2010/11/01

Estratégias do Diabo para não adorarmos a Deus.

Texto: Êxodo 5.1-8

Queridos Irmãos esse relato histórico do livro de êxodo é interessante, pois ele narra de certa forma a sagacidade do inimigo em tentar aprisionar o povo de Deus, impossibilitando-o de cumprir a vontade de Deus. Deus é essencialmente relacional e foi com esse propósito que ele criou o ser humano, para que este o adorasse e relaciona-se com Ele. E satanás movido de ódio e inveja vem tentando atacar o Criador através de sua criação, já que ele não pode fazer nada contra o Soberano e Rei dos Reis, ele não tem poder para isso, ele vira suas setas ao objeto de amor e cuidado e misericórdia de Deus que são os seres humanos. De que maneira ele faz isso? Cria estratégias que impossibilitem um relacionamento mais profundo, mais intimo do homem com Deus.

No VS 1 Moisés pede a Faraó liberação para que o povo adore a Deus no deserto e sabe irmãos o deserto tem muito a ver com a gente porque o deserto tem a ver com peregrinação e nós somos peregrinos nessa terra, não fomos criados para viver de modo digno desse mundo,              I Pe 2.11 "Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;" pelo contrário somos chamados a uma pátria celeste, Fp 3.20 "Mas a nossa (pátria)cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo" esse mundo ao qual vivemos é para o povo de Deus um deserto, um lugar árido, difícil, desconfortável. A igreja geme, os cristãos gemem pedindo Maranata "vem senhor Jesus"

Contudo meus queridos irmãos perceberemos na decorrência da leitura as mesmas ciladas, os mesmos ardis outrora usado por satanás aqui representado como Faraó contra Moisés para que ele não adorasse a Deus, esta sendo usadas hoje contra o povo de Deus e infelizmente com muita eficácia no que diz respeito a quebra de comunhão de uma adoração genuína.

 

1)     Ele aumenta o nosso serviço. VS 6-9

 

Faraó num momento de raiva e raciocinando rapidamente, aumentou o serviço do povo hebreu para que ele não tivessem tempo de conversarem mutuamente, de adorar a Deus em seus cultos e assim ele conseguiria fazer com que ninguém dessa atenção a Moisés e assim o plano de libertação escoaria pelo ralo.

Infelizmente irmãos essa é uma estratégia antiga, conhecida por todos nós, mas que tem funcionado direitinho hoje em dia e tem causado grande numero de feridos dentro do exército de Deus. Temos tido muitas baixas no corpo de Cristo, temos vistos batalhões de crentes desistido do seu soldo (do foco, do chamado) por estarem envolvidos demasiadamente com as coisas deste mundo.

A bíblia é clara queridos quanto ao nosso trabalho ela diz que 2Tess 3.10 "se alguém não quiser trabalhar, não coma também." Mt 10.10b "porque digno é o operário do seu alimento" Trabalho dignifica o homem 2 Tm 2.6 "O lavrador que [trabalha] deve ser o primeiro a gozar dos frutos." Deus abençoa o trabalhador e abomina o preguiçoso PV 21.25 "O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.", contudo irmãos tudo que é em excesso faz mal, o trabalho em excesso rouba de nós cristãos a genuína adoração. Tem muitos cristãos que tem dado mais valor ao trabalho do que as coisas de Deus. A palavra nos adverte em Jo 6.27 "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou."

Temos vistos muitos crentes correndo atrás de riquezas e perdendo o foco do seu chamado Pv 28.20 "O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune."

 

2)     Ele diz que podemos adorar a Deus dentro do Mundo Ex 8.25

 

Faraó muito astuto liberou a Moises conduzir seu povo a adorar a Deus, mas que eles não saíssem de dentro do limite de sua terra "Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra."     VS 25 Por quê? Porque assim ele faraó ainda exerceria o controle deste povo poderia controlá-lo, vigiá-lo, prende-lo novamente. E claro que Moisés não aceitou, pois tinha clareza de sua missão não perdeu o foco ali era uma terra de pagãos.

Queridos nós como povo de Deus temos que ter clareza que fomos separados deste mundo, não pertencemos a esse mundo não podemos praticar as coisas deste mundo e praticarmos as coisas de Deus. Infelizmente muitos crentes enganados pelo diabo têm tentado adorar a Deus com um pé na Igreja e o outro Pé no mundo, não dá meu querido, minha querida. Deus faz distinção das coisas do mundo. Isso é engodo de satanás é uma falácia, ele quer é te controlar, Tg 4.4 "...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se [inimigo de Deus]."

 

3)     Ele sugere que andemos perto do mundo. Ex 8.28

Faraó contrariado libera o povo a adorar no deserto e pede gentilmente como que implorando a Moisés "somente que, indo, não vades longe; orai também por mim." VS 28 na verdade irmãos Faraó já estava desesperado, pois estava vendo a situação sair de suas mãos, de seu controle e da uma cartada, tenta controlá-los usando sua fé e os costumes de Israel.

Sabe irmãos o inimigo é astuto se ele não pode vencer-nos ele vai tentar se ajuntar a nós pra que não andemos muito longe de sua vista. Irmãos tem muito crente andando no limite do pecado, Já foi salvo por Jesus, já esta fora daquela vida pecaminosa outrora vivida, mas anda no limite do pecado pois ainda é controlado por certos vícios, que se transformam em verdadeiras fortalezas não permitindo que eles adorem a Deus em espírito e verdade. Rm 12.1-2

 

4)     Ele quer que adoremos a Deus sem nossos filhos Ex 10.8-11

Faraó liberou o povo sem os seus filhos, tragicamente essa estratégia tem funcionado dentro de nossas igrejas. Satanás tem roubados nossos filhos, quantos pais choram a ausência dos filhos ao seu lado na Igreja, alguns preferem que eles fiquem em casa vendo teve do que vir no cultinho das crianças, alguns preferem deixar seus filhos em casa por serem eles arteiros do que trazer na Igreja, quantos pais fazem corpo mole pra trazerem seus filhos na Igreja e hoje choram amargamente. Alguns filhos já não querem vir mais por que os pais tem sido péssimos testemunhos para eles. E com tudo isso a estratégia diabólica vai funcionando precisamos dar um basta nisso. Pais!!! É preciso dar um bom testemunho aos seus filhos, é preciso ensiná-los o prazer de vir a Igreja e pertencer a uma, o prazer da leitura diária da palavra de Deus. O seu filho é seu legado e ele será o legado dos seus netos e assim por diante.

Por isso diga não a satanás diga a ele bem alto Satanás, eu não aceito eu e minha casa serviremos a Deus... e ore por seus filhos clame até deus alcançá-los pq ele o fará.

 

5)     Ele quer que vc adore a Deus sem que tenha que ofertar o teu dinheiro Ex 10.24

Faraó queria que Moisés fosse de mão abanando adorar a Deus, sem nada para oferecer sacrifico a Deus. E isso é uma estratégica satânica tem muita gente achando que adorar a Deus não tem nada a ver com o colocar a mão no bolso, que isso é coisas de homens, que Deus não precisa de dinheiro, isso também é uma mentira do diabo para que a obra do senhor não cresça. Davi disse 2 Sm 24.24 "porque não [oferecerei] ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada."

Meu querido irmão tudo o que você tem é de Deus foi ele quem te deu não se gabe achando que você conquistou através de sua habilidade, dos seus esforços, porque habilidade vem dEle e saúde física para você se esforçar vem dEle, tudo é dEle.

Tem muita gente sofrendo ai porque não entende essa verdade e fica de mesquinharia com Deus daí sofre e não sabe porque Malaquias 3.8-10 fala nos sobre isso

"Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."


 

Nenhum comentário: