2010/11/01

OS SONHOS DE DEUS PARA NOSSA VIDA.

Texto base. Gênesis 12. 1-3 / 15. 1-6

Quero falar sobre sonho nessa noite. Alguém tem um sonho aqui? Eu tenho! Vários!!! Alguns já se realizaram outros ainda não. Quando era criança eu sonhava muito. Sonhava com o meu futuro! Quantos sonhos você tem? Quantos já se cumpriram em sua vida?

Talvez teu sonho seja comprar uma casa, fazer uma viagem, ter um filho, casar-se, comprar um carro. Quem sabe você já está vivendo algum tempo esperando que esse sonho se concretize ou até esteja se preparando para quando ele for acontecer. Não há algo melhor do que sonhar com o que desejamos. Quando sonhamos a gente idealiza o desejo que temos em nosso coração.

Um casal quando sonha com seu futuro filhinho, começa a imaginá-lo em seus braços, imaginar os primeiros passos, imaginar quando seu filho irá aprender a dizer as primeiras palavras...Outros podem estar sonhando com o ingresso na faculdade tão desejada. Quanto suor, lágrimas, noites de estudos, finais de semana, festas e feriados deixados de lado para conquistar um sonho. Ingressar na universidade! Outros estão planejando ha tantos anos comprar sua casa. Economiza de um lado, aperta do outro, faz hora extra, para que um dia o sonho de ter sua casinha seja realizado. Sonhos... Quem nunca sonhou? Quem não está sonhando? Sonhar é desejar ardentemente alguma coisa.

Contexto.

Quem era Abrão?

Um homem escolhido por Deus. Tirado do meio dos seus parentes. Um homem que foi escolhido, para que a humanidade submersa no pecado entrasse numa nova etapa da história.

É em Abrão que o Senhor inicia o fio condutor da história patriarcal. Em Gênesis 12. 1-3 o Senhor faz uma promessa a Abrão. "Sai da tua terra... Vai para a terra que lhe mostrarei."

Antes de o Senhor lhe fazer uma promessa, Ele lhe da uma ordem. E aqui meus queridos irmãos, aprendemos um principio importante da palavra de Deus se queremos viver os sonhos de Deus em nossas vidas, é necessário obedecermos ao Senhor! Nossas atitudes causam conseqüências. Se formos obedientes a Deus, veremos a fidelidade do Senhor ao se cumprir as suas promessas. Se não obedecermos, não veremos a ação de Deus em nossa vida. Isso é simples! Abrão ouviu a Deus, entendeu a ordem e obedeceu.

A conseqüência:

1)      De um homem surgiu uma grande nação - sonho realizado!

Imagine se o Senhor Deus fala-se contigo agora, e lhe dissesse que estava lhe chamando para deixar tudo. Trabalho, amigos, família e ir para outro lugar, para uma terra estranha e que de ti, somente de ti ele faria uma grande nação.

Como você agiria? Creria que a voz era de Deus ou acharia que você está ficando louco? O que seus amigos falariam? Você pirou? Perdeu o senso? Você está desequilibrado?  Talvez as pessoas lhe olhassem com certa reserva. Alguns começassem a dizer. Coitado do fulano, depois de velho pirou. Anda dizendo por ai que Deus o chamou para construir uma grande nação e agora ele ta deixando tudo para fazer essa loucura! (saindo da zona de conforto)

Um dia certo homem largou tudo que tinha, e passou a dizer que mesmo sendo livre ele se fazia de escravo a fim de ganhar o maior número de vidas para Jesus que fosse possível. Esse mesmo homem disse: "A loucura de Deus é mais sábia do que os homens..." 1 Cor. 1-25.

Contar: "Fale para aquele rapaz que Eu o amo!"

2) Quando obedecemos a Deus somos abençoado!

Haviam dois verbos hebraicos com sentido de abençoar.

Ashrê à Usado quando o homem faz algo que mereça ser abençoado

Barak à Quando o homem é abençoado por iniciativa exclusiva de Deus, sem merecimento algum.

Abrão tinha essa benção de Deus, Barak, ele não havia feito nada para merecê-la, simplesmente o Senhor lhe escolheu e decidiu que através dele, iniciaria uma grande nação.

Amados, nós somos abençoados por Deus e não há nada que façamos para mudar isso. Sua benção está sobre a nossa vida. Quando o Senhor coloca um sonho em nosso coração, não importa como, quando e nem onde. Tenha apenas uma certeza. Ele vai se cumprir!!! Sabe por quê? Você é abençoado por Ele! O Senhor decidiu abençoar sua vida. Mesmo sem que tenha feito alguma coisa boa. Ele te escolheu. O Senhor olhou para você dentro do ventre da sua mãe e lhe abençoou!

O inimigo tenta nos atacar de várias formas, mas uma maneira que ele tenta muito é dizendo que não temos valor, que ninguém se importa conosco, que estamos aqui por acaso, que servimos apenas para atrapalhar a vida dos outros. Isso é uma mentira! A única coisa que o inimigo sabe fazer é mentir! Pois na verdade ele sabe muito bem que nós somos abençoados por Deus, e ser abençoado por Deus significa que o Senhor fez descer sobre a pessoa Salvação.

Somos abençoados porque estamos selados com a salvação. O propósito de Deus em abençoar Abrão, não é mérito dele, mas para a salvação de todas as nações.

Meu irmão, não permita que o inimigo plante em seu coração que você não tem valor. Lembre-se sempre que você é abençoado por Deus. E que nada tem mais valor para Deus do que a sua vida.

Deus plantou um sonho em seu coração. Ele vai cumprir.  O inimigo pode tentar contra você colocando desânimo em seu coração; Seus amigos podem não crer e ainda lhe chamar de louco; Seus familiares podem tentá-lo fazer desistir; Você pode até desanimar, mas uma coisa é certa. Os sonhos de Deus irão se cumprir em sua vida!

Vimos que o Senhor havia feito uma promessa para Abrão no capitulo 12 e que ele obedeceu a Deus. Agora o Senhor lhe apareceu de novo confirmando os sonhos para Abrão.

Percebemos que ele está vivendo um tempo difícil em sua vida. Ele já passou por muitas coisas, saiu da terra, habitou em Siquém, passou pela fome que sobreveio sobre a terra, peregrinou pelo Egito, separou-se do seu sobrinho Ló e tantas outras coisas.

Você já reparou que quando Deus coloca um sonho em nosso coração nos enchemos de alegria e entusiasmos, passamos a viver na expectativa de que o Senhor se cumpra em nossas vidas. Começamos a planejar, a visualizar, a fazer planos, mas ai vem o tempo. Ou seja o momento da espera, do aguardar e é a onde muitos desistem de sonhar.

Deus deu um sonho para nossas vidas, isso é certo. O que não estamos preparados é para o tempo de Deus.  

Em primeiro lugar amado. Precisamos aprender que o tempo é de Deus e não nosso!

Estamos condicionados a viver controlando o tempo. Temos horário para fazer tudo. Hoje todas as coisas tem que ser muito rápidas. Até para comer. Sempre procuramos lugares que sirvam rapidamente. Não gostamos de esperar. Se tivermos que esperar logo surge o mau humor!

Essa necessidade de não se perder tempo faz com que muitas vezes, priorizemos o que não devia ter valor primário em nossas vidas. Por causa da loucura do tempo que estamos vivendo, acabamos não tendo tempo para o que realmente é importante.

No trabalho estamos fazendo tudo rápido para que não se perca o prazo. Em casa, por muitas vezes, estamos tão preocupados com os problemas pessoas que não temos tempo para os filhos, esposa, esposo, para sentarmos a mesa e fazer uma refeição em família, não tempos tempo para nos sentarmos em família e apenas conversarmos. Não temos tempo para ouvir um amigo que precisa apenas de atenção.  Vivemos condicionado a não perder-se tempo.

Como agir diante dessa situação?

O tempo de Deus não é como o nosso. O Senhor não está ligado em prazos de entregas para realizar os nossos sonhos. O tempo é dele!

Tem muita gente que imagina o céu como uma repartição – departamento de expedição. Gabriel você já conferiu a data de entrega dos sonhos das minhas ovelhas lá da Guaratuba? Não atrase! Se você atrasar teremos que descontar do seu salário!

O duro é que tem gente que crê ser assim. Vêm a igreja, achando que está entrando numa loja de fast food, onde ele faz o pedido e em questão de minutos o recebe. Deus deixa de ser o Senhor para se tornar servo do Homem.

Não é esse Deus que eu conheço. O meu Deus tem o controle total da minha vida, mesmo que muitas vezes seja difícil saber esperar no Senhor, mesmo que por muitas vezes eu tente pegar um atalho, eu sei muito bem que o melhor a se fazer é esperar em Deus!

Meu irmão, o melhor lugar que você pode estar é debaixo da vontade de Deus. Pode o mundo inteiro estar caindo em sua volta, todas as coisas podem estar mostrando que seu sonho é impossível, que tudo está indo contra, que o mundo inteiro não crê que seja possível, mesmo assim o Senhor lhe dará uma paz que excede todo entendimento e a certeza de que a palavra do Senhor não voltará atrás, pois Ele não é homem para mentir.

Sabe por que podemos crer que os sonhos de Deus irão se realizar em nossas vidas? Porque Deus é fiel! Ele foi fiel quando disse para Moisés para marcharem e o mar se abriu para passarem e depois engolir o exército Egípcio! Ele foi fiel com Noé quando disse para construir uma Arca no meio do deserto e viu o dilúvio se encher toda a terra. Ele foi fiel com Elias quando desafiou os 400 profetas de Baal e viu o fogo cair do céu pelo poder de Deus. O tempo de Deus é diferente do tempo do homem porque o Senhor quer mostrar sua fidelidade.

Segundo lugar: O tempo de Deus serve para forjar o nosso caráter.

Porque você acha que o tempo de Deus não acontece da maneira como você esperava?

Deus é mau? Ele é sádico? Gosta de fazer seus filhos sofrerem? Não!!!!

Você já viu como é que trabalha um ourives? Ele pega o ouro, ainda cheio de impureza. Ele sabe que embaixo de todas aquelas impurezas existe uma pedra valorosa e que vale a pena trabalhar nela.

Para isso ele leva ao fogo, e no fogo todas as impurezas são retiradas dela.

Você já viu um atleta vencendo uma corrida de 100 metros? Você acha que um corredor sempre correu daquela maneira?  É claro que não. Havia um potencial naquela pessoa, mas para que esse potencial fosse aproveitado, foi necessário muito tempo de treinamento.

Veja meu amado. Para que o sonho de Deus se realize, é necessário que nosso caráter seja forjado. Precisamos encarar a fornalha para que as impurezas sejam tiradas. Precisamos ser treinados para que nosso potencial seja aproveitado totalmente.

Ou seja, só veremos o realizar dos sonhos de Deus em nossas vidas quando estivermos prontos, deixe ele lapidar a sua vida e tirar tudo aquilo que é impuro em sua vida.

Em terceiro lugar: Você não precisa ver você precisa crer que os sonhos se realizarão!

  Abrão questionou a promessa do Senhor, por não ter um herdeiro, mas o Senhor fez com que ele olha-se para as estrelas.

Você pode imaginar-se numa situação assim? Todas a as coisas indicam que o sonho está cada vez mais distante, a esperança estava sendo vencida pelo desespero.

A pior atitude que o ser humano pode tomar é perder a esperança. Um homem sem esperança não tem motivo de viver. Sua vida se torna seca, vazia, há um oco dentro de si. Perde o rumo fica completamente perdido.  E o desejo que o mundo acabe para ele torna-se uma realidade. Por que pessoas têm tirado sua vida? Simplesmente por não terem mais esperança, por terem perdido a fé, por não conseguirem mais crer numa mudança em suas vidas.

Não creio que essa era a situação que Abrão estava vivendo. Mas havia a incerteza de que o sonho realmente se realizaria em sua vida, pois para tornar-se uma grande nação havia necessidade de um herdeiro e até aquele momento Abrão não tinha um filho se quer! E para ajudar a atrapalhar a sua idade bem como a da sua esposa já era avançada.

Meus amados aquilo que é impossível para nós, em Deus é possível. Aquilo que é desespero, o Senhor transforma em esperança; O que era caos, o Senhor põe em ordem!

A resposta do Senhor foi: "Conduziu para fora e lhe disse para contar as estrelas se ele pudesse."

1) O Senhor nos faz ver além das possibilidades.

 Abrão via como possibilidade apenas Eliézer seu servo. Que possibilidades você está vendo para que os sonhos de Deus cumpram-se em sua vida?

O Senhor me prometeu, mas acho q não é bem assim, pela forma que estou vivendo, acho q não vai dar certo. Esse sonho é uma utopia, talvez eu tenha idealizado demais. Não há como isso acontecer e além do mais já faz tanto tempo.

Imagine se José tivesse pensado assim quando foi levado cativo para o Egito ou quando ficou preso injustamente? Se Daniel tivesse pensado assim quando era levado para ser jogado na cova dos leões ou se Sadraque, Mesaque e Abdenego tivessem clamado por misericórdia diante da condenação da fornalha ardente?

Nenhum deles desistiu, mas mantiveram-se firmes diante das dificuldades. Como disse o salmista: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque Tu estás comigo! Olha além das possibilidade meu amado!

2) O Senhor nos mostra além do que conseguimos enxergar.

Deus ordenou para que saísse. De certa forma nós vamos acomodando com o passar do tempo. No começo estamos orando, visualizando, fazendo planos, mas como as coisas começam a demorar-se acabamos nos acomodando. Entramos num lugar muito perigoso chamado zona de conforto.

Talvez o meio que você esteja vivendo não lhe ajude a ver os sonhos de Deus para sua vida. É preciso sair para fora, dar um passo de fé em direção ao Senhor.

3) O Senhor nos faz trazer a existência o que ainda não existe.

Imagine só uma cena como essas, Abrão olhando para os céus do oriente médio, olhando para a noite estrelada e tentando contar as estrelas que haviam no céu e vendo em cada estrela os seus descendentes. Talvez ele tenha tentando contar várias vezes, talvez tenha perdido a conta. Depois de ter tentado contar ele poderia muito bem ter respondido. Não posso Senhor, são muitas estrelas! Assim será a tua descendência.

Abrão só queria um herdeiro e o Senhor faz com que ele veja pela fé todas as gerações que viriam por ele. Deus faz infinitamente mais de tudo quanto podemos pensar ou imaginar conforme seu poder que opera em nós! Efésios 3.20

Se o momento que você está vivendo não lhe está ajudando a ver os sonhos de Deus para sua vida. Feche os teus olhos e abra os olhos espirituais para que possa enxergar pela fé os sonhos de Deus em sua vida.

4) Quarto lugar: Viva os sonhos de Deus pela fé!

No capitulo 17 o Senhor muda o nome de Abrão para Abraão e Sarai para Sara. Mas qual o motivo da mudança? Imagine um homem de 99 anos vivendo a esperança de uma promessa para sua vida de que ele seria pai de numerosa nação. O que será que seus amigos, familiares, vizinhos pensavam disso. Creio que o respeitava, pela sua fé e principalmente pela idade.

Mas a partir do momento que ele mudou seu nome acredito que houve um alvoroço no meio do povo que Abraão vivia. Abraão significa pai de numerosa nação! E Sara, Princesa, mãe de muitos filhos.

Imagine a cena. Abraão e Sara conversando no meio dos seus amigos o que eles pensariam diante disso. Diz Sara: Olá pai de numerosa nação como foi seu dia?Diz Abraão: Olá minha Princesa, mãe de muitos filhos, meu dia foi ótimo.

É assim que precisamos crer meus amados, trazendo a existência o que ainda não existe. Precisamos sonhar a cada dia com os sonhos de Deus para a nossa vida. Uma coisa é certa quando o Sonho de Deus se realizar em sua vida, todas as pessoas verão o poder Deus sobre você e aqueles que nunca acreditaram se curvarão diante da majestade do Senhor!

Abraão creu e viu os sonhos de Deus se realizarem em vida. Sabe por que os sonhos se cumpriram, Deus não é homem para mentir e tudo no mundo pode mudar, mas a palavra do Senhor não. Se ele prometeu ele vai cumprir!!

O significado do nome do filho de Abraão é sorriso. Isso mesmo, Isaque significa sorriso. Quando o Senhor cumprir os seus sonhos em sua vida você vai ficar assim, sorrindo.


 

Nenhum comentário: