2017/08/04

A nova vida em Cristo

Texto: Romanos 8.1-4

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,
porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.
Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1-4

Queridos irmãos na semana passada ao estudarmos o capítulo 7 de Romanos e vemos que Paulo desceu as regiões mais baixas do desespero Humano, quando chegou a uma dolorosa constatação e fez uma desesperadora pergunta: "desventurado homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? ".

É o clamor de um homem que vê duas forças antagonicas lutando em seu corpo, que é a vontade de Deus e a vontade da Carne. É o clamor de alguém que anseia em viver mais proximo de Deus em sanntidade.

Agora irmãos no capítulo 8 Paulo sobe as regiões mais altas da exultação e responde com confiança:         "agora, pois, já nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus " Romanos 8.1

No capítulo 7 Paulo irmãos, menciona o Espírito Santo apenas uma vez e isso indiretamente, aqui no capítulo 8 o espírito aparece 17 vezes e está no centro das atenções do apóstolo. No capítulo 7 o erro está no centro e o resultado é a morte, no capítulo 8 o Espírito Santo está no centro do resultado é a vida. 

Paulo inicia o capítulo 8 falando sobre atividade salvadora de Deus por nós. O homem não pode salvar a si mesmo. A lei, embora espiritual, santa, justa e boa, não pode justificar e nem salvá-lo. O papel da lei não é ser nosso salvador, mas ser o nosso pedagogo, que nos conduz ao Salvador.

A partir do verso 1 ao verso 4. Paulo nos mostra como Deus fez o que a lei não podia fazer. Sobre isso quero destacar 4 pontos importantes.

1) O fato glorioso 8.1

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1

Justificados por Deus por intermédio de Cristo, estamos livres da condenação. Ninguém nos pode acusar porque é Deus quem nos justifica. Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Romanos 8.33

Ninguém nos pode condenar, pois Cristo morreu, ressuscitou, está a destra de Deus intercede por nós. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.Romanos 8:34. O resultado disso é nenhuma condenação.

Essa nenhuma condenação se refere a libertação não apenas da culpa, mas também do poder escravizante do pecado, a palavra grega Katacrima que é traduzida por condenação, não significa provavelmente condenação, mas a  Punição que segue a sentença de condenação.      

 Desde que a lei foi cumprida e a justiça satisfeita, Deus nos declara inocentes, inculpáveis e salvos. Embora a santificação esteja presente em todo o capítulo 8 de Romanos, o seu ponto nevrálgicos é a garantia da salvação.  Paulo começa com "nenhuma condenação 8.1" e termina com " nenhuma separação " 8.39, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39. Em ambos os casos referindo-se aqueles que estão em Cristo Jesus

2) A explicação perfeito 8.2.

porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2

Na antiga ordem estávamos sujeitos a lei do pecado e da morte, e nesse tempo o fruto que colhíamos era a escravidão; mas agora estamos debaixo da lei do espírito tua vida e o resultado é a libertação. Se a ênfase do versículo 1 era nenhuma condenação, A ênfase do versículo dois é nenhuma escravidão.

 A velha escravidão da lei foi abolida; o espírito introduz os crentes numa nova relação como filhos de Deus, nascidos livres. O espírito é o doador da vida física e espiritual. É ele quem nos Vivifica, nos regenera e nos da o novo nascimento. É ele que nos comunica vida de Deus, que esculpi em nós o caráter de Cristo. A lei " do espírito de vida " é o poder do Espírito Santo agindo em nós para nos tornar livres do poder do pecado que conduz a morte.

3) A causa divina 8.3

Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne. Romanos 8:3

 O apóstolo Paulo trabalhar quatro pontos que merecem destaque.

A ) A impossibilidade da Lei 8.3a

Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne,

A lei estava impossibilitada de nos salvar porque estava enferma por causa da carne. A lei não podia justificar-nos nem santificar-nos. Ela podia condenar o picador, mas não podia anular o domínio do pecado. Não podíamos atender às demandas da lei, pois elas exigia de nós a perfeição, mas não nos dava poder para fazer o que era certo nem evitar o que era errado.

B) A intervenção divina 8.3b

Deus o fez, enviando seu próprio Filho

E o que a lei não podia fazer, Deus Fez. Ele enviou ao mundo seu próprio filho. Nossa salvação é o projeto eterno de Deus, o pai, realizada pelo Deus o filho, e aplicada pelo Deus Espírito Santo. Deus nos justifica por meio do seu filho e nos santifica pelo seu espírito. O plano da salvação é essencialmente trinitário, pois o meio da justificação proporcionado por Deus não é a lei, mas a graça e seu meio de santificação não é a lei mas o espírito.      

C) A encarnação de Cristo 8.3c.

à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado

 Cristo entrou no mundo em semelhança de carne pecaminosa no tocante ao pecado. Paulo escolheu cuidadosamente as palavras aqui, sobe a assistência do Espírito Santo. Se apenas tivesse dito que Deus enviou seu Filho em semelhança carne, estaríamos caindo na heresia do ceticismo, que defendia a tese de que a encarnação de Cristo era apenas aparente e não real. Se Paulo apenas tivesse dito que Deus enviou seu Filho em carne pecaminosa, estaríamos subscrevendo a heresia do gnosticismo, que afirmava que Jesus não podia ser Deus nem perfeito, uma vez que a matéria é essencialmente má. O que Paulo esta dizendo é que encarnação de Cristo irmãos é real. Cristo se fez carne, mas não se tornou pecador. Ele assumiu a sua carne mas não a nossa natureza pecadora. Ele tomou sobre si seu pecado, sem haner cometido pecado algum.

D) A condenação do pecado 8.3d.

E assim condenou o pecado na carne.

A conclusão de Paulo desbanca todos as vãs pretensões dos hereges. Deus condenou nossos pecados sobre Cristo na cruz.

Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Isaías 53.6

Cristo carregou em seu corpo, sobre o madeiro, nossos pecados. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. 1 Pedro 2:24

 Ele foi feito pecado por nós. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21

Portanto, os que estão unidos a Cristo, o poder do pecado foi destruído. O pecado tornou-se um poder derrotado, um tirando destronado.

1) O fato glorioso 8.1

2) A explicação perfeito 8.2.

3) A causa divina 8.3

4) O objetivo prático 8.4

a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:4

Quando Cristo morreu, morremos com ele. Quando cumpriu a lei cumprirmos a lei nele. Assim, a lei não foi ab-rogada, mas cumprida. Porque estávamos em Cristo, os preceitos da Lei se cumpriram em nós; porque estamos no espírito e não mais na carne, andamos no espírito, numa nova dimensão espiritual.

Esse versículo quatro irmãos é de grande valia para compreendermos a santidade cristã eu vou dar oque três razões

A) A santidade é o propósito supremo da Encarnação e da expiação de Cristo.

O propósito de Deus não era apenas justificarmos, livrar-nos da condenação da lei, mas também santificar-nos por meio da obediência aos mandamentos da lei.

B) A santidade consiste em cumprir a justa exigências da lei.

A lei moral não foi abolida para nós; não… ela deve ser cumprida em nós. Embora a obediência a lei não seja base da nossa justificação, ela é fruto da nossa justificação, e aí exatamente isso o que significa santificação. Estamos livres de guardar a lei enquanto ela constitui um meio para sermos aceitos por Deus, porém estamos obrigados a guarda-la enquanto ela constitui o caminho para santidade.      

C) A santidade é a obra do Espírito Santo.

A santidade queridos irmãos é o fruto da graça trinitária. É o pai envia seu Filho ao mundo e seu espírito ao nosso coração. Deus nos salvou para andarmos em novidade de vida. Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Romanos 6:4

Se você é um cristão, saiba que você foi salvo, mas essa salvação se dá não apenas em aspectos eternos como tembém, mas principalmente no que diz respeito ao seu dia a dia. O salvo tem uma nova vida, ele tem seu carater transformado, a sua postura muda em relação ao proximo, enfim é uma nova pessoa.

2 Co5.17-Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

É visível a mudança que Cristo faz na vida de uma pessoa que se rende a ele. Uma nova vida em Cristo significa uma troca de reino em nossas vidas! Ele é o Rei verdadeiro, somente ele pode te dar uma nova natureza, uma nova vida uma nova esperança!

Transformação radical. Ser uma nova criatura em Deus não implica numa mera reforma exterior. Apesar de o cristão ser distinto do mundo em sua maneira de ser e de agir, sua nova vida não está assentada apenas em regras comportamentais, sociais e religiosas. Mas na pedra de esquina que é Cristo Jesus, nosso Senhor e Rei (Ef 2.20).

Na verdade, aquele que "nasce de novo" sofre uma transformação radical de vida, começando pelo seu interior, abrangendo todo seu coração, desejo e vontade (At 2.37; Rm 5.5; 2 Co 7.2). Tal transformação é refletida nas esferas espiritual e social da vida do novo convertido (Mt 5.13.14).

Afim de frutificar para Deus. Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus. Romanos 7:4

João 15:16  "Eu vos designei para que vades e deis muito fruto e o vosso fruto permaneça".

Deus não espera que Cristãos apenas creiam, mas que mudem. Ser apenas a mesma árvore ou dar o mesmo tipo de frutos que davam anteriormente. Deus se importa com nossos frutos. Deixe-me repetir isso: Deus não espera que você apenas passe pela vida. Deus o criou como criatura única, Ele deu dons a VOCÊ, sim você, unicamente, e destinou a uma coisa: que vá e dê frutos. Veremos em breve como isto é feito, mas não se esqueça. Deus deu dons a cada um de seus filhos, do mais jovem ao mais idoso, do mais pobre ao mais rico, do analfabeto ao mais educado. Aqui está o que o Senhor disse, novamente em João 15:8

João 15:8 "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto;"

e João 15:1-2 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador... e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto."

O Pai se alegra quando seus filhos dão frutos. Veja que Ele tem o cuidado de podar, limpar aqueles que dão frutos para que deem mais frutos ainda! O Pai não quer que sejamos apenas ramos da videira... Ele que sejamos ramos que dão frutos ABUNDANTEMENTE, ramos que dão frutos em sua total potencialidade. Hoje muitos Cristãos estão sentados estagnados à margem, esperando alguém "atuar" para eles. Um "profissional", uma vez que eles não são "profissionais". 

Mas a vida do Cristão sem mudança, vida Cristã sem frutos é um oxímoro. E não quero dizer com isto que Cristãos entusiasmados, com zelo por Deus e Sua palavra não cometiam erros. Cometiam. Mas Cristãos apaixonados negaram o chamado das massas que dizem "siga o fluxo... basta ir à Igreja aos Domingos, sentar nos bancos, cantar hinos, ouvir sermões, então voltar para casa e esquecer tudo até o próximo Domingo." Cristãos apaixonados não se conformam. Eles não se contentam por menos. Eles olham para Deus e querem crescer em Deus. Eles querem estar cada vez mais perto Dele e de Seu Filho. Eles querem manifestar Cristo o máximo que eles puderem em suas vidas. Cristãos apaixonados têm paixão e visão por Cristo. E a novidade é que Deus quer que você seja um deles. Ele quer que você seja um CRISTÃO APAIXONADO, melhor dizendo, um Cristão com paixão por Deus, um Cristão fervoroso, não um Cristão morno (Apocalipse 3:15). Ser um ramo frutífero, dar flores e frutos em sua totalidade. Isto que é uma vida Cristã.

Fruto: O que é?

De maneira simples eu diria que fruto é a mudança de vida, uma vida centrada em Cristo, uma vida onde morremos para nós mesmos para que Cristo possa viver em nós. (Gálatas 2:19-20); uma vida que busca satisfazer Deus em vez de satisfazer as pessoas ou a si mesmo. Uma vida cujo tema central, foco e prioridade é Deus.

E cumprir o preceito da lei em nós. A fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:4

 

Nenhum comentário: