2010/11/01

Transforma a minha vida Senhor....

Texto: Lc 19.1-10

                                      

Queridos irmãos essa noite quero compartilhar sobre a transformação que temos quando somos alcançados por Jesus, é algo impar, muitas vezes não sabemos nem explicar, só quem experimenta esse toque divino é que pode entender a profundidade dessa transformação.

Por isso acho esse texto maravilhoso, uma história fabulosa, linda que diz respeito à Zaqueu um maioral dos publicanos no seu distrito, O "publicano", era um tipo de coletor de impostos a favor do império romano, e é possível que Zaqueu, não somente fosse um "coletor de impostos", mas que chefiasse um departamento de diversos coletores, sendo portanto, um alto funcionário do império romano. Porém em virtude de sua ligação com os romanos, os publicanos eram odiados pelos judeus. Eram considerados traidores, uma vez que muitos deles eram também judeus, e comparados aos piores pecadores, por isso ele era um homem detestado pelo povo de Jerico, pois seu ofício, "cobrador de impostos", tornava-o insensível às necessidades humanas, ao sofrimento, à miséria e fome; e acima de tudo o tornava ganancioso. Como chefe dos publicanos, quem sabe, estabeleceu um convênio de modo que todos os demais publicanos oprimissem o povo, apoiando-se uns nos outros em suas práticas fraudulentas. Na realidade, toda essa extorsão tornava-se um costume geral. Com isto havia um enriquecimento ilícito e desonesto.

Zaqueu era homem rico, riqueza a qual possivelmente foi conquistada através da extorsão e do roubo sendo o seu próprio povo a sua vitima.

É por esta razão que os principais líderes religiosos não suportavam ver Jesus se relacionando com publicanos, pois segundo eles os publicanos eram a escória da sociedade,

Mc 2:16, "Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?"

A vida de Zaqueu fora constituída em torno do dinheiro. Seus propósitos e sua identidade estavam fundamentados na importância da riqueza e do sucesso material, mas de repente aparece Jesus e transforma seus valores, transforma sua vida.

A transformação vem da parte de Deus sempre, a ação é sempre dEle em relação a nós "não foste vos que me escolheste, mas Eu escolhi a voz outros". Isso é algo que devemos considerar, a Salvação é mediante a Graça. Entretanto queridos irmãos a Graça não nos exime de nossa responsabilidade frente este chamado divino, e olhando para esse texto quero analisar a vida de um homem infiel que, ao encontrar-se com Cristo, demonstrou seu desejo de ser uma pessoa diferente. Este homem era Zaqueu.

Queridos olhando para esse texto quero compartilhar 5 atitudes de uma pessoa que esta sendo transformada por Jesus

 

VS 3  procurava ver a Jesus

Este rico funcionário da alfândega não era de todo endurecido para não sentir as influências divinas em seu coração. Ouvira falar de Jesus, pois por toda parte a fama de Cristo era evidente. Como Ele se dirigia a todas as pessoas, independente de classe social, como Ele era bondoso e cortês! Como era gentil e colocavas as criancinhas em seu colo enquanto ensinava. Foi aí que Zaqueu sentiu o desejo de ter uma vida melhor. Zaqueu conhecia as escrituras e estava convencido de que era ele injusto e pecador.

Queria ver a Jesus. E sempre no encontro de um homem injusto, pecador, com o Todo Justo, o todo o poderoso, algo de bom acontece.

Quão bom seria se nós reconhecêssemos as nossas limitações e sentíssemos o desejo de ver a Cristo também, quantas pessoas que se dizem estarem a procura de Deus, mas se mantêm com seus corações endurecidos mesmo depois de terem presenciando feitos maravilhosos de Deus em sua vida.

 

VS 4  ele agiu 

Zaqueu estava tão desejoso de ver a Cristo, que não se acomodou diante das barreiras ou da situação desfavorável a sua pessoa, ele correu adiante, antecipou-se a multidão para poder ver a Jesus, ou seja, ele estava disposto a fazer qualquer coisa, até mesmo subir numa árvore. Imagine você meu querido irmão um homem rico, uma autoridade que não era benquista, tendo esse tipo de atitude ele poderia ser ridicularizado; mas ele não se importava, ele só queria uma coisa, ver a Jesus.

É interessante notarmos que o sincero desejo de ver a Cristo leva a criatura a um comportamento e a uma atitude diferentes das que o mundo conhece e desenvolve. E esse sincero desejo levou a Zaqueu subir no sicômoro.

O sicômoro onde Zaqueu subiu é um tipo de árvore cujas folhas se parecem com as folhas da macieira e os frutos com os da figueira. São árvores de galhos baixos, que proporcionam uma boa sombra. Era comum encontrar estas árvores a caminho das portas da cidade. E exatamente neste tipo de árvore Zaqueu subiu.

Naquela estrada, debaixo da árvore, exatamente ali, Cristo passava e provavelmente, alguém deve ter dito a Cristo: "Olhe para cima, veja aquele homem, é Zaqueu o cobrador de impostos." Quem sabe, alguém deve ter criticado: "Onde já se viu, subir numa árvore!"

O que você faria e diria se visse seu pastor deitado no galho de uma árvore? Se fosse o ancião ou qualquer membro que ocupasse um cargo de responsabilidade em sua igreja, o que você diria e pensaria? Com certeza diria: "Ele não está regulando bem", "Ele está com algum problema mental" ou quem sabe: "Ele está louco."

Pense um pouco nas observações que se levantaram ao verem Zaqueu trepado no galho da árvore. Estamos mais propensos a fazer observações e críticas, do que investigar as razões que levam o ser humano a se comportar de forma diferente. Mas o fato meus irmãos é que Zaqueu não ficou apenas querendo ver a Jesus ele agiu.

Tem muita gente que tem uma visão romântica do evangelho, acham que as coisas caerm do céu ao simples pronunciar do nome de Jesus como se fosse uma palavra mágica. Querem santidade mas não buscam... querem ver milagres mas não oram... não agem... não vão ao encontro...e por isso  ficam só no querer mas nada consegue.

 

VS 6 ele não fez corpo mole

Irmãos Jesus viu aquele homem na árvore, mas muito mais do que um estranho, Cristo viu a necessidade do homem, por isso rapidamente disse: "Zaqueu, desce depressa, pois me convêm ficar hoje em tua casa."

Cristo vê o interior, sonda o nosso coração e pensamentos. Ele sentiu que estava ali um homem que se via como um pecador, mas que também compreendia a necessidade de encontrar um ser santo.

Quando Cristo viu a Zaqueu e sua necessidade, solicitou que descesse depressa, pois é desejo de Deus colocar-se rapidamente ao lado da criatura, para satisfazer-lhe o anseio da alma.

Irmãos a Bíblia diz que Zaqueu desceu depressa e Jesus foi à casa desse pecador.  Meus queridos Zaqueu não perdeu tempo atendeu o chamado de Deus rapidamente, sabe meus queridos irmãos tem muita gente que é chamada por Deus, mas fica de enrrolação em cima da arvore, fica de corpo mole pras coisa de Deus e acaba perdendo a benção, Zaqueu só queria ver a Jesus. No entanto, algo mais aconteceu, encontrou-se com Jesus. Recebeu-O em seu lar. E sabe que acontece irmãos no encontro da criatura, do ser humano com o Criador, o Redentor, as bênçãos alcançadas são as maiores do que pensamos e esperamos.  A Bilblia Diz que houve salvação não só para Zaqueu, mas Também para a sua casa VS 9.

Quem sabe o que nos falta para sermos pessoas diferentes, e vermos a salvação de nossa casa é a pessoa de Cristo. Por que Cristo faz a diferença. Muitos murmuravam contra Jesus por ter entrado na casa de um pecador "Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que Ele se hospedara com um pecador." VS 7, mas Cristo não se importou e não se importa com isto, pois Ele quer estar no lar, na vida, no coração da criatura, mesmo que esta venha a ser o maior pecador.

 

VS 8 propôs mudanças em sua vida.

 Meus irmãos quando Cristo expressou seu desejo de ir à casa de Zaqueu, este homem foi tocado pelo poder do Espírito Santo. Nosso Senhor não o acusou, não o criticou, não fez observações quanto a sua falta de honestidade, mas somente pelo fato de estar diante de um Ser santo, Zaqueu foi impressionado quanto à necessidade de ser fiel a Deus e a seu semelhante:  

"Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens, e se nalguma cousa tenha defraudado alguém, restituo quatro vezes mais."(verso 8)

Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, Ele afugenta o egoísmo. Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, Ele afugenta o orgulho. Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, Ele afasta a exaltação. Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, Ele afasta a ganância. Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, Ele afugenta o desejo de poder. Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, há arrependimento. Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, há confissão. Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, há abandono do pecado.

Quando Jesus entra na vida da pessoa há fidelidade. "... Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens."(verso 8)

Ele havia furtado explorando os pobres; agora Cristo em seu coração fizera com sentisse a necessidade de ser fiel.

Cristo em nosso coração proporcionará uma vida de fidelidade. Deus espera isso de mim e de você. "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento em Minha casa." Mal. 3:10

Quando Jesus entra na vida da criatura, há gratidão, há liberalidade. "... restituo quatro vezes mais."(verso 8)

Jesus não lhe pedira que devolvesse alguma coisa, muito menos estabeleceu condições para restituir aquilo que extorquira. O Próprio Zaqueu propôs mudanças em sua vida.Quando Cristo entra no coração, na vida da pessoa, transforma a tal ponto, que o viver dessa pessoa passa a ser de total gratidão e liberalidade.

Nossas ofertas são provas de gratidão a Deus. E como Deus nos ama de forma extraordinária e inigualável, e por termos usufruído este amor, provamos nossa gratidão sendo liberais com as nossas ofertas.

Zaqueu, por ter visto e sentido tão grande prova do amor de Cristo para com ele, disse: "restituo quatro vezes mais." Lucas 19:8

Por que Zaqueu assim procedeu? Porque Jesus estava em seu lar, em sua vida, em seu coração. Quem sabe deixamos de viver como deveríamos, deixamos de fazer o que Deus deseja, porque Cristo não está presente em nossa vida. Quem sabe propomos mudanças em nossas vidas, mudanças de atitude, de postura em relação a Deus e a sua Igreja.

Quão bom seria se nós também sentíssemos essa necessidade!

 

CONCLUSÃO

Quem sabe o que nos falta, para sermos pessoas diferente, é a pessoa de Cristo. Porque Cristo faz a diferença. Os que professam ser seguidores de Cristo, e são injustos nos tratos, estão dando falso testemunho do caráter de um Deus santo, justo e misericordioso. Toda alma convertida, como Zaqueu marca a entrada de Cristo no coração pelo abandono das práticas injustas que lhe assinalaram a vida."

No momento em que reconhecemos a Cristo como tudo, tudo aquilo que possuímos e somos, veremos que é nada. E este nada estaremos dispostos a colocá-lo nas mãos de Deus para que o Todo-Poderoso transforme este nada, tão insignificante, em algo grandioso, para Seus honra e glória.

Todo aquele que procura ver a Cristo, e O contempla e O encontra, não sai deste encontro sem receber o poder que tanto necessita para vencer o pecado.

Se não temos vivido como Deus espera, como verdadeiros e fiéis mordomos, quem sabe, o que nos falta é encontrarmos a Cristo na estrada da vida, e ouvirmos e seu chamado, solicitando que desçamos depressa do sicômoro de nossa vida, para Ele vir e estar em nosso lar, em nossa vida e em nosso coração.

"Hoje houve salvação nesta casa..."(verso 9)

Jesus disse: "Houve", no passado. Ele não disse: "Há" no presente. Porque o que Zaqueu falou e fez não era um meio para a sua salvação e sem uma evidência de já estar salvo. Não fazemos algo para alcançar a graça, realizamos porque já fomos agraciados.

"É quando se recebe Cristo como Salvador pessoal, que sobrevêm salvação à alma. Zaqueu recebera a Jesus não somente como um hóspede de passagem em sua casa, mas como alguém que vinha habitar no templo da alma." Quando Cristo habitar em nós haverá: entrega, arrependimento, confissão, conversão, abandono do pecado, fidelidade, liberalidade e o desejo de cumprir a vontade de Deus.

"Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." Lucas 19:10

Nós somos os perdidos, mas a salvação que Cristo oferece, começa quando você e eu permitimos que Cristo entre em nosso coração, e comece a operar a transformação que tanto necessitamos, em todos os aspectos de nossa vida.


 

Nenhum comentário: