2019/02/24

Buscando a felicidade em 2019

Texto: Salmos 1:1-6
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Salmos 1:1-6
Queridos irmãos a Graça e Paz... Deus tem uma palavra ao seu coração... amém?
Nos últimos dois domingos trabalhei temas que nos ajudarão a vivenciar o melhor de Deus para as nossas vidas neste ano de 2019.
 Domingo retrasado falei sobre a fé, mas não uma fé qualquer, mas uma fé que realmente faça a diferença em nossas vidas e na vida daqueles que nos cercam. Fé é um dom poderoso, chamo de dom porque o apostolo Paulo a chama assim Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8, tudo se move através dela e por ela..
Entretanto eu pelo menos estou cansado de observar no cristianismo que muitos vivem hoje uma fé que não é a fé que Deus dá pra gente e sim uma caricatura dela. E por isso essa fé é morta.
Fé morta é aquela que fala bastante, mas não muda nada, e muitas pessoas acabam se frustrando com Deus porque exercem esse tipo de fé que não produz nenhuma mudança na vida delas...
 Eu não quero isso para mim neste ano de 2019, eu quero vivenciar uma fé verdadeira, que dê frutos, e que dê resultados.
 Eu disse naquela oportunidade, que essa fé é uma fé que é visível.  Uma fé em que as pessoas possam ver além das 4 paredes de uma igreja.
Apresentei 3 caraterísticas dessa fé:
1.               UMA FÉ QUE AGE; A fé verdadeira é uma fé que sempre está em movimento, em direção a algo.
2.               Uma fé que NÃO ESMORECE DIANTE DOS PROBLEMAS; A fé verdadeira é uma fé que mesmo que a pessoa sofra um revés ou fortes pressões elas se mantem firme e convicta.
3.               Uma fé que EXTRAPOLA A RACIONALIDADE; a fé que Deus nos deu é criativa, ela não pode ser guardada dentro de uma caixinha chamada religião. Ela não é e não pode ser limitada pela perspectiva humana."Deus faz infinitamente..."
Domingo passado falei sobre um tempo onde devemos avançar em nossa espiritualidade. Deus quer nos levar ao santo do santos, ou seja, Deus quer que cresçamos em intimidade com ele.
Um relacionamento mais próximo foi o que sempre Deus quis para os seus filhos. Desde os tempos remotos Deus vinha na viração do Dia para desfrutar a companhia de sua criação.
Acredito que o desejo de Deus continua sendo o mesmo, encontrar-se com cada um de nós todos dias. Mas para que venhamos a desfrutar dessa comunhão, nós precisamos ter a seguinte postura:
1.               Não nos acomodarmos em nossa vida espiritual... Não podemos achar que o que vivenciamos com Deus até aqui já está bom, precisamos de mais todos os dias, Deus tem novas revelações em sua palavra todos os dias pra nós. (maná)
2.               Não deixe que os acontecimentos do seu passado interfiram em sua busca por Deus. Pra você vivenciar o melhor de Deus pra sua vida neste ano você precisa se desvencilhar do passado seja no que diz respeito a emoções, bem como atitudes de pecado. Tem muita gente que fica pra trás porque permite que essas coisas interfiram na sua comunhão com Deus.
3.               Avance, olhe para alvo... o alvo é Cristo, ele é e deve ser o balizador de tudo que formos fazer em 2019.  Você deve se perguntar: O que estamos fazendo ou faremos é para gloria de Deus? O que estou comprando é para glória de Deus? A resposta que darei é para gloria de Deus?
Precisamos fixar no alvo e viver para gloria dEle. Infelizmente o mundo tem feito os olhares voltarem para outros alvos e por isso muitos estão correndo atrás do vento e se perdendo no caminho.Esse foi o resumo das duas palavras do último domingo.
Quero continuar nesta temática dando orientações para o início desse ano, para que você possa desfrutar o melhor de Deus em sua vida. E nesta noite quero fazer uso deste salmo tão maravilhoso que tem muitas lições e princípios que podemos extrair para termos um ano 2019 diferente.
O salmo começa invocando a felicidade. Feliz!!! Bem aventurado, Mais que feliz... quem não quer ser feliz? Não preciso perguntar aqui se tem alguém que quer ser feliz pois sei resposta, todos nós queremos ser feliz.
A felicidade é desejável para todos nós, o ser humano tem sede de ser feliz e não há nada de errado com isso; Deus nos criou para sermos felizes. Mas onde está a felicidade? Essa com certeza é uma pergunta importante...
Alguns pensam que a felicidade está no dinheiro, outros pensam que a felicidade está no sucesso profissional, outros acham que a felicidade está em beber todas as taças dos prazeres, outros acreditam que a felicidade está em viajar conhecer lugares novos, ter um carro novo na garagem, ter muito dinheiro no banco e curtir a vida.
Mas será que as pessoas que experimentam essas coisas são verdadeiramente felizes?
 Um ponto interessante neste salmo sobre a felicidade, é que o salmista diz que a felicidade não está em coisas que conquistamos, mas naquilo que conseguimos evitar.
Você é feliz por aquilo que você evita.
O versículo primeiro deste salmo diz assim: Feliz, muito feliz, bem-aventurado é o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Você é feliz na medida em que você não anda com determinadas pessoas e não frequenta determinados ambientes. Você é feliz na medida em que você evita escutar determinados conselhos, você evita andar por certos caminhos, que você evita a sentar-se em determinadas rodas.
Quero abrir um parêntese aqui. Obviamente estamos no mundo e não podemos nos isolar das pessoas que vivem ao nosso redor longe de Deus, não podemos ser cristãos fechados em gueto, protegidos, enquanto muitos estão indo a passos largos para o inferno, precisamos ir até essas pessoas e alcança-las pra Jesus, mas devemos tomar todo o cuidado de ao invés de influenciá-las venhamos ser influenciados.
Porque há pessoas, há ambientes, há circunstâncias, e há lugares que são um verdadeiro laço para sua alma, armadilha para os seus pés, e quando você escuta determinados conselhos, quando você frequenta determinados lugares, quando você escuta determinadas pessoas, você acaba sendo enredado num cipoal que levará sua alma a uma escravidão, a uma masmorra emocional, a uma condenação espiritual. Por isso você é feliz por aquilo que você evita.
E note que o texto tem uma progressão: conselho dos ímpios, caminho dos pecadores e roda dos escarnecedores.
  O ímpio é aquele que não leva a Deus em conta; pode ser até uma pessoa ética, que cumpra os seus deveres, mas não leva Deus em conta, esse é o ímpio.
O pecador é aquele que peca deliberadamente, mas o escarnecedor é aquele que peca e blasfema, e zomba das coisas de Deus.
Note também os verbos: andar, deter e se assentar; há uma progressão. A pessoa começa andando, depois ela para, depois ela se assenta, ela se acomoda. Se você perceber há uma progressão também nas orientações: conselho, caminho e roda.
O pecado é sempre assim, (um abismo chama outro abismo) ele começa às vezes disfarçado, no começo parece um fio podre que você arrebenta com facilidade, depois se torna uma grossa corrente, uma prisão que você não consegue sair, ele escraviza, ele tortura, ele mata.
 O pecado oferece a você mundos e fundos, a um glamour, mas ele esconde a sua verdadeira realidade; promete alegria e dá tristeza, promete prazer e dá desgosto, promete liberdade e escraviza, promete vida e mata; você é feliz por aquilo que você evita.
Outra orientação importantíssima que vemos neste salmo é que: Você é feliz por aquilo que você faz
Está escrito no verso 2 assim: antes, o seu prazer está na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.
Quando você se volta para a palavra de Deus, ela é uma fonte inesgotável de vida plena, maiúscula, abundante, superlativa, eterna.
A felicidade não está no pecado, ainda que ele seja prazeroso em alguns momentos o fim dele é morte e não a felicidade.
A felicidade está em Deus, somente Deus pode fazer você feliz, somente Jesus pode preencher o vazio da sua alma, somente na comunhão com Deus a sua alma banqueteia e festeja pra sempre,
a felicidade não está longe de Deus, nos banquetes do mundo, nas iguarias do pecado, a felicidade está na presença de Deus, porque na presença de Deus tem plenitude de alegria.
É por isso querido irmão se você deseja um ano de 2019 diferente cheio das bênçãos de Deus volte-se para a Escritura, volte-se para a palavra de Deus, leia a Bíblia, medite neste livro, aqui tem uma fonte de sabedoria, aqui tem uma fonte de felicidade, aqui tem uma fonte de vida;
e quando você vai estudando a palavra de Deus e vai cavando nesta mina tão preciosa de tantas riquezas, quando você vai bebendo desta fonte de rios de água viva, a sua alma vai se deleitando em Deus e então você conhece e experimenta a verdadeira alegria, a verdadeira felicidade.
E por último irmãos, e não menos importante, se você quer vivenciar o melhor de Deus neste ano de 2019 é importante você saber que: Você é feliz por quem você é.
O versículo 3 diz assim: ele como árvore plantada junto às correntes das águas, que no devido tempo dá o seu fruto, cuja folhagem não murcha, e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
Ter convicção de que somos filhos de Deus, que somos essa árvore plantada junto à fonte que é Deus, é motivo de alegria. Saber que fomos escolhidos por pura graça para viver junto a essa fonte e desfrutar de seus recursos infindáveis é com certeza um motivo de felicidade.
 Os benefícios de estar junto a essa fonte são tremendos quatro pelo menos:
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará
1.               Estabilidade "que ele é como arvore plantada junto a ribeiro de água." Entra ano e sai ano bate chuva e vento e a árvore continua firme porque ela tem uma coisa chamada estabilidade.
2.               Produtividade "no devido tempo dá o seu fruto".
3.               Vitalidade "cuja a folhagem não murcha".
4.               Prosperidade "tudo quanto fizer prosperará"
Esse salmo contrasta, por exemplo, com o ímpio; Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.  O ímpio é como a palha que o vento dispersa, a palha seca sem vida que o vento leva e desaparece;
Deus faz diferença entre você e o ímpio. "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve." (Malaquias 3:18).
A Bíblia nos garante que veremos a diferença entre o justo e o ímpio e isso não é coisa para um futuro bem distante, que só acontecerá no Reino Espiritual, ao contrário, veremos esta diferença em vida, ela acontecerá de forma que não haverá dúvidas entre o que serve a Deus e o que não serve.
A palavra que se segue é ainda mais contundente, veja: "Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o SENHOR dos Exércitos." (Malaquias 4:1-3).
Deus está preparando um dia em que todos os soberbos, todos os impiedosos serão ajuizados, serão castigados. Deste dia somente estarão a salvo os justificados pelo sangue de Jesus.
Quem ama Jesus nunca está sozinho e isso em todas as circunstancias da vida. Esta diferença se faz na proteção de Deus, na conquista dos nossos sonhos, nos momentos de dor, de luto, nas quedas, na alegria que excede todo entendimento e que não está ligada às circunstancias, na paz que fortalece o coração no meio das tempestades, na generosidade que permeia todas as ações, na maneira de enfrentar a vida e os problemas.
Faz toda diferença servir a Deus e não andar conforme nosso entendimento que, diga-se de passagem, é cego diante do imponderável.
Há uma linha invisível que divide os homens em servos de Deus e perversos, cujos corações estão em estado original, sem nenhum aperfeiçoamento do Espírito Santo
O salmista nos ensina neste salmo que seremos felizes neste ano de 2019
Você é feliz por aquilo que você evita.
Quando você tira os seus pés do caminho escorregadio do pecado, quando você tira os seus pés do laço do passarinheiro que tenta prender você e destruir sua vida;
Você é feliz por aquilo que você faz
Na medida em que você se volta para a palavra de Deus, estuda a palavra de Deus, medita nela, se deleita nela e conhece a intimidade de Deus.
Você é feliz por quem você é
Quando você sabe que está plantado em Deus, enraizado em Cristo Jesus, quando você está absorvido por esta gloriosa verdade que inunda o seu coração, enche a sua alma de doçura.
E então, em Deus você tem plena vida, plena felicidade, uma vida maiúscula, superlativa, eterna.
 Você é feliz? Verdadeiramente feliz? Esta felicidade está à sua disposição; hoje mesmo você pode desfrutar dessa felicidade. Jesus Cristo disse: eu vim para que você tenha vida e a tenha em abundância. Jesus quer fazer de você uma pessoa verdadeiramente feliz.

Pdf Slides:

https://drive.google.com/open?id=1mDMGstVwwPYBl2u5--Xb6pUB6uUUROXa

Áudio:

https://www.mixcloud.com/marcelo-navarro/buscando-a-felicidade-em-2019/

Nenhum comentário: