2019/02/24

(Culto Fúnebre)

Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras. Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. O Senhor guarda a todos os que o amam Salmo 145.17-20b

Quero inicialmente frisar que num culto como este, não celebramos a morte, ou os mortos, mas celebramos a vida. Celebramos a vida, pois cremos que a morte física de um justo, é uma passagem, é um momento de transição. Quando um justo morre sua alma separa-se de seu corpo físico e passa a desfrutar da presença de Deus. É por este motivo, que não celebramos a morte em um momento como este. Celebramos a vida, porque temos a esperança, de que em Cristo viveremos eternamente, de que desfrutaremos da vida eterna.

Um momento como este, nos faz refletir sobre a fragilidade da vida. Precisamos compreender que somos frágeis, é precisamos a cada dia sempre depender de Deus.  É Deus quem controla todas as coisas. E ele quem determina o tempo de nascer, e de partir. E aprouve a Deus levar a irmã...

É o Senhor quem nos sustenta com a vida, e Ele quem nos da o livramento, é o Senhor que da a nossa provisão.

Nossa vida é tão frágil, que não sabemos se estaremos vivos amanhã. Mas, a única e maior certeza que tenho, é que apesar de ser frágil, minha vida está nas mãos de um Deus forte e poderoso.

Entenda meu querido ouvinte, que você e eu precisamos colocar nossas vidas, planos, e sonhos nas mãos de Deus.

O Salmos 37:5: "Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

2. Quero também destacar, que é necessário entregarmos as nossas vidas nas mãos de Deus.

Para fazermos essa entrega precisamos em primeiro lugar, fazer uma confissão.

O apostolo Paulo nos ensina a fazer esta confissão. Ele diz em Romanos 10:9: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."

É importante acrescentar, que quando confessamos com a nossa boca que Jesus é nosso Senhor e salvador, e desejamos realmente viver uma vida de mais comunhão com Ele, temos uma promessa que certamente não falhará: A promessa é: "somos salvos". Portanto, temos a garantia que a morte física não nos afastará de Deus. Viveremos eternamente no reino de Deus.

3. Em último lugar, uma palavra de consolação para a família.

Vocês não estão sozinhos, Deus continuará cuidando de vocês. Ele vai sustenta-los neste momento de despedida. Ele vai ajudá-los a superar toda dor. O mesmo que permitiu que o ente querido de vocês partisse, é aquele que vai fortalece-los e sustentá-los. Lembrem-se das palavras do Senhor: "Estarei convosco até a consumação dos séculos".

Que em nome de Jesus, vocês possam ajudar uns aos outros fortalecendo a união, e buscando nesse momento uma experiência maior de comunhão com Deus.

 


Nenhum comentário: