2017/08/04

Igreja Monumento x Igreja Movimento

...corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Hebreus 12:1

Boa noite irmãos.

Queridos irmãos quero compartilhar algo que está em meu coração, algo que está fervilhando em meu coração e acredito que Deus quer falar com cada um de nós nessa noite, mas essa palavra é pra nós como comunidade, como igreja, quero que você pense no que eu estou falando a você igreja.

Tenho pensado muito em que tipo de igreja que eu quero ser e representar aqui nessa terra, tenho observado muitas igrejas ao nosso redor, umas grandes outras pequenas, umas mais pentecostais outras mais tradicionais, umas mais liberais outras mais rígidas.

Contudo queridos irmãos apesar de tão grande diversidade, para mim existe apenas dois tipos de igreja, a Igreja Monumento e a Igreja Movimento.

A igreja Monumento é uma igreja baseada na sua estrutura, no tradicionalismo, no social e não na fé na viva, proclamada no evangelho. A igreja monumento só se preocupa com a Lei e não com a cura, a igreja monumento se preocupa só com o dinheiro e não com as almas, está mais preocupada com o a placa denominacional com o status do que com o Reino de Deus.

A igreja Monumento é uma igreja morna, nós conseguimos tomar algo gelado ou até quente, mas tenta tomar água morna, você sentira ânsia e é isso que a igreja monumento traz ao Senhor...

Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Apocalipse 3:16 

A igreja monumento está voltada para dentro de si, de suas programações e não para os de fora, é uma igreja que não tira o olho do seu umbigo. Uma igreja que alimenta a infertilidade de seus membros. É comum vermos igrejas centenárias na Europa, igrejas monumentos centenárias que estão vendendo os seus templos para boates, casas de shows, supermercados, cinemas, tudo isso porque não tem mais frequentadores. Igrejas que outrora eram vivas riquíssimas em história e tradição, mas mortas em sua concepção de ser igreja.

Igrejas que esqueceram que a igreja do Deus vivo é um organismo vivo e ela deve estar em constante movimento porque um organismo estático ou ele está morto ou está doente… e eu me pergunto. Marcelo é esse tipo de igreja que eu quero frequentar, é esse tipo de igreja que eu quero ser? Faça essa pergunta para você meu querido irmão(a). eu não quero servir uma igreja fria onde a presença do espírito Santo de Deus não é ansiosamente esperada em seu meio.

O texto de Hebreus diz corramos… a vida cristã é uma corrida queridos irmãos. É por isso que eu acredito que a igreja que prevalecerá nessa era da superficialidade, do relativismos é uma igreja que esteja em constante movimento. O evangelho é movimento, é anúncio de boas novas.

O Senhor disse a Abrão: Deixa a tua terra e a tua família, o teu povo, e vai para a terra onde eu te levar. Gênesis 12.1

Êxodo 14:15 "Então, disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem."

E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo. Jonas 3:1-2

E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.  Mateus 9.35

Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir. Lucas 10:1

E servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram" (At 13.1-3)

A igreja que eu quero ser é a IGREJA MOVIMENTO uma igreja que se importa, uma igreja que se preocupa em cumprir o seu chamado, aliás querido irmão é isso que Deus espera de você, que você corra em cumprir a sua carreira cristã.

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Hebreus 12:1

A igreja movimento é uma igreja que está em constante mudança, pode passar pela cabeça de alguém!!! "nossa o pastor que mudar a característica da igreja", não querido irmão é isso que o Diabo quer que você pense, eu quero que ela se transforme naquilo que Deus sonhou para ela… talvez você não saiba amado, mas o lema da igreja presbiteriana é igreja reformada sempre se reformando… ou seja igreja em movimento.

A igreja movimento ela corre em direção a vontade de Deus, ela está atenta a voz do seu Deus, é uma igreja que anseia pela presença do Espírito Santo de Deus, que esta aberta para ser instrumento do poder de Deus na vida das pessoas. Que usa os dons em beneficio e edificação do corpo e não em beneficio si próprio. Ela não se dobra a vontade de homens, mas luta pela verdade ainda que saia mortalmente ferida.

Ela não se dobra ao espírito desta época, ela não se corrompe por ouro e prata. Essas coisas são como palha para ela. Não tem valor. O valor para essa igreja é andar debaixo da direção e dos valores do Reino.

 Eu acredito queridos irmãos que essa seja a igreja que assim como eu você queria representar. Para isso queridos irmãos Deus quer algumas coisas de nós, a primeira atitude e ela é obvia é:

1) Deus quer que você se mova

Ser um cristão queridos irmãos é estar em constante movimento em direção ao Reino de Deus, em direção a vontade de Deus. Um cristão estagnado, não é um cristão. O cristianismo não permite a nenhum dos seus seguidores a paralisação ou ausência de progresso, pelo contrário ele nos conclama a crescemos nas coisas de Deus a nos aproximarmos dele, isso é movimento.

Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé… Hebreus 10.19-22

Quando você foi alcançado por Cristo houve um movimento em seu coração e sua mente chamado metanoia. Metanoia é mudança de pensar, houve uma transformação na maneira que você enxerga as coisas, sob a ótica de Deus houve uma revolução em seu olhar, seus olhos foram abertos e agora como um corredor você corre em direção a aquilo para qual você foi criado.

É por isso que hebreus diz: ...corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Hebreus 12:1

Irmãos infelizmente temos encontrado em nossa caminhada, pessoas que estão estagnadas no que se refere ao cristianismo que elas professam viver. Pararam no tempo, enterraram os dons e talentos que receberam de Deus um dia, não se comprometem com nada. Cristianismos é comprometer-se, é comprometer-se com Deus primeiramente, com sua obra e com seus irmãos…

Cristo é vida e não tem como estarmos vivos e não nos movermos em direção ao reino, ao próximo, a comunidade, mas tem gente que não fala, mas acha que esta viva mesmo sem frutificar sem se mover no reino. Desculpa irmão, mas se ninguém te falou eu vou falar por amor a você e por temor a Deus de que seu sangue seja cobrado de minas mãos.

Você está engando(a) se você não da frutos no reino, se você não da frutos em sua comunidade, você não é um cristão e não importa o quanto tempo você frequenta uma igreja, você vai para o inferno. Porque lá é o lugar dos inférteis, dos estagnados, dos monumentos.

Jesus disse em João 15 : Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a mim.5Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma. 6Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Então, esses ramos são juntados, lançados ao fogo e queimados. …

Se o texto deixa absolutamente claro que todo aquele que está unido a Cristo produz fruto, como entender a sentença "toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira" (Jo 15:2a)? A explicação é que embora no aspecto exterior os ramos estivessem ligados à videira, não havia união orgânica de fato. A seiva não fluía do tronco para os ramos. Embora aderidos à árvore, não estavam ligados intimamente.

Sempre houve, e sempre haverá, aqueles que fazem parte da igreja visível, conformando-se externamente à conduta esperada dos cristãos, porém sem nunca terem se ligado a Cristo de fato. Esses tais são ramos que não produzem frutos, e não produzem porque não tem uma ligação real com o Senhor. Que essa ligação é apenas aparente fica claro logo adiante: "se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará" (Jo 15:6). O problema de tais pessoas não é primariamente não produzir frutos, e sim não estar em Cristo, pois se estivessem os frutos surgiriam naturalmente.

Deixa eu lhe contar algo que está narrado na bíblia: Certa feita Jesus saindo de Betânia estava com fome e avistou uma figueira cheia de folhas e indo até ela ele constatou que não havia figos na figueira a não ser folhas, porque segundo o próprio texto (e esta é uma informação importante), não era tempo de figos ainda. Então Jesus amaldiçoou a figueira dizendo "nunca mais haja fruto de ti", a figueira seca-se imediatamente.

Eu sempre fiquei impressionado com essa atitude de Jesus e pensava pra que amaldiçoar a figueira só porque não tinha frutos, sendo que o próprio texto disse que não era tempo de dar frutos ainda. Que rigor… que austeridade…

Algum tempo depois estudando esse texto eu entendi a atitude de Jesus.

Naturalmente, a figueira apresenta seus frutos bem antes de se cobrir de folhas. Porém a folhagem exuberante que a figueira estéril apresentava, poderia ser um sinal de que a árvore estava em terra muito fértil, e de alguma forma pudesse ter já alguns frutos maduros. Mas era pura aparência, a figueira estéril não possuía fruto algum.

Ela tinha toda a aparência de uma árvore frutífera. Suas folhagens atraíam os desavisados, praticando assim um tipo de "farisaísmo vegetal". Tinha aparência de ter, mas não tinha. Parecia ser, mas não era.

E enganava, iludia, passava por algo que não era, que não possuía. O exterior estava lindo, cheia de folhas verdinhas, enquanto que as outras árvores, devido a estação do ano, estavam todas peladas, sem folhas alguma.

A uma simbologia semelhante a uma parábola aqui irmãos, essa parábola fala de pessoas que se dominam cristãs que apesar de todas as bençãos derramadas por Deus, apresentam sob sua cultura, uma aparência religiosa e superficial, mas infelizmente, desprovida de frutos de arrependimento e de movimento. E Jesus, o supremo agricultor anuncia que usará o machado para cortá-la.

Não adianta parecer santo, como os fariseus e os religiosos de Israel faziam. Eles queriam ser vistos pelos homens como melhores, mais justos, mais adoradores, que oravam mais, que jejuavam mais, que se sacrificavam mais. Até suas vestes eram "melhores", só andavam em companhia dos "mais santos". Viviam em busca da aparência, do louvor dos homens; suas folhagens estavam "verdinhas", muito exuberantes.

Mas neles nunca se encontravam os frutos do amor, do perdão e da misericórdia. Só acreditavam em sacrifícios e punições. O que no final, terminava tudo no "EU". "Eu" jejuei; "Eu" orei; "Eu" sacrifiquei; "Eu" sou santo, então "Eu mereço". Por não reconhecerem seus pecados, o fruto do arrependimento, estavam sendo rejeitados por Deus.

Ninguém pode enganar a Deus. O homem é que se engana a si mesmo. Deus conhece o coração humano, Ele sabe das suas intenções. Não se pode viver de aparências. Temos que "ser" em essência.

2) Deus quer que você seja fiel

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7

Enquanto para muitos corredores o objeto final da corrida é a conquista do prêmio, do troféu, da vitória. Para nós cristãos é nos mantermos fiéis ao nosso Deus e a sua Palavra seja quais circunstâncias forem. A fidelidade a Deus permitirá vestirmos a coroa da vida. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Apocalipse 2:10

O crente que quer participar da igreja movimento tem que ser fiel. O Apostolo paulo foi um exemplo de fidelidade, ele correu muito sem deixar a sua fé de lado, sem deixar que a corrida interferisse em suas convicções religiosas, sem deixar que sua fé esmoreça.

Ele sabia para onde estava se movendo, corria com seus olhos postos no verdadeiro prêmio a cora incorruptível.

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. 1 Coríntios 9:24-26

Seja fiel meu querido irmão, tenha em sua mente e em seu coração que todo o seu esforço para a expansão do reino não será em vão.

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, constantes, aplicando-vos cada vez mais a obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58

A igreja movimento é uma igreja formada por homens e mulheres fiéis que não se dobram aos anseios deste mundo. Homens e mulheres que lutam pela verdade, pela justiça, pela santidade, pela expansão do reino de Deus.

Falando assim parece fácil, mas não se iluda não será!!! o apóstolo Paulo disse combati o bom combate… sim queridos irmãos, na carreira que nos está proposta, haverá grandes lutas e ferrenhos combates, não será fácil, como não foi os naufrágios, apedrejamento, prisões, enfermidades que Paulo enfrentou. Enfrentaremos situações difíceis quase que insuportáveis a ponte de dizer como Paulo ponto de perdermos a esperança da própria vida. 2 Coríntios 1:8  sim lutas virão mas combata o bom combate… lute em pé, sofra por aquilo que valha a pena...e você terminara sua corrida vestirá a coroa incorruptívelllll e ouvira da boca dos Reis dos Reis, dos Senhores dos Senhores, do Grande Eu Sou.

Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo Mat 25.34


Nenhum comentário: