2010/11/01

Marcas de um Cristão autentico

 Felipenses 1.27-30

 

Meus irmãos essa noite quero falar sobre as marcas de um cristão autentico, para sim vamos estudar a carta de Paulo a Igreja de Felipos uma das mais lindas cartas do apostolo aos seus irmãos demonstrando todo o seu carinho pelos Felipenses.

Filipos era uma cidade da Macedônia, situada ao norte da Grécia, onde se estabeleceu a primeira Igreja Cristã da Europa, era composta pela maioria de gentios. Filipos era a colônia romana mais importante. Nela moravam muitos veteranos de guerras. Eles recebiam terras do império romano como pagamento pelo trabalho fiel ao império romano. Filipos era uma miniatura de Roma. Ela tinha prédios e casas que lembravam a cidade mãe. Esses ex-soldados, aposentados, não sairiam de Filipos de maneira nenhuma. Para eles era um paraíso.

Foi durante sua segunda viagem missionária, guiado pelo Espírito Santo, que Paulo fundou aquela igreja em Filipos. Foi lá que ele e seus companheiros falaram a algumas mulheres. Certa mulher chamada Lídia, temente a Deus os escutava. O Senhor lhe abriu o coração para entender as coisas que Paulo dizia. Ela creu no Senhor e foi batizada (At 16.12). Assim surgiu a igreja na cidade de Filipos. Com um pequeno grupo de mulheres. Depois de alguns anos Paulo fica sabendo da situação da Igreja. Mas ele não pode visitá-la porque está preso. Ele fala que sempre se lembra deles nas orações com alegria. Como eles cooperaram desde o primeiro dia até agora em favor do Evangelho. Originalmente Felipos chamava-se de Krênides que significa "lugar das fontes", mas em 360 a.C o pai de Alexandre Magno o rei Felipe II da Macedônia conquistou a cidade e deu o seu nome a ela.

È bem provável que a carta aos Felipenses foi escrita por volta de 54-55 d.C de dentro de uma prisão em Éfeso pelo apostolo Paulo. Nesse primeiro capitulo Paulo em termos gerais menciona a ajuda que os irmãos Felipenses lhe haviam dado em diversas ocasiões e expressa o seu carinho e alegria que sente pelos irmãos e pela amada Igreja e explica através desta carta que mesmo em cadeias o evangelho estava sendo pregado ousadamente por muitos irmãos que foram estimulados por Deus ao saberem da prisão dele. E por fim Paulo trata sobre a unidade cristã em todos os momentos da vida do crente.

Essa foi uma pequena exposição do contexto desse 1ª capítulo de Felipenses e especificamente nos versículos que lemos conseguimos visualizar algumas marcas de um cristão autentico. Marcas são posturas, atitudes, comportamentos que define o caminhar de uma pessoa neste caso de um cristão autentico.

É interessante pontuar essas marcas, porque vivemos tempos onde o evangelho tem sido tão desfigurado por mentiras e heresias, que muitos que os tem representado não passam de verdadeiras caricaturas do que é ser realmente um cristão autentico. A falta de postura, a falta de um caráter integro e integridade no agir, de muitos que se denominam cristãos, traz-me a convicção que a reflexão sobre essas marcas é de extrema importância para igreja nos dias de hoje.

 

1)     Dignidade no viver VS 27ª

"vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo"

O apóstolo Paulo começa no verso 27 dando ordem aos crentes de Filipos. Uma ordem que é uma exortação no Senhor. Ele diz: "Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo". Literalmente o apóstolo está dizendo: "Portai-vos unicamente como cidadãos, de modo digno do Evangelho". O que Paulo quer dizer? Os crentes de Filipos eram homens que vieram do mundo. Eles antes, no passado, eram idolatras, adúlteros e muito mais. Eles moravam na cidade de Filipos. E todo morador era cidadão romano. Todo cidadão era cadastrado, como nós que temos o CPF. Se um oficial quisesse saber quem era fulano, era só dizer onde morava. Então, ele tinha todas as informações necessárias sobre uma determinada pessoa. E a pessoa que era um cidadão romano, tinha seus direitos e privilégios.

Em Atos 16 fala que Paulo e Silas são açoitados e presos. Eles foram lançados na prisão injustamente e sem processo formal. Quando os pretores mandaram soltá-los, Paulo afirma que eles eram cidadãos romanos. E os direitos deles tinham sido violados. Os pretores tiveram de ir até lá pedir desculpas e libertá-los pessoalmente. Eles sabiam que se uma autoridade superior ficasse sabendo que os pretores violaram os direitos de um cidadão romano, eles poderiam perder seu emprego e corriam o risco de morrerem. Violar o direito de um cidadão romano não era brincadeira. Punições seriam aplicadas aos transgressores.

Os filipenses eram cidadãos romanos e tinham seus direitos e privilégios. Eles deveriam viver como cidadãos romanos. Fazendo tudo o que era permitido fazer.
Mas agora não! Eles são cristãos! Eles são cidadãos de outro reino. O reino de Cristo. É por isso que o apóstolo manda-os viverem como cidadãos dignos do evangelho de Cristo. Eles tinham que viver UNICAMENTE, não de várias maneiras, mas UNICAMENTE conforme o evangelho.

Viver de modo digno nos leva ao entendimento de um viver decente, a palavra dignidade significa honradez, respeitabilidade. Ser digno do Evangelho é honrar a Deus através de sua palavra, é respeitar e ser respeitado através desta Palavra.

"de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora..." 1 Ts 4.12

Aliás essa recomendação esta presente em muitas outras cartas paulinas, como por exemplo em

Ef4.1 "rogo-vos, pois eu, prisioneiro no Senhor que andeis de modo digno do senhor"

1 Ts 2.12  "exortamos,consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus"

Rm 13.13 "andemos dignamente, como em pleno dia, não com orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes"

Vemos nestes textos queridos irmãos, que portar-se dignamente era uma preocupação constante que o apostolo cobrava das igrejas. Ate porque essa preocupação não era algo infundado ou apenas um temor do apostolo e sim algo contra que ele constantemente vinha lutando. Ele teve experiências com as igrejas de Corintu no que diz respeita a falta de um viver digno conforme a palavra. Ele teve que trabalhar arduamente contra essa falta de dignidade. O texto de 1 Co 5.1 nos revela essa situação:

"geralmente se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios..."

Irmãos a situação na igreja de Corintu tava feia, os irmãos estavam se portando pior, mas muito pior do que os incrédulos que não conheciam as escrituras. Paulo ficou abismado com o mau testemunho da igreja de Corinto, vale à pena ressaltar que essa carta aos coríntios é escrita na mesma época em que foi escrito ao Felipenses (54-57), por isso Paulo deixa essa ordenança aos Felipenses, é como se ele estivesse dizendo pessoal fuja da imoralidade, fuja de qualquer tipo de pecado, seja uma testemunha fiel de Cristo através de sua vida, de sua postura, honre a Deus através do seu viver, sejam pessoas de respeito, enfim vivam de modo digno de Cristo.

Irmãos essa marca dignidade no viver é que nos vai diferenciar da postura de quem não serve a Deus. Viver dignamente é marca de um autentico cristão. Infelizmente essa marca não tem sido a escolha de muitos que se dizem cristãos e com certeza a história de Corinto se repete nos dias de hoje, temos visto escândalos e mais escândalos envolvendo cristãos, difamando a Noiva (Igreja) e seu esposo (Cristo), culpa muitas vezes das igrejas que ensinam na pratica não se preocupar com o viver e sim o que você pode conseguir dEle ou por meio dEle.

Mas o cristão não é cidadão deste mundo. Ele vive nesta terra, deve exercer sua cidadania, mas ele deve viver conforme os padrões do Evangelho de Cristo. Não devem viver praticando coisas que venha a sujar o nome de Cristo. Nós somos cristãos e quando pecamos, seja por um péssimo testemunho ou um outro pecado, o que está em jogo não o nome da nossa denominação: IGREJA REFORMADA DO BRASIL. O que está em jogo é a PALAVRA DE DEUS. O santo Evangelho. O nome de Cristo será jogado na lama por nossa causa. Por isso, vivam de modo digno do evangelho de Cristo. Como cidadãos do reino de Deus.

Precisamos ter uma fé pura. Uma fé que reconhece Cristo como o único Senhor de suas vidas. O homem pode apenas matar o corpo, mas não a alma. Podemos até morrer, mas que essa morte seja no Senhor Jesus Cristo. Porque o Evangelho é prova de que em Cristo estamos salvos. Guardando os seus ensinamentos vamos mostrar ao mundo o Senhor Jesus em nossas vidas.

Vivendo de modo digno do evangelho; sendo cidadão do reino de Cristo. Isso devemos mostrar ao mundo. Com a nossa vida, pensamentos e atos. Tudo deve estar em conformidade com o Evangelho.

Mostrando que somos cidadãos do reino de Deus. O evangelho de Cristo é prova da nossa salvação. Por isso, vivei como cidadãos do reino de Deus, vivendo conforme a vocação que vós fostes chamados a viver. Esse Evangelho é poderoso para nos salvar da condenação eterna.
Mas ele também é poderoso para condenar os ímpios. Ele é prova da condenação eterna dos descrentes no fogo eterno. A nossa vida, vivida em conformidade com o evangelho de Cristo, serve para condenar os incrédulos. Os cristãos devem ser a luz do mundo.

Viver de modo digno do evangelho é você fazer a vontade de Jesus. Tudo o que aprendemos, devemos colocar em prática. Tudo o que estamos aprendendo, deve ser colocado no dia-a-adia de nossa vida. Não devemos ser hipócritas. Devemos ser imitadores de Deus, como filhos amados (Ef 5.1). Você é chamado a refletir ao seu Senhor. O seu modo de viver mostra quem é seu pai. A sua conduta vai mostrar se você é um filho amado de Deus ou um filho da ira de Deus, um filho do diabo. Andem como Cristo e seus servos fiéis ensinaram e viveram. Coloquem os ensinamentos do Senhor em suas vidas e vivam como um autêntico cidadão do reino de Deus.

Todos nós queremos restauração, bênçãos, livramentos, direção. Mas poucos querem saber de viver uma vida cristã com dignidade. Poucos se importam em viver uma vida cristã plena. Querem ser abençoados, mas não querem se comprometer. Querem se sentir seguros, mas não aceitam compromissos. Para se obter uma vida digna é preciso desenvolver as características de uma vida cristã. Ter dignidade no viver é viver de modo santo, agradável a Deus, de uma maneira viva, não se conformando com esse evangelho barato que tem sido pregado por ai. Com certeza a palavra de Paulo aos Romanos 12.1-2 deve ser levada em consideração para aquele que querem ser um cristão autentico.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimentais qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"

 

2)     Firmeza na Unidade VS 27b

Eles tinham que estar firmes em um só espírito, uma só alma, lutando pela fé do Evangelho. O apostolo Paulo aconselha-os a permanecerem em um só espírito, uma só alma, uma só fé diante das dificuldades. Paulo exorta-os a ficarem unidos naquilo que eles têm em comum. O que eles têm em comum é a fé em Jesus Cristo. Eles fazem parte de Cristo. Eles são membros de Cristo. Devem guardar o evangelho por completo que foi dado por Deus a seu povo. Está unido na mesma fé é confessar tudo o que a palavra de Deus manda guardar.

E com certeza uma marca do cristão autentico diz respeito a unidade com o próximo, estar firmes no mesmo espírito é comungar do mesmo amor por Deus e um pelo outro, é procurar pensar do mesmo modo é procurar manter a paz mutua. Estar unido na fé evangélica não é você chamar todo mundo de irmão. Mas só devemos chamar de irmão aqueles que confessam a mesma fé que a nossa. A fé no evangelho de Cristo. É confessar tudo o que Deus revelou em sua palavra. 

E para mim queridos, essa é uma marca imprescindível para um autentico cristão, a igreja sofre muito hoje por não valorizar essa unidade. Há muitos que pensam que a desunião é a marca da igreja brasileira, não acredito que isso seja verdade, mas o fato é que temos dado mau testemunho quanto a nossa unidade e esse mal testemunho não fica só no âmbito das placas denominacionais igrejas com igrejas, mas notoriamente muitas vezes entre os próprios irmão de uma determinada congregação.

O desejo de Paulo é que nós sejamos um só coração como uma só alma (VS 27b e 2.2) por que só assim seremos uma igreja forte, inabalável, que resiste às artimanhas do maligno. Alias a igreja viveu essa comunhão no seu nascimento em Atos 2.42 diz que os irmãos perseveravam na comunhão e esse também é o desejo do coração de Deus.

O verdadeiro cristão deixa de lado as birras, as insatisfações e volta-se a unidade do corpo visualizando o reino, ele não perder o seu tempo com mesquinharias, ele guarda o seu coração e trabalha para o vinculo da paz.

 "esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz"        Ef 4.3

Também devemos ficar unidos para enfrentar as tribulações. Encorajando um ao outro a guardar a fé em Jesus. Paulo quer a unidade da Igreja não só nos momentos de alegria, mas nos momentos de dificuldades também. Guardai o vinculo que vos une. Sejam um o coração do outro. Mantenham firme a vossa fé no Senhor. Não se curvem à vontade dos homens.

 

3)     Coragem no combate VS 27c-28ª

Irmãos os Felipenses se orgulhavam de serem cidadãos romanos porque tinham muitos privilégios. Mas agora eles deveriam viver como cidadãos de uma pátria superior. E não se deixando ser intimidado pelos adversários (Fp 1-28).

Eles têm que guardar a fé no único Salvador e Senhor. Eles agora iam e estavam sofrendo perseguições por não praticarem idolatria. Os cidadãos romanos cultuavam ao imperador como se fosse um deus. Muitos faziam isto apenas para bajular o imperador. Mas os cristãos Felipenses não deveriam mais praticar idolatria. E não adorando ao imperador como deus, eles seriam considerados como traidores de Roma. Eles corriam o risco de serem lançados na cadeia e até serem lançados aos leões. Eles estavam encurralados. Estavam prestes a serem maltratados, açoitados, escarnecidos, lançados na prisão e assassinados. Mas muitos irmãos possuíam coragem para combater, para lutar pela verdade do evangelho e não se intimidar diante dos adversários.

Precisamos de coragem para tudo hoje na vida, para conduzir uma família, dar seqüência nos estudos, para criar os filhos, mudar de profissão, investir em novos negócios, enfim em cada passo que vamos dar precisamos de coragem, ainda mais no que diz respeito a vida cristã, coragem não pode faltar em um cristão autentico. Precisamos de coragem para seguir a Cristo, para tomarmos a postura correta, para enfrentarmos as tribulações, para combater as hostes inimigas, para lutar pela verdade.

Uma palavra que pode bem caracterizar a crise pela qual a Igreja tem passado, por causa da fraqueza de seus filhos, nos últimos tempos é covardia. Sendo a Igreja militante e sendo o cristão um soldado de Cristo, para o cristão, covardia equivale, de certo modo e como que a uma velada apostasia. A falta de coragem dos Pastores da Igreja em combater os erros, acabou dando espaços à proliferação de grupos que não honram o nome de cristãos.

Onde foi parar o destemor dos Mártires, a bravura dos cruzados, o zelo dos inquisidores, a coragem dos missionários e o ardor de todos os Santos, que sempre caracterizaram a cristandade?

Será que pretendemos que os Anjos desçam a lutar em nosso lugar?

Covardia, covardia...

E como "a leão morto até as lebres insultam", é lógico que os inimigos da Fé se aproveitam imensamente da indolência dessa raça mole de cristãos.

Os covardes não herdarão o reino dos céus, o apostolo Paulo diz em 2 Tm 1.7  que Deus não nos tem dado espírito de covardia, pelo contrario, Ele nos deu espírito de poder. Infelizmente temos vistos a covardia de muitos crentes em vários sentidos. Tem gente que tem mais medo do diabo do que de Deus, tem mais medo de homem do que do todo poderoso MT 10.28 diz: "não temeis os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo".

 

4) Paciência na tribulação VS 29-30

A você foi concedida a graça, por Cristo, não apenas para crer nele. É muito fácil ser cristãos apenas da boca para fora. Não adianta dizer que é um cristão somente nos momentos de alegria e prosperidade. Você cristão foi chamado a fazer muito mais do que apenas crer. Você foi chamado a sofrer por Cristo. Sofrer por Cristo não significa você tomar o lugar dele na cruz. Significa que você é um cristão e como cristão você vai sofrer por levar o nome de Cristo em sua vida. Significa que você vai pegar sua cruz e seguir a Cristo. Permanecendo firme na fé em Cristo.

Eu estaria mentindo para vocês se dissesse que no momento em que uma pessoa começa a servir a Cristo não irá mais sofrer. Pelo contrário, se o mundo odiou a Cristo a ponto de matá-Lo, quanto mais a nós que somos discípulos dele. Nós vamos sofrer se for da vontade de Deus. E quando você tiver passando por perseguições, aflições, por causa do nome de Cristo, se alegrem por isso.

Lembrem-se de Atos 5, quando Pedro e os demais apóstolos foram presos porque pregavam a Cristo. Eles foram lançados na prisão e açoitados. Quando saíram do Sinédrio regozijavam por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse nome, que é o nome de Cristo (At 5.41). Eles se alegraram nas marcas nos seus corpos. Porque aquelas marcas eram provas do seu amor a Cristo. E eles continuaram a pregar e ensinar a palavra de Deus com mais fervor ainda. Porque eles passaram pelo primeiro teste e foram aprovados por Cristo. Permaneceram firmes na fé. Guardaram pura a sua fé. Se comportaram como verdadeiros cidadãos do reino de Deus.

O apóstolo Paulo disse aos filipenses e isto também serve para nós hoje. Ele disse: "Tenham o mesmo combate que vocês viram em mim, e, que ainda agora, vocês ouviram que é ainda o meu" (Fp 1.30). Ele lembra aos filipenses e também a nós de quando ele chegou em Filipos. Por causa do Evangelho de Cristo, ele foi acusado injustamente. Lançado na prisão. Maltratado e espancado. Mas, apesar desses sofrimentos em sua vida. Ele diz: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé" (2 Tm 4.7). Ele se comportou como um genuíno cristão. Ele chama a nossa atenção para seguir o seu exemplo. Exemplo de um cristão fiel ao seu Senhor. Vivendo como um cidadão do reino de Deus.

A palavra tribulação significa originalmente aflição, sofrimento, provação moral e adversidade. Também denota contrariedade, amargura e tormento.  "tribulação" refere-se a todos os tipos de provações que podem nos afligir. Isto inclui coisas como necessidades financeiras ou materiais, circunstâncias difíceis, tristeza, enfermidade, perseguição, maus tratos ou solidão. As tribulações vêm sobre a nossa vida como as ondas que batem com fúria sobre a terra. Caso elas o façam sobre a rocha, embora ela sofra um desgaste, permanecerá firme. Mas, bem sabemos o que uma pequena onda pode fazer sobre um monte de areia. 

Mesmo aqueles que têm sua vida edificada sobre a Rocha (Jesus), manter a paciência, a alegria e a esperança em meio às tribulações está além de suas forças naturais. Não sabemos sequer ser pacientes nos tempos de calmaria,quanto mais na tribulação. Mas o cristão autentico entende que as provações são permitidas por Deus para nos ensinar o caminho da total rendição.

Ao nos entregarmos sem reservas a nosso Senhor, encontramos o caminho da paciência, pois Ele é que viverá em nós, produzindo não só a paciência, mas todo o fruto do espírito. Não podemos, mas, Ele pode. Não conseguimos, mas Ele é Vencedor!

Para Paulo a tribulação é graça de Deus, é em meio à provação que a nossa débil paciência é testada e reprovada, dando lugar a vida plena de Jesus em nós. Só assim percebemos o quanto de nossa vida natural ainda permanece intacta à ação da cruz.

Conclusão

Porque se alguém está na Igreja e não quer viver de modo digno do Evangelho. Depois de conhecer o Evangelho, seria melhor nem sequer ter conhecido o Evangelho. Porque conhecer o Evangelho e não querer mudar de vida é desprezar a Cristo. Querendo viver como o mundo.

 A Igreja é lugar para quem tem compromisso com Cristo. Se o pecador não quer obedecer e viver como cidadão do reino de Deus. Mas preferem viver correndo atrás do vento e não quer mudar de vida. O lugar dele não é na aqui na Igreja de Cristo. O lugar dele é no mundo.

A Igreja é para pecadores que se arrependem e querem viver como Cristo manda. Guardando a unidade da fé no Evangelho de Cristo. Nunca negando o que ele é. Mas sempre vivendo de acordo com o que fala. Se você serve a Cristo, mostre que você é um cristão.

Não troque Cristo por nada. Agarre-se a Cristo. Sofra pelo nome dele. Vivam como cidadão do Evangelho de Cristo. Porque vocês são cidadãos do reino de Cristo.

 


 

Nenhum comentário: