2017/08/04

Galardão...

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra (Ap. 22:12).

Boa noite irmãos ...

Queridos nessa noite gostaria de tratar de um assunto que tenho pensado muito e na verdade ele é um assunto controverso pois quase não vemos pregações sobre esse tema e quando ouvimos algo relacionado a esse tema, percebemos distorções que chegam tornar-se heresias...

Quero abordar esse tema de uma forma bíblica e na dependência da orientação do Espirito Santo de Deus. Acredito que esse tema seja importante no contexto em que vivemos, pois muitos declaram uma fé em Cristo, mas que não possuem desdobramentos práticos em sua vida pessoal e muito menos na sociedade.

Acredito que satanás tem roubado do coração dos crentes certas verdades por desconhece-las profundamente, a bíblia diz errais por desconhecer as Escrituras. E a benção do galardão é uma dessas verdades que tem sido deixada de lado por muitos crentes por não entendê-la completamente. Existem dois estremos sobre o tema os dois igualmente prejudiciais ao cristão.

O primeiro extremo: é achar que a recompensa das boas obras no caso o galardão é a salvação. E esse se dá pelo fato de confundir dádiva (graça) e recompensa (galardão) nas Escrituras essa diferença é bem clara.

A graça é imerecida; é dom gratuito de Deus, recebida pela fé, sem dinheiro e sem preço. Na Graça o melhor serviço é sem valor, a obrigação não é reconhecida e o valor não é considerado.

Porém, o Galardão é merecido; é o salário pelo serviço prestado, recebido pelas obras através do labor e sacrifício. No Galardão o menor serviço é lembrado, a obrigação é reconhecida e o valor é considerado. 

O Galardão depende totalmente do crente; a Graça depende totalmente de Cristo. O Galardão olha para a fidelidade de crente; a Graça olha para a fidelidade de Deus.

A linguagem do Galardão é: "Vosso trabalho de amor." A linguagem da Graça é: "não vem de vós." A mensagem do Galardão é: "Servi ao Senhor." A mensagem da Graça é: "Àquele que não trabalha." A voz do Galardão é: "Fostes fiel no pouco." A voz da Graça é: "Nisto está o amor." 

A salvação é provida por Deus é gratuita, não vem por meio de méritos humanos, para que ninguém se glorie (Ef. 2.8,9). Mas isso não quer dizer que aqueles que serão salvos não receberão de Deus o reconhecimento pelo trabalho realizado.

O segundo extremo: é achar que a graça e a fé anulam as boas obras, e por consequentemente anulam o galardão. Infelizmente, devido a isso, muitos tem chegado a ponto de aparentemente adotar uma atitude de indiferença em relação às boas obras, como se estas fossem praticamente insignificantes. 

Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens...Que os nossos também aprendam a aplicar-se às boas obras, para suprir as coisas necessárias, a fim de que não sejam infrutuosos (Tito 3:8,14).

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.  (Mat 5:16)

Tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.  (I Ped 2:12)

Queridos irmãos esses textos deixam claro que fé e obras caminham Juntas, elas se completam, as obras são a expressão do tamanho de sua fé. A ação que tem que acompanhar a fé é a prática de boas obras, de outra forma a fé de alguém estará morta.

Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.  Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.  Mas queres saber, ó homem insensato, que a fé sem as obras é inútil?  (Tiago 2:18-20)

 A. B. Simpson contou que John Wesley enviou certa vez uma carta a um ministro pobre. Ela continha as palavras "confia no Senhor e faze o bem... e te alimentarás em segurança" (Sl. 37:3). Dentro da carta ele colocou também uma oferta em dinheiro mas nada falou sobre ela. Após receber a carta com a oferta, o tal ministro lhe respondeu: "Caro Sr. Wesley, como poderei agradecer o bastante por sua carta e dádiva? Tenho lido várias vezes este versículo e muitos comentários sobre ele, porém o seu foi o melhor comentário que já vi." Não devemos esquecer, irmãos, do lado prático da Palavra do Senhor.

E também não podemos esquecer outra verdade incontestável da Palavra do Senhor que é o Galardão. Galardão é a recompensa do Senhor, para aqueles que labutam no Seu reino. As Escrituras ensinam que a vida eterna é alcançada pela graça por meio da fé. Porém, o galardão vem como conseqüência das obras realizadas depois da fé.

Todos os que crêem estão participando de uma corrida e são comparados a um atleta que luta, um guerreiro que batalha, um lavrador que semeia um pedreiro que edifica (I Co 9:24-27; II Tm 2:3-6; I Co 3:9-11). Todas estas comparações indicam esforço e descansam sobre a revelação fundamental de que "Deus é galardoador dos que o buscam" (Hb 11:6).

 "Muitos discípulos ainda têm os olhos cegados para este mistério do galardão, o qual é um mistério aberto na Palavra. Nós entramos (na vida eterna) por meio da justiça imputada, porém, depois de termos entrado por fé as nossas obras é que determinam nosso posto, nosso lugar e nossa recompensa" (A. T. Pierson).

Esta é, sem dúvida, uma verdade para a Igreja de Jesus Cristo. "Eis que cenho venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra" (ap. 22:12). O que é que você receberá de Deus? Qual será seu galardão?

No hebraico do Antigo Testamento existem várias palavras para se referir à recompensa de Yahweh para o Seu povo. Uma delas é sakhar, com o significado de pagamento, geralmente por um serviço bem feito (II Cr. 15.7).

Mas, vocês devem ser fortes e não se desanimar, pois o trabalho de vocês será recompensado". 2 Crônicas 15:7

Outro verbo hebraico, que tem a ver com recompensa, é gamal, também com conotações positivas e negativas. Através dessa palavra confirmamos o ensinamento escriturístico da reta recompensa divina, tanto para aqueles que praticam o bem (II Sm. 22.21),

 "O Senhor me tratou segundo a minha retidão; segundo a pureza das minhas mãos me recompensou.

 quanto para aqueles que fazem o mal (Jl. 3.4).

 "Que é que vocês têm contra mim, Tiro, Sidom, e todas as regiões da Filístia? Vocês estão me retribuindo por algo que eu lhes fiz? Se estão querendo vingar-se de mim, com agilidade e rapidez me vingarei do que vocês têm feito.

O substantivo derivado desse verbo é gemul, e diz respeito à recompensa de Deus para os justos (Pv. 19.17) Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.
Provérbios 19:17

e para os ímpios (Sl. 28.4).  Retribui-lhes conforme os seus atos, conforme as suas más obras; retribui-lhes pelo que as suas mãos têm feito e dá-lhes o que merecem. Salmos 28:4

O autor do Sl. 1 expressa de maneira poética a distinção que Deus faz entre o caminho dos justos e dos ímpios. Aqueles que seguem as veredas do Senhor colherão os frutos da sua bondade, mas aqueles que trilham o caminho da desobediência serão destruídos.

O ensinamento da recompensa divina é recorrente também no Novo Testamento. Em Mt. 16.27 Jesus alerta que o Filho do Homem virá para recompensar as pessoas, de acordo com suas obras.

Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito. Mateus 16:27

O substantivo grego misthos denota compensação, seja ela adquirida, ou por meio de méritos. Em alguns casos essa palavra tem a ver com o pagamento recebido por um trabalho bem feito

o trabalhador merece o seu salário". 1 Timóteo 5:18

O Senhor Jesus também promete galardão aqueles que enfrentam perseguições por causa do Seu nome (Mt. 5.12).

Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês". Mateus 5:12

O Senhor Jesus também promete galardão aqueles que exercem Piedade e Conduta Semelhantes de Deus: "Amais os vossos inimigos, fazei o bem, emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa e serei filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus" (Lc 6:35). Aqui a recompensa gira em torno da conduta e caráter à semelhança do nosso Pai celestial. Devemos amar a todos indistintamente assim como faz nosso Pai. Agindo assim é que seremos "filhos" (Ruiós = filhos maduros, grego) do Altíssimo. 

O Senhor Jesus também promete galardão aqueles que exercem uma Devoção Secreta: "Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará"(Mt 6:6). Tal oração será respondida e recompensada. 

O Senhor Jesus também promete galardão aqueles que guardam e se preocupam com Atitude de Coração: "Não julgueis e não sereis julgados... perdoai e sereis perdoados" (Lc 6:37)

 O Senhor Jesus também promete galardão aqueles que servem : "E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa"(Mt 10:42).

Todo serviço que prestarmos ao Senhor será recompensado. As medidas da recompensa serão devidamente pesadas pelo Senhor: 

Estas declarações manifestam de forma clara a tremenda e bendita verdade conhecida como a "lei da semeadura": "Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, na carne ceifará corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna" (Gl 6:7, 8).

Essa recompensa se aplica àqueles que permanecem fieis no serviço a Cristo. E eu acredito que um dos motivos que Jesus ensina a respeito da recompensa é para que o galardão do Senhor sirva de motivação para que os crentes façam a obra do Senhor com dedicação. Enquanto estivermos aqui devemos fazer o melhor porque amamos a Deus é claro isso sobre tudo primeiramente, mas também devemos buscar essa recompensa que Cristo prometeu a cada um de nós.

Um dia os discípulos de Jesus Lhe disseram: "Eis que nós deixamos tudo e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós? Ao que lhes disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória; sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel" (Mt 19:27, 28). Os "tronos" são dados como recompensa e não como dádiva. "E todo o que tiver deixado, casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna" (Mt 19:29). 

Irmão você entende por que você não pode ficar parado na obra do Senhor, porque você não pode ser infrutífero, porque o seu galardão está em jogo... por isso trabalhe incansavelmente na obra do Senhor.

Assim, que as Promessas do Galardão Possam! 

A) Inspirá-lo a Realizar Maiores Tarefas para Deus:

"Amai os vossos inimigos... fazei o bem... e grande será a vossa recompensa(Lc 6:27, 35);

"E aquele que der até mesmo um copo de água fresca... de modo algum perderá a sua recompensa" 

(Mt 10:42);

 "Conheço as tuas obras... amor... fé... darei a cada um segundo as suas obras" (Ap 2:19, 23) 

B) Inspirá-lo a Sofrer Mais pelo Mestre Amado : 

"Bem-aventurados sereis quando... vos odiarem... expulsarem... grande é o vosso galardão" (Lc 6:22:23);

 "Conheço a tua tribulação... tua pobreza... dar-te-ei a coroa da vida" (Ap 2:9,10); 

"Combati o bom combate... acabei a carreira... guardei a fé... desde agora a coroa da justiça me está guardada..." (Tm 4:7, 8). 

C) Inspirá-lo a Servir Mais ao Senhor da Seara; 

"Porque o Filho do homem há de vir... e então retribuirá..." (Mt 16:27); 

"Bem-aventurado aquele servo... quando ele vier... o porá sobre todos os seus bens" (Mt 24:46, 47); 

"Então veio o tempo... de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos... e reviveram e reinaram com Cristo durante mil anos" (Ap 11:18; 20:4). 

Conclusão

 Eu quero concluir com um versículo que me traz muito temor e tremor

 Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más. 2 Co 5.10

Todos, todos, todos, um dia estaremos diante do Rei em seu tribunal e apresentaremos a ele as nossas obras, ninguém escapara a esse dia, não haverá desculpas, não haverá protelamentos, não poderemos colocar a culpa em alguém...

O apostolo Paulo disse nos últimos dia de sua vida Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7

Perceba como é personalizado a nossa caminhada, a nossa carreira, ela é minha, eu sou o responsável por ela, então queridos irmãos viva de modo tal a receber a sua recompensa... como você poderá dizer como Paulo terminei a minha carreira se você não conhece o curso, a nossa vida é uma corrida se você não conhece a rota como poderá receber a coroa da vitória

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10

Você não foi apenas criado para ser filho de Deus, pela mesma graça você foi empoderado para fazer algo, realizar boas obras. Não é o que faríamos, mas é o que devemos fazer. Deus te preparou para fazer algo.

Quando você chegar no julgamento, Deus vai abrir o livro da vida e vai compara-lo da forma que você viveu com aquilo que Ele escreveu. Seremos comparados com aquilo que fomos chamados a fazer e não fizermos.

Vídeo O PODER DE SEU CHAMADO - John Bevere

O que você esta fazendo querido irmão?

O Senhor, em tempo oportuno, avaliará a motivação do nosso trabalho. E Ele, com reta justiça, reconhecerá que o trabalho feito com esmero não foi vão (I Co. 15.58). A esse respeito nos admoesta o autor da Epístola aos Hebreus: "porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto serviste aos santos, e ainda os servis" (Hb. 6.10).

Nenhum comentário: