2019/02/24

Encontrei um tesouro

Texto: Mateus 13.44-46

"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. "O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou". Mateus 13:44-46

Queridos Deus tem uma palavra ao seu coração.

Neste texto encontramos duas, a parábolas do tesouro escondido e a parábola da pérola.

Nós vamos tratar de ambas parábolas, porque elas estão relacionadas entre si e ao mesmo tempo expressam a mesma verdade acerca do reino dos céus e juntos nesta noite vamos descobrir o que Jesus requer de nós como súditos do seu reino.

 As duas parábolas apresentam algumas características próprias:

1- São duas parábolas curtas não seguidas de uma explicação explícita, ao contrário das parábolas do semeador e do joio, que Jesus fez questão de explicar.

2- Ambas as parábolas foram dirigidas especialmente aos discípulos de Jesus e eles entenderam o que o Senhor estava ensinando.

Portanto, essas parábolas são dirigidas também à sua igreja  hoje, a nós, a fim de revelar-nos uma verdade importante acerca do Reino dos Céus...

O Senhor Jesus nos diz o seguinte: "O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo. O reino dos céus é também semelhante uma pérola de grande valor...

 Mas o que isso significava dentro do contexto da época?

Na parábola do tesouro escondido Jesus conta a história de certo homem que encontrou um tesouro escondido num campo. O Senhor não diz quem foi o homem (empregado, arrendatário) que encontrou o tesouro, nem tampouco como ele o encontrou, se arando, cavando ou plantando no campo, não sabemos.

Também não sabemos qual foi o tesouro encontrado. O que sabemos apenas é que certo homem encontrou um tesouro que estava escondido num campo.

Tal fato não era algo anormal e fora da realidade. Era uma coisa comum tanto na época do AT quanto do NT esconder tesouros debaixo da terra, por causa das guerras e revoluções tão frequentes na época. Deixa eu dar dois exemplos de textos bíblicos que demonstram que essa pratica era muito corriqueira.

se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, Provérbios 2:4

Mas dez deles disseram a Ismael: "Não nos mate! Temos trigo e cevada, azeite e mel, escondidos num campo". Então ele os deixou em paz e não os matou com os demais. Jeremias 41:8

Era mais seguro guardar um tesouro escondido no campo do que deixá-lo em casa, pois este, estando em casa, poderia ser roubado por ladrões ou levado pelos invasores como despojo.

 É como as pessoas mais avançadas em idade nos contam que guardavam dinheiro em baixo do colchão.

Acontecia, porém que, na maioria das vezes, o proprietário do tesouro morria sem revelar a ninguém onde tinha escondido o tesouro. Assim, o tesouro escondido no campo poderia ou não ser encontrado por alguém.

O Senhor fala de algo conhecido por seus ouvintes. Ele não está usando uma figura irreal e fantasiosa ao falar do tesouro escondido. Mas ele está falando de algo real e conhecido dos seus ouvintes.

Na verdade, ao longo da história, vários tesouros escondidos têm sido encontrados. Podemos citar alguns exemplos:

Certo fazendeiro inglês, por volta do século XIX encontrou, ao arar o seu campo, um cofre contendo belos pratos de prata do tempo dos romanos; e até aqui em Maragogi, no início do ano de 2004, foram encontradas muitas moedas de prata de grande valor na escavação das ruas para a obra de saneamento da cidade.

O homem que encontrou o tesouro no campo não estava à caça de tesouros escondidos. Ele o encontrou ao acaso. E qual foi a sua reação ao achar o tesouro escondido?

A primeira coisa que ele fez foi esconder o tesouro de volta. E depois, tomado por grande alegria por ter encontrado o tesouro, ele volta para sua casa, vende todos os seus bens e compra aquele campo no qual o tesouro estava escondido. Agora o campo era seu junto com o tesouro nele escondido.

Ilustração do ovo de páscoa, comia tudo rápido pra comer dos meus irmãos depois ou guardava o meu é comia dos meus irmãos e depois comia o meu sozinho...

 Agora vamos para a parábola da pérola de grande valor. O Senhor Jesus desta vez conta a história de um negociante de pérolas que estava à procura das melhores.

Pérolas tinham um grande valor no primeiro século da era cristã assim como tem o diamante em nossos dias. Elas serviam como símbolo de status e posição entre os ricos. Apenas os ricos as possuíam.

A própria Bíblia no NT fala das pérolas como objeto de grande valor naquela época.

Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos. Mateus 7:6

Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, 1 Timóteo 2:9

Os negociantes da terra chorarão e se lamentarão por causa dela, porque ninguém mais compra a sua mercadoria: artigos como ouro, prata, pedras preciosas e pérolas. Apocalipse 18:11,12

Por serem valiosas, as pérolas eram muito procuradas por seus negociantes. Estes faziam longas viagens em busca das melhores e mais valiosas pérolas.

O homem da parábola é um negociante que está em busca das melhores pérolas. Jesus não diz para onde ele foi, mas tão somente diz que ele encontrou em sua busca a pérola que tanto procurava, a pérola de grande valor.

Uma oportunidade única na sua vida. Ele não sossegou enquanto não a obteve. O que então ele fez para adquiri-la? Jesus diz que aquele negociante, "tendo achado uma pérola de grande valor, vendeu tudo o que possuía, e a comprou". A pérola que tanto procurava agora era sua.

Comparando ambas as parábolas, observamos um ponto de semelhança entre elas. Esse ponto de semelhança está na atitude dos dois homens depois de terem encontrado o tesouro e a pérola:

Ambos reconheceram o imenso valor do que tinham encontrado e com alegria não hesitaram em vender tudo que tinham para obterem o que tinham encontrado.

Observando esse detalhe da parábola de que os dois homens se desfizeram de seus bens para possuírem o tesouro que encontraram podemos nos perguntar: "Eles fizeram a coisa certa? Ou foi uma loucura o que eles fizeram?"

Certamente que seus parentes e conhecidos desaprovaram a atitude deles por não saberem o que eles estavam fazendo.

Mas ambos os homens sabiam muito bem o que estavam fazendo e eles fizeram a coisa certa. Eles descobriram que aquilo que encontraram era muito mais valioso do que tudo quanto poderiam ter.

Por essa razão, eles não pensaram duas vezes, mas com o coração resoluto e alegre e sem nenhum sentimento de perda desfizeram-se de tudo quanto possuíam para obterem o tesouro e a pérola que encontraram.

Este é o ponto central da parábola através do qual Jesus quer nos ensinar uma verdade acerca do seu reino.

A aplicação do ensino da parábola do tesouro e da pérola

Qual é a mensagem que Jesus quer aplicar no nosso coração com o ensino das parábolas do tesouro escondido e da pérola?

Que tipo de atitude ele exige de nós como súditos do seu reino?

Antes de atentar para a verdade central que Jesus quer aplicar no nosso coração com estas parábolas, vejamos primeiramente o que Jesus não está nos ensinando nelas:

Tem muita gente interpretando essas parábolas erroneamente e pregando heresias e ensinamentos que comprometem a pureza dessas parábolas.

 A SALVAÇÃO NÃO PODE SER COMPRADA.

Jesus não está ensinando que o crente deve comprar a sua salvação assim como os dois homens compraram o tesouro e a pérola.

Alguns pensam assim ao interpretarem estas parábolas. Mas não devemos chegar a essa conclusão, pois a Bíblia, que não se contradiz em lugar nenhum, nos ensina em vários textos que nossa salvação é uma dádiva graciosa de Deus.

que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, 2 Timóteo 1:9

É interessante, mas ainda hoje, muitos acham que podem comprar a salvação sendo bonzinhos, fazendo boas obras, boas ações, ou mesmo dando ofertas a obras assistenciais ou igrejas.

Acham que assim estarão garantindo seu lugarzinho no céu. Mas não é isso que a Bíblia diz! A salvação é de graça. Totalmente grátis

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8,9

A vida eterna custa mais caro do que você pode pagar. É por isso que você não precisa de um currículo exemplar ou de muito dinheiro no banco, você só precisa de um Redentor! 

É apenas pela fé em Jesus Cristo que a recebemos. As obras são decorrentes da salvação e não o motivo dela.

O preço da nossa salvação foi o sangue de Cristo e não algo que podemos fazer para obtê-la. Não podemos comprar o reino de Deus. Pelo contrário, Deus é quem nos faz herdeiros e súditos do seu reino por pura graça mediante a fé em Cristo.

NÃO QUER ENSINAR SOBRE O VOTO DE POBREZA

Jesus também não está ensinando que o crente deve fazer um voto de pobreza ao vender tudo quanto tem para se tornar participante do reino de Deus.

Alguns pegam o detalhe da parábola de que os dois homens se desfizeram de tudo que tinham para obterem o que tinham encontrado e afirmam isso. Mas não é isso que Jesus está ensinando.

Não é para você agora, por ser um crente, sai vendendo sua casa, seu carro e todos seus bens para seguir Cristo. Sempre existiu e existirão cristãos fiéis que são ricos no sentido material. Isso é dom de Deus.

Ser cristão não é sinônimo de ser pobre no sentido material e muitos menos é sinônimo de ser rico. Portanto, Jesus não está nos ensinando a se tornar pobres nestas parábolas.

Se bem que é preciso falar que existe um dom da pobreza voluntaria. É aquela capacidade especial que Deus confere a certos membros do Corpo de Cristo para que renunciem aos confortos e luxos materiais, e adotem um estilo de vida equivalente ao daqueles que vivem em nível de pobreza, dentro de uma dada sociedade, a fim de servirem a Deus com maior eficiência.

John Wesley foi dotado dos dons da contribuição e da pobreza voluntária.  Quando morreu ele deixou uma bem conhecida capa, bem desgastada, e duas colheres de chá, de prata, como suas propriedades.  Durante sua vida, entretanto, ele tinha doado ao Senhor cerca de cento e cinqüenta mil dólares.

George Muller, de Bristol, Inglaterra, foi outro crente dessa categoria.  Ele morreu deixando propriedades pessoais no valor de oitocentos e cinqüenta dólares.  Foi um homem pobre durante sua vida inteira.

No entanto, quando seus livros contábeis foram examinados, após a sua morte, foi descoberto, para surpresa de todos, que, através dos anos, um total de cento e oitenta mil dólares foram doados por um doador identificado somente como "um servo do Senhor Jesus, o qual, constrangido pelo amor de Cristo, busca ter um tesouro no céu".  O doador, naturalmente, foi o próprio Muller.

Mas não é o ensinamento dessa parábola...

Qual é então a atitude correta que Jesus requer dos seus discípulos nas parábolas do tesouro escondido e da pérola?

UMA ENTREGA VERDADEIRA E PROFUNDA DE NOSSA VIDA AO SENHOR

A verdade central da parábola que Jesus quer colocar no nosso coração é a seguinte:

O reino dos céus com tudo o que ele é e possui é um tesouro tão valioso que o crente que o encontra reconhece seu imenso valor e, motivado por grande alegria, dispõe-se de todo o coração a entregar tudo quanto possa interferir na obtenção desse reino tão valioso.

Em outras palavras: aqueles que percebem o imenso valor do reino de Deus que foi revelado em Cristo sacrificarão qualquer coisa para desfrutar das riquezas desse reino.

O crente que encontrou o Rei Jesus Cristo e todas as bênçãos do seu reino (o perdão dos pecados, nova vida no Espírito, governo e cuidado de Cristo sobre sua igreja, vida eterna), consciente de todos estes benefícios, abandonará alegremente o seu velho estilo de vida para então viver em total gratidão e louvor ao seu Rei e Salvador Jesus Cristo que, por pura graça, o faz desfrutar das riquezas do seu reino.

 Por causa de sua grande alegria por ter encontrado o Salvador de sua vida e se tornar um herdeiro do seu reino eterno, o crente não desejará outra coisa senão viver para o seu Senhor.

E ele fará isso sem nenhum constrangimento, mas com toda alegria, pois ele agora sabe que, pela graça de Deus, foi transportado do império das trevas (uma vida de miséria e pecado) para o reino de luz do Filho Amado de Deus (perdão e salvação).

Podemos ilustrar a verdade dessas parábolas com o exemplo de dois homens de Deus que alegremente abandonaram o mundo para seguir Cristo. Estes homens foram Paulo e Moisés.

Cristo encontrou Paulo na estrada de Damasco e mudou completamente a sua vida. Paulo, que antes era um autêntico fariseu que buscava sua salvação pelas obras da lei, conheceu Cristo e sua salvação graciosa e abandonou sua falsa religião (ver Fp. 3.7-10).

Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas.

Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte. Filipenses 3:7-10

 Moisés, pela fé, abandonou as riquezas e os prazeres do Egito por amor a Cristo. Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.

Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível. Hebreus 11:24-27

Paulo e Moisés encontraram o tesouro escondido e a pérola de grande valor. Eles encontraram Cristo e as riquezas do seu reino e entenderam que isso valia muito mais do que qualquer riqueza ou honra que poderiam obter neste mundo.

Eles se alegraram com as riquezas de Cristo que agora eram também suas e, portanto, dedicaram suas vidas ao seu Rei e Salvador Jesus Cristo.

O QUE TEMOS FEITO COM ESSE TESOURO?

 Qual tem sido a nossa atitude como súditos do reino de Deus?

Será que nós temos percebido o imenso valor do reino de Deus?

Cristo é o nosso maior tesouro?

Ocupa ele o primeiro lugar em nossa vida?

Seus mandamentos e promessas valem mais para nós do que qualquer coisa que este mundo pode nos oferecer?

Ou será que nos apegamos tanto às coisas terrenas que nos esquecemos de colocar o reino de Deus em primeiro lugar na nossa vida?

Infelizmente queridos irmãos muitos cristãos não estão sendo sábios como esses dois homens dessas duas parábolas, apesar de serem abençoados com um tesouro imarcescível, ainda continuam atrás de tesouros menores e se perdem no meio do caminho...

Tal atitude é inaceitável a Cristo. Ele disse que é impossível servir a dois senhores e que devemos amar a Deus de todo o nosso coração.

Pode ser que desejemos tanto as riquezas materiais que nos esquecemos do imenso valor das riquezas do reino que Cristo nos dá (perdão, vida eterna).

Mas Jesus nos diz: (ler Mateus 6.19-21; tb.Cl.3.1-4).

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Mateus 6:19,20

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:1-3

Por ficarmos tão preocupados em cuidar da nossa vida e dos nossos interesses aqui na terra que deixamos de obedecer e confiar em Deus.

Mas Jesus nos diz: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt. 6.33).

Aqueles que se agarram aos tesouros terrestres e aos prazeres mundanos a ponto de desprezarem Cristo, acabam perdendo as riquezas do reino. Isso é uma atitude insensata.

Pois Cristo falou: "Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á… Pois que aproveitará o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma"? Por outro lado, ele também afirmou: "… e quem perder a vida por minha causa, achá-la-á" (Mt. 16.25,26).

Conclusão

Quero concluir fazendo um paralelo entre as duas parábolas (O Tesouro Escondido e A Perola de Grande Valor). Ambas as parábolas englobam a vida de todos os cristãos.

Uns encontram o maravilhoso tesouro sem ao menos estarem procurando, enquanto outros encontram a pérola de grande valor após uma busca incessante.

Todos nós nos enquadramos em uma das duas situações. Sabemos que ao homem caído e corrompido pelo pecado é impossível buscar por si mesmo a Cristo, mas muitos cristãos, antes de sua conversão, buscavam algo que poderia satisfazê-lo.

 Procuraram e procuraram por um longo tempo, muitas vezes sem ao menos saber o que estavam procurando, até que, nessa procura, se depararam com o precioso tesouro da salvação e de uma nova vida pelo Espírito.

Eles ficam exultantes, eles encontraram o Cristo. Mesmo tendo procurado, se surpreendem com o imenso tesouro que encontraram.

Se na Bíblia temos exemplos de pessoas que encontraram o tesouro escondido sem ao menos procurá-lo, como o Apóstolo Paulo no caminho de Damasco (At 9:1-19), também temos exemplos de pessoas que encontraram a pérola de grande valor após uma busca diligente, como por exemplo, o eunuco etíope (At 8:26-38), Cornélio (At 10:1-33), o carcereiro (At 16:29-34) e tantos outros.

Não importa qual seja a situação que te fez encontrar esse precioso tesouro que é Cristo, você deve fazer é siga-o de todo o seu coração.

ENTREGUE-SE TOTALMENTE A ELE

Irmãos, Cristo nos chama a tomar uma atitude firme e decisiva de segui-lo. Ele quer o nosso coração por completo, o texto diz que esses dois homens "venderam tudo o que tinha e a comprou".

Ele quer que sejamos discípulos alegres e gratos pelos benefícios do seu reino que ele nos deu de graça.

Ele quer que abandonemos qualquer coisa que nos impeça de desfrutar das suas bênçãos.

Cristo exige de nós o alegre abandono de todas as coisas que nos atrapalha de desfrutar das riquezas do seu reino e nos impede de servir a ele de todo o nosso coração.

Aquele que reconhece o imenso valor do reino de Deus e alegremente abandona o mundo para seguir Cristo, faz a coisa certa, age com sabedoria.

Pois não é tolo "aquele que se desfaz do que não pode ter para ganhar o que não pode perder".

O crente sábio e feliz que encontrou Cristo e reconheceu o imenso valor de suas riquezas, seguirá alegremente o seu Salvador e não perderá as bênçãos do reino de Deus, mas desfrutará delas agora e eternamente.

PELA GRAÇA DE DEUS ENCONTRAMOS ESSE TESOURO

Deus nos fez encontrar o tesouro do seu reino. Ele nos revelou Cristo e sua obra de salvação em nosso favor. Seu reino se manifestou a nós. Ele nos fez compreender que os seus reino com todas as suas riquezas valem muito mais do que o ouro e a prata ou qualquer riqueza perecível que o mundo pode nos oferecer.

 

 

 

Um comentário:

Unknown disse...

Glórias a Deus
Deus te abençoe pastor sempre.