2019/02/24

odres velhos, odres velhos / remendo novo em roupa velha

Texto: Lucas 5:36-38

Boa noite irmãos...

Deus tem uma palavra ao seu coração amém!!!

Uma das parábolas mais curtas e interessantes de Jesus é a parábola do vinho novo em odres velhos ou a do remendo novo em roupa velha, esta parábola representa uma mensagem única, uma mensagem que aparentemente o mundo ainda não entendeu e muito de nós cristãos ainda não entendemos.

Jesus utilizava as parábolas para esclarecer e para ocultar. Isso dependia do ouvinte.

Se houvesse uma predisposição interior, a verdade do Reino de Deus era esclarecida, mas se coração se tornasse endurecido, a verdade não lhe era revelada. É por isso que Jesus sempre falava quem tem ouvidos ouçam, que tem olhos vejam...

A parábola era ilustração de situações do dia a dia e revelava verdades espirituais que permitia a pessoa mais simples e sem instrução pudesse compreender, porque ilustrava-se usando fatos corriqueiros. Em contrapartida, pessoas letradas, graduadas e até mesmo mestres não conseguiam entender a mensagem de Jesus, por que os corações estavam endurecidos.

O meu desejo é que o seu coração esteja receptivo a mensagem que Deus quer compartilhar ao seu coração nessa noite.

Remendo Novo em Pano Velho e Vinho Novo em Odres Velhos é uma dupla parábola de Jesus registrada nos Evangelhos Sinóticos (Mateus 9:16,17; Marcos 2:21,22; Lucas 5:36-38).

O que Jesus quis dizer com estas duas parábolas ?

Esta é uma parábola aparentemente muito simples e as vezes por conta de sua simplicidade, passamos despercebidos por ela. Mas se tratando de Jesus, tudo o que Ele fala tem um sentido muito mais amplo do que simples palavras.

Jesus usou dois elementos importantes pra cultura da época roupa e vinho.

Roupas não eram artigos tão fáceis de se produzir naquela época, devido a falta de recursos naturais como algodão, linho, seda, etc. Apenas a lã era um pouco mais acessível por terem criações de ovelhas.

Então as pessoas usavam as roupas por muito tempo, ao ponto de ficarem velhas e rasgarem, precisando de remendos, mas elas também sabiam que se remendassem usando pano novo, quando fossem lavadas o pano novo encolheria e forçaria a frágil e velha roupa, rasgando-as ainda mais, e por isso, não usavam panos novos para roupas velhas.

Jesus deixa bem claro que isso é uma péssima ideia, Jesus diz  "ninguém tira um pedaço de uma roupa nova para remendar uma veste velha" (Lucas 5:36).

e logo depois inclui a essa péssima ideia uma outra péssima ideia. Ele diz: E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas. Lucas 5:37.

Os Odres eram um tipo cantil, feitos de pele de cabra (couro) e usado para guardar líquidos como água e vinho. Os odres mantinham a temperatura do líquido agradável, principalmente para aquele ambiente desértico e para aquele povo que caminhava por grandes distâncias no calor médio de 40Cº.

 Por causa da elasticidade do couro, as pessoas utilizam esse material no processo de fermentação do vinho, porque o odre novo era também muito forte e ao mesmo tempo elástico, ele era ótimo para armazenar o vinho novo que fermentaria com o calor liberando gases, expandindo a estrutura dele.

Mas o povo daquela época também sabia que não era correto guardar vinho novo em odre velho, porque o vinho novo, em seu processo de fermentação, acaba rompendo os odres velhos porque os odre velho já havia sido dilatado ao máximo e não possuía mais a elasticidade necessária para um novo processo de fermentação, pois o vinho novo fermentaria, expandiria a estrutura do couro já sem elasticidade e com certeza, perderiam tanto o vinho quanto o odre que ainda teria uso para guardar água.

Como é que surgiu essa parábola, porque Jesus a contou?

Jesus Cristo pronunciou respondendo a indagação dos discípulos de João Batista acerca do jejum. Os discípulos de João queriam saber por que eles e os fariseus jejuavam, mas os discípulos de Jesus não.

Como é que é Jesus todo mundo cumpre a lei e seus discípulos não, que tipo de crente são? Eles não jejuam, colhem espigas ao sábado, como que é isso...

Jesus então responde essa pergunta utilizando dois exemplos de fácil entendimento e que tinham a ver com os costumes da época. Os judeus estavam familiarizados com as práticas de remendar vestes e fermentar vinho em odres.

Mas pastor o que Jesus quis dizer com essa parábola?

Vimos que essa parábola foi motivada devido a um questionamento acerca do jejum. Então em outras palavras, de forma mais específica, Jesus responde aos discípulos de João Batista dizendo que o jejum cerimonial ou qualquer outra prática mosaica observada por eles e pelos fariseus, nada tinham a ver com o Evangelho.

Jesus estava trazendo um ensinamento novo que batia de frente contra o velho costume dos fariseus e dos escribas. Jesus com essa parábola estava quebrando paradigmas da religião judaica.

Ele estava apresentando algo novo que estava acima da lei, acima das regras, acima dos dogmas.

Jesus apresenta uma Nova Aliança através das boas novas do Reino, que estava acima dos rituais e tradições do judaísmo. Ele estava mostrando que havia um contraste entre a Lei Mosaica e a Nova Aliança.

 Essa parábola fala que as velhas formas cerimoniais da Lei Mosaica são inadequadas à Nova Aliança em Cristo, porque enquanto a Lei Mosaica está alicerçada a lei, no guardar de regras e mandamentos, à mensagem do Evangelho  está pautada da graça de Deus.

O pano novo é o evangelho do Reino que causaria ruptura na roupa velha da sociedade judaica daquela época, na velha mentalidade, porquanto Jesus não poderia ensinar conforme os costumes judaicos, pois "remendo feito com pano novo não se usa em roupa velha".

Ao falar sobre o remendo novo em pano velho, Jesus diz que é inapropriado tentar costurar a Nova Aliança nas antigas práticas cerimoniais judaicas.

 Jesus estava dizendo que os velhos costumes, tradições e práticas religiosas eram como odres velhos que não serviam para guardar os mandamentos de Deus, nem levar o homem a Deus.

Jesus estava dizendo que esses rituais cerimoniais da Antiga Aliança não comportam a realidade da Nova Aliança.

 O evangelho traz a graça, o judaísmo a observação das leis e regras. Jesus veio trazer o perdão e a reconciliação do homem com Deus por meio do novo Evangelho e de uma nova mentalidade.

Tudo isso significa que os rituais da Antiga Aliança apenas apontavam para a Nova Aliança. Eles cumpriram seu papel e cessaram.

Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor. Gálatas 3:24,25

Tentar continuá-los após a chegada do Messias seria como usar remendo novo em pano velho; ou colocar vinho novo em odres velhos.

O que Jesus estava querendo dizer é que o Evangelho é tão único que não pode ser misturado com nenhuma prática religiosa, seja ela de qualquer natureza,

até porque Jesus não veio fundar nenhuma religião, e com nenhuma, quero dizer nenhuma mesmo!

Se te ensinaram que Jesus é pai de alguma religião, saiba que isto não é verdade. Porque cristianismo não é religião e sim um estilo de vida... ser cristão é seguir os passos de Jesus e não cumprir regras...

Jesus não pertence a um grupo ou a uma instituição sediada em alguma cidade por aí… Jesus é a luz que vindo ao mundo ilumina a todo homem!

Ele não veio para salvar um grupinho de pessoas que praticam determinado ritual (seja ele o jejum como nos fala o contexto da parábola, ou seja ele qualquer outro tipo de ritual).

A mensagem de Jesus é simples, quando perguntado qual o maior mandamento ele disse: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". Mateus 22:36-40 e nada mais!

Milhões de pessoas ao longo da história seguiram a Jesus é foram salvas, não porque apenas se declararam "cristãos" ou porque ouviram apenas "músicas evangélicas" ou porque jejuaram e praticaram os mandamentos no rigor da lei. Não!!!

Elas foram salvas pela Graça assim como nós somos Salvos por essa graças maravilhosa e por isso posso descansar, porque está feito, está pago e tudo o que eu preciso fazer é amar! Amar o próximo e agir como Jesus agiu!

 Essa parábola nos dias de hoje ela continua a ecoando sua verdade no seio da igreja avisando-nos sobre três tipos de atitudes que precisamos cuidar como cristãos.

1)  Fuja das crendices /  superstições

Muitas pessoas hoje estão sendo enganadas por falsos mestres que estão incorporando ao evangelho de Jesus Cristo, praticas das quais ele nunca exigiu.

Costumes e práticas Judaizantes estão sendo impostos como verdades necessárias para a salvação.

Muitos cristãos estão migrando para igrejas messiânicas judaizantes. Cuidado!!! Isso é uma falácia, é uma armadilha para demover as pessoas do caminho de Deus.

 Isso não é novo, o apostolo Paulo fez duras críticas a igreja de Galácia por esse mesmo pecado. O apóstolo aconselha os crentes gálatas a considerarem cuidadosamente sua primeira experiência na vida cristã.

 Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil! Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra? Gálatas 3:1-5

Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?  (Gálatas 3.1)

Essa foi a pergunta que o apostolo Paulo fez aos irmãos da Galácia e ainda deve ser feita em nossos dias.

Durante toda a carta Paulo mostra sua perplexidade pelo fato dos crentes daquela região se voltarem para ensinamento que misturavam a Lei Mosaica com a Graça de Cristo.

 De fato os irmãos daquela época foram influenciados a pensar que para ser salvo, crescer espiritualmente ou mesmo desfrutar da justiça eles deveriam guardar a Lei Mosaica, eles abandonaram o evangelho e estavam separando-se da Graça de Cristo.

A igreja brasileira está infestada de misticismo de práticas nefastas que contradizem tudo que Jesus conquistou na cruz por nós, satanás tenta nos aprisionar nessas práticas.

 É o retorno da arca da aliança, shofar, templo salomônico, uso do kepar, vestimentas judaicas, orações infindáveis, retorno ao sacerdócio araônico Etc... sem falar de outras práticas neopentecostais que todos os dia vemos na televisão que insultam o verdadeiro evangelho.

 Queridos tudo que você precisa pra sua vida cristã encontra-se aqui Na bíblia... ela é a única regra e pratica de sua fé, ela é infalível. A sua salvação não depende de práticas de coisas, ela depende da graça de Deus mediante fé...

"Pela graça sois salvos, mediante a fé" (Ef 2,8).

Todas as bênçãos que Deus tem dado ao homem provêm da sua graça, generosidade ou favor; favor totalmente imerecido: o homem não tem nenhum direito à menor misericórdia divina.

 Foi a Graça que formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas suas narinas o fôlego da vida e imprimiu na alma desse homem a imagem de Deus.

Essa mesma graça nos concede hoje vida, respiração e tudo mais, pois não há nada que somos ou temos ou fazemos que não provenha da mão de Deus.

"Todas as nossas obras, tu, oh Deus as fazes por nós" (At 17,25).

2)  Cuidado com a religiosidade / tradicionalismo "...para remendar uma veste velha"

Precisamos urgentemente pedir a Deus a graça para fugirmos da religiosidade, tem muita gente tentando permanecer com as vestes velhas, não querem mudanças preferem permanecer no cercadinho da religião fria.

A enfermidade que diagnosticamos na igreja de hoje é o tradicionalismo religioso, o apego exacerbado às formas e a escravidão às formas ideológicas das religiões e denominações do nosso tempo.

 A religiosidade tem sido um grande obstáculo à vivência do puro Evangelho, ela tem sido obstáculo à saúde integral da igreja e ao cumprimento cabal da sua missão evangelizadora.

Por deixar-se dominar pelos dogmas, costumes e até pelas estruturas, a igreja acabou por comprometer sua identidade, sua mensagem e sua liberdade.

O cumulo da religiosidade está nesses versos de Lucas 13.14 esse texto conta que o chefe da sinagoga ficou indignado ao ver que Jesus estava curando num dia de sábado e repreendeu a multidão.

"Porém, o dirigente da sinagoga ficou muito indignado com aquilo, pois Jesus a havia curado no dia de sábado. "Há seis dias na semana para trabalhar. Esses são os dias para vir em busca de cura, e não no sábado!", disse para a multidão."  (Lucas 13.14)

Mas o Senhor Jesus interveio desmascarando-lhe a natureza hipócrita. Por causa da cegueira religiosa aquele chefe da sinagoga não conseguia ver as necessidades de uma mulher sofrida. O mais importante era cumprir os protocolos da religião.

O tradicionalismo religioso, uma vez presente na igreja, torna-a insensível diante das mazelas e das misérias que maltratam, corrompem, denigrem e violentam seres humanos menos favorecidos.

A religiosidade em nossas vidas nos afastam de Deus, ela nos impede  de viver o melhor de Deus, ela tira de nós a alegria de servir a Deus, ela nos mata de pouquinho a pouquinho.

3)  Mantenha-se firme na Palavra de Deus...

A Igreja de nossos dias tem enfrentado uma batalha. Cada vez mais estamos nos distanciando da Palavra de Deus e dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios.

 Mesmo sabendo que isso é cumprimento das Escrituras, ficamos apreensivos por causa de tantas vidas sendo enganados por falsos líderes que só querem sugar a vida do rebanho.

Mas a chave para vencermos essa batalha é conhecermos as Escrituras. Não há nada melhor do que estarmos firmado na Palavra de Deus, porque é firmado nela que podemos ter certeza que sempre tomaremos as melhores decisões na vida.

A Palavra de Deus o guiará por isso precisamos nos firmar nela. Essa foi a orientação do Apóstolo Paulo para o jovem pastor Timóteo.

Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:14-17

É as Escrituras que separam homens de crianças na vida espiritual, é através dela que o Senhor se revela a nós, e o conhecemos.

 João Calvino disse: Para que Alguém Possa Chegar a Deus, O Criador, É Necessário Que Tenha A Escritura Por Guia e Mestra.

O Verdadeiro Conhecimento de Deus está na Bíblia. É o Único Escudo que Nos Protege do Erro.

Infelizmente muitos cristãos não estão levando a sério o estudo da palavra como deveriam e por falta de conhecimento da palavra desconhecem o Deus da Palavra.

 Nossa fonte de conhecimento é a Palavra de Deus. Através dela o Senhor se dá a conhecer de um modo especial. Ela é o nosso objeto de estudo para conhecermos verdadeiramente quem é o nosso Deus, além disso é através dela também que conhecemos Sua vontade para nós.

Com certeza você já ouviu discursos contrários à essa verdade como do tipo "ah! papel aceita qualquer coisa!", "a Bíblia é um conto de fadas" é exatamente isso que o inimigo de nossas almas quer que você pense, pois pensando assim você nunca descobrirá o poder e autoridade que emana desse livro sobre aqueles que o guardam.

Conhecer as sagradas escrituras não só nos protege contras as investidas de satanás, como nos dá autoridade quando vamos compartilhar a nossa esperança, que é Jesus.

O apóstolo Pedro nos ordena "santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós" (1 Pe 3:15).

Lorraine Boettner nos adverte, dizendo que "a resposta que dermos à pergunta 'o que é Cristianismo'? Dependerá amplamente do conceito que sustentarmos da Escritura".

Se aceitarmos que a Bíblia é um mero livro de religião, sem inspiração divina, insuficiente, cheio de erros, e impossível de ser entendido, então, ele não nos servirá para nada, a nossa fé será vazia de significado tornando o nosso Cristianismo uma religião confusa!

Quero encerrar baseando a nossa convicção a respeito da Bíblia sobre cinco declarações que caracterizam a Bíblia como sendo a Palavra de Deus .1. A Bíblia é nossa única fonte e regra de fé e prática.

2. A Bíblia é plenamente inspirada pelo Espírito Santo.

3. A Bíblia é clara em suas declarações sobre salvação e santificação.

4. A Bíblia é inerrante em todas as suas afirmações.

5. A Bíblia é suficiente para nos ensinar tudo em matéria de fé.

 

 


Nenhum comentário: