2010/11/01

Tema: Impedidos de reconhecer a Jesus

Texto: Lucas 24.13-35

"Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem."

Queridos irmãos esse texto relata a viajem de dois discipulos de Cristo em direção a Emaús uma cidade satélite de Jerusalém que ficava a 60 estadios aproximadamente, ou seja a 12 km de Jerusalém.

O contexto aqui meus queridos irmãos é de muita tristeza, frustação e medo, pois o mestre que esses homens seguiram por um bom tempo, o homem que se auto denominava o filho de Deus, o homem que havia ensinado a eles tantas coisas, tantas verdades, o homem que tinha demostrado tamanho poder sobre as enfermidades e demonios, tinha sido crucificado covardemente pelo governo a mando dos fariseus, dos religiosos da época. E agora eles estavam sózinhos e desorientados.

Já se passará 3 dias após a crucificação e o melhor a fazer é ir embora ou melhor fugir para que também não fossem reconhecidos como seguidores e assim repousase sobre eles também tal sentença de morte.

Mas queridos o que me chamou a atenção neste texto é que o nosso Senhor apareceu para esses dois homensno caminho a Emaús, no entanto a biblia diz que eles não o reconheceram e mais ela diz que "seus olhos estavam como que fechados". Eu comecei a pensar a razão pela qual esse discipulos não O puderam reconhecer, atente paras o fato de que a palavra diz que seus olhos estavam "como que" fechados ou impedidos, a palavra não que afirmou que estava fechado, em uma tradução mais livre poderiamos entender assim "como que se tiversse algos nos seus olhos impedindo de enxergar"; "como que se tivesse alguma coisa tapando ou embaçando sua visão"

Creio que temos duas lições muito importantes neste texto no que diz respeito a encheragar a Cristo:

Em primeiro lugar Jesus é alguém que se revela. É ponto pacífico entre os estudiosos da Bíblia que a vida do ser humano com Deus começa por iniciativa do próprio Deus. Ele busca, Ele procura, Ele se revela. Homens e mulheres, por si mesmos, não são capazes de encontrar a Deus. Como ilustra o texto, "os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo" (Lc 24.16). O próprio Jesus é quem toma a iniciativa de colocar-se entre os discípulos, andar com eles, expor para eles as Escrituras e revelar-se no instante do "partir do pão" (Lc 24.30,31).

Em segundo lugar o entendimento das circunstancia vivenciadas, bem como a maneira que nós encaramos ou nos posicionamos frente a elas pode nos trair e até mesmo impedir-nos de ver corretamente, pois muitas vezes a revelação esta muito perto, encostada em nós e eu não enxergamos "Jesus se aproximou, e ia com eles" vs 16b, preferimos racionalizar não enxergando o que esta a nossa frente, mesmo que o nosso coração queime diante das verdades a nossa volta. Estamos impedidos de ver.

Por algumas vezes Jesus também não foi reconhecido. E o mais intrigante é que não foi reconhecido por pessoas muito amigas dEle. Meus irmãos essa noite quero trabalhar algumas coisas que nos impedem de reconhecer o agir de Deus em nossas vidas de reconhecer o Cristo ressurreto.

1) PELAS LAGRIMAS E DESESPERO

No evangelho de João lemos: "Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei". (Jo 20.14-15)

Maria estava profundamente triste pela morte de Jesus, o desespero tomou conta de suas emoções e de sua fé ao ponto de esquecer dos ensinamentos do seu mestre "Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. Mateus 16:21" e por não ver o corpo de Jesus no sepulcro achou que alguém tinha pego ficando revoltada com o sumiço do corpo dele.

Irmãos os temores de nossa vida fazem-nos ver de forma embaçada, confundindo a glória do nosso Salvador com espectros frutos de nossa imaginação. Quando deixamos as lagrimas e o desespero tomar conta de nossos corações, perdemos a visão de Deus, esquecemos que Ele está tão próximo de nós, que Ele esta no controle Maria desesperada foi procurá-lo, e esperava encontrar Seu corpo, mas Ele apareceu ressurreto.

Quem sabe não temos procurado o Senhor da forma errada, querendo encontrá-Lo da forma que melhor nos parecer ou que as circunstâncias e a falta de fé nos impõe, sem crer que é Ele quem define o andar da história, que não está preso aos padrões do tempo e espaço; e que Ele não se limita apenas ao que conseguimos entender.

Amado não deixe o desespero tomar conta de sua vida, não deixe as lagrimas embaçar a sua fé. "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." Hebreus 13:8 coloque sobre eo seu fardo entregue o seu coração a ele essa noite e vocë encotraré descanço para sua vida "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mt 11.28-30

2) MEDO

"Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma! " E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo! " Mateus 14.25-27

"Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! " Jo 20.19

Em ambos os casos o medo "cegou" essas pessoas. Os discípulos no relato de Mateus estavam aterrorizados, com medo de um fantasma. O medo não deixou que eles reconhecessem o mestre, o medo fez com que eles esquecessem que o seu mestre tinha o controle sobre tudo, inclusive a gravidade, tantos milagres que eles haviam presenciado na caminhada deles com Jesus não foram suficientes para gerar fé e aplacar o medo. No relato de João os discípulos estavam amedrontados com que os Judeus poderiam fazer com eles. Em ambos os casos eles estavam paralisados pelo medo.

Encontramos freqüentes admoestações nas Escrituras contra o medo. 1 João 4:18 diz: "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo". Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor." Os servos de Deus não devem temer o medo faz com que perdemos a nossa fé e não nos deixa reconhecer o agir de Deus em nossas vidas

A angústia que paralisa muitas pessoas hoje vem do medo indevido de coisas fora do nosso controle. Preocupações sobre o amanhã deixam pessoas paralisadas hoje. Jesus disse: "Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal" (Mateus 6:34). Nenhum homem domina o seu próprio futuro, então devemos confiar em Deus, "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" (Filipenses 4:6). O ponto chave é entregar a Deus as nossas preocupações sobre coisas fora do nosso controle. Davi aprendeu esta confiança no Senhor: "Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei" (Salmo 56:4).

Jesus supera as portas trancadas "por medo", para dizer-nos que devemos como os discípulos, superar o medo. Na realidade em que vivemos às vezes nos parecemos com os apóstolos e primeiros discípulos de Jesus. Passamos por situações de medo também. Todos temos experiência de fechamento, que não é cristão. Fechar-se é morrer. O cristianismo é abertura aos outros. É porta aberta para receber e ir ao encontro. Hoje o Senhor Ressuscitado nos diz: "Não tenhas, medo! Eu sou o Primeiro e o Último, aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre e tenho as chaves da morte" (Ap 1,17-18).

3) DUVIDA

"Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei". Jo20.25

Os demais discípulos, exultante, contaram-lhe a grande novidade: "Nós vimos o Senhor!" (Jo 20,25a). Tomé não acreditou. Não bastavam, para ele, as palavras dos dez companheiros; não bastava nem mesmo a visão que tiveram do Ressuscitado. Tomé queria tocar, comprovar fisicamente a veracidade do que afirmavam: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos, se eu não puser a mão no seu lado, não acreditarei" (Jo 20,25b). No texto grego, a negativa final é enfática e poderia ser traduzida como: "não acreditarei nunca".

O ser humano, após o pecado no Paraíso, sempre foi incrédulo e esta incredulidade tem lacrado muitos corações, impedindo-os de receberem a Palavra de Deus e o Seu amor libertador.

A dúvida é uma idéia de incerteza, instabilidade e falta de firmeza. Duvidar é próprio do ser humano e isso nos impede que alcancemos nossos objetivos e principalmente de enxergarmos ao Senhor. Enquanto estamos vendo, tudo bem! Mas é só deixarmos de ver as coisas e ter que colocar a nossa fé em prática, a coisa muda de figura! não acreditamos mais, não persistimos mais, apenas "desistimos de tudo". Tomé teve as mesmas experiências que João. Tomé foi discípulo de Jesus no mesmo período que João foi! Tomé teve os mesmos ensinos que João teve! Tomé ouviu, viu, contemplou e apalpou as mesmas coisas que João! Tomé passou três anos e meio andando com Jesus, aprendendo de Jesus como João! Mas não obteve os mesmos resultados que João! Não obteve o mesmo conhecimento da divindade de Jesus como João obteve! Não reconheceu a gloriosa presença de Deus através de Jesus, como João reconheceu!. João assimilou e se entregou ao sobrenatural, coisa que Tomé não fez! Visivelmente, Isto porque a Duvida tem a capacidade de nos afastar do Deus verdadeiro. Se você deseja vencer e alcançar sua vitória, precisa dominar a dúvida do seu coração

4) IGNORÂNCIA DAS ESCRITURAS

"Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras." Lc 24:25-27

Havendo escutado pacientemente a história deles até esse ponto, Cristo interveio com uma repreensão da ignorância e da descrença deles: "Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?" (Lc 24.25-26). Jesus lhes disse que o relato deles sobre a vida e a morte de Cristo igualava-se exatamente às predições dos profetas do Antigo Testamento. Eles acreditavam em alguns escritos dos profetas – as partes que falavam da glória do Messias. Entretanto, não acreditavam em tudo que os profetas haviam falado – especialmente, os trechos referentes aos sofrimentos e à morte do Messias. Portanto, Jesus os repreendeu por sua tolice e ignorância. A palavra grega traduzida por "néscio" é anoetos, denotando um indivíduo que vê coisas a partir de um ponto de vista distorcido. Em seguida, Jesus passou a expor o ponto de vista divino sobre a sua própria morte, ao mostrar, com base nas Escrituras do Antigo Testamento, que o Messias tinha de sofrer tais coisas e, somente depois disso, entrar em sua glória.

Quanta tolice – acreditar apenas numa parte do que Deus revelou pelos profetas! Quanta ignorância – desconhecer a necessidade dos sofrimentos do Messias, apesar de tudo que foi revelado no Antigo Testamento! Matthew Henry disse:

Jesus não os culpa tanto pela lentidão deles em acreditar no testemunho das mulheres e dos anjos, como os culpa por aquilo que causava isso: a lentidão deles em acreditar nos profetas; pois, se houvessem dado aos profetas do Antigo Testamento a devida importância e consideração, estariam tão certos da ressurreição de Cristo dentre os mortos naquela manhã (sendo o terceiro dia após sua morte) como estavam certos do nascer do sol.3

Irmãos a falta de conhecimento da Sagrada Escritura é uma das principais causas de não reconhecermos a Deus e suas benfeitorias em nossas vidas. Jesus repreendeu esse discípulos, pois a falta de conhecimento nas escrituras, impediram que eles reconhecessem primeiro a obra salvifica anunciado por ele diversas vezes bem como impediu de reconhecê-lo fisicamente.

A falta de conhecimento da Sagrada Escritura meus irmãos não é só o motivo que muitos de nós não consegue enxergar ou reconhecer a Jesus, como também é a responsável por essa religiosidade que tem embaçado a visão de muitos transformando-os em verdadeiros mutantes do cristianismo. Pessoas que crêem mais em costumes, sectarismo religioso, misticismo espiritual, doutrinas sem fundamentos bíblicos que acabam criando uma legião de ignorantes. Pessoas que acreditam estarem comovendo o Todo Poderoso, e na verdade estão afastando mais as pessoas de Deus e dificultando outras a terem até oportunidades na vida. Muitos cristãos não conhecem a profundidade de Jo 8:32 "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Jesus quando discutia com os religiosos sobre a libertação do pecado que era através dEle, os religiosos apoiavam-se nas tradições de hereditariedade de Abraão(Jo 8:33), provando como sempre, o quanto eram ignorantes, mesmo sendo religiosos.

O papel desses líderes era levar o povo a Deus, mas estavam omissos em seus deveres. Devemos cada dia mais deixar de lado a ignorância e buscarmos viver e entender a liberdade que Cristo nos proporcionou. Examinado tudo como disse Paulo (1Ts 5:21), seguindo o exemplo dos bereianos (At 17:11), não cairmos nos erros do fariseus (Mt 22:29), seguir a orientação de Paulo em sermos dominados pelos jugos humanos (Cl 2:18) . Nós que temos a mente de Cristo, não podemos deixar a sabedoria de Deus de lado, para vivermos como ignorantes.


Um comentário:

Luciano disse...


DEUS continue te abençoando e dando visão!!!
toda a gloria e toda a honra para o SENHOR DEUS VIVO ...