2017/08/04

Que amor é esse

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Boa noite irmãos graça e paz...

Talvez esse seja o versículo mais conhecido por todos os cristãos no mundo inteiro, ao ponto de até as criancinhas recita-lo decor.

ILUSTRAÇÃO FUMANDO A BÍBLIA - Um evangelista estava vendendo exemplares do Novo Testamento em certa região do Zimbábue, na África. Um dos que passavam, de forma hostil, lhe disse: - "Se você me der esse livro, vou enrolar as páginas dele e usa-las para fazer os meus cigarros". O evangelista, então, respondeu com muita sabedoria: -"Está bem, mas pelo menos prometa-me que você irá ler cada uma das páginas do livro antes de fuma-la".

 O homem achou engraçado mas concordou. O cristão lhe deu o Novo Testamento e se foi. Anos depois, Gaylord Kambarani, Secretário Geral da Sociedade Bíblica do Zimbabue, foi participar de uma convenção da Igreja Metodista daquele país.

Sentado no auditório, ficou muito surpreso quando o orador apontou para ele lá da frente e disse: "Este homem não se lembra de mim, mas quinze anos atrás ele tentou vender-me um Novo Testamento. Como eu não quis compra-lo, ele me deu de presente - apesar de eu lhe ter dito que iria usar as páginas para fazer cigarros. A verdade é que eu fumei Mateus, Marcos, Lucas, mas quando cheguei a Joao 3.16, não consegui fumar mais: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3.16).  Minha vida se transformou naquele momento.

Hoje esse homem é um evangelista de tempo integral. Dedica toda a sua vida a mostrar aos outros o caminho da salvação que ele encontrou na Palavra de Deus.

É um texto poderoso, lindo e ao que me parece ganha um contorno colorido diante da mesa do Senhor. Pois aqui na mesa vemos o desfecho desse amor, a pratica na sua mais pura verdade.

É aqui nesta mesa que eu consigo realmente entender "o tanto amou" desse texto de João, que amor abnegado, que amor renunciador, que amor sobrenatural... de todos as religiões que existe na face da terra essa é a única onde o Deus poderoso e soberano, se doa por completo.

O texto diz: "porque Deus amou" se tem uma verdade que eu quero que fique gravada em seu coração querido irmão é está: Deus te ama!!! Ele te amou, Ele te ama, Ele sempre te amará. Guarde isso em seu coração. Essa é uma verdade imutável...e nada e ninguém pode mudar isso, o diabo não pode mudar isso, as circunstâncias não podem mudar isso, as suas falhas não podem mudar isso... em sua palavra Deus deixa claro esse amor por mim e por você.

Deus amou o mundo" o que será que ele viu nesse mundo? Especialmente quando o vemos derramado sobre um mundo perdido, arruinado, culpado. O que havia no mundo para que Deus o amasse dessa maneira? Não havia nada amável nele. Nenhuma flor perfumada crescia neste árido deserto. Inimizade contra Ele, ódio pela Sua verdade, desprezo pela Sua lei, rebelião contra Seus mandamentos; esses eram os espinhos e sarças que cobriam a terra baldia; nenhuma coisa desejável florescia ali. O que impulsionou a ama-lo?

Eu respondo de todo o meu coração... Ele te viu, ele me viu, e isso foi o bastante para ele nos salvar. Deus deu o primeiro passo em direção a nós, foi ele que veio ao nosso encontro. Nós amamos porque ele nos amou primeiro.  1 João 4:19

Esta deve sempre ser uma verdade clara e sublime: que nós O amamos por nenhuma outra razão além da que Ele nos amou primeiro. Nosso amor por Ele é a "conseqüência justa" de Seu amor por nós.

Essa é uma verdade que satanás luta para destruir na mente e no coração do homem, ele quer que acreditamos que somos obra do acaso, que nosso nascimento não foi desejado, que somos frutos de um pecado... que não somos dignos do amor de Deus... mentiras e mais mentiras é só isso que ele consegue produzir.

Infelizmente muitas pessoas estão carentes de serem amadas, muitas estão carentes de sentir esse amor de Deus e por conta disso procuram afogar suas carências nos vícios, nas pessoas, em viagens, na comida, naquilo que é efêmero passageiro... e o fazem por se sentirem sozinhas, abandonadas, mau amadas. E sofrem porque desconhecem a Palavra de Deus, pois ela afirma que somos vitoriosos em seu amor.

Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37

Querido irmão(a) saia daqui nessa noite com essa verdade pulsando em seu coração, não importa os que as pessoas disseram a teu respeito, não importa o que a pessoas deixaram de dizer pra você, o importante é saber que Deus te ama e te da consolo e esperança.

Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, 2 Tessalonicenses 2:16

Seu amor por nós é eterno e incondicional. Deus não nos amou por causa dos nossos méritos, mas apesar de nós. A causa do amor de Deus não está em nós, mas nele mesmo: " Não há nada que você possa fazer para Deus te amar mais; e não há nada que você possa fazer para Deus te amar menos". (Philip Yancey)

Assim como o nosso planeta não existe luz própria, a não ser aquela que vem do sol; assim no coração do homem não existe amor verdadeiro por Jesus, a não ser aquele que vem do próprio Senhor Jesus. Todo nosso amor por Deus precisa brotar da fonte transbordante do Seu infinitivo amor. A causa do nosso amor está nEle mesmo.

Uma verdade importante é que a bíblia não diz apenas que Deus nos ama, e isso ela faz muitas vezes, mas cada vez que as Escrituras dizem que Deus nos ama, também demonstra aquele amor. O amor de Deus é mais do que emoção e intenção. O amor de Deus é demonstração. Deus nos amou tanto que ele não disse apenas, "Eu te amo".

Deus demonstrou seu amor por enviar e sacrificar seu Filho para nos dar Seu amor incomparável! Não precisamos nunca duvidar que Deus diz o que quer dizer. Ele cumpre Suas promessas com ações.

Deus amou as pessoas de todos os tempos, de todas as raças, de todos os lugares, de todas as classes e de todos os credos. Deus nos amou antes de nascermos. Amou não aqueles que o amavam, mas amou-nos quando éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos. Amou-nos não porque correspondíamos ao seu amor, mas amou-nos apesar de nossa rebeldia. Deus amou o mundo que está distante dele! Até aqueles que se chamam de ateus, que não acreditam em Deus.

Amor doador... deu o seu Filho Unigênito

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito." Os homens que amam muito estão prontos a dar muito, e usualmente podem medir a verdade deste amor através de seus sacrifícios e renúncias. Esse amor que não guarda nada para si, mas se esgota em ajudar e abençoar o seu objeto, e o verdadeiro amor, e não apenas um amor de nome.

Pense na sagrada Pessoa que foi dada pelo Pai para demonstrar Seu amor para com os homens. Tratava-se do Seu unigênito Filho: Seu Filho amado, em quem tinha Sua complacência. Nenhum de nós teve um filho assim para dá-lo. Nossos filhos são filhos de homens; o dEle era Filho de Deus.

O Pai deu parte de Si mesmo, Ele que era Um com Ele. Quando o grandioso Deus deu a Seu Filho estava dando a Si próprio, pois Jesus, em sua natureza eterna não é menos que Deus. Quando Deus deu a Deus por nossa causa, estava se dando a Si mesmo.  Quem pode medir este amor?

Vocês que são pais, julguem o quanto amam a seus filhos: poderiam entregá-los à morte por causa de seus inimigos? Vocês que têm um filho único, julguem quão entrelaçados estão seus corações ao seu primogênito, ao seu unigênito filho. Não houve uma maior prova do amor de Abraão a Deus do que quando não vacilou em entregar-Lhe seu filho, seu único filho, seu Isaque amado; e certamente não pode haver uma maior manifestação de amor que a do Eterno Pai, ao entregar o Seu unigênito Filho à morte por nós.

Nenhum ser vivente está disposto a perder a sua prole; o homem sofre uma dor muito aguda quando perde um filho. Acaso Deus não o sofre ainda mais?

Há uma história que fala do carinho de uns certos pais para com seus filhos. A história relata que houve fome na terra, e que um pai e uma mãe se viram sem absolutamente nada para comer, e a única possibilidade de preservar a vida da família seria vender um dos filhos para que fosse escravo. Então os pais consideraram o assunto. O tormento de fome se tornou intolerável, e as súplicas de seus filhos pedindo pão puxavam dolorosamente as cordas de seus corações de tal maneira, que tiveram que retomar seriamente a idéia de vender a um deles, para salvar a vida de todos os demais. Tinham quatro filhos. Qual deles deveria ser vendido? Certamente não devia ser o maior: como poderiam desfazer-se de seu primogênito? O segundo, era tão parecido com seu pai que parecia uma miniatura dele, e a mãe disse que ela nunca se separaria dele. O terceiro era tão singularmente como sua mãe que o pai disse que preferiria morrer antes que este querido filho se convertesse em um escravo; e com relação ao quarto filho, ele era o Benjamim, seu caçula, seu amado filho, e não podiam separar-se dele. Finalmente concluíram que seria melhor morrerem todos juntos para não terem que separar-se voluntariamente de algum de seus filhos.

Vocês não simpatizam com esses pais? Vejo que simpatizam sim. Contudo, Deus nos amou de tal maneira que, para dizê-lo com muita ênfase, pareceria que nos amou mais que a Seu único Filho e não livrou a Ele, para perdoar-nos. Deus permitiu que entre todos os homens, Seu filho perecesse "para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha vida eterna."

Vida eterna

Se desejarem ver o amor de Deus neste grande procedimento, devem considerar como Ele deu a Seu Filho.

Ele não entregou a Seu Filho, como tu poderias fazer, a alguma profissão que teria como consequência desfrutar de sua companhia; senão que mandou o Seu Filho ao exílio entre os homens. O enviou à terra naquele presépio, unido em uma perfeita humanidade, que no princípio estava contida na forma de uma criança. Ali dormia, onde se alimentava um boi com longos chifres!

O Senhor Deus enviou o herdeiro de todas as coisas para que trabalhasse na oficina de um carpinteiro: martelando pregos, usando o serrote, empunhando o pincel. O enviou no meio de  escribas e fariseus, cujos olhos astutos O vigiavam e cujas línguas ferinas O açoitavam com calúnias vis.

 O enviou para a terra a fim de que passasse fome e sede, em meio a uma pobreza tão terrível que não tinha um lugar onde apoiar Sua cabeça. O enviou à terra para que O açoitassem e O coroassem de espinhos, e batessem nEle e O esbofeteassem. No fim, O entregou à morte: a morte de um criminoso, a morte do crucificado.

Contemplem essa cruz e vejam a angústia de Quem morre nela, e observem de que maneira o Pai O entregou e escondeu Seu rosto dEle, e pareceria que Ele não O reconhece! "Lamá Sabactâni" nos revela de que forma tão completa Deus entregou a Seu Filho para resgatar as almas dos pecadores. O entregou para que fosse feito maldição por nós; O entregou para que morresse "o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus". E nos dar a vida eterna...Nisto se demonstra o amor: um amor que muitas águas não podem apagar: amor eterno, inconcebível, infinito!

Esse texto de João finaliza com o propósito desse amor imensurável O PLANO DE SALVAÇÃO. Ele o expressou assim: "para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna." 

O caminho da salvação é extremamente simples de entender, e extremamente fácil de praticar, tão logo o coração seja levado a querer e a obedecer. O método do pacto da graça dista tanto do método do pacto de obras como a luz dista das trevas.

Não se diz que Deus deu Seu Filho a todos aqueles que guardam Sua lei, pois não podemos guardá-la e, portanto, o dom não estaria disponível para nenhum de nós.

Nem tampouco se diz que Ele deu Seu Filho a todos aqueles que experimentam um desespero terrível e um remorso amargo, porque isso não é sentido por muitos que, no entanto formam o próprio povo do Senhor.

Mas o grandioso Deus deu a Seu Filho para que "todo aquele que nele crê" não pereça. A fé, sem importar quão fraca seja, salva a alma. A confiança em Cristo é o caminho seguro da felicidade eterna.

Agora, que significa crer em Jesus?

É, em primeiro lugar, que vocês concordem firmemente e de coração com esta verdade: que Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, para que se pusesse no lugar dos homens culpados, e que Deus derramou nEle todas as nossas iniquidades, para que Ele recebesse o castigo merecido por nossas transgressões, havendo sido feito maldição por nossa causa. Devemos crer de todo coração na Escritura que diz: "o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e por suas pisaduras fomos sarados."

Peço-lhes que concordem com a grandiosa doutrina da substituição, que é a medula do Evangelho. Oh, que o Espírito Santo os leve a entender de todo coração essa doutrina de imediato; pois sendo tão maravilhosa, é um fato que Deus estava reconciliando o mundo Consigo mesmo em Cristo, não lhes imputando seus pecados.

Oh, desejo que vocês possam sentir a alegria de que isto é verdade, e possam estar agradecidos que um fato tão bendito seja revelado pelo próprio Deus. Creiam que o sacrifício substitutivo do Filho de Deus é certo; não coloquem objeções ao plano, não questionem sua validade ou sua eficácia, como muitas pessoas fazem. Ai, eles pisoteiam o grandioso sacrifício de Deus.

Este é o ponto central da fé: concordar de coração com o fato de que Jesus foi entregue para que sofresse em nosso lugar, estar de acordo com toda nossa alma com esta forma de salvação.

Em segundo lugar aceites isto para ti mesmo.  Entregue seu coração a Jesus. Faça uma decisão por ele essa noite.

No pecado de Adão, você não pecou pessoalmente, porque ainda não existias; contudo você caíu; e não podes te queixar disso agora, pois voluntariamente endossou e adotou o pecado de Adão, ao cometer transgressões pessoais.

Puseste tuas mãos, por assim dizer, sobre o pecado de Adão, e te apropriaste dele, ao cometer pecados pessoais e reais. Assim, pereceste pelo pecado de outro, que você adotou e endossou; e da mesma maneira deves ser salvo pela justiça de outro, justiça esta que deves aceitar e apropriar-te dela. Jesus ofereceu uma expiação, e a expiação se converte em tua quando a aceitas e põe tua confiança nEle. Apelo...

O amor Deus por você culmina em sua salvação...

 

Nenhum comentário: