2017/08/04

Deus está no controle

Texto: Êxodo 13.17-14.31

Irmãos essa noite tenho certeza que Deus tem uma palavra ao seu coração. Você já deve ter ouvido essa expressão "estou em uma rua sem saída" ou "me colocaram em uma sinuca de bico" as duas expressões referem-se a uma situação complicada muitas vezes de desespero, sem saber o que fazer.

Era exatamente essa situação que o povo de Israel estava experimentando neste momento. O povo havia acabado de sair do Egito. Saiu com grande euforia e alegria, pois haviam sido escravizados pelos Egípcios durante 400 anos, o Deus de Israel os livrou com mão forte, a caminho da terra de Canaã, a terra prometida. A terra tão sonhada e esperada por todos os israelitas.

Contudo queridos para que toda promessa seja alcançada por aquele que a esperam, existe um caminho que deve ser trilhado, e nesse caminho muitas vezes nos deparamos com obstáculos, dificuldades que precisaram ser transpostas para chegarmos a nossa promessa.

Essa já é a primeira lição queridos irmãos que encontramos aqui. As promessas que Deus tem para sua vida são reais, mas existe um caminho a ser trilhado e nem sempre será um caminho fácil, não obstante muitas vezes esse caminho é trilhado debaixo de dor e lagrimas.

Mas uma coisa podemos ter a certeza Deus estará conosco.

Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.
A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
Êxodo 13:21,22

Você precisa crer querido irmão que Deus está presente seja qual for a situação de vida que você está presente. Que ele o Deus todo poderoso está no controle. Amém e por estar no controle ele move as coisas e situações, ele cria circunstancias e desfaz outras porque ele sabe o que esta fazendo. Vemos isso na saída do povo do Egito, Deus já mudou o rota e leva o povo por uma rota mais longa para poupar o povo de Israel o embate com os filisteus.

Todo povo sabia qual era a rota mais curta para uma fuga, mas a matemática de Deus é diferente irmãos 1+1 nunca é 2 Deus enxerga além do ser humano e suas decisões são baseadas naquilo que Ele já viu num futuro não acontecido.  E ele da uma ordem que contraria qualquer logica humana de alguém que esta em fuga.

RETROCEDAM      V 2

Fala aos filhos de Israel que retrocedam e se acampem em frente de Pi-Hairote
Êxodo 14:2

Além de não deixar o povo ir pelo caminho mais curto Deus pede que eles retrocedam, que eles voltem. Aqui encontramos a segunda lição queridos, muitas vezes para alcançarmos a promessa é necessário que retrocedamos, que voltemos o caminho que já caminhamos.

Muitas vezes em nossas vidas pegamos caminhos errados, seguimos aquilo que o nosso coração diz e desviamos daquilo que Deus queria para nós. E Deus esta dizendo a você querido irmão "ei volta e recomeça". Muitas vezes voltar é a melhor estratégia de recomeço. E Deus esta dizendo. Volta filho(a), volta para a minha presença, Volta para sua família, volta para o seu esposo(a). Essa é a minha vontade. Mas Deus eu já cheguei até aqui... andei muito, ralei muito pra estar aqui. E Deus diz: Eu sei filho (a) mas você não conhece o futuro e Eu Já vi a onde esse seu caminho vai dar. E porque Eu te amo estou dizendo volta.

O DIABO SE LEVANTARA CONTRA A SUA PROMESSA V 5-9

Quando se anunciou ao rei do Egito que o povo tinha fugido, o coração do faraó e de seus servos voltou-se contra o povo: "Que fizemos, disseram eles, deixando partir Israel e renunciando assim ao seu serviço!" O faraó mandou preparar seu carro e levou com ele suas tropas. Escolheu seiscentos carros dos melhores e todos os carros egípcios com homens de guerra em cada um deles. O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este se pôs a perseguir os filhos de Israel. Eles haviam partido de cabeça erguida. Puseram-se os egípcios a persegui-los e alcançaram-nos em seu acampamento à beira do mar: todos os cavalos dos carros do faraó, seus cavaleiros e seu exército alcançaram-nos perto de Fiairot, defronte de Beelsefon. Êxodo 14:5-9

Queridos irmãos, o inimigo de nossas almas não quer a nossa vitória, ele não suporta a nossa felicidade, ele quer nos destruir, ele quer que nunca cheguemos a nossa Canaã, ele não quer que alcancemos a nossa promessa. Se ele tivesse permissão neste exato momento ele nos destruiria. Ele esta a nossa espreita como diz o apostolo Pedro:

"... o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." 1 Pedro 5:8

Ele envia o seu exercito de hostes malignas para nos perseguir para nos tirar do caminho da promessa, ele ficam em nosso encalço, criando problemas, aproveitando as brechas que damos, ele não desiste, não se cansa.

Foi isso que o rei do Egito fez com o povo de Israel levantou todo o seu exercito e pôs a perseguir o povo, 600 carros escolhidos ou seja os melhores e cada um deles com capitães, ele não brinca em serviço.

NUNCA COLOQUE OS OLHOS NO PROBLEMA V 10

Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor. Disseram a Moisés: "Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? Já não lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto! Êxodo 14:10-12

Irmãos o povo de Israel ficaram apavorados quando viram o exercito do Faraó se aproximar. Eles olharam para o tamanho do exercito e o furor do galope dos cavalos que logo tiveram a certeza que iriam morrer... é como se eles estivessem esquecido que Deus estava no controle, que Deus tinha mandado uma coluna de nuvem de dia e coluna de fogo a noite. Eles colocaram seus olhos no problema.

Irmãos olhar para os problemas ao invés de olhar para Deus é uma grande arma para nos tirar do caminho da promessa e isso faz com que tenhamos duas atitudes destruidoras:

1-     Medo: O medo ele paralisa, o medo não nos deixa pensar racionalmente e muito menos espiritualmente. O medo nos faz acovardarmos diante dos obstáculos. O medo nos diminui diante de nossos oponentes. Limita nossos sonhos, escurece nossos pensamentos. Muitas pessoas nunca chegaram a plenitude da vontade de Deus pois foram paralisadas pelo medo. Muitos nunca chegara a concretizar seus sonhos pois entraram na vala do medo. O medo mata...

Irmão (a) livre-se do medo, Deus tem um aterra prometida pra você, mas pra chegar lá você deve dar um basta naquilo que lhe traz temor. Não coloque seus olhos nas circunstancias temos um Deus que esta acima de qualquer circunstâncias. As circunstância se dobram se curvam diante de sua vontade.

2-     Murmuração: o olhar para o problema gerou murmuração no meio do povo de israel. As pessoas começaram a dizer melhor é ser escravo do que morrer. A murmuração produz insatisfação, a insatisfação nos faz dizer coisas horríveis, nos deixa depressíveis, e nos faz afrontar o próprio Deus. Como poderemos chegar a Canaã com um coração ingrato, rebelde, tanto é verdade queridos que dessa geração dos israelitas só as crianças entraram na terra prometida, todos morreram no deserto exceto Josué e Calebe.

DEUS PROVE O LIVRAMENTO V 13-14

Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se". Êxodo 14:13,14

Querido irmão sempre em meio a grande angustia e dificuldade Deus proverá a você um livramento, Ele que cuida de você, você não está sozinho, ela vaia frente, ele luta a sua Luta. Muitos obstáculos se levantaram no decorrer de sua vida, muitos inimigos virão ao seu encalço, mas Deus o ajudará passar por todos eles. Temos um Deus poderoso que batalha por nós com mão forte.

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Isaías 41:10,11

LIVRAMENTO É DE DEUS, MAS O TRABALHO É NOSSO V 15

 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

Querido essa é uma grande lição pra todos nós essa noite. Deus faz a parte dele, mas nós temos que fazer a nossa parte, ele não fará para nós o que é de nossa responsabilidade. Deus disse a Moises, ei Moisés não adianta clamar a mim diga ao povo que marchem que ande que faça a parte dele.

Tem muita gente que em busca de sua promessa acha que Deus é um gênio da lâmpada que vira e realizará o seu desejo e a única coisa que ele terá que fazer é saber pedir a coisa certa. Irmãos Deus não é esse gênio da lâmpada. Se você não trabalhar e correr atrás de sua promessa você vai chegar a triste realidade que você ficou para traz. Quantas pessoas sonham coisas grandes mas não dão um passo em direção elas.

ATUTITUDE DE FÉ V 16

E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. Êxodo 14:16

Outra lição interessante que aprendemos neste texto na busca de nossa promessa é que precisamos ter uma atitude de fé, precisamos crer no sobrenatural. Deu pediu que Moisés levantasse o seu cajado e dividisse o mar. Só uma pessoa de muita fé que crê no sobrenatural e obedece a uma ordem dessas. Isso nunca tinha sido feito. O que Deus estava mostrando pra nós nessa noite é em certos momentos em nossas vida na busca da terra prometida precisamos andar por fé. Termos olhos que veja além da visão humana. Chegará momentos em nossas vidas que não conseguiremos avançar se não fizermos pela fé.

Como Hebreus define a fé Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1

A bíblia diz que homens e mulheres conquistaram as coisas  e alcançaram promessas porque fizeram uso dessa fé

Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. Hebreus 11.33-34

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte. Pela fé Noé, construiu a arca. Pela fé Abraão, saiu da sua terra para uma terra que Deus mostraria, Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

Só chegaremos a nossa terra prometida se usarmos de uma postura de Fé

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

OBEDIÊNCIA V 21

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar. Êxodo 14:21

Essa atitude fé ela necessariamente deve ser acompanhada pela fé. A obediência é a prova pratica de uma fé viva. A obediência ela libera o milagre. Muitos ficam no deserto e não chegam a terra prometida porque a fé que eles dizem ter esta desassociada a pratica, a obediência.

Outra coisa interessante que vemos neste versículo é que essa obediência tem que ser constante e perseverante, pois nem sempre o milagre é instantâneo.

e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. Êxodo 14:21

O mar foi se abrindo aos poucos queridos. Existe milagres que na caminhada a terra prometida você experimentará instantaneamente, outros  no então serão em doses pequenas mas igualmente poderosas. E muita gente se frustra, pois acha que Deus não fez nada e não consegue enxergar o agir de Deus nas pequenas coisas.

Pra entramos na terra prometida precisamos obedecer e essa obediência de ser acompanhada de persistência de resiliência.

SUA VIDA SERÁ UM TESTEMUNHO V 31

E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo. Êxodo 14:31

Deus quer fazer de sua vida meu querido irmão um luzeiro para aqueles que estão em trevas, um farol para aqueles que estão perdido no mar desta vida. Você foi criado com um único objetivo. De glorificar a Deus. Nada que acontece em sua vida é em vão.

Na verdade muitas das coisas que acontecem em nossas vidas são treinamentos para que possamos, ensinar a outros ou servir de exemplo para que outros tenham a mesma fé que tivemos. Todas as dificuldades que Moisés passou na saída do Egito serviu para honrar a Deus e  fazer de Moisés um líder cofiavel.

Nenhum comentário: