2010/11/01

A cruz um instrumento de amor

Marcos 15.21

Queridos irmãos com certeza você já preparou ou planejou uma viajem. Quem não gosta de viajar? Como é bom viajar não é verdade! Um sentimento de euforia e expectativa de passar alguns dias juntos de nossos amigos ou parentes, longe do estresse do dia a dia, vai aumentando à medida que o dia de viajem vem se aproximando. Algumas pessoas conseguem até imaginar a chegada e o reencontro com os familiares, muita festa, todo mundo se abraçando, rindo contando causos e etc.

Imagino que esse era o sentimento de Simão um judeu que a bíblia diz que morava em Cirene, ele estava de viajem para participar de uma grande festa na cidade de Jerusalém. Todo ano Simão subia junto com sua família a essa cidade para celebrar a festa da páscoa, (festa esta que comemorava a libertação poderosa do povo judeu das garras dos Egípcios), e ali reencontraria seus amigos, parentes que a um ano não via. Era um momento de alegria de descanso. Fico imaginando Simão a caminho de Jerusalém, já fazendo planos a quem iria visitar primeiro, já podia sentir cheiro do carneiro assado, Já podia ouvir o burburio das multidões, os hinos que desde criança ouvira, as lembranças iam aflorando em sua mente que o impulsionava a chegar mais rápido ao seu destino.

Mas amados quando chegou a Jerusalém percebeu que naquele ano a "festa" começou diferente, ao invés de encontrar pessoas alegres, confraternizando, o que viu foi uma multidão enfurecida, descontrolada, ao invés de sentir o cheiro de carneiro assado, sentiu o odor da morte e do ódio que pairava sobre o ar carregado daquela manha, lançado sobre a vida de um homem caído ao chão exausto quase a morte ao lado de uma cruz, era como que se aquele homem estivesse levando o peso dos infortúnios do mundo todo. Ao invés de escutar os hinos tão conhecidos de celebração da páscoa, escutou os berros de uma multidão enlouquecida dizendo "Crucifica-o" 3x

Impactado e até mesmo atônito com que estava presenciando e se perguntando o porque de tudo aquilo? Porque tanta selvageria? Seria ele um assassino? Quem era esse homem? Envolvido em seus pensamentos foi se aproximando daquela cena grotesca para ver melhor aquele moribundo, quando de repente um soldado olha em sua direção e desfere uma ordem aos berros dizendo "você !!! carregue a cruz dEle". Tudo aconteceu muito rápido, não deu para escapar daquele soldado, a bíblia nos diz que ele foi forçado, talvez tenha argumentado "olha não tenho nada a ver com isto, acabei de chegar", mas não adiantou.

E assim começou diferente aquele ano a festa para Simão bem como terminou também, terminou carregando a cruz do salvador do mundo, do verdadeiro cordeiro pascal, do Senhor o todo poderoso a qual a nação Israelita tão esperava, mas não haviam reconhecido.

Simão de Cirene é até hoje lembrado como o homem que carregou a cruz de Cristo. Que honra para esse homem, no dia do Senhor será lembrado por este feito. Mas naquele momento não era uma honra, mas sim um ultraje, no coração de Simão existia uma confusão antagônica de sentimentos, pois ele pode sentir a fúria humana de um mundo submerso ao pecado lançada sobre um homem, ele exalou o cheiro podre de um ódio mortal, bem como sentiu um aroma de amor que exalava da vida daquele homem, uma paz sobrenatural que vinha dele, e apesar dos ferimentos não queria largar aquela cruz, pois representava algo muito importante para Ele.

Esses acontecimentos marcaram a Simão no mais profundo de sua alma pelo resto de sua vida, ele nunca mais seria o mesmo homem, ele nunca mais esqueceria o que tinha visto, o que sentiu ao carregar aquela cruz. A bíblia não fala mais de Simão de Cirene, no entanto Paulo em Rm 16.13 faz uma referência a  sua esposa e ao seu filho Rufo como cristãos atuantes na igreja de Cencréia. Tenho a plena convicção que Simão ao carregar a cruz de Cristo, soube em seu coração que ele era o Senhor e houve salvação para a sua casa.

 E assim queridos irmãos a cruz que foi escandá-lo para muitos foi salvação para Simão e sua casa.

A cruz de Cristo para alguns é maldição, nem pudera ser diferente, pois a crucificação era um método de execução que a lei romana destinava aos piores bandidos, aos piores criminosos.

A cruz de Cristo para muitos era sofrimento, a pessoa crucificada não morria das feridas nas mãos e nos tornozelos. O sangue da vítima suspensa, especialmente a que sofrera grande hemorragia em decorrência dos açoites que eram realizados para enfraquecer a vitima, era pressionado para frente inferior do corpo. O batimento cardíaco aumentava, e após um sofrimento que podia durar dias, a vitima morria de insuficiência circulatória

A cruz de Cristo para muitos era escárnio, zombaria, Jesus foi entregue aos soldados afim de que o preparassem para a crucificação e eles tiveram grande prazer em escarnecer de Jesus,não compreendiam e nem gostavam dos judeus, ridicularizar e atormentar alguém que se denominava rei dos Judeus, deve ter estimulado a hostilidade e a crueldade que eles mantinham reprimida. A palavra nos conta que enquanto Jesus sofria a dor terrível da crucificação, os soldados próximos lançavam sorte pela suas vestes eos que iam passando zombavam dEle.

Mas para mim a cruz de Cristo simboliza um instrumento de amor usado por Deus para salvar a humanidade para salvar você e a mim Colocensses 1.20 diz:

"E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus."

Quando olharmos para a cruz, devemos lembrar que um justo sofreu sobrenaturalmente para que eu e você estivéssemos aqui essa noite. A cruz é sim instrumento de Graça porque Jesus teve uma atitude de amor imensurável quando decidiu se entregar por você, Ele sofreu a suas dores, Ele tomou sobre si suas angustias, sua chagas ele te deu vida estando você morto

"Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo"

E ao contrario do soldado romano que obrigou a Simão carregar a sua cruz, Cristo nos convida a negar-nos a si mesmo e carregar-mos a nossa Cruz e segui-lo.

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." Lc 9.23

E de uma certa maneira segui-lo é carregar em nossos corações e em nossa mente a cruz de Cristo e sua mensagem. Mas o que significa isso?

Significa abandonar tudo e aguarrar-se somente a Cristo pela fé do coração.

Significa abandonar o pecado; significa dar um passo em direção a Deus, não seja indiferente a esse amor meu querido irmão decida hoje, entregue o seu coração a Deus.

A cruz tornou-se o símbolo do cristianismo e o cristianismo ao contrario do que muito pensam não é algo mágico que torna a vida miraculosamente mais fácil, sem sofrimento e sem dor. O propósito da cruz não é evitar o sofrimento, a dor mas é produzir caráter em nós, para poder enfrentá-los. A cruz não nos oferece uma saída fácil para os fardos de nossas vidas, mas fortalece para que possamos carregalos.

 Em meio as provações olhemos para a cruz e nos lembremos que Cristo nos deu a vitória, a mensagem da cruz é poder de Deus.

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" Ico 1.18

Queridos irmão a teologia da cruz é a mais pura dos ensinamentos e nada mais é doq eu sermos crucificados com Cristo diariamente, um constante morrer e ressuscitar com Cristo.

"Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos."


 

Nenhum comentário: