2019/02/24

Filho Prodigo (Parte 2)

Lucas 15.11-32

Olá irmãos domingo passado iniciamos uma conversa sobre essa parábola do filho prodigo que poderia ser conhecida como a parábola do pai com dois filhos.

Se domingo passado a ênfase era sobre o filho mais novo portanto sobre aqueles que estavam fora de casa do pai, que abandonaram o pai para viver os prazeres momentâneos que o mundo oferece, nessa noite a ênfase é para aqueles que ficaram na casa do pai, mas que de igual modo estão perdidos, só que perdidos dentro de casa.

Vocês já estão familiarizados com essa história, o mais jovem dos filhos pede a parte de sua herança, mesmo seu pai estando vivo e sai de casa e vive uma vida dissoluta e dissolve sua herança e volta para casa com uma mão na frente outra atrás, ao chegar em casa o seu pai o recebe de braços abertos e dá uma grande festa regada a muita comida, musicas, danças e muita alegria.

Pouco tempo depois chega seu irmão e vê aquele auê chama um criado e pergunta o motivo da festa de arromba e descobre que seu irmão, o infeliz que pulou fora do barco, que o deixou sozinho nas tarefas e obrigações que todo homem do campo tem, tinha voltado sem nada e ao invés de ser rejeitado pelo pai ganha uma grande festa.

Não sei você irmão mas narrando assim, eu quase fiquei convencido que esse irmão tinha toda a razão de estar indignado com a situação e chateado com o seu pai...

sabe aquele sentimento de que o mal compensa, poxa você procura andar honestamente, tenta fazer o bem e vem um fulano qualquer que nem teme a Deus e se dá melhor na vida do que eu!!! (Quem já se sentiu assim)

Essa é fala de muitos que se enveredam para o caminho mal...eu disse que quase fiquei convencido que esse moço tinha razão de pensar assim, só não me convenci pois sei que a palavra de Deus nos ensina que toda nossa justiça é como trapo de imundícia, ou seja a nossa justiça própria não vale de nada e ela está afundada na ótica pecaminosa do ser humano caído.

O interessante nesta parábola irmãos é que vemos que esse pai teve que lidar com dois filhos cativos e o que é pior um desses filhos estava dentro de sua casa perdido.

E eu convido a você meu querido irmão a juntos analisarmos o comportamento desse filho que ao meu ver é uma clara e direta exortação de Jesus a todos nós que estamos na igreja a um bom tempo.

Esse personagem entra na parábola a partir do verso 25-27 ele volta do campo vê a festa rolando e fica sabendo pelo criado que o seu irmão havia voltado. Um detalhe importante aqui é a fala do criado em resposta à pergunta dele.

E ele lhe disse: Veio TEU irmão; e TEU pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Lucas 15:27

Aquele criado sabiamente reúne em sua frase a família novamente uma vez que ela estava desfragmentada. Hoje é dia de festa a família está completa teu irmão voltou...Me dá a impressão que até o escravo estava feliz com o acontecimento...

Mas infelizmente essa alegria não encontrou aconchego no coração do filho mais velho, ele se indignou diz o texto: Mas ele se indignou, e não queria entrar. Lucas 15:28 em algumas traduções diz que ele se encheu de ira, e com essa primeira atitude podemos perceber que apesar de ele estar em casa, estava também muito longe de casa.

1)    NÃO SE ALEGRA COM A RESTAURAÇÃO DO PECADOR Mas ele se indignou

Aquele irmão não conseguiu se alegrar com volta do seu irmão, com a restauração do seu irmãozinho. Não!!! Ele ficou indignado ele preferiria que seu irmão nunca mais tivesse voltado, ele não merecia perdão, ele riscou o nome do seu irmão do seu coração.

Jesus estava reprovando os fariseus e escribas que o criticavam por estar comendo com pecadores, por estar oferecendo as boas novas aos pecadores.

Infelizmente tem muitos cristãos que assim como esse irmão mais velho não se alegram quando um pecador se arrepende, se sentem indignados quando é dado a eles oportunidades dentro da igreja...

"AH ESTOU AQUI TANTO TEMPO E AGORA CHEGA ESSE AI E JÁ VAI ASSUMINDO AS COISAS..." AH ESTOU AQUI TANTO TEMPO E PASTOR FICA CUIDANDO DESSES QUE ACABOU DE CHEGAR, VÊ SE PODE ISSO"

Assim como esse filho você está perdido dentro da casa de Deus, toda conversão é motivo de alegria, toda restauração tem que ser comemorada com muita festa, muita comida e muita música e dança...

não importa se essa pessoa merece ou não, não importa se ela pode voltar a fazer tudo de volta, não importa se ela um dia vai nos deixar e falar mal da gente ainda. Não importa!!!

O que importa é que um pecador se arrependeu. No meu coração a igreja ideal é uma igreja que cura as pessoas que restaura, que corrige sim mas que perdoa também, isso é igreja isso é evangelho!!!

2)    REBELDIA VELADA e não queria entrar

A segunda atitude desse versículo é que o filho não quis entrar na festa. Assim como o filho mais novo o filho mais velho desonra o seu pai, demonstra toda a sua rebeldia, na tradição judaica era responsabilidade ou melhor uma obrigação do filho mais velho sair e recepcionar todos os convidados quando havia uma festa, não entrando na festa os convidados perceberiam que havia alguma coisa errada.

Ele humilha o seu pai com essa atitude, perceba irmãos enquanto a falha do filho mais novo foi privada ficou em família, dentro de casa, a falha do filho mais velho é pública, é diante das pessoas, dos servos e dos convidados...

Tem muito cristão que não se envolve com as coisas do reino, com o trabalho na igreja, não porque a ideia não é boa, não porque não tem tempo ou por não saberem fazer, mas simplesmente por uma rebeldia escondia dentro do coração, que não permite que eles entrem na festa e se alegre.

Esse filho estava tão distante de seu pai quanto outrora esteve seu irmão. A festa estava rolando, todos estavam se alegrando menos ele, não queria entrar seu pai vai até ele tenta conciliá-lo, o propósito do pai é que os dois filhos participem da festa, nenhum é melhor que o outro para o Pai os dois tem valor... mas ele não quis entrar.

Queridos irmãos a festa não tem graça se o coração está ressentido e esta é a terceira atitude do filho mais velho que demonstra que estava perdido dentro da casa do pai.

RESSENTIMENTO

Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Lucas 15:29

O coração deste moço estava cheio de ressentimento para com o pai. Dominado por ressentimento ele tem uma visão errada de si mesmo. Ele se considerava um escravo ao invés de filho e um escravo obediente que acatava todas as ordens.

Ele não se considerava da família no verso 30 Vindo, porém, este TEU filho. Lucas 15:30. É como se ele estivesse dizendo eu não pertenço a essa família você não é meu pai.

Assim como o filho mais novo ele já havia separado do pai há muito tempo. Há muito já estava em uma terra longínqua vivendo longe do pai dentro do coração.

Este é um grande perigo que cada um de nós corremos, de estar aqui, mas com o coração em outro lugar...

Dominado por ressentimento esse filho se sente injustiçado. "...todos esses anos tenho trabalhado..." ele se achava digno de mais, de receber uma porção maior do que os outros, ele se achava merecedor sim pois fazia o que era mandado, cumpria cabalmente seu "ministério".

Puxa irmãos como encontramos pessoas ressentidas dentro da igreja, achando que deveriam ser mais valorizadas, "ah tantos anos sirvo essa igreja... quanta coisa fiz neste ministério e ninguém reconhece", muitas vezes somos tão parecidos com esse filho mais velho achando que temos direitos, sendo que palavra de Deus diz que no tocante ao serviço ao Senhor devemos nos considerar servos inúteis.

Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. Lucas 17:10

Esse texto não diz que Deus nos vê assim, mas que nós devemos nos considerar assim. Não podemos achar que temos algum direito. Mas Deus está sim vendo o seu trabalho querido irmão.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, conscientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que estais servindo! Colossenses 3.23-24

Dominado por ressentimento esse filho tem rancor do seu irmão e acusa o seu irmão. Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas Lucas 15:30

O ressentimento faz falar as coisas com rancor ele diz pro seu pai que seu irmão tinha gastado com prostitutas. O rancor faz com que acusemos falsamente as pessoas, em nenhum momento o texto narra que seu irmão estava com prostitutas, apenas diz que ele viveu dissolutamente. A maledicência brota de um coração apodrecido pelo ressentimento.

Aquele filho mais velho acusa seu irmão de coisas que ele não poderia ter a certeza já que estava em casa e seu irmão em uma terra longínqua.

Em 10 anos de ministério infelizmente me deparei com muitos cristãos ressentidos como esse filho, falando pelos cotovelos, destruindo a imagem de pessoas simplesmente por rancor.

Dominado por ressentimento esse filho se volta contra o Pai. Ele insulta seu pai publicamente Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.

 Esse filho em sua loucura ataca seu pai dizendo você nunca me dá nada, acusando seu pai de falta de generosidade, mas seu pai logo lhe responde filho Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Lucas 15:31.

O Ressentido se torna ingrato não percebe as benfeitorias e normalmente se volta contra aqueles que mais estende as mãos para ajudá-lo.

Perceba o quanto distante ele estava do pai e de sua família, ele queria um cabrito para festejar com seus amigos e não com o seu pai...

Às vezes eu percebo alguns irmãos se afastando da igreja e vão se sentindo mais confortáveis com pessoas fora da igreja do que de dentro, obviamente porque seus corações estão cheios de ressentimento.

Esse filho tinha banido seu pai do seu relacionamento e o Pai o chama para festa, mas não tem como aproveitar a festa se o coração está distante do pai.

Queridos preste atenção no que eu vou falar neste momento e faça uma séria reflexão sobre isso, do que adianta fazer parte da igreja de Deus se não tivermos relacionamento com Deus? Do que adianta estarmos na igreja se não temos intimidade com o Pai?

O pai está fazendo a sua parte, ele está nos chamando para a festa. No verso 31 ele diz filho, essa palavra no grego teknós (bebês, filhos pequenos, filhinho) o pai apesar de tudo recoloca ele novamente dentro do relacionamento, meu filhinho, meu bebê, o pai te ama, a festa está rolando e é pra família.

Jesus estava discursando contra a religiosidade dominante naquela época, mas não muito diferente da religiosidade que opera em nossos dias nos corações de muitos de nós.

PRECISAMOS ANDAR PERTO DE PAI.

E SE ALEGRAR COM OS PECADORES ARREPENDIDOS

SER UMA COMUNIDADE QUE CURA E NÃO CONDENA...


Nenhum comentário: