2019/02/24

A fé que faz a diferença

Texto: Lucas 5.17- 20

Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes. Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus. Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: "Homem, os seus pecados estão perdoados". Lucas 5:17-20

Queridos irmãos quero chamar a sua atenção nessa manhã para esse texto dos evangelhos que apresenta um milagre. Jesus cura um paralítico!!!

O acontecimento em si só, é algo extraordinário... Eu já presenciei pessoas sendo curadas diante de meus olhos, eu mesmo já fui curado fisicamente pela misericórdia de nosso Senhor Jesus.

Quando presenciamos isso entendemos o porquê da reação dos habitantes de Listra que diante de uma cura ficaram extasiados e elevaram Paulo e Barnabé a status de Deuses.

Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado. Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado, disse em alta voz: "Levante-se! Fique de pé! " Com isso, o homem deu um salto e começou a andar. Ao ver o que Paulo fizera, a multidão começou a gritar em língua licaônica: "Os deuses desceram até nós em forma humana! " A Barnabé chamavam Zeus e a Paulo Hermes, porque era ele quem trazia a palavra.

O sacerdote de Zeus, cujo templo ficava diante da cidade, trouxe bois e coroas de flores à porta da cidade, porque ele e a multidão queriam oferecer-lhes sacrifícios. Ouvindo isso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as roupas e correram para o meio da multidão, gritando: "Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há. Atos 14:8-15

Essa é a reação que o poder Deus quando manifestado na esfera humana nos faz, ele nos deixa embasbacados, atônitos, não sabemos o que falar, ficamos admirados e dizemos Deus agiu... 

Assim como a cura desse paralitico de listra, o paralitico que fora carregado por amigos e que foi curado por Jesus é uma história extraordinária.

Entretanto, fazendo uma análise mais fria ou seja deixando um pouco de lado o milagre, acredito que o elemento principal desse episódio de cura, é a fé. Sim a fé, que foi exercida pelos 4 amigos e tb pelo paralitico.

O texto disse Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse... é sobre a fé que Jesus quer falar.

Quando nós falamos sobre a fé ou pensamos racionalmente sobre ela, precisamos tomar o cuidado de não ficarmos estáticos apenas no campo da teoria, da filosofia onde nós discorremos apenas sobre o conceito da fé. Da fé bíblica.

Esse conceito nós conhecemos bem até porque ela está descrita em Hebreus 11.1 o que diz lá?

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1

É uma descrição teológica perfeita, muitos cristãos sabem de cor esse conceito, no entanto não conseguem experimentar essa fé além do seu significado e permanecem estagnados, sem nunca terem experimentado uma fé viva que faça a diferença em suas vidas.

Assim como fez na vida daquele paralitico pois Jesus vendo a fé deles Jesus disse: "Homem, os seus pecados estão perdoados". Vs 20

Eu acredito queridos irmãos e vejo isso em toda a bíblia que a verdadeira fé, faz a diferença onde quer que ela seja exercida. A fé que faz a diferença é diferente de uma fé nominal, conceitual, ela possui características diferentes. Quais são pastor essas caraterísticas? Vamos lá então !!!

1) A fé que faz a diferença é uma fé visível.

A fé que bíblia nos ensina e Jesus espera que tenhamos é uma fé que possa ser vista pelas pessoas, é uma fé que possa ser observada por todos além da teoria.

Jesus viu a fé dos 4 homens que carregavam o paralitico, isso foi importante no processo de cura daquele homem. Eles não foram os únicos que Jesus observou a fé, temos um texto em Mateus 8.5-10

Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda.

E disse: "Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento".

Jesus lhe disse: "Eu irei curá-lo".

Respondeu o centurião: "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado.

Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: 'Vá', e ele vai; e a outro: 'Venha', e ele vem. Digo a meu servo: 'Faça isto', e ele faz".

Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: "Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé.

Jesus viu a fé de um homem que não era nem judeu e muito menos um religioso, era um pagão. A fé deste centurião era tão viva que Jesus ficou admirado de não ter achado em Israel uma fé tão visível.

A fé que faz a diferença é uma fé a qual as pessoas possam vê-la, não é estritamente enxergada dentro das paredes da religiosidade, é uma fé que todos podem ver.

 O apostolo Paulo teve essa experiência quando compartilhou a palavra de Deus com um aleijado e vendo que o homem havia crido em suas palavras curou o aleijado. A do aleijado foi visível.

Pastor eu quero ter essa fé visível que faz a diferença como posso obtê-la? Vamos voltar nossos olhares novamente para o texto de Lucas 5 e enxergaremos três peculiaridades dessa fé Visivel, três traços dela...

a) A Fé visível é UMA FÉ QUE AGE.

Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus. Lucas 5:18

A fé visível ela move uma ação, a fé desses 4 amigos levaram eles a tomar uma atitude, uma ação. Pegaram o paralítico, colocaram em uma maca e levaram até Jesus.

A fé visível que faz a diferença é uma fé pratica, ela não fica estagnada no campo da teoria, ela mete a mão na massa...

É uma fé que não se contenta apenas com o discurso, mas age. Essa fé, é a fé que Thiago nos ensina no capitulo 2 versos 14 e 18

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Tiago 2:14

Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. Tiago 2:18

Foi com essa fé que Abraão saiu de sua casa, de sua parentela e foi para uma terra que ainda não sabia onde era, pois Deus não tinha ainda lhe falado.

Foi com essa fé que os Israelitas marcharam em direção ao mar e viram o mar se abrir pois haviam dados os primeiros passos na água.

b) Uma fé visível é uma fé que NÃO ESMORECE DIANTE DOS PROBLEMAS.

Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço Lucas 5:19

A fé visível é aquela que as dificuldades, os problemas apenas alimentam ainda mais a fé.

 A fé visível não retrocede diante das lutas, dos problemas que a vida nos apresenta, das circunstâncias adversas em que estamos inseridos, pelo contrário ela avança ainda mais diante do objetivo com mais força e mais determinação...

 Aqueles amigos não conseguiram entrar pela porta de entrada devido a multidão, estava impossível a passagem por lá. Mas eles não se demoveram do seu objetivo subiram ao telhado e de lá desceram o paralítico até Jesus.

 Muitas pessoas que dizem possuir fé param no primeiro sinal de dificuldade demostrando a fragilidade da fé que dizem possuir.

Foi através dessa fé que Abraão se tornou pai mesmo sendo velho e sua esposa sendo avançada de idade não podendo ter mais filhos.

 Foi através dessa fé que os pais de Moisés esconderam ele durante 3 meses quando havia um edito de morte para todas as crianças do sexo Masculino recém nascida no Egito

 A fé visível não se acanha diante das lutas, pelo contrário ela permanece inabalável.

c)  fé visível é uma fé que EXTRAPOLA A RACIONALIDADE

A fé visível nos leva a fazer coisas absurdas, a agir fora da normalidade, do censo comum.

...subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura Lucas 5:19

Esses homens cheios da fé visível não podendo entrar pela porta principal da residência, acabam agindo e fazendo coisas que extrapola a normalidade, eles resolvem abrir um buraco no teto da residência para baixar o paralitico por alí.

 Imagine você recebe Jesus em sua casa e de repente uns malucos resolvem abrir um buraco na sua parede ou arrancar uma janela só pra ter acesso a Jesus.

É claro irmãos que existe uma linha muito tênue em agir em fé e agir impulsionado pelo calor do momento, mas a verdadeira fé visível, e muitas vezes se move no absurdo, ela não respeita o senso comum das pessoas ou da maioria.

 Foi com essa fé que Noé construiu um barco para fugir de um diluvio em um época que ninguém sabia o que era chuva, pois naquela época ainda não tinha chovido na terra.

Foi com essa fé que Abrão amarrou a Isaque seu único filho, o filho da promessa, em um feixo de madeira para oferece-lo em sacrifico ao Senhor.

Foi com essa fé que o exército de Israel rodeou durante 7 dias as muralhas de Jericó e viram a muralha ruir diante de seus gritos.

A fé visível é uma fé que não se deixa influenciar pela razão, ela simplesmente extrapola a lógica das coisas.

 Esses são as três peculiaridades dessa fé Visível se a nossa fé possuir essas particularidades as pessoas poderão enxergar a nossa fé. Contudo irmãos, essa é apenas uma característica de uma fé que faz a diferença.

Para possuirmos uma fé que faz a diferença além da fé visível precisamos possuir mais dois elementos que agregados a fé visível nos proporcionaram uma fé vibrante que muda situações e transforma as coisas.

2) A fé que faz a diferença é uma fé visível + trabalho

...subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura Lucas 5:19

Toda obra precisa de esforço físico, de trabalho, nada cai do céu, nada vem de mão beijada. Muitas vezes é necessário muito suor além de fé para que as coisas aconteçam. Esses homens tiveram que abrir um buraco e descer uma maca com um corpo até o chão, não apenas fé, foi trabalho.

A fé que fará a diferença, é uma fé demonstrada em muito trabalho e dedicação. Muitos cristãos pecam neste sentido, pois acham que basta ter fé para que as coisas aconteçam, que apenas ter fé é suficiente.

 Em certo sentido a fé é suficiente sim, mas ela é operada através do nosso trabalho do nosso esforço. Deus não vai fazer o que nós devemos fazer. O que cabe a nós é nossa tarefa e responsabilidade.

Como exemplo posso citar a reconstrução do muro de Jerusalém, os israelitas tinham fé que Deus iria ajuda-los na reconstrução e Deus os ajudou, mas quem o reconstruiu foi o próprio povo, foram eles que assentaram cada pedra do muro.

Naamã também é um exemplo de alguém que recebeu uma palavra de cura mas para que isso se concluísse deveria mergulhar 7 vezes no rio.

 Contudo esse trabalho deve ser exercido com sabedoria pois a falta de sabedoria, de estratégia é o empecilho para que a fé faça a diferença. Pior do que se esforçar é se esforçar sem sentido... por isso que a fé que faz a diferença ela precisa do segundo elemento Estratégia.

3) A fé que faz a diferença é uma fé visível + estratégia

Precisamos aprender a usar o nosso trabalho e a nossa fé com sabedoria. Agir com estratégia é um elemento fundamental para que a nossa fé venha ser potencializada e de frutos é o que vemos  no verso 19c

Subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, BEM EM FRENTE DE JESUS. Lucas 5:19

Os 4 amigos abriram o buraco no lugar certo, não fizeram de qualquer jeito, eles pensaram e agiram estrategicamente, abriram o buraco e desceram o paralitico de forma que Jesus o visse. Se fosse diferente todo o seu esforço poderia ter sido em vão.

Esse texto é uma lição pra todos nós nessa manhã. Eu canso de ver irmãos com fé, bem intencionados, mas que agem no calor das emoções sem um planejamento, sem uma estratégia definida, eles possuem uma palavra de Deus para fazer tal coisa, mas agem como as noivas néscias sem sabedoria e acabam trocando os pés pelas mãos como diz o ditado popular e se embananam todo na caminhada e tudo da errado gerando frustrações, desconfianças etc.

É preciso se atentar para a palavra de Deus

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Lucas 14:28

É preciso alinhar a fé visível, com nosso esforço com estratégia para cumprirmos o nosso chamado e possuirmos uma fé que faça a diferença.

Enfim aprendemos nessa manhã que a fé verdadeira que é visível, que se manifesta em resultados é muito mais do que um conceito, ela é pratica. Você possui essa fé? Você quer esse tipo de fé?


Nenhum comentário: