2010/11/01

Texto: Jo 11.1-46

 

A fé é um assunto de debate em quase todas as áreas que envolvem o ser humano, seja no campo religioso ou secular. Fé muitas das vezes esta relacionada à questão de acreditar ou não acreditar em algo que seja real ou irreal. De uma forma ou de outra, todo ser humano tem fé em alguma coisa, seja ela física ou espiritual.

Existem pessoas que não acreditam na existência de Deus, mas acreditam, por exemplo, na filosofia ou na ciência, para este tipo de pessoa tudo tem que ser comprovado e passar pelo o crivo existencial da experiência científica. Por outro lado existem pessoas que apóiam a sua fé na existência de Deus pela a religião sendo o único caminho que leva o homem a Deus.

Não creio que possa haver melhor definição para a fé do que as próprias escrituras nos fornecem em Hebreus.

 

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". - Hebreus 11:1

 

A fé entra em nossos corações pelos ouvidos, e não pelos olhos. Não é vendo que cremos, mas sim ouvindo.  

 

Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias". - Romanos 10:13-17

 

A palavra fé tem sido objeto de muita exploração. Muitos julgam ter fé porque usa uma fitinha no braço, outros carregam uma folha de figo, um pé de coelho, crucifixo, enfim amuletos de sorte. Tem aqueles que sua fé esta alicerçada em Imagens, em anjos, duendes consultam mapas astrais, horóscopos etc. sem falar naqueles que consideram ter fé por apenas pertencer a uma igreja.

O fato é que o povo brasileiro de modo geral acredita em Deus, e esse acreditar gera uma fé, mas a questão é: esta fé gerada é uma Fé genuína; é uma fé adequada; é uma fé que nasce e desenvolve-se a partir do conhecimento de Deus e das Escrituras?

Queridos quero apresentar a vocês através deste texto três tipos de fé que podemos estar exercendo em nossas vidas.

1)   Fé que gera incredulidade VS 37

 

"E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?"

 

Meus irmãos neste versículo podemos observar que essas pessoas possuíam um fé, mas era uma fé destorcida, duvidosa, uma fé que gerava incredulidade em seus próprios corações, bem como nos corações de outras pessoas.

A definição de fé em Hebreus a qual lemos nos traz duas palavras com sentido absoluto de integridade ou inteireza: "certeza" e "convicção". As palavras "certeza" e "convicção" implicam diretamente em um total de 100% de crença e 0% de dúvida. Se alguém tiver 1% de dúvida, já não tem certeza e nem convicção, porque só estará crendo 99%.

Os conceitos de pureza, santidade, justiça e fé são sempre absolutos, e não percentuais. Se algo é "99% puro", então não é puro, mas sim impuro. Se algo é "99% justo", então não é justo, mas sim injusto. Aquilo que é "99% santo", certamente não é santo, mas sim profano, porque todas as boas qualidades espirituais implicam em integridade, integralidade, 100%.

Do mesmo modo, a fé resulta de crença com total ausência de dúvida. Quem tem "99% de certeza", não tem certeza, e, portanto, não tem fé. Quaisquer percentuais de crença e dúvida presentes em uma pessoa representa ausência de fé, porque, por definição, a fé é o resultado de 100% de crença com 0% de dúvida. É a diferença do "eu acho" para o "eu sei".

Qualquer um que tenha algum percentual de dúvida em seu coração, só poderá dizer "eu acho"; somente quem não tiver nenhum percentual de dúvida em seu coração poderá dizer "eu sei".

E meus irmãos a fé dessas pessoas era uma fé destorcida, uma fé não absoluta pois havia morrido junto com lazaro. Quantas vezes queridos irmãos que exercitamos essa fé em nossas vidas, uma fé que nos faz acreditar que nossos sonhos também morreram com as nossas dificuldades, exercemos uma fé covarde que não milita, uma fé que não persevera e não nos deixa perseverar, uma fé que nos ata, nos amordaça e não permite que contemplamos o sobrenatural de Deus em nossas vidas.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. VS Tg 1.6-7

 

 

2)   Fé superficial VS 21-22;39

 

"Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá...

 

Talvez você esteja dizendo que afirmação maravilhosa, não tem nada de superficial essa afirmação de Marta. É a primeiro momento é muito linda mesmo digna de uma pessoa de Fé, mas queridos devemos olhar o contexto todo, alias é nos detalhes nas coisas simples que Deus fala com a gente.

 

Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: SENHOR, já cheira mal, porque é já de quatro dias."

 

A fé de Marta era sim! Superficial pelo menos nesse momento, neste contexto a qual é relatado essa passagem. Marta demonstrou superficialidade em sua fé, quando encontrou Jesus disse uma coisa, mas na hora H disse outra.

Como temos vistos as pessoas exercerem essa fé em nosso meio, em nossas igrejas. Existem pessoas que por causa dessa fé superficial vivem altos e baixos em suas vidas espirituais. Uma hora esta pegando anjo pela perna, ta crendo, ta fazendo, ta profetizando é um verdadeiro gigante espiritual. Mas quando vêm os problemas, as lutas, as dificuldades a pessoa entra na caverna, fica no poço, na lama murmurando contra Deus e o mundo.

 A boa noticia irmão é que Deus quer tirar a pedra dos túmulos de nossa vida, a má noticia é que muitas vezes não deixamos, pois não cremos que Ele realmente tenha pode r para fazê-lo.

 A fé superficial é uma fé morta é uma fé a onde você começa um monte de coisa, mas não acaba nada é uma fé que não da continuidade em nada.

 

3)   Fé real VS 41-42

 

 "Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.

 

Essa sim é uma fé real, Jesus era Deus, mas também era homem e como homem exerceu uma fé real, uma fé que abre os olhos para o sobrenatural, uma fé que diz: "Lazaro vem para fora" uma fé que chama a existência aquilo que não existe.

 E é essa fé que Deus quer que nós exerçamos diariamente, essa é a fé que faz com que vejamos o sobrenatural, a luz no fim do túnel, essa é a fé que traz esperança.

 A fé real não aceita qualquer forma de representação ou idolatria ou religiosidade muito menos crendices tolas. A fé real é uma fé evangélica de boas novas, é uma fé firme, inabalável, não movida a circunstâncias, ela é uma fé duradoura capaz de enfrentar as mais adversas situações e armadilhas do inimigo. A fé real esta depositada na pessoa de Jesus Cristo "o autor e consumador de nossa fé" Hb 12.2 não em problemas situações ou qualquer outra coisa.

 

Conclusão

 

Nossa vida é composta de inumeráveis eventos, acerca dos quais não temos condição de ler todas as páginas das Sagradas Escrituras a cada instante para tentarmos descobrir o que fazer e o que não fazer. Ao contrário disso, o Espírito Santo é a palavra viva habitando em nossos corações, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Nossa condução e nosso viver por fé não se dá somente quando estamos lendo as escrituras ou estamos reunidos com nossos irmãos, mas principalmente, o nosso viver pela fé se dá em meio aos ventos da vida, nas dificuldades do trabalho, nas necessidades, nas circunstâncias adversas, nas tribulações e nos perigos. Em cada situação particular, que dificilmente encontraremos similaridade nas escrituras, precisamos estar em intimidade com Espírito Santo (ULHIM) que habita em nós, para sermos orientados e agirmos por fé.


 

Nenhum comentário: