2010/11/01

Temor do Senhor

 2 Co 7.1

 

Irmãos quantas vezes ouvimos essa palavra Temor do Senhor, ela revela uma das mais importantes facetas da pessoa divina, no entanto muitos não têm compreensão do seu significado e quando ouvem essa expressão, têm a tendência de pensar que significa ter medo de Deus. Mas o fato meus queridos é que não é para termos medo de Deus, pois ele nos criou para seu deleite, para desfrutarmos de uma intimidade com Ele.

Ele mesmo define o temor em sua palavra PV 8.13 "o temor do Senhor consiste em aborrecer o mal" e o que você acha meu querido que Paulo estas dizendo a igreja de Corinto quando diz "purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito"?

Aborrecer o mal significa ter permanentemente para com o pecado a mesma atitude que Deus tem. Quanto mais conhecemos a Deus e a sua Palavra veremos o quanto ele odeia o pecado, o quanto ele abomina o pecado. Ele não faz concessões ao pecado, Ele repulsa a transgressão.

Quando nós entregamos totalmente a nossa vida a Jesus Cristo e Ele passa a viver em nós, passamos a ter a possibilidade de ser santo assim como ele é, aliás esse é o desejo dEe para conosco em Lv 19.2 "Santo sereis, porque eu o vosso Deus, sou santo". Apesar de sermos pecadores e dessa santidade nos parecer impossível, podemos sim! Ser santos diariamente. E sabe como posso ter certeza sobre isso? Simples Deus é justo e como justo nunca estabeleceria para nós um padrão de conduta sem dar-nos condições de atingi-lo. Portanto se quisermos a partir de hoje possuir o Temor do Senhor em nossas vidas é de importância vital que compreendamos o que significa detestar o pecado.

Outros textos interessantes é o salmo 25.14 "a intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, os quais dará conhecer os seu segredos" salmo 33.8-9 "Tema ao Senhor toda a terra, temam-no todos os povos. Pois Ele falou e tudo se fez, Ele ordenou e tudo passou a existir" nestes salmos a palavra temor vem com a idéia de reverência, de respeito, de reconhecimento. Mas, respeito reconhecimento a quem ou pelo que?

1ª por Deus e pelas coisas sagradas Ex 3.5

"E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa."

2ª Quando você estiver na presença de Deus Ec 5.1

"GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal."

3ª pelos homens e mulheres de Deus 1 ts 5.12-13

"E rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra."

Irmãos grave isso em seu coração a base para todo crescimento é o temor do Senhor.  Nós vemos isso muito claro em atos 9.31 "Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo."

A falta de Temor do Senhor impede o nosso desenvolvimento espiritual e o crescimento da Igreja. Era por isso que Paulo estava dizendo aos irmãos de Coríntios olha santifique no temor do Senhor, ou seja, deixe de lado as coisas carnais e sirva a Deus crescendo cada dia mais em reverencia e respeito e vivam cada dia mais como cidadão do reino dos Céus.

"Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e santo temor; Porque o nosso Deus é um fogo consumidor." Hb 12.28-29

Outra faceta do Temor do Senhor alem de aborrecer o mal e Reverencia é a Obediência. Lembram quando Deus mandou Abraão sacrificar Isaque e a bíblia diz que Abraão obedeceu e quando levantou o cutelo para sacrificar o menino uma voz disse: "Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho."

Irmãos o temor do Senhor esta estritamente ligado a obediência e esse temor só evidente em nossas vidas através de uma obediência total, imediata. A obediência bíblica é assim, menos que isso é desobediência e não se engane querido uma obediência protelada também é desobediência, uma obediência parcial também é desobediência.

Muitas vezes meus irmãos, Deus nos põe a prova dando-nos uma ordem que absolutamente não compreendemos, não sabemos por que temos que cumprir. E na verdade não precisamos saber. Só precisamos confiar em quem esta dando a ordem. Deus em sua infinita sabedoria e conhecimento sabe muito bem o por que  de fazer aquilo e isso é razão suficiente para obedecermos. Imagine se Abraão fosse seguir seu próprio anseio e raciocínio humano, teria n razões para não sacrificar seu único filho, poderia escrever um livro até de tantas razões mas ele não seguiu a lógica humana e obedeceu a Deus e creu no seu poder

"Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar". Hb11.19

Algumas Áreas que o temor do Senhor afetas em nossas vidas...

1)    Pensamentos

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Fp 4.8

 

 

 

2)    Nossas Palavras

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem."  Ef 4.29

Murmuração:

"...porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele. E quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o SENHOR."  Ex16.8

A murmuração é o caminho para derrota ela produz desanimo, ela é incredulidade, é rebeldia, é desobediência.

"Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas" Fp2.14

Vc é a pessoa mais próxima de sua boca...

Mentira:

Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:

"Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." PV 6.16-19

Queridos se não é 100% a verdade é mentira, mentira é falar qualquer coisa com a intenção de enganar ou dar idéia falsa sobre algo. (omissão)

No Trato:

O temor do senhor não permite que tratamos qualquer compromisso que depois não venhamos assumir

"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." Mt 5.37

No que ouvimos

Tudo o que pensamos esta em parte condicionada ao que ouvimos. Não podemos ter uma mente de Cristo se estamos enchendo nossos ouvidos com coisas que não convém.

  Fofoca:

"O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento." Pv 11.9

Piadas e caso que não edificam:

"BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." Sl 1

 

 

 

No que olhamos e lemos:

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." 2 Co 6.12

No uso de nosso tempo:

"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." Tg 4.17

O mundo nos propõe coisas interessantes para ocupar o nosso tempo, mas nem sempre são essas coisas prioridades e acabamos desperdiçando o nosso tempo.

No uso do nosso Dinheiro:

"Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?" Is 55.2

 

Quais os benefícios do temor do Senhor:

 

1)     Sabedoria "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria;" Sl 11.10

2)     Direção

"Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher." Sl25.12

3)     Suficiência

"Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem."    Sl 34.9

4) Proteção "O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra." Sl 34.7

5) Toa a família abençoada:

"Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre." Dt 5.29

6) Seremos bem sucedidos

"...eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele." Ec 8.12

7) teremos a misericórdia de Deus

"Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem." Sl 103.11


 

Um comentário:

Unknown disse...

Bom é te achar amigo e irmão como pregador da palavra e que maneja bem a palavra de Deus, e que nunca falte o óleo sobre sua cabeça, Deus te abençoe