ossos. Provérbios 14.30

 Satanás coloca em nosso coração, o sentimento de que alguém é mais importante, mais inteligente, mais bonito que nós. Bem... E se isso for verdade? E daí? Por que não devemos sentir inveja?

A inveja levará uma pessoa a se comportar de forma insensível e áspera — às vezes até animalesca. A inveja levou os irmãos de José a vendê-lo como escravo. Eles o odiavam porque o pai deles o amava muito.

1- Não devemos sentir inveja porque sempre alguém será melhor que outro mesmo. Você já reparou que quando alguém bate um recorde num esporte, sempre aparecerá outro depois que baterá outro recorde? Mesmo que o recorde atual pareça intransponível, aparecerá alguém melhor. E sobre beleza? Alguém poderia dizer que fulano ou sicrano são o homem e a mulher mais lindo(a) de todos os tempos? Você já observou que sempre aparecerá alguém mais bonito? Por que? Isso é fruto da criatividade de Deus. Deus sempre faz o melhor. O melhor ainda está por vir. E, na verdade, deveríamos ficar felizes por isso. Por saber que ninguém é o top do mundo.

2- Não somos amados por causa de nossas habilidades. Isso é uma outra verdade. Nem Deus e nem as outras pessoas nos amam pelo que fazemos ou temos. Somos amados pelo que somos. Você já observou que há muitos pregadores na mídia que não pregam tão bem quanto outros que não estão? Então, por que um está e o outro não? Porque Deus não escolhe pessoas por habilidade, mas por fidelidade. Por isso, podemos descansar no Senhor. Basta ser fiéis. Não sou pastor de uma igreja porque prego melhor, ensino melhor, etc. Pode ser que dentro da própria congregação alguém faça melhor (devo me sentir feliz por isso). Sou pastor, porque Deus me escolheu e capacitou. O fato de alguém fazer melhor, não diz que ele é escolhido e capacitado para fazer o que eu faço na posição que estou. Deus tem uma posição para cada um.

3- Evite competir com outros. Sim. Você só deve competir com você mesmo. Ser amanhã melhor que hoje. Os discípulos de Jesus também tinham essa mente de deserto. Em Lucas 22 encontramos esses discípulos discutindo sobre qual deles era o maior. Nosso Senhor ensinou que o maior é aquele que desejava ser o menor. Escute: Alguém que só participa de um jogo para ganhar, tem sérios problemas na alma que precisam ser tratados. Ciúme e inveja são tormentos do inferno.

Conclusão

TRAGA TODO PENSAMENTO CATIVO A CRISTO

Porque as armas da nossa milícia não são carnais [armas de carne e sangue], e sim poderosas em Deus, para [demolir e] destruir fortalezas, Anulando nós sofismas [teorias e questionamentos] e toda altivez [e coisa grandiosa] que se levante contra o [verdadeiro] conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento [e propósito] à obediência de Cristo (o Messias, o Ungido). 2 Coríntios 10.4,5

São nossos pensamentos que, muito freqüentemente, nos colocam em problemas. Em Isaías 55.8, o Senhor diz: Porque meus pensamentos não são vossos pensamentos, nem vossos caminhos meus caminhos...

Não importa o que eu ou você possamos pensar, Deus escreveu seus pensamentos para nós em seu livro chamado bíblia. Devemos escolher examinar nossos pensamentos à luz da Palavra de Deus, sempre desejando submetê-los aos pensamentos de Deus, sabendo que os dEle são melhores.

Esse é exatamente o ponto central de 2 Coríntios 10.4-5. Examine o que está em sua mente. Se concordar com os pensamentos de Deus (a Bíblia), então lance fora seus próprios pensamentos e pense os dEle.

As pessoas que vivem na vaidade da sua própria mente não apenas destroem a si mesmas, mas muito freqüentemente trazem destruição aos outros à sua volta. A mente é o campo de batalha! E nessa esfera da mente que você vencerá ou perderá a guerra que Satanás deflagrou.

Uma viagem que era para ser feita em onze dias, demorou quarenta anos porque o povo tinha mentalidade de deserto. Todo deserto tem um começo e um fim, mas se tivermos essas mentalidades, daremos voltas nele por muito tempo. Examinemos a nós mesmos e eliminemos essas mentalidades de nossas vidas.

Nenhum comentário: