2017/08/04

Ladrões que roubam a nossa paz.

Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. João 14:27

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. João 10:10

Queridos irmãos semana passada falei sobre maturidade Cristã e trabalhei algumas atitudes praticas a respeito de nossa postura cristã no que diz respeito a coisas externas. O tema de hoje está ligado também a maturidade Cristã no entanto ele fala de coisas internas, de sentimentos, emoções, temores que passam dentro de nós. Coisas essas que precisamos aprender a lidar com elas se queremos vivenciar o melhor de Deus pras as nossas vidas.

Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. Isaías 1:19

Muitas pessoas usam esse texto como uma chave mágica para a prosperidade e fazem afirmações egocêntricas como se todos nós devêssemos ser ricos e prósperos, mas eu entendo diferente, acredito que o comer o melhor desta terra vai além da prosperidade material. Para mim isso significa viver uma vida tranquila em paz, e desfrutar do melhor principalmente no que diz respeito a nossa vida interior, até por que uma pessoa pode ter riquezas e bens e estar profundamente insatisfeita consigo mesmo ou com as coisas ao seu redor...

 Mas uma coisa é certa da parte de Deus, Ele quer que todos nós vivamos debaixo do seu cuidado e em paz e tranquilidade o texto de João deixa isso bem claro. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não se trata de uma paz aleatória, nebulosa, terrena, mas a paz dEle. Importada do céu. A mesma tranquilidade que marca a sala do trono é oferecida por Deus a você.

É uma paz diferente doo que o mundo oferece, do que os bens materiais pode conceder. Você acha que Ele luta contra a ansiedade? Imagina que Ele aperta as mãos, preocupado, ou que pede antiácidos aos anjos? É claro que não. Um problema é um desafio tão grande para Deus quanto um graveto é para um elefante. Deus desfruta de paz perfeita porque Deus desfruta de poder infinito.

E Ele oferece Sua paz a você. Uma paz que "guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus" (Fp 4:7). Paulo emprega uma metáfora militar aqui. Por viverem numa cidade que tinha guarnição militar, os filipenses estavam acostumados a ver as sentinelas romanas mantendo guarda. Antes que qualquer inimigo pudesse entrar, teria de passar pelos guardas. Deus faz a você a mesma oferta. Sua paz sobrenatural cobre você como um domo protetor, guardando seu coração. E essa paz queridos irmãos não é uma paz passageira como se ele tirasse em alguns momentos. Não ela é integral e permanente.

Pastor se essa paz foi derramada em minha vida, porque eu não consigo desfruta-la? Boa pergunta e a resposta é muito simples! Porque existe um ladrão que a furta de nós. O diabo e suas hostes malignas lutam constantemente para nos tirar essa vida abundante. E ele o faz muitas vezes de forma que a não percebermos que nossa paz está sendo roubada aos poucos.

Esse inimigo é muito sagas e ele rouba a nossa paz não nos tirando algo, mas sim acrescentando algo em nossa vida. E por conta disso muitas vezes não percebemos que algo está sendo tirado de nós, pois algo está sendo acrescentado em nossa vida.

Quero alerta-los sobre alguns ladrões que roubam a nossa paz acrescentando coisas em nossa vida.

1)    Ele nos leva a viver como escravos das coisas e do dinheiro.

Dr. Roger Henderson, um pesquisador na área de saúde mental no Reino Unido, recentemente criou o termo "doença do dinheiro" para se referir a sintomas físicos e psicológicos apresentados por pessoas que estão estressadas por causa do dinheiro.

Os sintomas incluem falta de ar, dor de cabeça, náusea, irritação na pele, perda de apetite, raiva sem motivo, nervosismo e pessimismo. "A preocupação com o dinheiro é uma das principais causas de estresse", diz Henderson.

Não é de surpreender que nos últimos anos muitas pessoas estejam sofrendo os efeitos nocivos das ansiedades relacionadas ao dinheiro. Por causa da atual crise financeira em muitos países, pessoas no mundo inteiro têm perdido emprego, casa e suas economias. Grandes instituições financeiras faliram, e até mesmo as nações mais ricas adotaram medidas emergenciais para evitar uma ruína financeira generalizada. Nos países em desenvolvimento, o aumento do preço de alimentos e de outros produtos básicos também tem gerado muita ansiedade.

Mesmo em tempos de prosperidade financeira, como ocorreu nos últimos anos, não é raro pessoas se sentirem afligidas por preocupações com o dinheiro. Por exemplo, The Witness, um jornal sul-africano, relatou que muitas pessoas foram contagiadas por "uma doença social que estimula o consumismo, o comercialismo e o materialismo desenfreado".

O jornal alistou alguns dos sintomas dessa "doença", como "estresse, dívidas, desperdício, trabalho em excesso, sentimentos de privação, inveja e depressão". Segundo o artigo, o responsável pela crescente deterioração da qualidade de vida na África é o dinheiro.

Antes da recente crise financeira, a Índia passava por um período de notável crescimento econômico. A revista India Today International relatou que, em 2007, a economia do país "acelerou de repente e atingiu um nível de consumismo nunca visto antes". Contudo, naquela época, autoridades indianas temiam que a prosperidade do país resultasse em crescente agitação social e até em violência.

Nesse mesmo período, uma nova geração de jovens adultos nos Estados Unidos demonstrou a tendência de esbanjar dinheiro em produtos de luxo. Mas isso não lhes trouxe felicidade. Pesquisadores disseram que a prosperidade material era uma das principais causas de alcoolismo, depressão e suicídio naquele país. Um estudo revelou que, apesar de tanta fartura e riqueza, "menos de 1 em cada 3 americanos" dizia ser "muito feliz".

Quero dizer com tudo isso queridos irmãos que a paz de muitas pessoas, de muitos irmãos está sendo roubada a medida que ela caminha nesta direção. Observo pessoas cada vez mais escravas do dinheiro, apesar de afirmarem que são livres e conscientes. São escravas do dinheiro, na medida em que se endividam muito, por comprarem compulsivamente. Não percebem que para pagar tudo, precisam correr ainda mais.

O prejuízo de um consumo impulsivo vai além do pagamento, ele compromete a paz pessoal e familiar. O círculo vicioso do pagar e comprar, ficar devendo e comprar, dever e dever, comprar e comprar, stressar e comprar, adoece a alma, envenena o espirito é uma arma muito cruel do inimigo. Pessoas escravas do dinheiro são assim. Elas estão sendo dominadas por ele e não reconhecem isso.

O que é escravidão? É a prática social em que algo assume direito de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. Em algumas sociedades, desde os tempos mais remotos, os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria. Pessoas passam a ser mercadoria comandada pelo dinheiro. É ele que está escravizando através do poder que lhe foi dado. O senhor todo poderoso não é um humano é um papel, disfarçado de cartão e que tem a capacidade de hipnotizar os escravos a tal ponto que eles o utilizam freneticamente de forma errada. O pior é que acreditam cegamente que ele é a felicidade pura.

 O Senhor Jesus pronunciou-se sobre essa postura "De que vale ganhar o mundo todo e perder a sua alma?" (Mateus 16:26)

O amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males (I Timóteo 6.10). O dinheiro não é mau. Mau é a sua paixão por ele. Almas têm sido lançadas no inferno por terem dedicado sua cobiça desenfreada a ele. A sede, a fome e a idolatria delegadas ao dinheiro têm sido tão intensas, que há quem entregue a alma ao diabo em troca dele.

Esse amor fissurado ao dinheiro faz de suas vítimas o primeiro e mais importante senhor na vida. Por conta disso, quem o ama mata, rouba, trai, destrói, enfim, é capaz de fazer qualquer coisa para tê-lo. Adora, idolatra, venera, se rende, se entrega e se torna, literalmente, seu escravo. Tudo isso pelo amor ao dinheiro.

As pessoas estão perdendo sua alma porque estão correndo atrás da falsa prosperidade. A verdadeira prosperidade é o equilíbrio entre cinco elementos distintos e complementares, cinco dons que Deus disponibilizou para qualquer pessoa que os aceite e compreenda como eles funcionam em nossas vidas; são eles: Saúde, paz, sabedoria, sucesso e Salvação. Simples assim!

Só quem vive ou já viveu uma vida sem paz, sabe o quão preciosa ela é. No mundo a falta de paz já fez com que pessoas tirassem a própria vida e muitos ainda vivem sem este maravilhoso dom. Milhares de pessoas ainda vivem sem paz no casamento ou na família, sem paz no emprego, sem paz interior (assombradas ou atormentadas por segredos obscuros que carregam ou por pensamentos e sentimentos venenosos que os estão consumindo) basta ver que o número de pessoas apresentando sintomas de depressão vem aumentando assustadoramente ao redor da terra; a depressão aparece quando por qualquer motivo a pessoa perde sua paz interior e começa a ser fustigada por pensamentos que a oprimem de uma forma crescente, muitas vezes, até ao ponto de as pessoas desenvolverem outras doenças correlacionadas.

Jesus está dizendo essa noite. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. De um basta nesta escravidão por coisas ou dinheiro. Olhe pra mim... se contente com o que você tem...e confie em mim.

2)   Ele nos leva a viver como escravos das opiniões e dos desejos alheio.

 Ser escravo da opinião e dos desejos de outros com certeza é um motivo da perda da paz de muitos cristãos. Muitas pessoas se importam tanto com que as pessoas pensam dela, que elas vivem debaixo de um julgo pesado de agradar as pessoas. Não conseguimos satisfazer nossas vidas, e muitas as vezes ela se torna complicada e enredada porque não conseguimos dizer não, sentimos uma perda de controle e de ordem, não conseguimos satisfazer todas as pessoas que estão ao nosso lado...

Nos sentimos comprometidos, vivemos sobre a tirania do urgente sempre correndo para fazer todas as coisas que chamam atenção imediata, perdemos até ideia de que podemos ter prioridades pessoais chegamos a nos sentir obrigados a servir aos outros em vez de nós.

A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que estamos sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos. Geralmente quando a gente começa a viver muito em torno do que o outro gostaria que a gente fosse, é que a gente tá muito mais preocupado com o que o outro acha sobre nós, do que necessariamente nós sabemos sobre nós mesmos.

Não podemos viver pela nossa reputação, mas sim por Deus e sobre o que Ele pensa de nós. "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11

(1)             São pensamentos exclusivos: Deus pensa diferente de nós por causa da natureza de sua pessoa e dos seus objetivos para nós. Ele é Deus

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55:8

(2) São pensamentos profundos: Os pensamentos de Deus são profundos e inescrutáveis (Rm 11.33-

36). Só podemos conhecer o que Deus pensa por meio da sua revelação escrita.

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! "Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? " "Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? " Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. Romanos 11:33-36

(3) São pensamentos de paz: A palavra paz significa bem-estar social e individual, muito mais do que

ausência de guerra. Jesus é a verdadeira paz (João 14.27). A Paz é uma dádiva pessoal, sobrenatural,

incomparável, interior, tranquilizadora e encorajadora.

(4) São pensamentos agradáveis: Para vos dar o fim que desejais. (29.11). Deus planejou um futuro

agradável para cada um. O fim que desejais pode ser entendido como "um futuro e uma esperança". O

desejo do nosso coração está na memória de Deus ou no computador divino

 3) Ele nos leva a viver como escravos através da ansiedade. Não se perturbem os seus corações.

Ansiedade é um mal estar que vem se tornando um dos grandes problemas de nossos tempos, junto com o estresse e a depressão. E ela rouba a nossa paz.

Os valores da sociedade contemporânea — valorização do ter e do fazer, status, sucesso, poder, competição, consumismo desenfreado —  favorecem seu surgimento.

A ansiedade é um conjunto de sintomas relacionados a sentimentos de medo, tensão e perigo, acompanhado de sensações físicas desagradáveis, como, suor frio, falta de ar, coração disparado, boca seca, náusea, entre outros. Diante de situações novas, desconhecidas ou que representam um desafio para nós, sentir ansiedade é normal. Quem já não sentiu um frio na barriga antes de fazer uma prova, ou no primeiro dia de um trabalho novo?

Mas quando ela se torna muito acentuada e fora de controle, nos enchendo de preocupações que dificultam e paralisam nossa vida, é hora de buscar ajuda, pois, é nesta fase, que se instalam a depressão e as compulsões, formas que a nossa mente encontra de tentar lidar com a ansiedade que toma conta de nós.

A palavra de Deus nos adverte:

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:7

A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. Provérbios 12:25

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6

"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Mateus 6:25

Embora em muitas passagens da Bíblia tenhamos promessas da fidelidade, da provisão e da proteção de Deus, a tarefa mais difícil dos cristãos, a meu ver, consiste em seguir a ordem expressa nas três palavras "não andeis ansiosos".

A exortação de Deus "Não andeis ansiosos" não é um conselho amoroso, um desejo ou um pedido, mas uma ordem! Nela somos chamados a assumir a tarefa mais pesada dos cristãos.

De fato existem muitas coisas que podem nos preocupar. Problemas familiares: o que será dos nossos filhos? o que acontecerá se eu perder o emprego – o dinheiro ainda será suficiente para todos? Nos negócios: no último ano as coisas correram bem. Mas neste novo ano, será que venceremos todos os obstáculos? Outras preocupações: medo de câncer, medo de infarto, de qualquer outra doença ou de um acidente. Medo de alimentos que prejudicam a saúde, da morte repentina, da guerra, da inflação... Talvez sobre a prancheta com a lista das preocupações até existam coisas das quais poderíamos dizer: "Nesse caso, tenho razão em me preocupar". Todavia, simplesmente devemos concordar que esse procedimento é totalmente contrário à ordem de Deus: "Não andeis ansiosos de cousa alguma".

Deus quer que literalmente lancemos (joguemos a nossa ansiedade, nossa angústia, nossos medos, nossos problemas,) tudo pra Ele. Literalmente jogar pra Ele e não ficar pegando de volta.

Ele tem cuidado de vós. Percebam o tempo verbal: não é Ele cuidou, Ele cuida, ou Ele cuidará... é mais do que isso, é algo que começou no passado, continua no presente e continuará no futuro.

E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:15

4)  Ele nos leva a viver como escravos através do medo. , nem tenham medo. João 14:27

O que é medo? Sentimento de angústia, de apreensão em face de um perigo real ou imaginário. Não há nada de anormal em sentir medo, afinal ele nasce com as pessoas e ninguém está imune a este sentimento, contudo, o medo que há em nós não deve preencher as lacunas do nosso coração. O problema aparece quando somos paralisados pelo medo…

A nossa tendência natural é ter medo diante daquilo que desconhecemos, porém nós, como filhos amados de Deus, não devemos temer o futuro, pois Cristo deixa claro qual é o futuro que Ele tem preparado para nós.

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Isaías 41:10

Deus esta sempre a nos dizer: "não temas" , afinal Ele é nosso Deus, o Todo Poderoso, promete que nos fortalece, que nos ajuda e sustenta, e é totalmente fiel às Suas palavras; assim pede que não nos assombremos com as coisas deste mundo, pois Ele é o principio e o fim e tem o domínio sobre todas as coisas. Ele nos formou e nos escolheu, assim não irá nos rejeitar, e está conosco em todos os momentos, nos fará justiça, e com sua poderosa mão nos ajudará nesta passagem neste mundo tão cheio de influencias malignas, do qual já nos salvou por Cristo Jesus, que reina e vive para todo o sempre.

Deus pede que nos esforcemos, e tenhamos bom animo, sem temer o mal, e nem nos espantar com este mundo, porque Ele é conosco onde estivermos, pede que reunamos nossas forças e nos coloquemos de pé diante das dificuldades, porque Ele já providenciou os meios para que possamos vence-las,

-Josué 1:9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

-Josué 8:1 - ENTÃO disse o Senhor a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, e levanta-te, sobe a Ai; olha que te tenho dado na tua mão o rei de Ai e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.

-Josué 10:8 - E o Senhor disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir.

Temos que confiar e ver com os olhos espirituais que Deus já nos deu a vitória, temos que enfrentar a luta confiantes, pois Deus é conosco e vai a nossa frente preparando o caminho e nos fortalecendo, não temos que temer nenhum mal,

Você não esta só quando enfrenta suas dificuldades, seus problemas, Deus está com você, por isso não temas ,creia, confie e tenha fé no Deus vivo. É maravilhoso sabermos  que Deus está conosco e que Ele quer que não temamos, pois Ele está conosco, quando estamos enfrentando a realidade das dificuldades que surgem diante de nós , passando pelo deserto , Ele esta sempre ao nosso lado , mesmo que esqueçamos destas passagens Bíblicas NÃO TEMAS.

Mais maravilhoso ainda quando Deus coloca alguém em nossa vida para nós dizer para não temer, pois Ele esta conosco ou mesmo quando estamos abatido vem aquela mensagem  que Deus é com você.

Deus esta presente em todos os momentos de nossa vida, seja qual for a situação, crise, a dúvida que queira se instala na sua vida, creia que Deus tem resposta para tudo isso , você não esta só Ele esta com você e Ele tem maravilhas para tua vida.

 

Nenhum comentário: