2010/11/01

Pão da vida

Jo 6.35 / Lv 21.17-23

 

Quem não gosta comer pão feito em casa? O pão caseiro da mamãe hum que delicia aquele cheirinho de pão que acabou de ser assado. Para muitas pessoas esse aroma é uma recordação do aconchego do lar. O pão de antigamente era diferente do de hoje. Era maior, feito de farinha pura, mais leve tão gostoso quanto os que temos hoje. Era um alimento muito apreciado pelos judeus e em muitos casos até vital para determinadas famílias.

Jesus queridos irmãos usou a figura do pão como forma de comparação para expressar a importância da sua missão ele disse "...Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." Jo 6.35

Jesus é o pão da vida, assim com o pão é importante na alimentação e manutenção da vida, cristo é a maior necessidade do coração humano, e se Ele não estiver presente em toda a sua plenitude, falta o principal. O pão que conhecemos nos alimenta momentaneamente, mas Jesus o Pão verdadeiro conforme Jo 6.32 suprirá nossas necessidades eternamente "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." Jo 6.35

Jesus estava prometendo que quem cresse nele teria a vida eterna e quem comesse do Pão vivo, viveria eternamente. Quem pode comer deste pão? Todos, o pão de Deus esta a disposição de todos basta apenas crer e você poderá comer deste pão que sacia a fome.

Jesus não nos convida a tão somente comer o Pão vivo, mas nos ensina também a servir o Pão vivo as outras pessoas, fomos atraídos para esse propósito "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer..." Jo 6.44... "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça..." Jo15.16

Deus espera que nós, não só tenhamos uma vida abençoada, mas que também tenhamos uma vida abençoadora. Muitos que comem desse pão poderiam já estar servindo pão, mas estão acomodados. Servir o pão significa abrir a mão de muitas coisas, significa renunciar seu própria vontade carnal.

Contudo, irmãos não adianta apenas querer servir o pão, pois aqueles que querem servir o pão de Deus tem que se dispor e submeter-s a exigências que Deus estabeleceu é preciso ter uma postura abençoada. E é exatamente isso que o texto de Leviticos ao qual lemos trabalha.

O sacerdote separado para o serviço de Deus era considerado santo. Havia mais restrições a eles do que para o restante do povo, eles deveriam viver segundo padrões mais elevados do que o restante do povo ou seja o sacerdote teria que cumprir algumas exigências para servir perante Deus. E olhando para o texto de 2 Timóteo 2.15 percebemos que existia exigências também "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." Outros textos como Tito 1.5-9; 1 Tm 3.1-7; 1 Pe 5.1-4 expressam esse mesmo cuidado. No novo testamento bem como no antigo existem exigências para aquele que quer servir o pão, ou seja, proclamar a palavra do Deus vivo, e tenho certeza que essas exigências continuam em nossos dias. No reino de Deus tem dois tipos de sacerdotes os comedores de pão e os servidores.

Irmãos quero analisar com vocês esse texto de Leviticos e verificar alguns impedimentos que nos impossibilitam de sermos sacerdotes que servem o pão de Deus.

1)                       Cegueira (cegos espirituais)

O sacerdote não podia ser cego porque o nosso Deus é um Deus que vê "E viu Deus tudo quanto tinha feito" Gn 1.31; "O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens." Salmo 33.16 "Tu és Deus que me vê..." Gn 16.13, além disso, o nosso Deus é um Deus de visão ele enxergava lá na frente "E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim" Jo 17.20 ele já nos via aqui na frente no ano de 2010; Jo10.16 "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco..."

Irmão se você quer servir o pão você precisa tirar a cegueira espiritual de sua vida, você precisa ter visão, enxergar além do que seus olhos podem ver, a fé vê o invisível. Tem muita gente que quer servir o pão, mas esta cego, não tem visão não enxerga longe só vê problemas, barreiras etc. a 1ª coisa que Deus quer fazer na vida de seus sacerdotes é tirar do altar a cegueira espiritual.

 

2)                       Belida no Olho (névoa esbranquiçada; catarata)

Não nos deixa ver como Deus vê. Inclusive ela impede que vejamos a nós mesmos e por conta disso temos uma imagem distorcida de nós mesmo diante de Deus.

·        Impede que vejamos as pessoas como elas realmente são.

·        Impede que vejamos as nossas famílias

·        Impede que vejamos a Obra do Senhor

·        Impede que vejamos o nosso ministério

Enfim a belida nos olhos impede-nos de olharmos as circunstancias desfavoráveis da vida sob a ótica de Deus. Deus quer que vejamos todos como Ele vê, quer que olhemos as pessoas além de suas aparências. Os servidores de pão vêem de forma diferente dos comedores de pão.

 

 

3)                       Paralisia (coxo)

O entendimento que tenho de paralisia é de pessoas satisfeitas com poucas coisas acomodadas, paralisadas. Deus nos quer andando para frente. A ordem de Deus é Marchem "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." Is 40.31

Muitos servidores de pão hoje estão paralisados na obra e em pouco tempo começa a comer só pão. O Coxo é aquele que começa tudo e não termina nada. Deus não tolera pessoas paradas, coxas, paralisadas que não se movimentam. Ele quer pessoas que fazem as coisas acontecer, ele quer pessoas que saiam da paralisia para vida, foi isso que Ele fez com o paralitico "Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa." Lc 5.24

 

4)                       Rosto desfigurado (nariz Chato)

Irmãos a primeira coisa que olhamos em uma pessoa quando a conhecemos é o seu rosto. Existe pessoas que tem rostos aborrecidos, fechados, existe até uma expressão popular "de que não ta com a cara de bons amigos" acredito que o rosto desfigurado vai nesse sentido, essas pessoas são desagradáveis, são chatas em muitos casos essas pessoas são moralistas e acabam afastando as pessoas delas mesmas.

Sabe irmãos muitas dessas pessoas falam bem, tocam bem, são talentosas em alguma coisa, mas Deus não quer que elas sejam servidores, pois elas muitas vezes afastam as pessoas de Deus. Somos chamados a atrair as pessoas até cristo, elas tem que sentir prazer em estar com conosco, pois somos representantes da Palavra de Deus.

 

5)                             Desequilíbrio

Queridos Deus gosta e prima por harmonia e equilíbrio e se quisermos ser servidores do pão do céu devemos buscar o equilíbrio em tudo em que fizermos. E dentro desta questão do desequilíbrio enxergamos três tipos de desproporcionado dentro da igreja:

·        Cabeçudo Adquire só conhecimento, sabe de tudo entende de tudo, mas não coloca nada em prática, a sua teoria não desce para o coração.

·        Perna Longa corre pra lá corre pra cá, mas não sabe parar para desfrutar momentos com Deus, não sabe adorar a Deus, só sabe correr e não percebe que essa sua correria só o leva para mais distante de Deus.

·        Braço longos ajuda em tudo e a todos, mas esquece de si próprio e da família, uma hora quer uma coisa, em outra num quer mais saber de nada.

 

6)                 Pé quebrado

Pessoas que não conseguem andar no ritmo dos demais, sempre estão dependendo de ajuda e de um ombro onde podem apoiar-se. 1ª não ora, mas vivem pedindo oração por ele.            2ª sempre esta correndo atrás de um profeta; possui uma vida espiritual dependente de outros, não tem firmeza, não lê a bíblia, não ora, só sabe apoiar-se e acaba sendo um peso para outros.

Irmãos Deus quer seus servidores, ou seja, seus sacerdotes andando para frente sem muletas, com os pés livres, para não sermos atrapalho na obra de Deus.

 

7)                 Mão quebrada

Irmãos a primeira coisa que precisamos entender é que não custa nada darmos a mão a alguém no sentido de ajudar o próximo. Deus tem prazer na mão estendida, a mão quebrada é o tipo de pessoa que nunca ajuda ninguém quando faz o faz por benefício próprio, ta com a mão engessada, encolhida, esse não serve para servir o pão de Deus

 

8)                 Corcunda

É a pessoa que sempre esta olhando para o pé, é uma pessoa pessimista, sempre esta falando de desgraça, se acha o patinho feio da turma, nunca olha para o céu. Deus não nos quer corcovados sobre o peso dos problemas, das dividas ou até mesmo dos nossos pecados. Deus quer nos ver de cabeça erguida olhando para cima e para frente, é isso que Ele esperara daquele que quer servir o Pão.

 

9)                 Nanismo

Quem esta vivo espiritualmente cresce. Deus espera que aquele que serve o Pão cresce na graça "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo."      2 Pe 3.18 "todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus." Cl 2.19

Muitos querem crescer, mas não oram, não jejuam, não meditam e se alimentam da palavra e por isso são fracos e debilitados e não podem servir o Pão.

 

10)              Sarna

Ele ta sempre se coçando, incomodado com alguma coisa. Ele não sossega enquanto não passar a sua insatisfação para outros, e o que é pior irmão sarna pega e é contagiante. Ele não se contenta em se coçar sozinho quer ver todo mundo coçando.

 

11)              Impigens (manchas e feridas na pele)

Quem deseja servir o Pão de Deus não pode ser pessoas cheias de feridas, cheias de marcas. Deus não trata a ferida, Deus as cura.

 

12)             Testículos quebrados (esterilidade)

Deus espera que seus filhos cresçam e gerem filhos espirituais e se multipliquem. Gerar irmãos é uma característica de pessoas férteis. Quem não gera almas não pode servir o pão de Deus.


 

2 comentários:

Alan Barbosa disse...

Muito bom esse comentário me lembra um livro que li do Pr Jorge linhares ...muito bom

Unknown disse...

O versículo no começo fica em joão 6:35