2010/11/01

Quando realmente somos loucos?

Texto: Lc 12.13-21

 

Meus queridos irmãos quero nessa noite compartilhar algo que falou muito forte ao meu coração, Jesus Cristo traz mais uma vez através de uma parábola um ensino poderoso. A parábola do rico insensato é uma parábola muito conhecida por todos nós, talvez você já conheça de cor e salteada essa historia, mas quero dizer-lhe que a palavra de Deus é viva e ele sempre tem uma palavra nova pra as nossas vidas e não vai ser diferente essa noite.

A bíblia nos conta que um homem, ao ouvir Jesus falar acerca do controle de Deus sobre as coisas materiais gritou do meio da multidão, pedindo que seu irmão repartisse a herança com ele. Esse homem havia entendido mal o ensino de Jesus. E advertiu Jesus VS 15 e assim proferiu a parábola.

Queridos fiquei a meditar e refletir sobre o porque esse homem foi chamado por Deus de louco.

A Bíblia diz que esse homem, um possível fazendeiro, teve uma colheita extraordinária e percebeu que não haveria a onde colocar seus frutos se não destruísse os antigos celeiros e fizesse celeiros maiores que pudesse acomodar o seus frutos e assim o fez como qualquer empresário faz as mudanças necessárias em sua empresa para que ela cresça. E após as benfeitorias esse fazendeiro resolve descansar e aproveitar o fruto de seu trabalho, pois tinha ganhado muito dinheiro.

No VS 20 Deus considerou esse homem de louco "louco essa noite pedirão a tua alma"

Será que ele foi considerado louco porque guardou seu dinheiro para desfrutá-lo mais tarde?

Será que ele foi considerado louco porque pensou numa aposentadoria antecipada?

Quantos de nós, já não fizemos planos para o futuro também, para desfrutarmos o fruto da nossa vida toda de trabalho? Será que corremos o risco de ser considerados loucos também?

Será que entendemos essa palavra da mesma forma que Deus? Bom o fato é que a loucura é um mal que tem atingido a nossa sociedade bem como o mundo inteiro. Mas depende do ponto de vista de quem vive por exemplo:

Loucura para alguns é a pessoa tirar a própria vida; pra outros é você não ter esse direito sobre sua própria vida... Loucura para alguns é você dar o dizimo na Igreja; para outros é você deixá-lo de dar... Loucura para alguns é não alimentar os necessitados; para outros é fazer isso sem ter algum tipo de lucro... Loucura para alguns é servir um Deus crucificado há 2000 anos; para outros é você rejeitar a esse Deus... Loucura para alguns é um homem construir uma arca no meio do deserto, mas para Noé foi à sobrevivência de sua família.

Mas irmãos eu penso que Jesus estava falando sobre uma loucura muito comum em nossos dias, a loucura de pensar que o que acontece na terra é o mais importante e que o nosso fim é aqui, é pensar que o mundo a qual vivemos se resume apenas ao que possuímos ou deixamos de possuir. Pensamento este devido à existência de dois mundos distintos o mundo material, o mundo visível a qual estamos inseridos, e o mundo Espiritual, o mundo invisível que opera dentro e por meio do mundo visível.

Foi então que entendi o porquê desse homem ser chamado de louco pelo nosso senhor. Ele teve três atitudes que o tornou louco aos olhos do Senhor.

 

(1)            Deixou Deus fora dos seus projetos

 

Ele não reconheceu em nenhum momento a benção da prosperidade sobre sua colheita, ele acreditava que tudo que havia conquistado foi por conta de seu próprio esforço e somente ele deveria ser exaltado "direi a minha alma" vs19

Ele fez planos, mas deixou Deus fora do seus planos, não convidou Deus para fazer parte de seus projetos, decidiu seu futuro sozinho pelo menos, ele achou que poderia decidir.

Ele era um homem insensato e como o insensato diz em seu coração Não há Deus.

Muitos hoje têm agido loucamente como esse homem e não reconhecem Deus em sua vida, em suas conquistas, em seus projetos há espaço para todos, menos para Deus, o Deus eterno que conhece nosso futuro, o único que pode defini-lo, porque só ele pode colocar o ponto final na nossa história.

 Pv 16.1 diz: "o homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios dom Senhor"

Irmão tem muitos crentes quebrando a cara porque não tem incluído Deus em seus projetos, não pedem a orientação de Deus para iniciar ou desfazer um negócio, não pedem a orientação de Deus para iniciar um namoro, um curso, uma viagem etc... Daí as coisas dão errado e ainda culpam a Deus.

 E talvez meu querido irmão você esta sofrendo hoje por que em algum momento de sua vida você também deixou Deus de fora dos seus planos, você não considerou que Deus queria orientá-lo em tal situação. E agora ta colhendo as conseqüências desse pecado.

Só o Senhor pode nos orientar "Instruir-te-ei e direi o caminho que deve seguir e sobre minhas vistas te darei conselho" Sl32.8

Por isso meu querido irmão (a) convido a você examinar o seu coração e se você algum dia tomou esta atitude que é loucura diante dos olhos de Deus peça perdão para Ele porque ele "é fiel e justo para nos perdoar de todo pecado Jo1.9" e nunca mais faça nada sem pedir sua orientação.

 

(2)            Porque achou que a vida se resumia no que ele possuía

 

Irmãos é tão fácil pensar que o que acontece na terra é o mais importante e que a vida se resume ao que possuímos, este insensato homem pensava que os recursos deste mundo eram tudo o que ele precisava para viver. Que a vida do homem consistia apenas em luxuria e abundancia. Ele confortava-se com a idéia de que tinha tudo de que precisava na vida e que não precisava de mais nada, ele pensava que sua alma só se satisfazia com bens materiais esqueceu que ele foi criado a imagem e semelhança de Deus e que a satisfação não estão em coisas passageiras, materiais e disse por isso disse vs19.

Como era cego!!! Que erro trágico havia cometido em toda a sua vida, porque o que o esperava seguir, ele com toda a certeza não estava pronto pra receber "essa noite pedirão a sua alma"... que era a chamada para prestar contas diante de Deus, a sua alma se apresentou diante do todo Poderoso mas os seus bens aqui ficaram. E aqui quero lembrá-los da palavra de Jesus em Mt 16.26 "que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma"

Mas infelizmente irmãos essa atitude tem sido normal em nossos dias as pessoas tem pensado que suas vidas acabam a aqui e que essa vida gira em torno de bem materiais, para muitas a verdadeira vida é ter dinheiro, possuir bens, é fazer o que quiser e assim vão vivendo intensamente prazeres momentâneos, como se isso fosse o essencial para uma vida feliz, uma busca que não tem fim que leva a pessoa a uma profunda insatisfação e angustia.

Por pensar a sim a humanidade tem estado doente, na ânsia de se satisfazer a qualquer preço a humanidade vai se afastando Deus.

E Infelizmente irmãos nós como crentes somos muitas vezes influenciados por esse tipo de pensamento e achamos que alguns mais abastados materialmente são mais abençoados por Deus do que outros que não são tão abastados assim e assim vamos fazendo juízo de valores e vamos descentralizamos Deus do nosso coração, vamos nos decepcionando com Deus, alias temos um claro exemplo do salmista Asaf no salmo 73 trabalhando essa questão.

 

 

 "Quase que perdi a confiança em Deus...Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens....3-5

Irmãos devemos ter os nossos olhos em Deus e no seu amor e saber que estamos caminhando para algo que tem muito mais valor do que as riquezas desse mundo onde as traças e a ferrugem corroem e os ladrões roubam, que é a vida eterna na presença de Deus.

 

(3)            Porque não olhou para a dimensão Espiritual de sua Vida.

 

Um desastre espiritual é o homem não reconhecer o mundo espiritual. O ser humano é mais do que um animal. É mais que o copo e a consciência corporal. O ser humano foi formado pela própria mão de Deus, é um ser imortal que irá existir em plena consciência por todo a eternidade com Deus ou separado dEle. Esse homem em nenhum momento pensou no futuro, na eternidade, ele não construiu nada para ela, pensou apenas no momento no hoje, no agora, as pessoas querem as coisas pra já isto é conseqüência de um imediatismo que tem deixado muitos loucos.

 

Na verdade as maiorias das pessoas não gostam de pensar além daquilo que não podem controlar ou planejar por isso preferem pensar que não haverá uma vida eterna. Vida esta que todos deveremos prestar contas diante de Deus aonde uns irão para a nova Jerusalém e outros para o tormento eterno.

 

"o que fazemos na vida ecoa na eternidade"

 


 

Nenhum comentário: