2019/02/24

Avançando para o Alvo

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13,14
Queridos irmãos chegamos a mais um novo ano, 2019 está de braços abertos para cada um de nós, pela graça de Deus e por conta de sua misericórdia estamos vivos e cheios de esperança de podermos viver o melhor de Deus pras nossas vidas neste ano.
Todo início de ano gera em nós muitas expectativas, que ao longo dos dias que vão se passando essas expectativas vão se cumprindo e outras não, dando lugar as frustrações, mas isso faz parte, é assim mesmo, viver é aprender a gerenciar esses sentimentos.
O conselho popular sobre não criar expectativas para não sofrer quando elas não são superadas é utópico. Somos movidos por expectativas, sentimos e provocamos nos outros o sentimento de idealização, e isso faz parte da vida e do crescimento psicológico e emocional de cada indivíduo.
Aceitar que as expectativas e as frustrações existem e que elas fazem parte do nosso dia a dia é o primeiro passo para aprender a conviver com elas e, o mais importante de tudo, sem sofrer.
Semana passada ao falar de uma fé que faz a diferença eu dei algumas características dessa fé, uma delas foi que essa fé é formada por uma fé visível e adicionado a ela a estratégia temos o resultado de uma fé que realmente transforma e dá resultados (se o irmão quiser saber mais sobre isso é só escutar o sermão anterior que já está disponível)
Pensando sobre isso…  e com essa expectativa do incio de um novo ano, é que quero provocar uma expectativa santa nos corações de todos irmãos dessa comunidade para juntos avançarmos de cabeça e de coração em tudo que diz respeito ao Reino de Deus, ao Reinos dos Céus, ao sobrenatural de Deus.
Quero infundir no coração dessa comunidade neste ano de 2019 num desejo santo, de juntos entrarmos no santo dos santos e vivenciarmos coisas que nem olhos viram e ouvidos ouviram e nem jamais penetrou no coração do homem.
Deus diz a essa comunidade que esse ano Ele quer nos encontrar em um local que não estávamos prontos antes por conta da incredulidade, mas que ao longo desses anos ele veio trabalhando em muitos corações, ele mostrou coisas espirituais a muitos, Ele tem colocado sede e desejo de sua presença em nossos corações. Esse local é santos dos santos.
Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.
 Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. Hebreus 10:19-23
O caminho foi aberto pelo próprio Cristo meus irmãos, é possível entrarmos e desfrutarmos de uma intimidade com o Pai a qual jamais sonhamos que poderíamos obter. Ele está dizendo aproximem-se de mim com confiança.
Ele diz em sua palavra João 7.37-39 "Se alguém tem sede, venha a mim, e beba quem crê em mim" — conforme diz a Escritura: "Do seu interior correrão rios de água viva"
Queridos Deus quer que você inicie esse novo ano, em uma postura de busca de intimidade com ele. Era isso que o Apostolo Paulo buscava a intimidade com o seu Deus, a cada dia ele queria parecer mais e mais com o seu mestre Cristo Jesus.
Queridos eu acredito que aquilo que Deus quer fazer em nosso meio, só poderá ser experimentado por nós, se formos uma comunidade que se ponha de joelhos e diariamente entre nos santos dos santos e se apresente diante da face do criador todos os dias. Uma comunidade que ora, que se arrepende, que perdoa, que obedece.
É uma vida de intimidade, de santidade, de comunhão que vai fazer a total diferença em nossas vidas, Deus quer que o busquemos. Deus quer que paguemos um preço em oração, para vermos seus sinais suas maravilhas.
Para sermos cheios do Espírito precisamos nos aproximar de Deus, chegarmos a Ele. Não há como sermos cheios se não desenvolvermos um relacionamento de intimidade com Deus. E como se faz isso? quando você priorizar em sua vida momentos com o Senhor, através da oração e leitura de sua palavra, e levar muito a sério isso, você estabelecerá um vinculo com Deus.
Queridos esse é o nosso alvo neste ano, o que depender de mim como pastor quero contribuir para que cada um dos irmãos dessa igreja aprofundem sua vida em Deus, experimentem coisas maravilhosas, milagres, e que o extraordinário seja ordinário em nossa comunidade. Esse é o meu desejo.
Sabe qual é a única pessoa que pode te impedir de viver perto de Deus e de conquistar tudo aquilo que Ele quer para a sua vida? Você!!!. Não é aquela pessoa que faz questão de ser uma pedra no seu sapato, não é o patrão que não te dá oportunidades, nem mesmo o diabo. É você o seu pior inimigo nesta questão.
É por conta disso queridos irmãos, para que haja intimidade entre você e Deus, você terá que se posicionar e acredito que o texto de Paulo aos Filipenses é um ótimo guia para nos orientar nesse propósito. Ele fala o que devemos e não devemos fazer para alcançar esse propósito.
1) Não se acomode em sua vida espiritual
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, vs 13
Essa é uma ótima orientação para desenvolvermos a nossa intimidade com Deus. Nunca é demais, jamais é o suficiente o tanto que buscamos a Deus. Cada dia é um novo dia.
"Mas, para mim, bom é estar perto de Deus;" (Sl 73.28a).
Não há nada melhor do que conversar com o nosso Pai. É tão bom dedicar o nosso coração a Ele e poder dizer palavras de amor e gratidão ao Deus que nos salvou, libertou e restaurou o nosso viver. Quanto mais nos aproximamos do Pai, mais nos maravilhamos com a glória e poder, com a santidade e amor do nosso Deus.
Infelizmente irmãos estamos vivendo dias, onde cristãos estão se contentando com devocionais de 5 minutinhos por dia (isso quando fazem e não passam semanas sem pegar as suas bíblias), querido isso não é suficiente para desenvolver uma vida no santo dos santos, talvez seja suficiente pra você aplacar a sua consciência, mas não para adentrar os santos dos santos. Uma vida de intimidade requer muitos mais do que alguns minutinhos.
Paulo foi um dos Apostolo mais importante do Novo Testamento, ele vivenciou coisas extraordinárias,   está num ponto da caminhada onde já havia alcançado coisas que para muitos hoje, principalmente os que servem na obra de Deus, poderiam considerar como objetivo alcançado.
Paulo já havia experimentado livramentos milagrosos de cárcere, de afogamento, de açoites, de morte, sendo poderosamente salvo pelo Senhor. Já havia sido usado para pregar para multidões em diversos templos e nações. Foi usado em curas, sinais e maravilhas. Era conhecedor da Lei e muito entendido em culturas e idiomas.
 Teve um encontro pessoal com Jesus e uma experiência de conversão inquestionável no caminho de Jerusalém para Damasco. Foi arrebatado ao terceiro céu e teve mais experiências sobrenaturais indescritíveis. Judeu da tribo de Benjamin, circuncidado ao oitavo dia. Treinado por Gamaliel. Era um apóstolo pioneiro, líder, visionário, talentoso…
 Enfim, Paulo estava onde muitos nem chegaram ainda e já consideram seus ministérios realizados! Paulo estava onde muitos queiram estar e talvez nunca cheguem – não pela incapacidade, mas pela falta de visão e outras coisas.
Paulo falava de um ponto na vida dele, onde nada era surpresa mais, o impossível simplesmente não existia. – Porém, o mais intrigante ao contemplar Paulo nesse ponto de sua caminhada é ver que ainda assim, com tanta história e experiência, ele continua a perseguir algo, ele não considera seu alvo alcançado. Ele não se acomoda…
Acredito que em nossa caminhada rumo a uma intimidade genuína não podemos achar que o que já conquistamos até aqui, é o suficiente. Não é mesmo?
Quem quer mais de Deus, não se detêm, não para, não se acomoda.
2) Não deixe que os acontecimentos do seu passado interfira em sua busca por Deus
mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás vs 13
Acredito que podemos tomar essa orientação de Paulo em dois sentidos.
O primeiro sentido está ligado com o tópico anterior e já comentei um pouco sobre isso, de achar que a caminhada de relacionamento que você já teve ou tem com Deus é suficiente, Paulo diz esqueça isso, isso foi ontem, hoje é um novo dia, a intimidade de ontem não é suficiente para hoje…
Lembro-me do texto de Ex 16.16 que o povo de Israel foi orientado a buscar o maná de cada dia, eles não podiam guardar comida para o dia seguinte. Pois ela apodreceria... nesta passagem existia um princípio importante.
 O maná era um tipo de Cristo, o pão da vida que desceu do céu para saciar a fome espiritual da humanidade, como Ele mesmo disse em João 6.51. Mas este maná, que tinha sabor como bolos de mel, pela manhã estava sobre o deserto como a geada e precisava ser colhido e preparado.
O fato de Deus enviar o maná no deserto não bastava, eles tinham de levantar cedo, colher e preparar, senão não teriam bolos de mel. É o que acontece com nossa intimidade.
 Aquilo que você já viveu em Cristo algum tempo atrás, deve servir de apenas um motivador de você querer buscar mais a Deus, mas essas experiências não podem ser o seu combustível o seu maná. Porque o seu maná deve ser buscado diariamente. Todos os dias Deus tem novas revelações pra cada um de nós.
Em segundo sentido esquecer das coisas que para trás ficam, significa deixar de lado tudo aquilo que lhe impede ter comunhão com Deus.
Talvez um pecado que há anos você vem acariciando e isso lhe tem roubado o ímpeto de crescer em Deus.
Talvez um vicio, seja algo que você precisa deixar para trás, pois tem impedido a sua santificação, um sentimento de amargura é outra coisa que nos prendem longe de um relacionamento verdadeiro com Deus.
De fato tem muita coisa que precisamos esquecer e deixar de lado  para que venhamos crescer em intimidade com Deus e Paulo na continuação do texto nos dá uma dica super importante:
1) Não se acomode em sua vida espiritual
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, vs 13
2) Não deixe que os acontecimentos do seu passado interfira em sua busca por Deus
mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás vs 13
3) saia da inércia avance, olhe para alvo...
 e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo,
Todo mundo que quer chegar a algum lugar traça um alvo, um objetivo isso nos ajuda a nos manter focados e nos manter no caminho. O termo grego usado para escrever "alvo" foi "skopos".
O termo significa  "meta" ou "objetivo" e esta gramaticalmente ligado à expressão "Vigia", "sentinela".
Podemos concluir que: para chegarmos ao alvo (meta) que nos foi proposta, precisamos estar como "sentinelas" e "vigilantes' para que jamais possamos perder tal benção e, muito menos, nos perder nesse caminho que nos leva à intimidade com Deus.
Jesus mesmo nos adverte em sua Palavra: "vigiai a todo o tempo". Se a rota está nos levando para longe do Alvo. Opa!!! alguma coisa está errado, voltamos ao alvo… isso nos dá segurança

Qual seria então o alvo de Paulo? A resposta está nos versos anteriores.

"Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas.

Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. 

Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos." Filipenses 3:7-11

Paulo buscava a Cristo. Ele considerava a grandeza do conhecimento de Cristo, o ser encontrado Nele, ser justificado por Ele, conhecer o poder da ressurreição e participar dos sofrimentos de Cristo para assim poder dizer que foi um com Cristo e aguardar a esperança da vida eterna

Valores bem alicerçados, lucro em Cristo, perda para o mundo. Perder sua vida para poder ganhá-la em Cristo. Morrer para o mundo para poder viver para Cristo.  O alvo de Paulo era Cristo…

Qual o nosso alvo Pastor?
Continua o mesmo não mudou irmãos. O nosso Alvo é Cristo. O Objetivo maior do Cristão é se relacionar com Cristo. Esse deve ser o nosso maior desejo e objetivo de vida, entretanto esse tem sido a maior falha dos cristãos.
Porque será que Deus não opera nos dias de hoje como operava no passado. Sabe por que? Porque naquela época Deus era a única fonte para Seu povo.
Isso era um valor que raramente era quebrado. Os que esperaram Nele, nenhum  foi desamparado. Mas nós buscamos estratégias humanas para realizar nossa própria sede por sucesso! 
Até existe uma ilustração que dois cristãos estavam visitando uma igreja e essa igreja estava cheia de ouros e coisas preciosas e um olhou para o outro e disse "é irmão hoje não podemos mais dizer o que os apóstolos disseram, não temos ouro e nem prata" o outro cristão disse: " pois é irmão, também não podemos dizer EM NOME DE JESUS LEVANTA E ANDA"
O que fez com que Paulo chegasse ao fim de sua caminhada e ainda estivesse desejoso por alcançar "o alvo pelo qual ele foi alcançado" era exatamente sua visão.
A visão que ele tinha de sí mesmo e de Cristo. O que ele estava dizendo era que ele não se esqueceu do que Jesus depositou na vida dele desde o primeiro encontro que ele teve com Jesus.
Ele guardou fielmente o mandamento de guardar seu coração porque dele procederiam as fontes da vida. Não permitiu que nada desviasse seu foco e mesmo em meio a lutas e sofrimentos, ele não desistiu, mas prosseguiu.
Precisamos urgentemente fazer uma auto analise e refletir sobre a visão que temos nós mesmos e como estamos enxergando o Cristo o nosso Salvador e Senhor.
Toda pessoa que mantiver uma visão de Deus tão elevada quanto aquela que é exposta na Bíblia será obrigada a adotar uma visão proporcionalmente baixa de si mesma.
Ninguém pode se considerar grande aos próprios olhos quando seu olhar está focado naquele que é Alto e Sublime, cujo nome é Santo e que é o único que é Grande.
E com essa certeza Paulo não desperdiçou sua vida correndo atras do vento, da riqueza, do poder, pelo contrario ele avançou em direção aquilo que ele considerava o mais importante, Cristo.
Queridos o meu apelo pra essa comunidade, para a minha e a sua vida neste ano de 2019 é que venhamos mirar no alvo, e não desviarmos nossos olhos e muito menos nossos pés deste caminho… que venhamos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, que  assim como aquela canção estejamos mais dispostos em buscar mais os seus pés do que apenas as suas mãos.

Pdf Slides: 

https://drive.google.com/open?id=1ZIp4J26sMxW_y62SlxczuBHiRfpwqt2E

Áudio:  

https://www.mixcloud.com/marcelo-navarro/avançando-para-o-alvo/

Nenhum comentário: