2019/02/24

4 estações

Texto: Ez. 34: 26-27

"Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos. As árvores do campo produzirão o seu fruto, a terra produzirá a sua safra e as ovelhas estarão seguras na terra." – Ez. 34: 26-27

 Boa noite irmãos...

Podemos dizer que o ano começou esse mês depois de tantas festividades agora é hora de mãos as obras... queridos temos tantas coisas pra fazer esse ano, tantos sonhos, tantas coisas a conquistar, acredito que é Deus que coloca em nossos corações esse desejo essa expectativa santa pra ver a sua gloria em nosso meio.

Sabe irmãos eu sinto que existe em nosso meio um amadurecimento espiritual, quando eu olho pra vocês e faço uma comparação com alguns anos atrás, eu vejo crescimento espiritual na vida de muitos, eu vejo um despertamento, um compromisso maior, eu vejo o desejo por mais de Deus crescendo em nosso meio... e isso é fruto de oração de intercessão.

Conversando com o pessoal aqui eles me chamaram a atenção que estamos as 2 anos seguidos mantendo a vigília nas sexta feiras e nos últimos 6 meses ou até mais ininterruptamente todas as sextas... e estamos começando a colher o resultado desta busca...

E em um desses momentos de oração e adoração Deus colocou em meu coração a certeza que era a hora de colocar em prática a visão de 4C ou 4 estações em nossa igreja... e hoje quero explicar melhor ela a todos vocês... 4 estações Cultivo, Cuidado, Crescimento, Colheita.

O interessante nisso tudo é que essa estratégia vai de encontro com que a palavra de Deus nos ensina, tudo em nossa vida existe o tempo certo ou melhor a estação certa. No texto que lemos Deus fala através do profeta que "Na estação própria" nada melhor na vida de uma pessoa quando ela se move no tempo certo, na estação certa. Quando você faz uma coisa fora do tempo, com certeza você terá muitos problemas problema.

A posse antecipada de uma herança no fim não será abençoada.pv 20.20

 Ou seja um coisa boa feita ou recebido fora do tempo certo, da estação certa, no fim não será benção na vida da pessoa. Existe um processo que precisa ser seguido, um caminho a ser percorrido antes. Não podemos pular fases.

Esses dias atrás vi um reportagem com uma médica pediatra falando sobre o Andador. Ela dizia um seguinte que muitas crianças por usar o andador não aprende a gatinhar e sim andar e isso não é bom porque ela esta perdendo de fortalecer sua estrutura óssea e por conta disse muitas crianças que pularam essa fase, elas tem mais facilidade de desequilibrar...

Costumeiramente nós cristãos temos isso com a gente que o melhor tempo é o tempo de Deus. Volte e meia escutamos em nosso meio que deveremos esperar o tempo de Deus (Kairos)

A bíblia nos ensina isso em

A EXPRESSÃO "OCASIAO PROPRIA" EM HEBRAICO ZEMAN, Eclesiastes 3.1 "Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu."SIGNIFICA "ESTAÇÃO".

É por isso que eu acredito que como igreja nós precisamos nos mover nas estações de Deus. Com certeza os irmãos já perceberam que as 4 estações é uma metáfora entre as estações do ano e a minha vida de comunidade.

Cada estação tem a sua particularidade e sua beleza não é verdade. Por exemplo o Outono está é uma estação que geralmente menos valorizamos, parece fria, se cor, sem vida em algumas regiões frias as folhas caem ressecadas dando uma impressão de morte a paisagem fica meio sinistra, mas essa é uma impressão falsa que temos pois o fato é que a natureza está se preparando para a abundância.

É no outono que grande colheitas acontecem, nele que os frutos estão prontos para serem recolhidos e saboreados.

Podemos fazer uma relação entre as caraterísticas do Outono e a nossa vida, pois esta estação é de colheita e abundancia.

Ore trabalhe e dependa de Deus para conquistar, progredir e resolver, tem gente que olha pro redor e ve as folhas caídas e desanima com as circunstancias. Não desista não irmão. O outono é época de colher em abundancia, de abastecer o seu lar de estabelecer um novo padrão no trabalho, um novo padrão de vida, de um a caráter pessoal.

Queridos peça o Outono de Deus pra sua vida. Colha conquiste em todas as esferas pessoal, trabalho, profissional e ministerial essa é uma estação muito rica e se você já estiver nela saboreie, desfrute da semente que lá traz você plantou. São bênçãos que Deus de deu... agradeça, reparta, oferte. Não deixe que algumas coisas venham retirar de vc a alegria de suas conquistas.

Lembrem-se, há 4 estações, o outono não dura muito...

Inverno. O Inverno sucede o outono é a estação mais fria do ano quanto mais ao norte e mais ao sul do planeta mais rigoroso ele é. O inverno passa a sensação de ausência de vida, pois as arvores se defendem das temperaturas baixas e se recolhem num período de hibernação os animais tb.

Se uma plantinha tentasse fazer brotar uma pequena folha seria queimada pelo frio. Assim a sábia natureza recolhe-se e adormece até que o rigor das temperaturas baixas de um alivio.

Quando a gente olha para os jardins e pastos queimados pelo frio, a falta de chuva parece-nos que chegou o fim, mas na verdade irmãos trata-se do reinício. O inverno queridos irmãos é a estão da economia de energia. Saiba querido irmão que o segredo da beleza do colorido da primavera está no recolhimento do inverno. Ele é necessário.

Talvez você esteja neste período da sua vida, tudo está cinzento, feio ao seu lado, emocionalmente você se sente arruinado... calma! É só um tempo de recolhimento meu querido irmãos, não é o seu fim, não conclua precipitadamente que tudo acabou. Recolhimento é necessário e isso passa, uma nova primavera explodira diante de você, assim como acontece na natureza acontecerá com a sua vida... cria!!!!

Primavera. Início do verão, essa estação é conhecida como o primeiro verão. Os dias voltam ter temperaturas agradáveis, os animais reproduzem e reconstroem ninhos, os insetos e borboletas voam de flor em flor em busca de néctar. É a estação das flores tudo parece mais bonito, os pássaros voltam a cantar, é a estação onde contemplamos a revelação de Deus na natureza, na sua criação.

Aproveite meu querido e continue em Obediência ao senhor Jesus, aproveite este momento com a mesma reverencia e busca que você teve quando estava na solidão do inverno... não baixe sua guarda. Tem gente que quando tudo está bem em sua vida. Da uma relaxada e vive como não se precisasse de Deus. Lembrem –se primavera é apenas uma das estações logo ela passa. Por isso desfrute desse tempo sempre com o coração voltado pra Deus.

Verão. É o tempo da frutificação. As arvores estão verdes e algumas carregadas de frutas. Muito calor e dias mais longos, abafados, estação que recebe muita chuva, e muitas tempestades também. Como todas as outras estações o verão possui virtudes e desconfortos. Ao longo de nossas histórias precisamos atravessar dias quentes e abafados de verão com suas tempestades que nos pegam de surpresa. Porém no final todos concordam precisamos do verão.

CADA ESTAÇÃO QUANDO ENTENDIDA E BEM VIVIDA, NOS TRAZ MATURIDADE, EXPERIENCIA, ENSINO, AUTORIDADE E UNÇÃO.

O fato é queridos irmãos que como todos os demais precisamos de todas as estações do ano, ela nos fornecem um ambiente de equilíbrio e preservação da vida. Assim também acontece com a nossa vida espiritual comunitária precisamos das 4 estações.

Deixa eu te fazer uma pergunta. Você acha que seu crescimento cristão seria tão rico e desafiador caso a vida fosse sempre igual? Estações são mudanças e mudanças queridos irmãos é um agente de Deus para o melhor.

Deus quer trazer crescimento em todas as áreas de nossa vida especialmente na área espiritual e comunitária para nós. A igreja é um organismo vivo... ser igreja é muito mais do que pertencer a uma placa denominacional, ser igreja é muito mais do que assistir cultos aos Domingos. SER IGREJA É SE MOVER COM PROPÓSITO EM DIREÇÃO A VONTADE DE DEUS;

É nesse sentido que queremos implantar as 4 estações em nosso meio, para que possamos intencionalmente agir no tempo de Deus em direção ao seu propósito.

Na estação CULTIVO, vamos preparar a terra e semear. Nesta estação, vamos preparar o solo da melhor forma e com toda intensidade e amor. Este solo deverá estar pronto para receber a semente que Deus dará, aquela que ele colocou em nosso caminho para encontrarmos e separarmos para um novo plantio.

Aqui desafio é encontrar as boas sementes de Deus e não perder o foco em suas próprias sementes. É uma fase de preparo árduo... mas de alegria também..

Assim como o lavrador se alegra com a colheita da sua semeadura, apesar que ela demora um tempo para chegar, pois primeiro precisa de muito trabalho como, lavrar a terra, adubar, tirar as pedras, fofar, lançar a semente, regar e pedir à Deus a chuva e esperar com paciência que ela vai germinar, crescer, florescer e por fim o fruto, que deverá ser colhido e ajuntado num celeiro, para depois se alegrar.

Esse Cultivo será feito por meio de evangelismo pessoal com o objetivo de alcançar e trazer mais pessoas para o grupo. Realizaremos eventos ponte como, "Dia do Amigo", churrasco, pizzada, cinema especial, lista do OIKOS para oração e outros meios para atrair pessoas aos nossos GPs.Na vida dos líderes iniciaremos o pastoreio e capacitação por meio dos encontros de liderança.

O foco será a reprodução. É se concentrar em semear a palavra de Deus. É a estação de incluir pessoas, de convida-las, e falar sobre Jesus a elas... nessa estação vamos semear o boa semente de Deus, vamos trabalhar como se tudo dependesse de nós e vamos orar como se tudo dependesse de Deus...

Eu quero desafiá-lo a fazer a sua parte, comece a falar de Jesus para as pessoas intencionalmente. Convide elas para igreja, para a célula, para os cursos que a igreja está promovendo, para as festividades.

Seja um semeador da paz, seja uma semeador das boas novas de Deus...

Na estação CUIDADO, nessa estação as sementes que você lançou começaram a germinar, vamos cuidar bem delas, ou seja, vamos cuidar uns dos outros. O irmão mais experiente cuida do menos experiente.

Nessa estação o foco é servir a Deus, a igreja e os outros, vamos proteger e desenvolver os novos na fé.  Vamos ler bons livros, vamos aprender mais da bíblia, vamos participar massivamente das programações oferecidas pela igreja, vamos cuidar de nós, da nossa espiritualidade, mas vamos caminhar e ensinar os mais fracos na fé a permanecer firme em Jesus.

Na estação CRESCIMENTO, para a glória de nosso Deus, iniciaremos o processo da frutificação. É a estação do discipulado. Da caminhada dois a dois. É fase de colocar em pratica que já aprendeu. É  se envolver com os ministérios os projetos. Será um tempo de desafios para um amplo desenvolvimento dos nossos Atos de Piedade e das Obras de Misericórdia. Vamos sair para atos de bondade, nos envolveremos intensamente com os projetos sociais e missionários.

Crescimento é desenvolvimento. Todo ser que está vivo se desenvolve. E tudo aquilo que impede o crescimento deve ser deixado e lado. A preguiça, a falta de iniciativa, a timidez, o comodismo todas essas pragas serão com combatidas através da pratica... serão podadas

A poda faz parte do crescimento ela é necessária, ela não é castigo divino é o trabalhar de Deus em nossas vidas. Ninguém que será usado grandemente por Deus fica sem poda.

Meu querido irmão se você esta sendo podado em alguma área de sua vida, saiba que isso faz parte do processo de crescimento. Quando a poda acontece isto não é sinal que você esta no caminho errado. Pelo contrário ela faz parte das estações de Deus para a sua vida. Você está no ciclo correto deste processo. Toda dor será usado por Deus para uma grande obra em sua vida e ministério.

 Por isso querido irmão não encare a poda em sua vida como sua inimiga, mas como um instrumento necessário, usado por Deus para que você fique mais fortalecido e dê ainda mais fruto. Uma parreira não frutificaria em abundancia se tivesse que dividir sua seiva com as folhas velhas da estação anterior. A poda é um alivio, uma maravilhosa limpeza.

Na estação COLHEITA, é tempo de festa, é tempo de adorar a Deus por tudo o que ele fez durante todas as estações do ano. É tempo de colher o que foi cultivado e cuidado. É tempo de celebrar.

 De vermos células multiplicando, de vermos pessoas sendo batizadas, as nossas sementes darão frutos e veremos com alegria o nosso árduo trabalho sendo recompensado...

Essa eficiência dessa visão depende de mim e de você querido irmão, depende do nosso comprometimento ao serviço de Cristo. Deus tem grande coisas para essa comunidade, mas precisamos a nos ajustar a estação de Deus para esse ano 2018. Veremos grande coisas e conquistaremos grandes coisas mas para isso precisaremos de uma liderança forte e comprometida.


Nenhum comentário: