2019/02/24

Paz

Texto: 1 Pedro 3:10,11

"Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz e empenhe-se por alcançá-la" 1 Pedro 3:10,11

Queridos irmãos essa noite Deus colocou em meu coração esse tema, quero falar de paz, creio que se eu perguntasse aqui quem quer paz acredito que todos ergueriam as mãos. Paz é um bem valioso hoje.

O mundo está em conflito. Enquanto erguemos monumentos À paz, investimos mais na guerra. Enquanto falamos da necessidade de paz, armamo-nos até aos dentes, preparando-nos para os mais encardidos combates. As tensões se agigantam entre as nações, dentro das famílias e até mesmo no sacrário da nossa alma. Somos uma guerra civil ambulante. O homem está em conflito com Deus, com seu próximo e consigo mesmo.  Hernandes dias lopes

Nações buscam Paz em meio a conflitos, cidades inteiras clamam por paz em meio a onda de assaltos e violências.

Quantas pessoas precisam de paz dentro de seus corações, ah um barulho ensurdecedor que vem do seu coração como a insatisfação com a vida, ansiedade, medo, vergonha, ódio, amargura, todos esses sentimentos lhe tiram a alegria, e por conta disso a pessoa não consegue viver a paz dentro de sí.

Quantas lares precisam de paz, brigas intrigas, preocupações, infortúnios, perdas, nossos lares deveriam ser nossos oásis um lugar de refrigério, descanso, mas se transformaram em verdadeiros tormentos.

Quantos casamentos precisam de paz, o sonho de um casamento feliz de ser cuidado e cuidar de ser amado e amar, desmoronou e hoje só encontrasse tristeza, indiferença, magoa, solidão...

Quase sempre esperamos a paz, mas ela nunca vem, as vezes nos dar o ar da graça com pinceladas de momentos de paz, mas logo se vai, tão rápido quanto veio foi embora.

Talvez essa noite eu esteja falando ao seu coração querido irmão e ele já está queimando por essas palavras, pois você anseia pela paz, eu quero lhe dizer em NOME DE JESUS RECEBA A PAZ DE  JESUS CRISTO ESSA NOITE...

Agora precisamos de entendimento para permanecermos nela e por isso quero ajuda-los adquirir essa revelação sobre a paz... amém... quem quer a paz? Então ouça o que Deus está falando essa noite...

Introdução

A palavra paz é entendida entre nós, basicamente, como ausência de guerra, de conflitos ou de problemas. Se um país não está em guerra, dizemos que ele está em paz. Se uma pessoa não está envolvida em conflitos, dizemos que ela está em paz. E quando resolvemos nossos problemas, dizemos: "agora estou em paz". Mas, paz é muito mais do que isso...

Na Bíblia, a palavra paz é tradução da palavra hebraica shalom (no Antigo Testamento) e da palavra grega eirene (no Novo Testamento). Para os gregos, eirene era, além da ausência de guerra, serenidade, tranquilidade, mente quieta. Para os hebreus, shalom era "tudo quanto contribui para o bem do homem, tudo que faz com que a vida seja verdadeiramente vida".

Então queridos irmãos o que é paz? A paz é quando vivemos verdadeiramente a vida!!!! A vida é um dom de Deus. Ela precisa ser vivida em sua total plenitude.

1)  ESTEJA DE BEM COM DEUS

de bem com Deus, não existe possibilidade de ter paz sem a presença de Deus em sua vida, alias a falta de Deus em sua vida com certeza é o motivo de falta da sua paz...

No Novo Testamento a palavra paz é usada, basicamente, para descrever o relacionamento amistoso entre Deus e o homem, e entre o homem e seu próximo. O apóstolo Paulo ensinou que a paz com Deus é resultado da nossa reconciliação com o Pai, mediante o sacrifício de Jesus Cristo.

"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;..." (Romanos 5.1,2)

 O Próprio Senhor Jesus nos deixou a sua paz. "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá..." João 14:27ª Como que ele pode nos dar a paz? Simples, porque Ele é a própria paz.  (Romanos 15.33) – "E o Deus da paz seja com todos vós. Amém!"

Não só a paz de Deus, mas o Deus da paz estará pessoalmente, através do Consolador, do EMANUEL Deus conosco! É Ele que concede paz que excede entendimento estará com você!

Querido irmão você só desfrutara a verdadeira paz a verdadeira alegria em sua vida, se você convidar Cristo para dentro de sua vida, de seus sonhos, de seu lar, de seu casamento.

Os irmãos perceberam que coloquei paz e alegria juntas no mesmo patamar. Porque pastor? Porque alegria e paz caminham juntas.  Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Filipenses 4:4

Mas para que entendamos melhor precisamos diferenciar Alegria de Felicidade. Muitos confundem essas palavras e a maioria está focada em obter a felicidade e não na alegria.

Paulo ordena que os cristãos se alegrem no Senhor sempre! "ALEGREM-SE" – (Gk. Χαίρω – chairomaii de chará)

A diferença de uma palavra pra outra é muito profunda pelo menos em nossa língua. Alegria é um estilo de vida. A felicidade depende das circunstâncias momentâneas

(ex. Eu estou feliz, pois a minha esposa fez bife parmigiana com fritas hoje no almoço),

mas a alegria não é afetada pelas circunstâncias (ex A alegria permanece mesmo quando não há almoço ou só uma bolacha de água e sal com um copo de café velho).

Alegria está totalmente relacionada à fé (1:25; 3:1 – no senhor = pela fé; 4:4, 10), por isso a alegria está alicerçada no entendimento e não no sentimento do momento.

Alegria é um entendimento (não apenas sentimento) que te permite ver além das circunstâncias momentâneas. Não existe alegria verdadeira sem fé em Jesus Cristo!

"A alegria que Paulo ordena não se trata de uma felicidade que depende da circunstância, mas sim de um contentamento profundo no Senhor, alicerçado na confiança no Deus vivo e soberano, por isso essa alegria está sempre disponível, até mesmo nos momentos difíceis." (ESV Study Bible)

Ele só é Deus da paz para aqueles que foram reconciliados com Ele mediante a fé em Jesus, pois para os outros esse Deus é um Deus de guerra terrível (Ex 15:3;Sl 46:7,11; 47:2-3; 48:8). Para os outros esse Deus é caótico e aterrorizante.

Vivemos num mundo pervertido, onde enfrentamos constantemente um exército de tristezas e problemas. Grande parte de nossa vida é gasta em chorar os males presentes e passados ou em temer os que ainda estão no futuro.

Ora, existe um firme alicerce de paz e segurança para aqueles que experimentam tais aflições.

Jesus Cristo é um refúgio em qualquer situação; Aquele cujo coração está firmado e confiante em Cristo, não precisa temer más notícias. "Como em redor de Jerusalém estãos os montes" (Salmos 125:2), assim está Cristo em derredor daqueles que nEle confiam.

Jesus Cristo é um alicerce suficiente para a paz e a segurança. Cristo comprometeu-se a amparar todos aqueles que O temem, contanto que O busquem.

Essa é a obra na qual Ele se empenhou antes mesmo da fundação do mundo. É o que sempre ocupou seus pensamentos e intenções; desde a eternidade, encarregou-se de ser o refúgio dos temerosos. Aqueles que estão aflitos e na tormenta do medo, vierem a Jesus Cristo, serão libertados de seus temores, pois Ele tem prometido protegê-los. Ele disse aos seus discípulos: "Não temais" (Mateus 10:31).

2) BUSQUE A PAZ

busque a paz e empenhe-se por alcançá-la" 1 Pedro 3.11

A verdadeira paz – paz com Deus, é fruto do Espírito Santo, isto é, uma manifestação do Espírito Santo em nós. Mas no estabelecimento e na manutenção da paz, o Espírito Santo não dispensa a nossa participação.

  O texto é bem claro para que essa paz seja uma verdade em nossas vidas precisamos busca-la, e não só isso, precisamos muito mais do que buscar, precisamos nos empenhar por alcança-la, ou seja a paz apesar de já nos ser dada por Cristo ela só será exercida se nos aplicarmos, nos dedicarmos, nos esforçarmos  a encontrá-la.

 Tem muita gente cruzando os braços achando que Deus tem a obrigação de derramar a paz sobre sua vida. E não acontecendo se frustram e culpam a Deus por sua falta de paz.

Irmãos entenda de uma vez por todas. Busque a paz. A paz não é automática; precisa ser buscada. Precisamos empenhar-nos até alcançá-la.

Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz... Romanos 14:19

Obviamente, essa paz não equivale a acomodação e conivência com o erro. Não é paz a qualquer preço. Os falsos profetas diziam para o povo "Paz, paz" apenas para anestesiá-los em seus pecados (Jr 6.14).

O mundo fala em paz, mas investe mais na guerra. As nações firmam tratados de paz, mas se rebelam contra o Príncipe da Paz. Não queremos a paz do mundo e sim a Paz verdadeira de Deus.

Precisamos buscar essa paz Verdadeira em duas frentes pelo menos.

2.1) PAZ COMIGO MESMO

Reconciliar-se consigo mesmo é uma tarefa bastante árdua. Muitas pessoas não conseguem se perdoar quando cometem algum determinado erro que afeta sua imagem exterior. Tantas outras não conseguem aceitar sua própria história de vida.

Existe também aquelas pessoas que passam a vida inteira murmurando contra seu destino ou lamentando por viver em determinado período da história. A falta de reconciliação Consigo mesmo, pode afetar e muito a vida das pessoas colocando-as em um estado de infelicidade, frustração, desânimo.

Somos seres que possuímos emoções, sentimentos e se as nossas emoções tiverem descontroladas, elas afetarão nossas condições de obter a paz.

E para vivermos a paz que Deus já nos deu precisamos nos empenhar em arrumar nossos corações. Não são poucos cristãos que são atormentados por emoções e sentimentos que lhe roubam a Alegria e por com seguinte a paz.

Algumas pessoas não passam por conflitos externos, fora de si está tudo bem? Aliás quando elas olham para as coisas externas só tem motivos de agradecer a Deus, mas não conseguem pois dentro de si esta uma batalha, são magoas que envenenam o coração, tristezas que penetram a alma, frustrações que lhe tiram a vontade de viver, auto comiseração e vitimismo (eu sou um coitado, ninguém se preocupa comigo, todos me abandonaram), a ansiedade que corroí-nos por dentro como se estivéssemos em decomposição, tudo isso são marcas de pessoas que precisam de cura, precisam de paz.

Precisamos buscar a paz para conosco mesmo, precisamos alcança-la para que seja interrompido em nossas vidas e ciclo maldito.

O que nos leva à questão, "Como é que uma pessoa encontra alívio"? O que por sua vez nos leva a um dos versículos mais edificantes da Bíblia. Em Mateus 11:28, Jesus diz "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso."

Nossa vida de oração é a resposta para alcançarmos a paz. Em 1 Pe 3.12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas...

Deus está ouvindo nossas orações precisamos colocar diante dele. Seja honesto com Ele. Confesse que você tem segredos da alma que nunca encarou.

Ele está só esperando você pedir ajuda a Ele. Deus está atento às suas orações. Deus vê e ouve. Nossa causa não passa despercebida aos olhos daquele que a todos sonda.

Talvez você está dizendo neste momento Deus não se importa, é o reflexo de uma mente e um coração doente se batendo diante da verdade de que Deus se importa sim.

 Quando buscamos a Deus em oração e o adoramos, dando graças por sua bondade, tudo aquilo que nos desequilibra por dentro precisa bater em retirada e, a paz de Deus, como uma sentinela divina, passa a guardar nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus.

A paz de Deus é uma fortaleza ao redor da nossa mente e do nosso coração, da nossa razão e dos nossos sentimentos. A paz de Deus é aquele descanso interior, em saber que Deus está no controle, que nossa vida está em suas mãos, mesmo quando as circunstâncias ao nosso redor estão tempestuosas.

Não precisamos ser prisioneiros da ansiedade, do medo, da magoa, da tristeza. Se já fomos reconciliados com Deus, já temos a paz com Deus, e agora, podemos experimentar a paz de Deus!

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fp 4.7).

Aqueles que têm paz com Deus desfrutam da paz de Deus. Paz com Deus não é um sentimento, mas um relacionamento certo com Deus.

Aqueles que foram reconciliados com Deus experimentam a paz de Deus. Essa paz interior, entretanto, não é apenas uma emoção, mas, sobretudo, uma pessoa. Nossa paz é Jesus.

Aqueles que conhecem a Jesus, podem cantar nas noites mais escuras da alma  como Pedro e Silas  fizeram na prisão. At 16

Aqueles que são salvos por Jesus e vivem em paz. Essa paz não é simplesmente presença de coisas boas, nem apenas ausência de coisas ruins.

Essa paz é o governo de Cristo em nosso coração. Essa paz coexiste com a dor. Está presente nas tempestades da vida. Sustenta-nos nos vales mais escuros. Consola-nos na hora do choro mais amargo.

2.2) PAZ COM O PRÓXIMO

 Quem não está em paz consigo, necessariamente projeta sua luta interior nas pessoas com quem vive e contamina seu ambiente com conflito. Nem quando se esforça consegue fazer o bem, pois não sabe fazer o bem a si mesmo. 

Para que alcancemos a paz verdadeira de Deus precisamos ser pacificadores e ter paz com os outros. A Palavra de Deus nos exorta, repetidamente, a vivermos em paz com todos.

se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; Romanos 12:18

exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.2 Coríntios 13:11

Vivam em paz uns com os outros. 1 Tessalonicenses 5:13

Foi o próprio Jesus quem proferiu a bem-aventurança: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5.9).

Viver verdadeiramente a paz de Deus é buscar estar de bem com as pessoas (somos seres relacionais quando não estamos nos relacionando bem com as pessoas a nossa volta isso produzirá a perca da paz...

Muitos estão sofrendo com a falta de paz em suas vidas por que não conseguem se entender com o seu próximo. Muitos casamentos que foram abençoados por Deus estão indo a ruína porque os cônjuges não querem se entender não são flexíveis não são pacificadores dentro dos lares. Famílias inteiras destruídas por falta de pacificadores no meio delas.

Para que a paz de Deus seja presente em nossas vidas é necessário uma mudança de postura em relação ao relacionamento com o próximo. O texto Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz e empenhe-se por alcançá-la" 1 Pedro 3:10,11

O Deus da paz nos transforma em agentes da paz. Aqueles que têm paz com Deus e experimentam a paz de Deus tornam-se embaixadores da paz entre os homens e em vez de serem provocadores de contendas tornam-se facilitadores da paz e reparadores de brechas.

Em vez de cavar abismos de separação, constroem pontes de aproximação; em vez de abrir feridas no coração das pessoas tornam-se terapeutas da alma.

Pedro nos oferece quatro conselhos para experimentarmos a verdadeira Paz.

1. Refreia a língua do mal. Uma língua carregada de maldade é traz sofrimento. Uma língua maldosa fere como espada, destrói como fogo e mata como veneno.

Não apenas as palavras, mas também os atos de um cristão devem evitar até mesmo a aparência do mal (lTs 5.22). Precisamos clamar como o salmista: Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios (SI 141.3).

 2. Não fale com dolo. Falar dolosamente é esconder atrás das palavras macias uma intenção implacável. E dizer uma coisa e sentir outra.

É bajular com a língua na frente e depois apunhalar traiçoeiramente pelas costas. O mal específico que Pedro tem em vista aqui é o engano.

Satanás é o pai da mentira (Jo 8.44). Não há verdade nele. O cristão vive na luz e anda na verdade. Sua língua, longe de ser um instrumento de maldade e engano, deve ser uma fonte que traz glória ao nome de Cristo e edificação para os irmãos.

3. Aparte-se do mal e pratique o bem. Ninguém pode ser feliz no território da maldade. Onde a maldade habita, a felicidade arruma as malas e vai embora.

Pedro nos orienta a abandonar o que está errado, noutras palavras, somos instruídos a abandonar o pecado. Como saber se algo é pecado?

Simples, toda vez que alguma ação da minha parte não glorifica a Deus, não edifica alguém ou não ajuda uma pessoa a ser salva por Jesus, provavelmente é pecado.

Outra forma é perceber que se está tomando o lugar de Cristo na sua vida. Se sua alegria depende de algo que não seja Jesus, você está pecando.

Como ensinou Paulo, em Cristo vivemos, nos movemos e existimos.

Se vivemos, para o Senhor, vivemos e se morremos, para o Senhor morremos, de modo que, quer vivendo ou morrendo somos do Senhor. Cristo é tudo!

4. Pratique o bem

Uma pessoa é verdadeiramente feliz quando se dedica à prática do bem. É tomar a iniciativa de abandonar uma prática pecaminosa substituindo-a por uma prática biblicamente boa.

Somente uma mudança bíblica se torna uma mudança definitiva. Ou seja, se antes eu me irritava por qualquer coisa e falava com alguém com raiva, eu agora falo e trato as pessoas com mansidão, por que aprendi que a mansidão é um fruto do Espírito segundo Gálatas 5.23.

Se antes eu desejava o mal para alguém, agora oro por ele, já que aprendi em Romanos 12.14 que devo abençoar quem me persegue e jamais amaldiçoar tais pessoas.

Em vez de jogar uma pessoa contra a outra, ela é pacificadora. Em vez de ser o estopim dos conflitos, ela trabalhar pela preservação da unidade e pela promoção da paz.

 Em vez de guardar ressentimento, ela exercita o perdão. Em vez de ser a iniciadora de conflitos ela tem paz com todos os homens.

 Para praticar o que é bom, você precisará conhecer a Bíblia que é o manual de Deus de como devemos agir para ser parecidos com Cristo. E depois de conhece-la, colocá-la em prática.

Se o pecado que mais Deus abomina é espalhar contendas entre os irmãos, a virtude que mais nos assemelha ao caráter de Deus é sermos agentes da paz entre os irmãos.

Os pacificadores serão chamados filhos de Deus, pois nessa bendita empreitada refletem o caráter do Pai.

O pacificador é amável ele possui amabilidade.

Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Filipenses 4:5

A palavra grega (ἐπιεικής - epieikís) para amabilidade tem o sentido de uma "prontidão humilde e paciente, capaz de submeter a pessoa à injustiça, desgraça e maltrato sem ódio e amargura, mas confiando no Senhor" (The New Linguistic and Exegetical Key to the Greek NT, Zondervan).

"A palavra 'amabilidade' era frequentemente usada para descrever uma atitude de bondade onde a resposta mais normal seria retaliação." (Zondervan Illustrated Backgrounds Commentary)

Essa foi a atitude de Jesus, portanto deve ser a nossa atitude. Na aflição, tribulação e sofrimento que nós possamos refletir a amabilidade/gentileza.

Ministração Foi falado 3 dimensões da paz

1)    Deus

2)    Vc precisa buscar Consigo mesmo Com o próximo.

 

Você já tem paz com Deus? Seus pecados já foram perdoados? Você tem a alegria de ter seu nome escrito no livro da vida? Você está em paz com todos os homens? Há ainda alguma mágoa em seu coração?

    Hoje é o tempo oportuno para você fazer uma assepsia em sua alma e lancetar os abcessos do seu coração. Agora é a hora de perdoar e pedir perdão e ter paz consigo mesmo. 


Nenhum comentário: