2017/08/04

NÃO DIVORCIE SEU CORAÇÃO DE DEUS

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23

Queridos irmãos acredito que nesta noite Deus quer falar com cada um de nós. Por isso fique atento a sua voz. Não se distraia, foque sua atenção naquilo que você vai ouvir essa noite. Amém!!!!

O tema pode lhe parecer um tanto quanto estranho, mas eu lhe garanto que ele é mais sugestivo do que parece. Divórcio e coração apesar de serem duas palavras distintas, juntas elas ganham um significado muito forte ainda mais nesses dias atuais. Juntas elas falam da existência de uma crise.

Muitos casamentos acabam, muitos casais divorciam-se, pois experimentaram uma crise em seus corações, crise esta que geraram um afastamento emocional de um para com o outro. Acredito queridos irmãos que a vida física, material é reflexo de nossa vida espiritual.

Todos nós podemos perceber o crescimento assustador de famílias não funcionais e de uma cultura ocidental que está em plena decadência, sem podermos perceber a onde vamos parar. Essa cultura que estamos inseridos prega e vive a doutrina do materialismo, do individualismo, do hedonismo, (prazer a qualquer custo), do relativismos ( não existe uma verdade absoluta, tudo é relativo)

Perdemos o equilíbrio, tudo isso tem gerando uma crise na alma do se humano. Uma vida equilibrada e saudável deve se ocupar de várias dimensões: do ambiente familiar, da alimentação, da vida social, das emoções, da alma. São as dimensões da alma, do "coração", que a Bíblia sugere que cuidemos atentamente: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda bem o teu coração. Porque dele procedem as saídas da vida." (Provérbios 4:23).

Coração, no sentido contemporâneo, é usado significando emoção, sentimento, paixão. O sentido bíblico era bem mais amplo – significava a alma, a vida interior, a profunda realidade espiritual. Daí a explicação: "porque dele procedem as saídas da vida". "Saídas da vida" é o mesmo que as decisões da vida, as atitudes da vida, o comportamento da vida. 

Essa crise da alma tem levado as pessoas, principalmente os cristãos a divorciarem seu coração de Deus, perdemos o gosto pela resplandecente Estrela da Manhã. Esquecem-nos que a resplandecente Estrela da Manhã nos fez também estrelas para brilhar no meio dessa geração depravada e corrompida.

para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo. Filipenses 2:15

Cedemos a mediocridade, somos estrelas, mas não brilhamos mais...

Queridos irmãos esse texto de provérbios quando diz que sobre tudo que devemos guardar, devemos guardar nossos corações, esta denunciando de maneira clara que as nossas maiores perdas não são externas e sim internas.

As pessoas estão se perdendo dentro de si mesmas, estão divorciando seu coração de Deus, daquilo que realmente é importante, daquilo que é essencial, daquilo que é tudo... algumas igrejas até mantem a aparência de vida através de muitas atividades e programas, mas não tem poder real do Espirito Santo manifestado em amor e relacionamentos profundos. Cada vez menos nos relacionamos bem, com Deus e com o próximo, tudo ficou descartável. Inclusive nossa relação com Deus...

Quero deixar pra você uma pergunta nesta noite. Qual é o estado do seu coração? (2x) você já se fez essa pergunta? É bem provável que não!!! Mas é necessário pararmos pra refletir sobre isso a tempo antes que perdemos o nosso coração...

A correria do dia a dia, do serviço, da faculdade, em meio aos trabalhos da igreja, existe uma voz que grita dentro de nós: "Alguma coisa está faltando no meio de tudo isto. Há algo a mais..." você tem sede? Escute o seu coração... realmente falta alguma coisa na nossa corrida frenética. Você deseja experimentar um amor maravilhoso, uma grande aventura. Você foi criado para algo além... e você sabe disso!!!

Essa voz é o Espirito Santo clamando em seu coração... ei eu estou aqui.... mas infelizmente abafamos essa voz de diversas formas: serviço, o trabalho, a correria, o medo, o racional tomando conta de nós, os cuidados desta vida.

A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. (Luc 8:14)

E abafando a voz do coração, divorciamos nossa vida interior da exterior, protegemo-nos mantendo distância das pessoas, de nós mesmos e de Deus, nos blindamos e essa separação é o caminho da morte.

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida."

Queridos perder o nosso coração é perder tudo. E essa perde descreve a maioria dos homens e mulheres de nossos dias, descreve a vida de muitos cristãos. Não são apenas o vício, a depressão, a dor emocional que nos levam a perda! Não!!!

A correria, o ativismo e a compulsão, que não nos deixam parar, ditam uma triste realidade para a maioria de nós, estamos vivendo apenas para sobreviver... esse é o sentimento de muitos, estão apenas sobrevivendo um dia após o outro, cansados, inquietos e vulneráveis...

Em João 10:10, Jesus disse: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." Ao contrário de um ladrão, o Senhor Jesus não vem por razões egoístas. Ele vem para dar, não para receber. Ele vem para que as pessoas tenham nEle uma vida significativa, intencional, alegre e eterna. Recebemos essa vida abundante no momento em que o aceitamos como o nosso Salvador.

Esta palavra "abundante" no grego é perisson, que significa "muito, muito bem, além da medida, mais, supérfluo, uma quantidade tão abundante que chega a ser mais do que era de se esperar ou antecipar." Em suma, Jesus nos promete uma vida muito melhor do que poderíamos imaginar, um conceito que lembra 1 Coríntios 2:9: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." O apóstolo Paulo nos diz que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós (Efésios 3:20).

Mas pastor porque isso não tem sido uma verdade em minha vida?

Talvez querido seja porque você tenha divorciado seu coração de Deus, deixando de ouvir seu coração. Desde cedo, a vida nos ensina que devemos ignorar nosso coração e não acreditar nele e ignorando-o, começamos levar uma vida dupla. Na externa, criamos uma identidade que a maioria das pessoas conhece, sem saber quem nós somos de verdade. Sob essa aparência vivemos da fonte de responsabilidades e obrigações "eu preciso fazer isso", eu tenho que fazer aquilo... e assim vamos vivendo debaixo da tirania do urgente, do agora, do já.

E fazemos isso com relação a nossa comunhão com Deus, substituímos ela por atividade por ele. E perdemos o romance sagrado. Se pararmos e voltarmos a ouvir com sensibilidade perceberíamos uma voz doce que nos chama a cada momento através do nosso coração a uma comunhão intima. Essa voz sussurra para nós através do vento, convida-nos por meio de risos de bons amigos, estende-se para nós pelo toque de alguém que nos ama, e até mesmo está presente em meio ao profundo sofrimento. Ela está lá nos chamando para algo a mais, para um romance sagrado.

Essa voz que nos chama desses lugares nada mais é do que Deus... mas infelizmente perdemos a habilidade de ouvir a voz dele quando perdemos contato com o nosso coração. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração...

A verdadeira história de cada um de nós não é a história que as pessoas vêem, a externa, pelo contrário a verdadeira história de cada um de nós é a jornada de nosso coração e é trágico para qualquer um de nós perder o contato com a vida do seu coração ou seja a vida interior e isso queridos irmãos fica mais triste ainda quando acontece com aqueles que conhecem a voz do bom pastor.

É por conta disso que muitos de nós perdemos o fogo do primeiro amor. Perdemos no turbilhão do serviço cristão e de tantas atividades que nos engoliram e passamos perder a paixão o romance sagrado. Começamos a sentir que a nossa fé é apenas uma série de problemas a serem resolvidos, ou princípios a serem dominados antes de podemos entrar na vida abundante que Jesus prometeu.

 Mudamos nossa vida espiritual para o mundo externo de atividades e descuidamos do essencial, do nosso mundo interior.

 Queridos irmãos guarde isso em seu coração acima de todas as coisas a vida cristã é um romance do coração, ela não pode ser administrada com passos e programas, não pode ser vivida exclusivamente como um código moral a ser seguido. Não!!!

 O que interessa para Deus é a nossa vida interior. Nosso coração é a chave para a vida cristã. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida."

Esse é o segredo de uma vida cristã apaixonada. Mas o mundo, o diabo diariamente manda mensagens através de flechas de desanimo, de perda, de abandono, de violação, de abuso, etc todas elas com a mesma mensagem... MATE O SEU CORAÇÃO!!! Divorcia-se dele, negligencie-o, fuja dele, esconda-se dele através de alguma anestesia... Essas flechas nos atingem nos lugares mais vitais de nosso coração. eu volto a perguntar queridos Qual é o estado do seu coração? (2x)

Guardar o coração não é uma obra pela qual os homens nos louvarão ou nos darão reconhecimento. É uma atividade secreta da alma, oculta para todos, exceto para Deus. Esta obra não nos proporcionará um título honroso de Doutor em Divindade, tampouco nos levará a alguma posição de prestígio acadêmico. Mas com certeza nos livrará do esfriamento espiritual.

Vigiar nossa alma (coração) significa, como o Senhor Jesus nos mostra, manter vigilância firme e intensa sobre o nosso senso de obrigação para com Deus. Significa colocar a vontade de Deus em primeiro lugar em todas as nossas atitudes. Significa preferir o caminho do dever, em vez do caminho do prazer. Significa odiar todas as influências e todas as sugestões que podem enfraquecer nossa dedicação à vontade de Deus ou enfraquecer nossa resolução cristã de colocar a glória de Deus à frente de todas as outras considerações.

Visto que temos um coração corrupto, é possível abandonarmos o "primeiro amor" como aconteceu com os irmãos de Éfeso. Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Apocalipse 2:4

 Quer seja por mau exemplo, quer seja por engano, quer seja apenas por causa de enfraquecimento da determinação, o crente pode aprender a abaixar o padrão de sua obediência. Aquilo que em sua alma começou como ouro se tornou prata no decorrer dos anos; depois, bronze, e, por fim, é apenas ferro ou ferrugem.

Outrora, ele vivia; agora, porém, tem apenas nome de que vive....Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Apocalipse 3:1

 Sua prata agora é escória, e seu vinho está misturado com água. Isto não acontece em sua totalidade com o verdadeiro crente, mas a sua vida cristã pode em certa medida tornar-se assim. O que causou isso? Ele negligenciou a sua alma, o seu coração

Quando uma casa sofre um afundamento, toda a sua estrutura é afetada. De modo semelhante, quando um crente negligencia sua alma, todos os aspectos de sua vida espiritual entram em declínio visível. Antes, esse crente acreditava na infalibilidade da Bíblia; agora, ele ri disso, reputando-o uma paixão da juventude. Antes, ele se levantava bem cedo, pela manhã, para orar e preparar seu coração para o novo dia; agora, ele pula da cama, tendo raros minutos para orar e meditar. Antes, ele tinha seu lugar na igreja e nunca chegava atrasado; agora, ele se arrasta até à igreja e nunca chega na hora. O que causou isso? Ele negligenciou a sua alma, o seu coração

À medida que a fogueira se apaga em uma floresta, as feras se aproximam furtivamente. De modo semelhante, à medida que o crente negligencia sua alma, os pecados de seu íntimo começam a enfrentá-lo, com maior perigo. Velhos pecados voltam a persegui-lo.

Concupiscências da juventude, que o crente julgava mortas, ressurgem com novo vigor. Torpor incapacitante e estranha languidez tornam quase impossível ao crente outrora ativo repelir seus ini­migos espirituais. O seu testemunho definha. Sua adoração esfria. Seu amor pela comunhão diminui. Tal crente inventa desculpas para a sua ausência na companhia dos santos. Ele é apenas uma imagem pálida do homem que era. O que causou isso? ? Ele negligenciou a sua alma, o seu coração

Parece estranho, mas a negligência da alma é algo que freqüentemente ocorre com o homem maduro e não com o jovem. Foi em sua maturidade, e não em sua juventude, que Noé foi vencido pelo vinho.

Foi em sua maturidade, e não em sua juventude, que Davi contemplou a Bate-Seba com consequências trágicas.

Foi em sua maturidade que Salomão multiplicou o número de suas esposas e manchou sua boa reputação, por tolerar as divindades de tais esposas.

Foi em sua maturidade, e não em sua juventude, que Ezequias mostrou seus tesouros aos embaixadores estrangeiros. Estas coisas foram escritas para o nosso ensino.

Existem armadilhas e ciladas para o crente velho, assim como existem para o crente novo. Talvez devido ao fato de imaginar que já passou da zona de perigo o crente velho acredita que pode aliviar sua vigilância. Grande parte dos conflitos de sua peregrinação ficou para trás. Ele está quase contemplando a praia de ouro. Mas o peregrino veterano tem de lutar até ao fim. Relaxar pode equivaler a manchar sua boa reputação e perder uma parte de sua grande recompensa.

A Palavra de Deus nos apresenta o caminho de restauração da negligência da alma: "Sê, pois, zeloso e arrepende-te" (Ap 3.19)

Nenhum comentário: