2019/02/24

Liderança


"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? " Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Mateus 22.36-40
Apesar de ser uma palavra muito usada nos dias atuais, poucas pessoas realmente   sabem o que é liderança. E por não saberem a definição exata, menos pessoas ainda conseguem aplicá-la de maneira correta. Esse é um termo que comumente pode ser aplicado a ambientes corporativos, políticos ou religiosos.
Em um mundo cada vez mais competitivo quando o assunto é trabalho e reconhecimento, quem realmente pratica a verdadeira liderança tende a ganhar destaque, e sair na frente da concorrência.
Basicamente a palavra liderança, pode ser resumida na habilidade de conduzir um grupo, e motivá-lo a colaborar e muitas vezes de maneira voluntária. Um bom líder consegue despertar nas pessoas a vontade de fazer a diferença. Um bom líder consegue motivar pessoas a seguir uma idéia ou uma visão.
Você consegue imaginar uma empresa sem nenhum líder? Um local em que todo mundo possa fazer as coisas como quiser, e que não haja ninguém capaz de solucionar os problemas, ou orientar a equipe?
Parece meio caótico, não? Pois é justamente esse o papel da liderança: tornar o ambiente organizacional mais saudável e agradável para todos, além, claro, de apontar os caminhos para o sucesso e para que as pessoas consigam obter melhores resultados corporativos por exemplo no contexto de uma empresa.
Quando você pensa sobre o que é liderança, o que lhe vem à cabeça?
Para algumas pessoas, a imagem de um alto executivo. Para outros, uma pessoa espiritual como por exemplo um pastor, ou alguém que saiba conduzir um grupo de pessoas rumo a um objetivo em comum. É uma questão de postura, mais do que status ou mesmo condição financeira.
É possível identificar a liderança em crianças, por exemplo, que conseguem cativar atenção e se impor de maneira espontânea. As outras crianças admiram, e usam esse "líder" como exemplo.
Essa posição pode gerar situações boas ou ruins, afinal, existem líderes para os dois lados. Tornar a sua liderança saudável e positiva é uma opção sua. Conduzir as pessoas para um caminho produtivo e harmonioso, também. Por isso conhecer o perfil da liderança é importante pois a liderança reflete diretamente na qualidade do trabalho prestado pelo grupo. Existem muitos perfis de liderança e cada um com suas características que podem ou não ajudar na hora de liderar pessoas, são muitos, mas acredito que os três principais são:
 Líder Autoritário
O líder autoritário toma decisões por conta própria, e não consulta os seus subordinados. Muitas vezes esse líder chega a conclusões repentinas e imprevisíveis para o grupo, e apenas determina a execução de tarefas.
Líder Democrático
Nesse caso, o líder abre discussões com o grupo, e permite que cada membro determine quais suas tarefas e seus companheiros de trabalho, dentro dos limites do cargo. Ele se coloca na posição de observador e intermediador das decisões que são tomadas em conjunto.
Líder Liberal
Nesse caso existe uma participação mínima do líder nas decisões pessoais e profissionais. Esse tipo de liderança praticamente não participa das decisões.
Além de conhecer o perfil do líder é importantíssimo também, entender o papel da liderança dentro de um ambiente. Na escola, nos ambientes religiosos, políticos e até mesmo entre amigos, o líder é responsável por conduzir a postura e a participação do grupo.
Uma boa liderança precisa ser cativa, convincente, e acima de tudo, servir de exemplo para os demais membros do grupo. Embora algumas características de personalidade sejam fundamentais para o perfil do líder, é possível desenvolver algumas técnicas conforme se trabalhe isso. A inteligência emocional, por exemplo, é fundamental.
Com isso, quando pensamos sobre "o que é liderança", devemos analisar que se trata não apenas de uma posição em que se é colocado, mas sim em um conjunto de atitudes e comportamentos que levam determinada pessoa a se tornar destaque dentro de um grupo.
Quando falamos sobre liderança eclesiástica ou seja uma liderança inserida no contexto de igreja, encontramos um grande desafio, pois há uma crise de liderança na Igreja hoje, tanto no sentido de qualidade como de quantidade.
Se fizermos uma pesquisa de campo e sairmos perguntando em diversas igrejas sobre o maior desafio ou problema delas. A maioria não dirá que é falta de crescimento, boa doutrina, finanças, visão, planejamento estratégico, ferramentas ou um pastor comprometido; mas, repetidas vezes, surgirá o problema de falta de líderes. Não é que não tenha pessoas com características de liderança dentro da igreja, pelo contrário temos muitas com perfis de liderança, o que falta é o desejo dessas pessoas em assumir uma postura de liderança.
Porque será que vemos uma grande quantidade de cristãos assumindo cargos de liderança no meio secular principalmente no meio corporativo e vemos a igreja sofrendo por falta de uma liderança? Acredito que essa pergunta possa ser respondida da seguinte maneira. Existem 2 principais motivos:
1) Influência do mundo.
Estamos inseridos em uma cultura ocidental que está em plena decadência. Essa cultura prega e vive a doutrina do materialismo, do individualismo, do hedonismo (dedicação ao prazer) e do relativismo (não há absoluto). A cada ano que passa mais os nossos irmãos cristãos e nossos líderes evidenciam mais esses valores. E aqui vale lembrar da orientação do Apostolo Paulo em Romanos 12.1-2.
" Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. "
2) Falta de Paixão por Deus.
A nossa prioridade deixou de ser Deus. " Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento " Mateus 22.36.
A falta de líderes é o reflexo da perda da paixão por Deus. Os cristãos cada dia mais estão interessados e apaixonados pelas coisas terrenas do que por Deus. O grande líder realmente demonstra sua grandeza na habilidade de vivenciar o Grande Mandamento de Amar a Deus acima de tudo.
E aqui cabe uma pergunta a você. Qual é o estado do seu coração hoje? Você tem problemas com Deus? Sente que o poder e a graça dele não é real em sua vida? Pergunta-se onde foi parar aquele primeiro amor, a paixão que um dia você sentia? Você experimenta tristeza e sofrimento e tem dificuldades de entender porque um Deus amoroso permitiria isso?
Bem pior do que o incômodo com tais perguntas é não pensarmos neste assunto. Por conta da falta de nossa paixão, adquirimos uma falsa visão de Deus, nosso Deus tornou-se um gatinho domesticado que nos serve bem, nos mantém de forma razoavelmente cômoda em nosso lugar abençoado. Não é mais o Leão da tribo de Judá, imprevisível e perigoso, cujos propósitos são a razão de nossa vida. A W Tozer diz que a raiz de todos os nossos problemas é a dificuldade que temos de nos aproximar de Deus de tal forma que nos tornemos mais com ele. Todo líder tem que reacender a chama da paixão em seu coração todos os dias e a primeira coisa a fazer é olhar para Deus e redescobrir a profundidade do amor dEle.
A Boa notícia é que liderança cristã é simples! Isto não significa que seja fácil. Mesmo que sigamos todos os princípios corretos, as coisas podem sair mal e podem desenvolver situações tensas. A liderança cristã pode ser um duro trabalho. Por simples quero dizer que os princípios essenciais são fáceis de compreender e simples de aplicar se temos a coragem moral para fazê-lo.
A liderança cristã não é algo misterioso para uns poucos escolhidos com um dom especial de sabedoria. Os princípios estão disponíveis para todos, inclusive para os que não têm o chamado para um oficio bíblico. Estes princípios influem nos dons das pessoas, com ou sem títulos. Aos que Deus escolheu para a liderança, Paulo lhes disse:
 " Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra." II Tm 3:16-17
Em suma: Tudo o que você precisa para ser um líder cristão efetivo está na Bíblia. Note o que Paulo diz inteiramente preparado.
Toda liderança cristã genuína e legitimada por Deus possui algumas atitudes fundamentais:
 Primeira Atitude Fundamental INTEGRIDADE.
A integridade é a virtude central na liderança cristã. Deus quer que seus líderes sejam homens íntegros.
Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo e maiormente convosco. IICor.1:12
Neste texto, Paulo declara que ele não tem planos secretos. Não se entrega à politicagem nem manipula a ninguém. Você não precisa examinar o valor numérico das letras gregas para chegar a um significado oculto. O que Paulo diz é exatamente isso e nada mais. As palavras usadas para traduzir "simplicidade" e "sinceridade" em 2 Co.1:12 demonstram que Paulo fala de pureza de motivos e completa devoção a um só propósito.
 A "transparência" de caráter é simplesmente uma questão de integridade. Leva tempo e esforços para desenvolvê-la nos candidatos para liderança. A integridade e a humildade estão unidas imprescindivelmente. Estão tão intimamente relacionadas que poderíamos afirmar que são sinônimos. A integridade é fundamental a toda liderança, religiosa ou secular.
A liderança que persiste não pode existir sem esta virtude. A administração, sim. A manipulação e o controle, sim... mas não a liderança verdadeira que compra a fidelidade de outros à custa da própria dor. Esta é a integridade de Jesus. Esta é a filosofia cristã da liderança. Não há outra.
O PRINCÍPIO DE CAIFÁS: Caifás foi um homem que vendeu sua integridade por paz. Foi o sumo sacerdote que presidiu o juízo de Jesus. Em João 11:49-50 lemos: ...Vós nada sabeis, nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo e que não venha a perecer toda a nação.
Segundo a perspectiva de Caifás, era melhor perder sua integridade ao condenar um inocente, que se ariscar a uma destruição total por parte dos governadores romanos. Estava correto? Sim, mas por pouco tempo. Caifás previu com êxito a intervenção romana e o desastre nacional, e talvez se considerou a si mesmo muito sábio. No entanto, ao passar do tempo, foi diferente. De todos os modos, os romanos vieram e destruíram a nação. Caifás ganhou de forma passageira, mas ao final perdeu tudo, incluindo sua própria honra. A simples vista, Jesus parecia perder. Foi humilhado, crucificado e parecia que ia desaparecer. Quem é o Rei dos Reis hoje, e onde está Caifás?
A integridade, que inclui a humildade, é a virtude fundamental da liderança. Sem ela, no melhor dos casos, um "líder" não é mais do que um administrador. No pior dos casos é um manipulador e controlador. Até o mundo secular nota isto.
Segunda Atitude Fundamental UMA DISPOSIÇÃO PARA ABRAÇAR O SOFRIMENTO
Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos -Mat. 20:22
Um chamado à liderança cristã é um chamado ao sofrimento. Esse "sofrimento", especialmente no mundo ocidental, usualmente toma a forma de pressão psicológica e estresse, que outros crentes não suportam nem compreendem.
Com freqüência, as pessoas têm altas expectativas de um líder, as quais ele não pode satisfazer. Em lugar de buscar a Cristo, as pessoas podem estar buscando um pastor para satisfazer suas necessidades. E quando o pastor falha, consideram-no incompetente.
Algumas pessoas que estejam sob seu cuidado, podem ser rebeldes e somente se submeteram quando são pressionadas. Algumas vezes o líder deve manter-se na linha dos princípios divinos, com o risco de mal entendidos e críticas de outros. Ocasionalmente, os líderes da igreja devem aplicar a disciplina bíblica a pesar de que não seja popular faze-lo.
Terceira Atitude Fundamental: A PARIDADE
" Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; " Mat. 20:25-26
Se você trata a um homem como seu igual, se ele for sábio, ele se submeterá a você nas áreas que ele sabe que você é superior. O autoritarismo e a hierarquia se sustem mutuamente e é difícil dizer qual dos dois sintomas é a força que impulsiona.
As pessoas autoritárias criam as hierarquias? Ou, as hierarquias estimulam o autoritarismo? O autoritarismo se deriva da arrogância. Com freqüência, as pessoas autoritárias supõem que o ter um ofício superior prova que eles são inerentemente indivíduos superiores. Esta é razão pela que eles senhoreiam sobre outros. Supõe que tem o direito inerente para fazê-lo.
As hierarquias complexas são inevitáveis no mundo. Os exércitos são hierarquias, com seus generais no cargo superior, seguidos pelos coronéis, majores, capitães, sargentos, até chegar aos soldados rasos. É o mesmo com as corporações. O presidente está na primeira posição seguida pelos vice-presidentes, chefes de departamentos, até chegar ao sótão onde estão os rapazes do armazém. As hierarquias são necessárias em tais domínios.
Jesus não está ensinando que as hierarquias autoritárias estão erradas. Ele simplesmente está dizendo: Não assim com vocês. A frase entre vós não será assim, é literalmente no grego, não assim com vocês. Jesus estava falando em aramaico, um dialeto do hebraico.
Nessa língua, os tempos futuros são usados como imperativos. Provavelmente, Jesus estava dizendo: Eu, lhes proíbo categoricamente por nos ofícios a pessoas com atitudes e temperamentos autoritários. Assim, alguns devem ser excluídos dos ofícios cristãos, inclusive se manifestam um talento natural para liderança.
Se forem autocráticos em seu caráter, nunca devem chegar a postos de autoridade na igreja. Algumas pessoas com tendências naturais para liderança ficam excluídas dos ofícios cristãos. Pessoas com temperamento autocrático são desqualificadas para a liderança cristã.
As organizações cristãs quase sempre passam por alto este princípio. Suponha que chegue um homem com características naturais de liderança. Com certeza ele é um pouquinho arrogante. Gosta de controlar. Talvez, às vezes, ele exagere um pouco, mas o que é que tem? Ele tem "liderança". Deste modo ele obtém autoridade na organização. Resultado: pessoas feridas. Perdem-se boas pessoas que recusam ser o alvo de tal arrogância.
 Somente porque um homem tem habilidades de liderança, não significa que ele deve ser um líder em uma organização cristã. Se ele tende para o autoritarismo e tem atitudes controladoras, ele é a última pessoa para ser qualificada. Nos postos, nunca se deve permitir que ele esteja acima do último. Os controladores devem ser controlados. Isto pode ser o que Jesus quis dizer quando disse: o que quer fazer-se grande entre vós será vosso servidor. Alguns eruditos interpretaram esta frase assim: a liderança de servo é a forma para ser promovido no Reino de Deus. Esta interpretação pode ser válida.
No entanto, considerando o contexto, esta frase parece mais bem uma proibição de colocar pessoas com atitudes autoritárias em postos de liderança.
Em suma: Nem a habilidade natural da liderança nem a experiência nos negócios no exercício, nem os perfis psicológicos, são indicadores finais de que um homem deve ser um candidato para a liderança cristã. Se ele mantém atitudes autocráticas, pensa hierarquicamente ou tende usar ou abusar das pessoas, ele está desqualificado como candidato, a pesar de outras considerações.
Quarto Atitude Fundamental: O SERVIÇO
"tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." Mat. 20:28
A liderança cristã enfoca mais em ajudar a outros que em mandar em outros. É uma vida dedicada ao serviço. A honra que levam os ofícios eclesiásticos atrai a muitos. Mas se as honras é sua motivação, estas pessoas terminam como líderes negligentes, mais preocupados com seu status que pelo bem-estar das pessoas, ademais do dano que fazem a si mesmos.
"Há ocasiões em que um homem domina sobre outros para a sua própria infelicidade." Eclesiastes 8:9
A meta de um líder cristão é conseguir que seus seguidores sejam o melhor que eles possam chegar a ser. De fato, se o líder pode preparar alguém para substituí-lo, este é o melhor líder de todos. A liderança de servo é essencial no Reino de Deus devido ao produto final. No mundo dos negócios, as pessoas são um recurso para produzir bens materiais. As pessoas gastam tempo e energia para produzir coisas para o consumo público, tais como automóveis, canetas, ou qualquer outra coisa. No Reino de Deus usa os recursos materiais para produzir pessoas santificadas. No mundo considera que isto não é um benefício.
CONCLUSÃO A liderança cristã envolve um conjunto de atitudes diferentes do sistema do mundo. Abraçar o inevitável sofrimento, seja psicológico ou físico, ajuda um líder a colocar seus motivos em perspectivas. Servir a outros para ajudá-los a alcançar seu potencial total e tratar a seus colegas de ministério como iguais, é mais que meros direitos de um ofício. É uma forma de vida.

Nenhum comentário: