2019/02/24

Tempo de Florescer

Quando falamos em florescer o que vem a sua cabeça? A mim esta palavra me remete a outra palavra que está intimamente ligada a ela, apesar de não estar tão evidente. Está palavra é tempo...

Florescer faz parte de um processo em um tempo, é um estágio avançado após o crescimento. Existe um tempo certo para florescer. Assim como existe um tempo para todas as coisas.

A bíblia diz em Eclesiastes que há um tempo para tudo debaixo do céu. Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:

tempo de nascer e tempo de morrer,

tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,

tempo de matar e tempo de curar,

tempo de derrubar e tempo de construir,

tempo de chorar e tempo de rir,

tempo de prantear e tempo de dançar,

tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las,

tempo de abraçar e tempo de se conter,

tempo de procurar e tempo de desistir,

tempo de guardar e tempo de lançar fora,

tempo de rasgar e tempo de costurar,

tempo de calar e tempo de falar,

tempo de amar e tempo de odiar,

tempo de lutar e tempo de viver em paz.

Eclesiastes 3:1-8

Só que esse tempo não tem nada a ver o entendimento do tempo que temos em nosso dia a dia, esse não é o tempo Chronos, tempo humano que nos fadiga, que nos deixa ansiosos, atrapalhados muitas vezes.

Esse tempo é o tempo de Deus conhecido como Kairós. Kairós está debaixo da vontade de Deus, ele cumpre os desígnios do divino, ele está ligado as promessas de Deus para o ser humano e principalmente os seus filhos.

 No kairós de Deus temos a certeza que tudo que Deus disse ao meu respeito, ao seu respeito há de se cumprir.

Estamos nos momentos finais deste ano, logo iniciaremos mais um ano. O que você está esperando deste novo ano que se inicia? Quais são as suas expectativas, seus projetos?

Sempre esperamos coisas novas de um ano que se inicia. Pensamos nas mudanças que queremos fazer, no que vai ser diferente, em tudo o que pode acontecer.

Mas, muitas vezes, pensamos tanto no que queremos, que não deixamos que o Senhor diga qual é a Sua boa, agradável e perfeita vontade para nós neste novo tempo que virá.

E a vontade Deus é que eu e você floresça daqui para frente.

"Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes" (Sl. 92.12-14).

Deus tem para nós planos excelentes, como o Pai amoroso que é, visando nosso desenvolvimento, crescimento, maturidade e capacitação. E isso tudo para que possamos realizar boas obras e abençoar aqueles que estão ao nosso redor.

Ele quer que sejamos instrumentos úteis e, como Seus filhos(a), devemos ter o desejo de participar ativamente de Sua família. É isso que vai nos trazer satisfação em todas as áreas da nossa vida – espiritual, emocional e pessoal.

Quando entendemos quem somos e temos temor do Senhor, somos como o cedro do Líbano, uma árvore forte, que tem as raízes profundas e está bem firmada.

Queridos essa noite quero trazer uma palavra de esperança para você que se sente desesperançado, uma palavra de conforto a você que durante esse ano de 2018 sofreu muitas tribulações e perdas irreparáveis.

Deus está dizendo é tempo de um novo começo é tempo de florescer.

Essa palavra é você também que esse ano andou afastado de Deus seu pai, pra você que se viu definhando em sua espiritualidade.

Deus está dizendo é tempo de um novo começo é tempo de florescer

Essa palavra é pra você que anseia mais de Deus. Deus diz sim é tempo de florescer...

Queridos Deus já nos deu tudo o que precisamos para o nosso crescimento saudável: Ele nos enviou o seu próprio filho em figura humana o qual nasceu e seu nascimento trouxe grande luz a aqueles que estavam em trevas. Nasceu com propósito e cumpriu ao entregar-se a morte para dar a vida por nós.

 Nos encheu com o Seu Espírito Santo, nos deixou a Sua Palavra e os princípios do Seu Reino. Temos tudo nas mãos para florescer e cumprir a vontade do Pai.

 Mas, ainda assim, existe uma parte que cabe a nós. Ao invés de simplesmente nos preocuparmos com tudo o que queremos e precisamos para este novo ano, podemos escolher ouvir a voz do Senhor, e entender o que Ele quer fazer em nós para que o Seu nome seja glorificado e muitas pessoas sejam alcançadas.

é tempo de florescer

Uma árvore saudável que floresce e dá muitos frutos tem algumas características que podem se aplicar à nossa vida.

Raízes fortes e profundas

Uma árvore não pode ser, de tempos em tempos, transplantada para outros lugares. Ela vai enfraquecendo até morrer, porque suas raízes não se formam completamente e nem se aprofundam, então não há como extrair água e alimento do solo.

Acontece conosco da mesma maneira. Se não tivermos raízes profundas, dificilmente conseguiremos prosseguir. Isso significa ter laços de aliança e relacionamentos firmes onde estamos, em nossa igreja, com nossos lideres e pastores e com os irmãos que nos ajudam na caminhada cristã.

Uma pessoa sem raízes não tem forças para frutificar. Para você florescer você precisa estar perto, precisa fincar suas raízes na comunidade cristã. E eu convido a todos vocês a andarem conosco, pois estamos aqui pra ajuda-los a florescer... é tempo de florescer

A importância do alimento

Uma árvore como o cedro só é resistente porque busca alimento e água na profundidade do solo. Uma planta se apropria de todos os benefícios dos nutrientes vindos da água abundante e de um solo fértil. E são as raízes profundas que fazem esse trabalho.

Como homens e mulheres, além de estarmos enraizadas onde estamos, precisamos ser alimentadas e fortalecidos. Isso só acontece quando buscamos o Senhor de todo o nosso coração, superando a preguiça, a frieza, a incredulidade e a superficialidade.

"Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração" (Jr. 29.13).

Para florescer precisamos de nos alimentar da verdade da palavra de Deus.

A Bíblia é a Palavra de Deus. Quando você lê a Bíblia, Deus fala com você. Tudo que Deus diz tem poder. Se você estudar a Bíblia com atenção, deixando Deus falar a seu coração, suas palavras vão mudar sua vida. A Bíblia dá vida. Não basta cuidar do corpo; o espírito também precisa ser alimentado. Quanto mais você meditar na Bíblia, mais forte você ficará. A Bíblia fortalece seu relacionamento com Deus. é tempo de florescer

Suportar as podas doloridas

Podar significa cortar o que não serve mais na planta, o que está sugando a sua força vital.

Aquilo que já não tem mais vida e que não contribui mais para o crescimento e para o desenvolvimento do todo. Apesar de significar cortar galhos inteiros de uma árvore, é a poda que a fortalece e dá condições para que cresça mais saudável e floresça.

Deus deseja fazer o mesmo conosco. Ele quer tirar tudo o que atrapalha o nosso crescimento e a produção de bons frutos: o pecado, velhos hábitos e tudo o que faz parte da vida sem Cristo. E esse, na maioria das vezes, é um processo doloroso, mas absolutamente necessário.

Como diz Hebreus 12.11:

"Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. "

Existem momentos em que nada acontece como queríamos. Passamos por momentos áridos, por frustrações e todas as portas parecem se fechar.

É nesta situação que a nossa fé é provada, muitas vezes ficamos sem saber como orar e como continuar devido à ansiedade que tenta nos impedir!

Não desista, não pare no meio do caminho, quando tudo parecer perdido, é o momento de confiar no Senhor e na força do seu poder e esperar a resposta certa,

pois quando confiamos, brota em nós a esperança e toda a tristeza é convertida em alegria e desfrutamos dos milagres de Deus.

Não se prenda às circunstâncias que a vida nos coloca, pois elas são passageiras, usadas para nosso crescimento e amadurecimento espiritual. Quando somos provados e perseveramos, nos tornamos APROVADOS para vencer qualquer situação. E receberemos a nossa recompensa.

A Bíblia nos diz: Que o Senhor abrirá seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra de nossas mãos. Deuteronômio 28.12.

O nosso tempo não é igual ao tempo de Deus, devemos descansar, ao seu tempo Ele na sua misericórdia, nos ajudará a  realizar os nossos sonhos, e cumpri toda a sua promessa feita a nós!

Neste novo ano, a vontade do Senhor é que possamos florescer e dar frutos que glorifiquem o Seu nome.

 Ele quer fazer de nós ramos e árvores saudáveis para que a nossa vida abençoe as pessoas e as levem a conhecer o Seu amor. A Palavra nos lembra de que se permanecermos nele, daremos muito fruto (Jo15.5).

Então, que 2019 seja um ano de buscar o Senhor com intensidade e intencionalidade, que permaneçamos em sua Bendita presença e então venhamos florescer além da nossa imaginação...


9 comentários:

Unknown disse...

Palavra maravilhosa!!!

Unknown disse...

Abençoado estudo!
Meditação maravilhosa!
Aprendi muito!

Unknown disse...

Amém... excelente

Unknown disse...

Que venhamos mesmo florescer,nessa mensagem poderosa do pastor e que Jesus seja o nosso centro de florescimento.

Regina Aparecida Da Silva disse...

Boa está palavra

Unknown disse...

Amei 👏👏👏

Unknown disse...

Poderosa Palavra 👏

Anônimo disse...

Estou no ano de 2022 e Deus tem trazido está palavra a mim " Florescer" muito obrigada. Que Deus continue te usando .

Anônimo disse...

Estudo maravilhoso 🙌🏽🙏🏼