2019/02/24

Siga o mapa…

"Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. " Hebreus 12:1-2

Quando eu era criança nessa época da Páscoa lembro-me que o meu pai escondia os ovos de páscoa durante a noite para que logo pela manhã nós acordássemos procurássemos os ovos. E lembro que ele muitas vezes fazia uma um mapinha e ele dizia olha fica perto disso, está perto daquilo, está quente... está frio, ta morno... e aquelas orientações iam nos conduzindo, nos levando pra mais próximo do nosso tesouro, que eram os ovos da páscoa. E quando leio esse texto de hebreus eu penso neste mapinha.        

Esse texto é uma orientação a todos os cristãos rumo aos tesouros eternos, é um singelo mas poderoso mapinha que nos mantém no caminho correto.     

1) O texto começa dizendo "portanto também nós", essa já é uma pista, o autor de hebreus está endereçando sua fala a eles mesmos. E quem são eles? Ora à igreja de Jesus Cristo, aos cristãos daquela igreja.

Muitas vezes temos a tendência em empurrar a palavra Deus para outros ao invés de recebê-la em nossos corações primeiros. Deus fala primeiramente COMIGO para depois falar através de MIM. Existe uma responsabilidade que precisamos assumir todas as vezes que ouvimos a Palavra de Deus.

 Quando o autor diz portanto também nós ele está dizendo assim como eles, nós também devemos nos atentar ao que a palavra está dizendo. Não estamos isentos da pratica do evangelho que anunciamos para os outros. Pelo contrario a bíblia é bem clara que quanto mais revelação temos da palavra e do Senhor maior será a nossa cobrança.

A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido". Lucas 12:48

2) A segunda pista neste mapinha fala a respeito disso "uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas..." Para nos mantermos firmes no caminho correto precisamos cuidar de nosso testemunho, as pessoas estão nos observando, aquilo que fazemos ou falamos influencia para o bem ou para o mal os nossos observadores.

É muito comum escutarmos comentários de pessoas falando a respeito de outros que se dizem cristãos o seguinte: aquela pessoa ali é crente? Sério? a boca da pessoa é mais suja daqui…aquele ali se diz crente mas se puder passa a perna em você?; diz que é crente mas trata mal as pessoas…

Enfim alguns desses comentários são verdadeiros e outros são fruto de perseguições, mas o fato é que estamos sendo observados, quando você diz que é um seguidor de Jesus, um crente!!! você automaticamente colocou um grande anuncio em sua testa e todos que estão ao seu redor estão observando se de fato isso que você diz a respeito de você mesmo é verdade.

Quando falamos em nuvem de testemunha pensamos quase que sempre no plano físico, terreno, pensamos em pessoas. E infelizmente deixamos fora dessa equação o plano espiritual. Não só as pessoas nos observam, mas todos os seres espirituais no mundo espiritual, os demônios nos observam, o diabo nos observa, inclusive o que deveria te trazer um temor santo o próprio Deus está de olho em você...

Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele. 2 Crônicas 16:9

Então podemos formatar esse texto "uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas..." como "uma vez que os olhos do Senhor estão sobre nós" devemos fazer isso ou fazer aquilo... saber que o Senhor está nos olhando não deve ser motivo de medo, mas sim um motivo para buscarmos ser santos em todos os nossos procedimentos.

A Pastora Genilda falou algo semana passada que fiquei pensando e me trouxe muito temor. Ela disse que deus disse pra ela que muitas pessoas oram a ele, mas não acreditam que realmente ele está aqui, que apesar de buscá-lo não acreditam nele, isso me trouxe muito temor pois, a falta de entendimento e convicção da presença de Deus faz com que venhamos agir religiosamente e a religiosidade é o câncer no coração de muitas pessoas. Aos poucos ela vai matando Deus na vida da pessoa.

3) A terceira pista nos é dado logo na sequência "livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve", aqui o autor está falando de duas coisas super importantes que precisamos de um discernimento maior.

1ª livrar-nos de tudo que nos atrapalha...  perceba que essas coisas que nos atrapalham não são necessariamente pecado, até porque o autor faz essa separação.

Acredito que autor está falando de coisas não espirituais coisas da nossa própria carne que nos atrapalham. Na caminhada cristã nós temos dois adversários o Diabo, satanás, e nós mesmos. Nós mesmos somos a causa de muitos de nossos sofrimentos e lágrimas.

Além de lutar contra um ser espiritual, temos que lutar contra nós mesmos. É nossa autoestima baixa, é nossas emoções à flor da pele, é a nossa soberba que nos leva a constantes derrotas, é um coração que não sabe perdoar, é a ira que nos consome, é o medo, a ansiedade, a luxúrias, a incredulidade, à desobediência, a mentira etc...tudo isso nos atrapalha em nossa caminhada e o texto diz livrem-se delas... são coisas da carne... essas são as raposinhas que se infiltram em nossas vidas e fazem grande destruição.

"Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor." (Cantares 2:15)

São todas atitudes carnais da nossa velha natureza que luta contra a nossa nova natureza santa que Jesus já nos deu, que volte e meia se levanta e mostra as suas garras, mas que devemos confronta-las... enquanto você não se livrar delas o seu caminho rumo ao tesouro eterno será angustiante...

O Apostolo Paulo identificou essa luta épica em sua própria vida.

Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim. Romanos 7:18-21

Essa luta estava sobre ele e com certeza está sobre mim e sobre você, mas assim como ele se desvencilhou dela nós também podemos através de Cristo.

porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2

2ª livre-se de todo o pecado que nos envolve em outra tradução que tenazmente nos assedia. A Bíblia diz que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, e carecem da glória de Deus... não há um justo se quer, herdamos essa herança maldita, herança adâmica. O pecado nos envolve, nos assedia, mas podemos nos livrar dele. Como pastor? se aproximando e desenvolvendo uma intimidade com Espírito Santo de Deus...

Romanos diz Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

Quanto mais vida com Deus você tiver menos o pecado vai influenciar a sua vida.

4) a próxima pista diz e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, essa é uma pista importante para permanecermos no caminho correto. Várias vezes encontramos na bíblia a ilustração de vida cristã como uma corrida.

 "Não sabeis que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis" (1Co.9:24)

Paulo disse Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida Atos 20.24ª

E pela graça de Deus seu desejo foi realizado Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.  2 Timóteo 4:7

A vida cristã não foi feito pra gente preguiçosa, não podemos simplesmente andar, ela tem que ser vivida na sua maior intensidade. Não podemos viver do jeito que acharmos melhor, não somos nós que determinamos o ritmo dela, o texto diz a corrida que nos é proposta ou seja, alguém propôs algo pra nós. Alguém quem? Deus obviamente. E o que ele propôs? Uma corrida e não uma caminhada...

Ou você se esperta e começa a correr e levar a vida cristã mais a sério querido irmão ou você ficará pelo meio do caminho neste processo da eternidade.

A vida Cristã uma corrida sim, mas não uma corrida qualquer, mas uma maratona. É por isso que o texto diz corramos com perseverança. A vida cristã não é comparada a uma corrida de velocidade, mas a uma maratona. Nas corridas de velocidade, você corre uma distância curta (100 m, 400 m, 800 m e 1.500 m) o mais rapidamente que puder, e a velocidade é o item decisivo. Mas, na maratona, a perseverança é decisiva. A resiliência é o que conta. Essa é uma pista uma dica importante querido irmão.

Qual é a corrida que nos está proposta? O que isso significa pastor? Significa que existe um chamado que eu e você devemos cumprir. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo 1 Coríntios 9:26

Qual é o alvo?  O alvo é fazer o nome de Jesus conhecido a todos, o Alvo é Levar as pessoas a Jesus, é glorificar a Deus com almas sendo salvas. Para isso fomos criados e salvos para anunciarmos o amor de Deus sobre a vida de todos que nos cercam.

Era isso que a corrida significava para o apostolo Paulo. Subi devido a uma revelação; e comuniquei a eles o Evangelho que prego entre os gentios, mas particularmente aos que eram de nomeada, para que de algum modo não estivesse eu correndo, ou não tivesse corrido em vão. Gálatas 2:2

 O anuncio do Evangelho é a corrida que Deus espera que corramos com diligencia.  Somos chamados a sermos semeadores da Paz, a onde quer que vamos ou venhamos as pessoas precisam ser abençoadas através de nossas vidas com as sementes da Paz, da presença de Deus.

Estamos na estação da semeadura queridos irmãos e Deus está dizendo se apressem corram, corram por que ao campos estão brancos para a colheita, vidas estão clamando socorro, socorrro, alguém me ajude... os corações de muitos estão sedentos pela semente que você tem em suas mãos... por isso corraaaaa

… Levantai os vossos olhos e vede os campos que já estão brancos para a ceifa. Jo. 04.35.

Quando fomos salvos, Deus colocou-nos no curso da corrida da fé, e agora estamos correndo-a. Quando corremos uma corrida precisamos ter um objetivo, corremos para ganhar. Esta é a forma de correr. De outra forma, na metade do caminho estamos fora. Quando corremos temos um alvo e colocamos nosso coração nisso. Paulo disse: "Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar" (1 Co.9:26).

Temos um alvo diante de nós? O apóstolo Paulo nos diz: "…esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:13).

A vida é um combate, e quando você combate, precisa obedecer a certas regras, viver uma vida de disciplina. Paulo disse: "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão…" (1 Coríntios 9:27). No original é dito: "Eu o esmurro e não deixo meu corpo sobre mim governar. Não vivo por meu corpo, vivo por Cristo. De qualquer forma, prego a outros e eu mesmo me desperdiço".

Esse é o principal objetivo que devemos ter. Os cristãos de hoje são soldados de chocolate, isso é o que C.T.Studd disse. Vivemos despreocupadamente. Seja vigilante, seja diligente, vigie e ore, pois os dias estão se encerando. Por isso, Paulo tenta nos ajudar para que realmente estejamos na comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo. E ele toca em cada área da nossa vida. Que o Senhor possa nos ajudar.

5) pista desse mapinha é tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Não podemos tirar os olhos daquele que nos guia em toda a verdade. Em nossa corrida, em nosso trabalho para o Senhor, no cumprimento de nossa missão nunca, nunca venhamos perder Jesus do foco, sob nenhuma hipótese tire seus olhos dele.

Corrie ten Boom, sobrevivente do Holocausto, uma vez disse: -"Olhe para dentro e fique desalentado. Olhe para fora e fique desconsolado. Olhe para Jesus e fique descansado." Olhando para fora, ela tinha razão de ficar desconsolada. Vivia num campo de concentração. Viu morrerem a irmã e o pai e muitos outros. Olhando para dentro, sentia-se desalentada ao enxergar as trevas do próprio coração. Mas vendo o exemplo de sua piedosa irmã Betsy, que enxergava o lado bom de tudo e sempre confiava em Deus, ela concluiu: "Olhe pra Jesus e fique descansado."

Em nossa caminhada com Deus, haverá pessoas que nos puxarão o tapete. Haverá pessoas que nos desapontarão. As circunstâncias poderão ser difíceis. O inimigo nos assediará. Tentará nos fazer parar de correr. É aí que precisamos lembrar por que começamos a andar com Deus: foi por causa de Jesus. Então mantenha os olhos fixos n'Ele. Isso fará com que você continue avançando, pois o único jeito de termos sucesso como cristãos é colocando os olhos sempre em Jesus Cristo.


Nenhum comentário: