2017/08/04

Oração não é só na igreja

Orem continuamente. 1 Tessalonicenses 5:17


Boa noite queridos irmãos...

Queridos essa noite quero dar uma pastoral sobre oração. Mais do que nunca precisamos da oração. Ainda mais neste tempo de crise que estamos vivendo. Crise financeira, crise familiar, crise politica, crise religiosa. Mas muito mais que isso acredito que Deus está nos levando a busca-lo mais.

Acredito que estamos vivendo um tempo diferente em nossa comunidade. Um tempo onde Deus tem encontrado corações sedentos por receber mais dEle. Um tempo onde experimentaremos um frescor novo, uma alegria nova, um mover novo.

O meu coração clama por um avivamento em nosso meio, quando falo isso não estou me referindo ao conceito de avivamento que muitas igrejas pentecostais tem, que se resume em dons de línguas e cai cai não... estou falando de algo mais profundo, mais impactante, mais tremendo.

Avivamento é quando o Espírito Santo renova, reaviva e desperta a igreja sonolenta, abatida e corrompida pelo pecado. É revitalização onde já existiu vida. Ou, como disse Robert Coleman, é "o retorno de algo à sua verdadeira natureza e propósito".

Quando falo de avivamento falo de um agir poderoso do Espirito Santo de Deus em nosso meio, libertando as pessoas de seus pecados, estou falando de uma ação espiritual da parte de Deus que traz cura para as emoções, para o intelecto. Uma ação divina que faz com que o povo abandone o pecado e se jogue quebrantados aos pés de Jesus.

O avivamento ao qual clamo é o despertamento de nossa comunidade para a oração e leitura da palavra de Deus, é o espalhar entre outros as boas novas isso é avivamento. Todo avivamento espiritual promovido por Deus, tem o objetivo final de transformar a sociedade não-cristã.

Isto acontece porque, além da atuação soberana do Espírito Santo no mundo, na igreja passa a existir uma conscientização profunda de sua missão; isto é, a missão integral de servir o mundo evangelística e socialmente. No avivamento a igreja vive a missão para a qual foi chamada.

Houve muitos desses avivamentos espalhados pelo mundo afora.

Jonathan Edwards (1703-1758), com sua simplicidade de vida e muita oração, exerceu grande impacto sobre as pessoas. George Whitefield (1714-1770) foi outro grande avivalista desse período. O resultado do trabalho desses homens foi milhares de conversões e o nascimento de muitas igrejas. Na Nova Inglaterra (EUA), numa população de 300 mil pessoas, houve entre 30 e 40 mil conversões. Houve fortalecimento moral nos lares, fundação de cursos teológicos e de obras sociais.

Já na Europa, várias ondas de grandes avivamentos começaram após a metade do século XVII. Em 1670, na Alemanha, o pastor Philip Spener organizou reuniões para estudo bíblico e oração nas casas. Surgiram obras sociais e um novo vigor espiritual veio sobre a igreja luterana. Fundaram-se muitos campos missionários.

O avivamento dos Morávios iniciou-se em 1727. Começaram a buscar ao Senhor em oração e, de repente, houve um derramar do Espírito sobre a igreja. Havia choro, quebrantamento e manifestações até entre crianças. Os morávios iniciaram um ministério de oração contínua que durou mais de 100 anos, 24 horas de oração diária e ininterrupta.

Na Inglaterra, João Wesley foi o instrumento de Deus para mudar a história da igreja. Homem de oração deu ênfase ao estudo bíblico. Opôs-se ao álcool, à guerra, à escravidão. Houve muitas conversões.

 Já no século XIX alguns homens foram instrumentos de Deus para liderar grandes avivamentos:

Charles G. Finney foi poderoso na Palavra, na oração e no testemunho. Viveu nos Estados Unidos. Sob a influência de sua pregação, igrejas foram renovadas, nasceram novas comunidades, pessoas deixaram vícios, etc.

Charles H. Spurgeon (1834-1892) foi professor de crianças na EBD e viu muitos pais se converterem com o testemunho dos filhos. Spurgeon foi poderoso na pregação. Sinais e prodígios eram comuns em suas reuniões. Esse avivamento iniciou-se na Inglaterra e alcançou outros países.

Dwight L. Moody viveu de 1837 a 1899, nos Estados Unidos da América. Calcula-se que cerca de 500 mil pessoas entregaram-se a Cristo por seu intermédio. Dedicou-se a EBD. Começou com 12 crianças e, em poucos anos, esse número chegou a 12 mil.

John Knox Ele foi um homem de oração, um ativo homem de oração. Vejamos amados aqui um exemplo de como ele orava:

 "Oh, Senhor, dá-me a Escócia, ou eu morro!" Depois de algum silêncio, clamava outra vez: "Oh Senhor, dá-me a Escócia, ou eu morro!" Outra vez um profundo silêncio. Então, mais uma vez o clamor, com um sentimento mais profundo: "Oh Senhor, dá-me a Escócia, ou eu morro!" E Deus lhe deu a Escócia.

É tradicional a referência ao efeito da sua pregação sobre Maria, rainha dos escoceses. Ele podia fazê- la chorar; não sob convicção, e sim de raiva. Ela o temia; ela dizia que tinha mais medo das suas orações e da sua pregação do que de muitos regimentos de soldados ingleses."

Agora meus irmãos para que isso acontecesse um preço teve que ser pago. Nenhum avivamento ou despertamento espiritual aconteceu por acaso. Todos os avivamentos que se houve falar foram precedidos por oração e derramamento do coração diante de Deus.

A oração queridos irmãos é o cerne de um relacionamento de sucesso com Deus. Se você de fato espera crescer em sua intimidade com Deus, em ouvir sua voz em cumprir com o propósito para qual foi criado isso só acontecerá por meio e através da oração. É por isso que a oração é crucial em todas as áreas da vida de um crente.

Por isso queridos irmãos posso falar com convicção que se sua vida de oração é inconstante e fraca, assim será seu relacionamento com Deus. A fragilidade de nossa relação com Deus esta diretamente ligada a maneiro com que encaramos a nossa vida de oração.

 E embora sejamos pessoas que realmente amamos a Jesus, a vida de oração de muitos de nós tem sido um verdadeiro fracasso e colecionamos inúmeras e amargas derrotas nessa área e por conta disso muitos de nós tragicamente não temos idéia do que realmente constitui uma vida e oração eficaz.

Precisamos mudar isso meus queridos irmãos. Chega de patinarmos nesta questão, mas para isso precisamos primeiramente lançar fora de nosso entendimento um conceito errado de oração. Por conta da influencia maligna e mundana muitos de nós enxergamos a oração apenas como um meio de ter nossas necessidades supridas, ou seja, é o meio pelo qual obtemos coisas de Deus... não!!!!

Oração é o meio principal pelo qual nos aproximamos de Deus para conhecê-lo, adorá-lo e o meio pelo qual temos experiência com Cristo e somos transformados por ele. É através da oração que Deus purifica cada um do seu povo e edifica sua igreja.

Infelizmente muitos cristãos agem como que o propósito da oração fosse ajustar a vontade de Deus a nossa vontade quando a verdade é totalmente contraria. Oração é ajustar a nossa vontade a vontade de Deus...

Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. 1 João 5:14,15

O objetivo principal da oração é aproximarmos dele. E Ele espera que cada um de nós desenvolva diariamente esse relacionamento com Ele. Quando você fizer isso, orar nessa perspectiva de relacionamento, você vai perceber alguns resultados importantes:

1)     Intimidade: Seu relacionamento com ele se tornará muito mais real e pessoal. Essa é a prioridade da vida do crente. Conhecer a Deus e amá-lo.

Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3:3

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Mateus 22:37

O que Deus mais quer é ter um relacionamento intimo com cada um de seus filhos e isso só pode acontecer queridos irmãos se gastarmos tempo significativo com Ele em oração.

2)     Santidade: Através da oração você experimentará uma santificação cada vez maior. Deus encherá você radicalmente com Sua própria pureza e Seu caráter.

O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará. Levítico 6:13

3)     Ouvir a Deus: sua capacidade de ouvir a voz de Deus será aumentada drasticamente.

Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, Jeremias 29:13,14

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10:27

Quando buscamos consistentemente a face de Deus, nós o encontramos e saberemos a discernir a sua voz, mas isso só acontecerá depois de muito tempo gasto em oração.

4)     Poder: o poder espiritual de sua vida e ministério aumentarão significativamente. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1:8

Onde há pouca oração há pouco poder o contrario também é verdadeiro muita oração muito poder. Infelizmente temos feito muito, trabalhado e se cansado muito, mas orando pouco. Invertemos totalmente a pratica e a prioridade da igreja primitiva. Nossos irmãos oravam muito mais do que qualquer outra coisa e consequentemente cresciam mais rápidos e evangelizaram o seu mundo. A oração nos dá autoridade sobre o mundo não físico, as leis da natureza e do mundo são envergadas pela oração...

Além disso, nos é dado poder através da oração para resistir as provações, tentações e ataques espirituais.

Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. 2 Coríntios 10:3,4

A oração é a principal maneira de vestir a armadura de Deus. É a maneira essencial para lutar as batalhas espirituais. Quando a nossa vida de oração é fraca as nossas defesas espirituais baixam. Quanto mais consistente na oração nós formos, maior será a nossa capacidade de vencer o mundo, a carne e o diabo.

5)       Orações respondidas:  você experimentará um aumento drástico nas respostas de oração.

Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. João 15:7

Quanto mais buscamos a Deus em oração, mais nos submetemos a Ele e nossas orações se tornam eficazes e poderosas e notaremos muito mais respostas positivas.

 Queridos esses são apenas alguns dos benefícios da oração. Sem duvida uma vida poderosa de oração revolucionará seu relacionamento com Deus. Deus quer se revelar a você, ele deseja muito isso, mas para que isso aconteça é necessário que você entenda que é preciso que você vá além dos 3 ou 4 minutos na devoção diária!!!

Não se contente com uma caminhada superficial, quando Deus salvou você Ele o fez om o intuito de que você experimente toda a plenitude de sua presença diariamente. E você nunca experimentará um despertamento em sua vida espiritual e em sua igreja e geração se não houver um comprometimento sério de oração.

Por isso saia daqui essa noite com uma forte decisão de mudar sua vida de oração e não aceitar a superficialidade, mas lutar por uma vida poderosa de oração.

Com isso quero apresentar 2 fundamentos básicos de uma vida poderosa de oração.

1)     Você precisa ver o tempo de oração diária como um relacionamento com Deus e não como um dever ou uma disciplina.

Queridos essa seja talvez o maior problema dos cristãos, eles veem a oração como uma disciplina e não como um momento de intimidade com Deus. Os fariseus não entendiam isso, gastavam muito tempo em orações regulares e jejuando, porém eles não tinham um relacionamento pessoal com Deus, era apenas cumprimento de ritos litúrgicos.

Quando nós vamos pra Deus em oração com esse coração e entendimento, o momento de oração fica pesado, não sentimos prazer, a gente não vê a hora de cumprir essa disciplina. Torna-se algo enfadonho e chato.

Queridos saia daqui essa noite com esse entendimento que o momento de oração é um momento de intimidade, é o momento em que você e seu pai o criador vão passar um tempo junto. É isso que Deus quer irmãos de nós.

 É incrível como nós colocamos tanta ênfase em servir a Deus e trabalhar para Ele quando tudo o que ele quer é o nosso sincero amor. O apostolo Paulo nos fala em sua carta aos Coríntios que sacrifício e serviço não têm significado se não forem motivados por um relacionamento de amor.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. 1 Coríntios 13:1-3

Queridos irmãos como você acha que Deus se sente quando você separa muito pouco ou nenhum tempo para estar a sós com Ele? Que mensagem você passa para Deus quando diz: "é tão difícil para mim fazer tempo para orar e ler a Bíblia?

Quando você faz tais afirmações, está dizendo em alto e bom som: "Deus eu não te amo e não quero gastar tempo como Senhor" Isso diz a Deus que você não está comprometido em desenvolver seu relacionamento pessoal com Ele. Essa é a realidade nua e crua irmãos...

Oração é relacionamento, é intimidade, é comunhão, e Jesus está dizendo claramente está noite a cada um de nós que a nossa prioridade é gastar tempo com Ele, não em forma de um rito religioso ou exigência legalista, mas através de um relacionamento amoroso diário.

2)  Você deve fazer um compromisso absoluto (inegociável) de gastar tempo consistente e significativo a sós com Deus em oração ininterrupta.

O maior obstáculo queridos irmãos para a espiritualidade moderna é a correria do dia a dia, muitos cristãos compraram a ideia de que no frenesi do dia a dia 3 ou 4 minutos de oração por dia é uma vida poderosa de oração. Essa é a mais trágica mentira de nossos dias.

 Se nós observarmos as práticas de oração de Jesus e dos crentes do Novo Testamento, fica claro que eles gastavam tempo a sós em fervente oração regularmente.

Breves e inconsistentes períodos de oração nunca produzem crentes cheios do Espirito Santo e nunca trará um grande despertamento Espiritual. O crente de hoje criaram um "deus" de conveniências e facilidade e querem dar breves minutos a ele tentando encaixa-lo em nossas rotinas cheias de compromissos, isso se for conveniente é claro!!!

Queridos a palavra de Deus é clara Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre será... ele não mudou suas exigências, por isso nenhum crente pode desenvolver uma vida poderosa de oração bíblica sem gastar regularmente muito tempo com Deus. Essa exigência é um principio espiritual imutável.

Você deve fazer um COMPROMISSO ABSOLUTO (INEGOCIÁVEL) de gastar tempo consistente e significativo a sós com Deus em oração ininterrupta.

É por isso que se deve ter um compromisso absoluto, ou seja, a oração deve ser prioridade principal para qual você cuidadosamente separa tempo. Você se planeje para esse tempo e toma alguns cuidados para protegê-lo. Porque você deve protegê-lo?

Primeiro porque satanás teme a oração e ele lutará contra para que você desista. Segundo a nossa carne também se levantará contra a oração, ela resiste, ela grita.

Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Romanos 7:18

A atmosfera demoníaca de nosso planeta resiste quando ao santo que hora. Nossos corpos físicos e nossas paixões terrenas resistem á pratica de oração fervorosa.

Em terceiro o mundo em que vivemos nos orienta a fazermos e não sermos, a ênfase do mundo é colocar a nossa confiança na estratégia, nos métodos, e pouca ênfase na oração. Nosso compromisso deve ser absoluto para não irmos na onda os outros.

Você deve fazer um compromisso absoluto (inegociável) de Gastar TEMPO CONSISTENTE E SIGNIFICATIVO a sós com Deus em oração ininterrupta.

Precisamos ter um tempo diário com Deus, este é o padrão bíblico. Claro que devemos cuidar para não cair no legalismo por isso esse tempo diário deve ser um encontro um relacionamento e não apenas uma disciplina. Significativo refere-se ao tempo na presença de Deus isso cada um de nós deve estipular com certeza não é 5 minutos. Ninguém desenvolve uma vida poderosa de oração dispondo só de 5 minutos diário. Uma sugestão pessoal seria de 30 minutos.

Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus. Lc 6.12

Você deve fazer um compromisso absoluto (inegociável) de gastar tempo consistente e significativo a SÓS COM DEUS EM ORAÇÃO ININTERRUPTA.

Além dos momentos de orção em pensamentos indo para o trabalho, para a faculdade, quando estamos lavando a louça, limpando a casa, fazendo a comida etc. o momento de oração intensa e ininterrupta não pode ser negligenciada pelo crente. Esses momentos é conhecido como "oração em secreto"

Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. Mateus 6:6

E neste lugar que vemos Jesus e os cristão poderosos gastarem tempo a sós com Deus. É neste lugar que comungamos com Deus dando a ele toda a nossa atenção. É neste lugar que Deus frequentemente fala  conosco através de uma voz suave e gentil. É impossível dar a Deus nossa total atenção enquanto estamos fazendo outras coisas.

 

Nenhum comentário: