2019/02/24

Manassés e a Graça de Deus

Texto: 2 Crônicas 33.1-17

Irmãos nesta noite eu quero compartilhar uma palavra que Deus colocou em meu coração, creio que ele ira falar com você também amém.

Ao longo da história da humanidade nos deparamos com homens que deixaram um rastro sombrio na nossa lembrança: Homens facínoras, assassinos, feiticeiros, monstros bestiais, pervertidos celerados e déspotas sanguinários.

 Homens incendiários como Nero. Homens traidores como Judas. Homens perversos como Hitler, Mussolini. Homens truculentos como Mao Tse Tung.

Mas, talvez, nenhum homem tenha excedido em perversidade a Manassés. Esse rei foi o décimo terceiro rei de Judá. Reinou 55 anos, de 697 a 642 a.C. Seu nome significa "Aquele que esquece" e ele esqueceu-se de Deus.

 Depois do reinado de Ezequias, Manassés assume o trono com doze anos de idade. Dos vinte governantes da história de Judá, Manassés foi o pior. Sua vida foi uma coleção de iniquidades. E foi chamado o pior idólatra dos hebreus. (2Rs 21.11).

De todos os reinados de Judá, nenhum outro foi tão maldoso, tão opressivo, tão perverso, tão tirânico, tão déspota, tão arbitrário, tão devasso, tão violento, tão horrendo, quanto o reinado de Manassés.

Faltam adjetivos e espaço para retratar a maldade desse rei! Ele fez o povo errar diante do Santo e Justo Deus e fez pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel (II Rs 21:9). Por cinco décadas, agiu com extrema crueldade: Manassés matou tantas pessoas inocentes, que as ruas de Jerusalém ficaram alagadas de sangue (II Rs 21:16 – NTLH). 

E até fez passar a seu filho pelo fogo, e adivinhava pelas nuvens, e era agoureiro, e instituiu adivinhos e feiticeiros, e prosseguiu em fazer mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira. (II Rs 21:6)

Um dos mortos, foi Isaías, que é chamado de "o príncipe dos profetas do Antigo Testamento". Seu sofrimento sob o reinado de Manassés pode ter contribuído para a produção do texto sobre o "Servo Sofredor"(Is 52:13-15,53), ele mandou cerrar ao meio o profeta Isaías.

 Flávio Josefo diz que todos os dias se sacrificavam pessoas em Jerusalém a mando de Manassés. Ele era um homem mau, virulento, truculento, assassino e sanguinário.

Ele era filho de um pai piedoso. Ele cresceu bebendo o leite da verdade e sugando o néctar da piedade. Ele cresceu num lar onde Deus era conhecido e amado. Mas a piedade dos pais não é garantia que os filhos seguirão o mesmo caminho.

 Manassés tinha exemplo. Tinha modelo dentro de casa. Seu pai promoveu uma grande reforma espiritual em Judá depois do desastrado reinado de Acaz. Ele limpou a casa de Deus.

O primeiro aspecto importante dessa história é que Manassés tinha conhecimento de Deus. Em algum momento da sua vida, antes de ter-se desviado, Manassés teve um encontro com Deus.

Manassés viveu em companhia do seu pai durante doze anos. Durante todo esse período, certamente ele ouviu as muitas histórias que narravam a intervenção de Deus em favor do seu povo.

Ele sabia que o seu nascimento só havia sido possível por causa da uma intervenção de Deus, e também que o exército assírio só não havia conseguido conquistar Jerusalém porque Deus impediu que isso acontecesse.

Ele conhecia a vida piedosa do seu pai e também todas as bênçãos que o povo de Israel recebia de Deus por causa da fidelidade de Ezequias.

Em II Crônicas 33.12 nós lemos: "Ele, angustiado, suplicou deveras ao Senhor, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais."

Esse texto não nos diz que alguém pregou para Manassés enquanto ele estava preso, nem que ele teve o seu primeiro encontro com Deus na prisão.

 Isso nos faz deduzir que, principalmente baseados na frase "suplicou deveras ao Senhor, seu Deus", em algum instante da sua vida Manassés recebeu conhecimento de Deus. Assim, por algum motivo, Manassés havia se afastado dos caminhos do Senhor.

Essa verdade da Escritura é maravilhosa. Ela nos faz saber que é absolutamente possível que aqueles que um dia tiveram um encontro verdadeiro com Deus, ainda que se desviem, voltem para o Pai.

Acredito que algumas pessoas aqui sentiram isso em suas vidas, cresceram na igreja, por algum motivo desviaram do Senhor é foram viver suas vidas, mas em um dado momento sentiram o chamado do Senhor para retornarem para casa, para os braços do pai.

 As marcas divinas em seus corações queimam até que eles não possam suportar o fogo, e assim elas retornam para Deus. Essas marcas que Deus coloca no coração das pessoas no instante em que elas se convertem não podem ser apagadas. creia nisso... ministrar...

Em II Crônicas 33.2 nós lemos: "Fez o que era mau perante o Senhor, segundo as abominações dos gentios que o Senhor expulsara de suas possessões diante dos filhos de Israel."

Quando Manassés se desviou, ele não se desviou "mais ou menos", vivendo ora no Templo e ora na perversidade. Diz o texto que ele se voltou completamente contra Deus.

A idéia é de uma franca e deliberada oposição a Deus e a tudo o que agrada a Ele. Manassés errou conhecendo os caminhos de Deus e sabendo o que era o certo.

De acordo com o texto Manassés tornou a edificar os altos que seu pai Ezequias tinha derribado, levantou altares aos baalins, fez postes-ídolos e se prostrou diante de todo o exército dos céus e os serviu.

Edificou altares a deuses estranhos na Casa de Deus, da qual o Senhor tinha dito: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre e não removerei mais o pé de Israel da terra que destinei a seus pais, contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que lhes tenho mandado, toda a lei, os estatutos e os juízos dados por intermédio de Moisés.

Também edificou altares a todo exército dos céus nos átrios da Casa do Senhor. E como se isso não bastasse, queimou em sacrifício seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom. Esse vale se transformaria, mais tarde, no aterro sanitário de Jerusalém.

Manassés se tornou agoureiro, pois adivinhava pelas nuvens, praticava feitiçarias, tratava com necromantes (os espíritas da época) e feiticeiros.

A Bíblia diz que ele prosseguiu em fazer o que era mau perante o Senhor para provocá-lo à ira. Manassés fez errar a Judá e os moradores de Jerusalém, de maneira que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel.

  Manassés queria provocar a Deus, como uma criança que toma determinadas atitudes simplesmente para deixar o pai irado.

Sabe aquelas pessoas que depois que sai da igreja se voltam totalmente contra ela?

Meus irmãos se história terminasse por ai seria um fim trágico para Manassés. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça (Rm 5:20b – NVI). Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça, Romanos 5:20b

Deus em um ato de amor manda as lutas, sofrimentos e tribulações pra falar com Manassés. Quem não escuta a voz da Palavra, escuta a voz da chibata. Quem não atende a voz do amor, é arrastado pela dor.

O castigo de Deus sobre Manassés e Jerusalém não veio sem que antes o Senhor enviasse seus profetas a fim de que o rei e seu povo se arrependessem de seus pecados. Deus não castiga sem que primeiro dê várias oportunidades para mudança de mente e atitudes.

Apesar de Deus chamá-lo de volta diversas vezes, Manassés não quis dar ouvidos, se endureceu e ficou convenientemente 'surdo' à voz de Deus.

Então, Deus decidiu falar mais alto. Manassés não queria dar-lhe ouvidos enquanto Deus falava através dos profetas; por isso, Ele decidiu falar através do exército assírio.

Os assírios invadiram Jerusalém, prenderam Manassés com ganchos, amarraram-no com cadeias e o levaram à Babilônia. O cativeiro de Manassés foi uma prévia do que aguardava o povo caso ele não se arrependesse de seus pecados.

Na verdade, a primeira referência de que Judá seria levado para o cativeiro babilônico é feita no governo de Manassés (cf. 2Rs 21.10-15). No livro do profeta Jeremias está escrito: "Entregá-los-ei para que sejam um espetáculo horrendo para todos os reinos da terra; por causa de Manassés, filho de Ezequias, rei de Judá, por tudo quanto fez em Jerusalém" (Jr 15.4).

 Ali, preso em Babilônia, Manassés se lembrou de Deus, reconheceu o seu erro, se humilhou e orou. E Deus lhe ouviu a oração, fazendo-o voltar para Jerusalém e para o seu reino. Manassés se arrependeu da sua perversidade, sinceramente: Deus se tornou favorável para com ele(II Cr 33:19).

Diante disso, ele foi perdoado e libertado por Deus do seu cativeiro físico e espiritual! A sua história mostra-nos não somente a grandeza da perversidade humana, mas também a grandeza da misericórdia divina.

Toda a história de Manassés aponta para a misericórdia de Deus. Até mesmo o nascimento de Manassés aconteceu em meio a um milagre.

Em Isaías 38.1-5 nós lemos que o seu pai, Ezequias, havia adoecido de uma enfermidade mortal; contudo, ele orou ao Senhor e Deus lhe concedeu mais 15 anos de vida. E foi exatamente durante esses 15 derradeiros anos de Ezequias que Manassés nasceu. O seu nome muito provavelmente foi dado para fazer menção a esse período da vida de Ezequias.

Manassés significa 'fazendo esquecer-se'. E, certamente, Ezequias, com o nascimento de Manasses, olhou para trás e reconheceu que Deus estava fazendo-o esquecer dos seus períodos de dificuldade, vindos por causa da enfermidade.

Contudo, apesar de toda essa rebelião contra Deus, Deus não se rebelou contra Manassés. O filho desobediente e rebelde não deixa de ser filho, e Manassés não deixou de ser filho amado de Deus.

Deus não calou a sua boca para com Manassés: "Falou o Senhor a Manassés e ao seu povo (…)." (II Crônicas 33.10) e nessa noite com certeza Deus continua nos chamando para voltar Pra a casa, para retorna aos princípios.

Deus jamais deixa de chamar o seu filho rebelde e convidá-lo para voltar para casa. Mas, como ele permaneceu com o seu coração endurecido, Deus precisou gritar e dar uma 'sacudida' nele.

Manassés não quis voltar a Deus enquanto as pessoas falavam com ele; por isso, Deus criou uma situação de dor para que Manassés abrisse os seus ouvidos e se corrigisse do seu erro.

O amor de Deus para com Manassés levou-O a tomar atitudes drásticas para trazer o filho rebelde de volta para casa. A prisão de Manassés não foi um ato de crueldade de Deus, mas um ato de amor. Deus é capaz de fazer qualquer coisa para trazer os seus filhos de volta para casa.  vc está entendo? Vc está entendo que Deus está falando pra você ?

Em toda essa história, vemos a manifestação da misericórdia de Deus para com aqueles que são seus filhos. Porque Manassés era filho de Deus, Deus fez todo o necessário para arrancá-lo do pecado e para trazê-lo de volta à vida de santidade e de esperança.

Isso chama-se GRAÇA, somos SALVOS PELA GRAÇA

Quando um homem escolhe uma maçã de uma árvore, ele geralmente escolhe a mais madura, a que parece ser melhor. Não é assim que Deus age na escolha das almas que Ele salva.

Ele não salva aqueles que menos pecaram ou aqueles que estão mais dispostos a serem salvos; Ele freqüentemente escolhe os mais vis dentre os homens "para o louvor e glória da Sua graça" (Ef. 1:6).

para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Efésios 1:6

Isto é provado pelos exemplos dados na Bíblia. Por que Deus escolheu Manassés, que "queimou a seus filhos", "pôs imagem de escultura na casa de Deus" e encheu Jerusalém com o sangue de homens santos, enquanto muitos do seu povo iludido, que pecaram muito menos, pereceram? (2 Cr.33).

Por que Deus salvou Zaqueu "maioral dos publicanos"? (Lc.19:110).

Por que Jesus disse aos fariseus, "os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus." (Mt. 21:31)?

Por que Jesus entrou nos portões perolados do paraíso com um pobre ladrão, que nunca tinha feito nada a não ser pecar, até seu último momento? (Lc.23:43 e Mt. 27:44).

Por que Ele deixou o outro ladrão, que não era pior do que seu companheiro (ambos merecedores do inferno), cair em perdição, estando ao alcance dos braços do Salvador Todo-Poderoso?

Todas estas coisas aconteceram a eles como exemplos, para nos mostrar que Deus salva de acordo com a Sua boa vontade, não por nossas "boas" obras, mas para mostrar sua adorável e livre graça.

A mesma coisa se prova pela experiência de todo filho de Deus. "Eis que até a lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos Seus olhos. E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um vermezinho!" (Jó 25:5-6).

Ele ama o que é puro, santo e perfeito; "mas eu sou carnal, vendido sob o pecado" (Rm 7:14). Tudo o que há em mim contribui para afastar a Deus. "Um Deus que se ira todos os dias contra o mau."(Sl 7:11).

 Ele estava irado comigo. A Sua natureza me causava aversão, pois eu estava debaixo do pecado de Adão. Fui formado em iniquidade; cada membro do meu corpo, cada faculdade da minha alma, era servo do pecado. Apesar disto, Ele veio sobre todas estas montanhas para minha alma.

Eu não desejava conhecer Seus caminhos, mas Ele me fez desejar o dia do Seu poder. Glória, glória, glória ao Pai que me escolheu, ao Filho que morreu por mim e ao Espírito que me vivificou! A salvação é do Senhor e é totalmente por Sua graça.

Graça maravilhosa! (quão doce o som!)
Que salvou um miserável como eu.
Estava perdido, mas agora fui achado 
Estava cego, mas agora vejo.
Foi graça que ensinou meu coração a temer,
E graça trouxe alívio aos meus medos;
Quão preciosa aquela graça pareceu
Na hora em que cri!
Através de muitos perigos, armadilhas e ciladas,
Eu finalmente vim;
Esta graça me trouxe em segurança até aqui
E me conduzirá ao lar".

Alcançado pela graça, Manassés se converte e ilustra um dos temas centrais de Crônicas, de que Deus pode cumprir sua promessa de restauração ao arrependido (cf. 2Cr 7.12-16), mesmo nas circunstâncias mais extremas.

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. 2 Crônicas 7:14

Deus havia feito essa aliança com Salomão e cumpriu na vida de Manassés. A oração de Manassés é uma das mais tremendas da Bíblia. Ele, angustiado, suplicou deveras ao SENHOR, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais; fez-lhe oração, e Deus se tornou favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém, ao seu reino; então, reconheceu Manassés que o SENHOR era Deus. 2 Crônicas 33 12-14

Manassés vivera toda a sua vida invocando os mortos, adorando os ídolos, levantando altares aos deuses pagãos. Mas, agora, na hora do aperto, ele ora ao Deus do céu e este atende ao seu clamor.

 Clame por Deus. Grite por socorro. Levante a sua voz. Ainda há esperança para a sua alma.

A vida de Manassés muda de direção não para pior mas para melhor. Somente Manassés se converte de seus pecados. Os resultados da conversão de Manassés foram extraordinários. 

Depois disso, de volta em casa, Manassés fortificou a segurança do seu reino, tirou do templo do Senhor os deuses estrangeiros e a imagem que lá havia colocado, bem como todos os altares idólatras que havia construído na colina do templo e em Jerusalém e jogou-os fora da cidade, restaurou o altar do Senhor e sobre ele ofereceu sacrifícios de comunhão e ofertas de gratidão, ordenando a Judá que servisse ao Senhor.

Mas o povo continuou sacrificando nos altares idólatras, porém, não mais aos ídolos, mas somente ao Senhor Deus (vv. 14-19). Quando Manassés morreu, seu corpo foi sepultado em sua propriedade. E seu filho Amom lhe sucedeu no trono (v. 20). Há tanto que podemos aprender com a vida dele! Por exemplo:

As pessoas mudam. Às vezes para pior, às vezes para melhor. Felizmente, no caso de Manassés, foi para melhor. A princípio, ele foi um rei ímpio, mas encarar as consequências de seus pecados o fez perceber o quanto estava errado.

Seus ídolos não puderam socorrê-los. Mas, quando ele se humilhou e orou a Deus, reconhecendo seus pecados e pedindo perdão, o Senhor – que é "bondoso e perdoador… rico em graça para com todos os que O invocam" (Salmos 86:5) – se compadeceu dele, o perdoou e o trouxe de volta para o seu reino.

A conversão começa com o arrependimento, com a tristeza pelo pecado, com a consciência de que temos feito o que é mau perante o Senhor.

Manassés muito se humilhou perante Deus. Ele caiu em si. Ele reconheceu seu erro. Ele não se justificou, nem endureceu seu coração. Ele se curvou, se humilhou. Se arrependeu.

 A partir daí, Manassés era um novo homem. Nunca mais fez as atrocidades de antes. Pelo contrário: Se esforçou para agradar ao Senhor que o libertou.

As provas do arrependimento de Manassés – v. 13-16

a) Aceitação – (v. 13) – "fez-lhe oração" Os ouvidos de Deus estão abertos, suas mãos estão estendidas para você. O Pai está pronto a receber o pródigo de volta e fazer uma festa. Não importa quão longe você tenha ido e quando profundo o poço que você tenha caído, Deus está pronto a perdoar você e aceitar você de volta para ele.

b) Iluminação – (v. 13) – "Então reconheceu Manassés que o Senhor era Deus". Deus pode abrir os olhos da sua alma nesta noite. Ele pode abrir seu coração para crer. Ele pode tirar a cortina dos seus olhos. Ele pode dar a você entendimento espiritual. Ele pode revelar a você a glória do seu Filho Jesus Cristo.

c) Reforma – (v. 15) – "Tirou da casa do Senhor os deuses estranhos e ídolos" Manassés fez uma faxina na Casa de Deus e na sua vida. Ele tirou toda a abominação que ele mesmo tinha colocado na Casa de Deus. Arrependimento implica em mudança.

d) Consagração – (v. 16) – "Restaurou o altar do Senhor" Manassés não apenas tirou o que estava errado, mas restaurou o altar do Senhor. Ele começou a buscar a Deus novamente. Ele se voltou para Deus de todo o seu coração. Ele foi convertido a Deus e passou a consagrar-se a Deus, liderando sua nação a voltar-se para o Senhor.

As pessoas mudam e são profundamente transformadas por Deus ao ponto de ficarem irreconhecidas por todos que estão a sua volta.

O Senhor perdoa. Muitas pessoas pecam e pensam que o Senhor não vai mais perdoá-las. Quando enfrentam as consequências de seus pecados, pensam que não são mais amadas por Deus.

Mas no caso de Manassés, vemos que todo justo castigo é também um chamado à conversão por parte de um Deus que ama e chama.

 Deus ama os pecadores e os chama ao arrependimento e salvação. Então, se pecamos, temos que nos humilhar, orar e buscar a face do Senhor, como o fez Manassés. E Deus certamente nos perdoará, pois "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).


Nenhum comentário: