2019/02/24

O SENHORIO DE JESUS CRISTO E A OBEDIÊNCIA

(Filipenses 2: 5-11; Lucas 6:46)

O senhorio de Cristo

Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:11

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Filipenses 2:5-11

"Por que vocês me chamam 'Senhor, Senhor' e não fazem o que eu digo? Lucas 6:46

A palavra de Deus ensina-nos que Jesus Cristo é o Senhor (Lucas 2:11).  Muitas vezes enfatizamos o Jesus Salvador e acabamos não dando tanta ênfase no Jesus Senhor.

Os anjos anunciaram seu Senhorio em seu nascimento. Seu Senhorio também está ligado com nossa salvação (Romanos 10: 9 NVI). "Que, se confessares com tua boca que Jesus é o Senhor, e creres em teu coração que Deus lhe levantou dos mortos, serás salvo". A Igreja primitiva pregou o Senhorio de Jesus; "Deus tem feito a este Jesus a quem vos tendes crucificado, Senhor e Cristo." (Atos 2:36) "

Porque não nos pregamos a nós mesmos, se não a Jesus Cristo como Senhor, e a nós como vossos servos por amor a Jesus ." (2 Coríntios 4: 5)

O que significa a palavra Senhor?

1.   aquele que possui algo; dono, proprietário.

2.   dono da casa; patrão, amo..

3.   pessoa que exerce poder, dominação, influência.

4.   fig. aquele que tem pleno domínio sobre si, sobre uma coisa, sobre uma situação.

5.   aquele que tem autoridade como rei, imperador; soberano, chefe.

Pergunta para Discussão: É Jesus o Senhor de todo nosso ser? É o Senhor de nosso corpo, de nossa alma e de nosso espírito? É o Senhor de nossas emoções, de nossos pensamentos, de nossas posses e nossas relações?

Video ( Jesus no controle...)

O que é preciso para que Jesus seja o Senhor de toda nossa vida?

O fundamento de uma fé cristã é o Senhorio de Jesus Cristo e nossa submissão a Ele. Seu Senhorio é a verdade mais importante na vida dos discípulos de Jesus.

Jesus é o Senhor do universo. Por causa de sua obediência à vontade de seu Pai, Deus concedeu-lhe o título de Senhor sobre todo o universo. "Pelo qual Deus também lhe exaltou e lhe deu um nome que é sobre todo nome, para que no nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus e dos que estão na terra, e embaixo da terra, e que toda a língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai". (Filipenses 2: 9-11).

Jesus é o Senhor de vivos e mortos (Romanos 14: 9).

O dia virá quando todo o joelho se prostrará e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, mas para nós, como discípulos de Jesus é um momento de confessar, momento esse que deve se repetir todos os dias.

Se achamos que ele é o Senhor de nossa vida, isso tem que ser manifestado em nossa total entrega e submissão completa. Não pode ser o Senhor de uma parte de nossa vida, a Ele se deve dar plena autoridade sobre toda nossa vida (1Ts 5:23).

Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23

Se Jesus não é o Senhor de tudo, ele não é o Senhor em absoluto. É tudo ou nada... ExP: Do Senhorzinho que puxou o canivete...

 Não podemos servir a dois senhores (Mateus 6:24). A Bíblia ensina-nos a crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3:18).

Morrer para mim mesmo é uma condição prévia para viver abaixo do Senhorio de Jesus Cristo. Para que Jesus seja o Senhor de nossa vida, devemos entregar tudo a ele - entrega absoluta e total.  Renunciarmos a nós mesmos...

Quando nos entregamos totalmente a Jesus, reconhecemos que Ele é o Senhor e dono sobre nossa vida e tudo o que temos. Quando entregamos totalmente nossa vida a seu Senhorio, é mais fácil para nós, obedecer tudo o que Ele nos manda - incluindo a disposição de ir a onde Ele nos envia a qualquer preço.

Exp os morávios...

Iniciado em Hernhut, Alemanha no século 18, o movimento de oração continua (24 horas) chamado Moravianos durou por quase 100 anos, e eles não oravam por aquilo que não estavam dispostos a serem a resposta.

Os Moravianos eram muito dedicados ao Senhor, mais de 2150 membros de sua igreja foram enviados como missionários, a ação missionária utilizou pessoas simples e comuns de coveiro a lavrador, de sapateiro a oleiro e até como escravo vendido. Marcaram um recomeço de um mutirão missionário a todas as nações.

Certa fez foi feita a seguinte pergunta a um Moraviano: "O que significa ser um Moraviano?". E ele respondeu "Ser um Moraviano e promover a causa global de Cristo são a mesma coisa".

Dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da Índia onde três mil africanos trabalhavam como escravo e cujo dono era um Britânico agricultor e ateu.

O coração dos jovens se contorceu só de imaginar que todas essas pessoas passariam o resto de suas vidas confinadas sem jamais ouvir falar sobre o amor do Pai.

Então esses dois jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata: "Nenhum pregador e nenhum clérigo chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido".

Isso seria o ponto no qual a maioria de nós desistiria, para eles foi a motivação para tomar a decisão mais difícil de suas vidas: vender-se como escravo.

 Eles poderiam suportar o fato de viverem confinados pelo resto de seus dias, mas jamais suportariam saber que tantas almas morreriam sem salvação.

O valor da venda pagou a viagem até a ilha, depois disso jamais se receberam notícias dos dois.

Na hora da partida houve orações choros e abraços, amigos e familiares puderam dar o último adeus para seus irmãos.

E algumas pessoas falaram: porque vocês estão fazendo isso? Vocês nunca mais irão ver seus familiares e amigos, e vão ser escravos para o resto de suas vidas! Mas, quando o barco estava se afastando do porto os dois jovens levantaram suas mãos e declararam em voz alta:

"Para que o Cordeiro que foi imolado receba a recompensa por seu Sacrifício através das nossas vidas".

Esses dois jovens ousaram ir além de tudo o que se considera "aceitável" para fazer o nome do seu Salvador conhecido. Uma história extraordinária de dois servos que jaz ofuscada, quase esquecida.

Os Moravianos sempre foram conhecidos por compreenderem a responsabilidade da evangelização e seu alvo eram povos rejeitados.

 Mas o exemplo desses jovens é algo extraordinário, eles passaram o resto de suas vidas trabalhando pela salvação daquelas pessoas. Eles levaram a sério este versículo:

"…apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus…" (Rm 12:1)

Se o chamamos Senhor, mas não lhe obedecemos, na realidade não é Ele o Senhor de nossa vida (Lucas 6:46). Sendo o Senhor de nossa vida, Ele merece respeito, honra e obediência

"Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! " Apocalipse 5:12

No entanto, o Senhorio de Jesus Cristo com frequência se esquece na Igreja de Jesus Cristo. Precisamos conhecer seu Senhorio quando tomamos a decisão de nos converter em seus discípulos.

Uma completa revelação do Senhor Jesus é necessária para todo o discípulo. Jesus disse-lhe a Pedro que é através da revelação do Pai que Ele sabia que Jesus Cristo é o filho de Deus vivo;

Ele é o princípio e o fim; Ele é a imagem do Deus invisível; Ele tem as chaves do passado, presente e futuro; Seu Reino é um Reino Eterno e Ele é conhecido como o Rei de reis e Senhor de senhores (Colossenses 1: 15-23; Apocalipses 19:16).

Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Apocalipse 19:16

Somos chamados a sermos discípulos do Senhor Jesus Cristo.

 Esta revelação nos levará a uma rendição completa a Seu Senhorio. Enquanto vivemos nesta terra como discípulos de Jesus, somos chamados a refletir seu caráter, amor, compaixão, autoridade e poder em nossas vidas e ministérios. Da mesma maneira, no futuro, também vamos participar de sua glória.

Cada discípulo deve admitir que Jesus é completamente o Senhor de sua vida.

 Uma vez mais, se Jesus não é o 100% Senhor de nossas vidas, Ele pode não ser o Senhor de nossas vidas em absoluto.

Oração: Vamos tomar o tempo para procurar em nossos corações e fazer uma entrega total ao mestre de nossa vida e tudo o que temos.

 Qual a maior característica de um discípulo?  nós falamos aqui varias vezes ...

A obediência (João 14:15)

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos João 14:15

Em João 2: 5, Maria disse-lhes aos serventes em Canaã da Galileia: "Façam o que Ele vos diz". Esta é a chave para o Senhorio de Jesus Cristo. Como discípulos, somos chamados a viver uma vida com sentido, com propósito e vidas frutíferas.

Temos que obedecer ao Senhor Jesus Cristo como Ele nos chama a "vir" a Ele, e "seguir" e depois "ir", como seus embaixadores às nações. Obediência inquestionável ao nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo nos dará, vidas alegres, pacíficas e agradecidas.

O propósito da vinda de Jesus era para dar-nos vida, e vida em abundância. Talvez uma das razões pelas que nos sentimos frustrados ou meio vazios se deve a que desobedecemos e trabalhamos na contramão de Seus planos.

Êxodo 19:5 diz: "Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações; embora toda a terra seja minha." 1 Samuel 15: 22 diz: "A obediência é melhor do que o sacrifício".

Os ensinos de Jesus contêm muitas referências à necessidade da obediência. Ele disse que a obediência a Sua Palavra é a prova de nosso amor por Ele. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. João 14:21

Ele não só ensinou isto, como também Ele estabeleceu um exemplo para nós para ser obedientes a seu Pai (João 15:10). assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai
João 15:10

O Senhor Jesus Cristo veio a este mundo para levar o pecado do mundo; Sua disposição para ir à cruz demonstra como o amor de Cristo por seu Pai está estreitamente unida à obediência, antes que a sua vontade. Sem obediência, o poder espiritual não pode entrar no conhecimento da Palavra e a vontade do Pai.

A obediência é a verdadeira prova de nosso amor por Cristo, a comunhão com Deus em Sua vontade, e o segredo para descobrir a vontade de Deus para nossa vida. Sem obediência, não vamos poder ver e experimentar as bênçãos que Deus tem para nós e será impossível viver como discípulos semelhantes a Cristo (João 14:15, 21-24).

Vídeo ...(Senhor)

Deus nos dá mandamentos não sugestões... DEUS NÃO JOGA CONVERSA FORA...

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel. Êxodo 19:5-6 ARA

Deus requer de nós que ouçamos a sua voz... Ouvir - Shema (obedecer)

Ela engloba todo um espectro de ideias que inclui ouvir, observando-o, e respondendo com ação para o que se ouviu.

Quem tem ouvidos, ouça(obedeça) o que o Espírito diz às igrejas:

Apocalipse 2:17 ARA

O que Deus requer de nós é que obedeçamos aquilo que já ouvimos.

Deus não irá falar nada novo com você hoje, até que você esteja andando no que ele falou com você ontem...

A obediência é a natureza de um discípulo de Cristo

Os apóstolos também ensinam a necessidade da obediência (Atos 5:29). A obediência é a natureza dos discípulos de Cristo (1 Pedro 1: 14-15, 22). Em Romanos 1: 5 Paulo revela como a fé e a obediência são inseparáveis. Fé e obediência andam de mãos dadas....

 Portanto, aqueles que dizem ter fé é necessário obedecer a Cristo (Romanos 15:18). Paulo ensina que devemos modelar nossa obediência após Cristo e que esta é a única maneira em que realmente pode trazer Glória a Deus (Fl 2: 5-8).

Segundo Tiago, nossa fé está morta sem obediência (Tiago 2:17, 24, 26). Muitos a verdade (o evangelho), afirmam, e proclamam, mas poucos agem de acordo com ela (tiago 1:22, 25).

 O apóstolo João também nos recorda que aqueles que desobedecem enquanto afirmam ser discípulos são hipócritas e mentirosos (1 João 2: 4).

A obediência é a prova real de que Cristo está em Seus discípulos e permite a seus seguidores que nunca tenham dúvida de que Deus os ama (1 Jo 3: 18-22; 5: 2-3). Quanto mais obedecemos a Cristo, maior será nossa alegria por sua presença.

A obediência deve ser ao mesmo tempo o ponto de partida e final de nossa vida cristã. Sem fé a obediência é incompleta - a verdadeira fé significa estar totalmente entregue a vontade de Deus.

 Duas caras da moeda: o amor e a obediência

Vivemos em um mundo onde as pessoas obedecem a tudo o que seus deuses exigem por medo. A verdadeira obediência a Cristo é por um completo amor por Ele. A obediência dos discípulos, não é tanto um dever, já que é um prazer. Obedecemos porque é ali onde encontramos nossa satisfação, não porque estamos obrigados a fazer-lo.

Jesus obedeceu ao Pai por a amor a Ele e a nós...

Nossa obediência a Cristo deve sair de um profundo amor por Ele e uma alegria completa de lhe agradar. Nosso amor a Cristo faz-nos submissos a Ele por eleição; e também é um mandato. Cristo segue sendo nosso Mestre e nossa relação com Ele tem um grande peso de responsabilidade. Mas devemos servir-lhe como servidores amorosos e dedicados (Lucas 17:7-10; Tito 1: 1; 2 Pedro 1: 1).

CONCLUSÃO

Video  (O lixo)

O discipulado é um chamado a morrer a si mesmo para viver baixo o Senhorio de Jesus Cristo a cada dia. Ser obediente a este chamado permite-nos dizer "não" a nossa vontade, nossos desejos, nossas esperanças e dizer "sim" a Sua vontade para Sua glória. Também nos permite render totalmente a Ele nossa vida e tudo o que Ele nos confiou, aceitando nosso papel como mordomos. Quando escolhemos obedecer sua vontade, Ele nos usa de uma maneira especial para nos usar como bênção para muitos dos que estão precisando dEle. Temos que deixar que sua vida consuma e controle nossas vidas à medida que tratamos do imitá-lo como Seus discípulos (Romanos 8:29).

Ø Perguntas de reflexão:

Ø Estou disposto a pagar o preço para ser um discípulo de Jesus Cristo?

Ø Vivo como um discípulo que morre ao seu "eu" diariamente?

Ø Quais são alguns dos obstáculos e as formas para superar?

Ø Estou atuando como um proprietário ou um mordomo de minha vida e todas as posses que Deus me confiou? Tenho transferido realmente tudo ao Senhorio de Jesus Cristo?

Quais são alguns dos obstáculos que me impedem de ser obediente a Cristo e me dificultam desfrutar a plenitude da vida?    

Nenhum comentário: