2010/11/01

Tema: Os Inimigos da família

Colocensses 3.18-21

Nosso pais tem enfrentado muitas crises institucionais ao longo de sua história, mas nenhuma tem se mostrado tão danosa e ameaçadora quanto a desintegração familiar.

A família é a base da sociedade, é a escola onde se forma o caráter dos brasileiros, onde se cultiva valores como a decência, o respeito, o amor, a fidelidade, a honestidade, a responsabilidade, a solidariedade.

A família é um projeto divino – uma idéia que nasceu no coração de Deus, executada por Ele mesmo. Foi um plano incluído dentro do projeto geral da criação. Se as famílias deixarem de cumprir sua missão, como instituição divina, toda a nação estará em colapso. E bem na verdade já estamos vivenciando este colapso nos dias de hoje: pedofilia, roubo, assassinatos, adultérios, corrupção, drogas são de certa forma direta ou indiretamente subprodutos de famílias desestruturadas.

Pense comigo irmãos: quem seria o maior interessado em arruinar essa instituição divina? Quem seria o verdadeiro mentor ou instigador de toda sorte de campanha ideológica que venha difamar e ridicularizar e desacreditar a família? A resposta é óbvia e esta na Bíblia é o príncipe deste mundo o maligno 1Jo 5.19

Queridos o ataque de satanás contra a família é ferrenho é pesado, ele quer a aniquilação total da família e para isso ele conta com ajuda de seus colaboradores, seus servos malignos? E quem são eles? Será que são os demônios apenas? Não, ele usa seus servos humanos, e quem são esses? são todos aqueles que andam segundo o costume deste mundo e estão sob o seu domínio e são inspirados por ele para produzirem livros, revistas, filmes, novelas, desenhos, propagandas e coisas tais que só deixam na mentes por onde passam um rastro de perversidade, de infidelidade, rebeldia, desunião, indisciplina etc.

Desde o jardim do Edem o diabo tem tentado destruir o lar com provocações exteriores e interiores e com certeza há muitos inimigos fora do lar que prejudica a vida familiar (vícios, más amizades, Dinheiro, sexo), mas não podemos esquecer que muitas famílias estão sendo destruídas de dentro para fora por valores perniciosos, ou seja, valores que trazem danos as famílias, valores que causam problemas e dificuldades nos relacionamentos familiares. A família esta sendo implodida. (explicar implosão)

Talvez a maior evidência desses conflitos esteja no grande numero de separações conjugais. O numero de divórcios aumentou assustadoramente. E dentro das igrejas evangélicas é grande o número de separações, o inimigo tem sido rápido e tem agido ferozmente em busca de seu objetivo que é a destruição desta instituição divina.

Exemplos de inimigos existente dentro do lar que destrói a família

1) CIÚMES E COMPETIÇÃO

Irmãos esse inimigo é muito perigoso porque estamos falando de sentimentos que estão no coração de muitas pessoas dentro de uma família que ninguém percebe é algo velado e as vezes difícil de identificar. É muito triste quando no lar existe ciúmes entre os irmãos. Às vezes os ciúmes é provocado pelos próprios pais que demonstram uma preferência por um filho em detrimento do outro. Quando olhamos para o livro de Gn 25.27-28 veremos que foi justamente isso que estava acontecendo no lar de Isaque e Rebeca.

Isaque gostava mais de Esaú e Rebeca preferia a Jacó. Talvez irmãos Isaque mostrasse preferência por Esaú porque nele representava tudo aquilo que ele no fundo queria ter sido – um rapaz corajoso e valentão, enquanto Jacó era mais pacato exatamente como ele era. Essa preferência do pai para com o irmão causou marcas profundas em Jacó que era mais caseiro e gastava mais tempo com sua mãe, tornando-se assim o predileto dela. O resultado foi a frustração da parte dos dois irmãos que viviam em constante competição um com o outro. E vocês conhecem a história dessa família Jacó engana o irmão duas vezes e uma dessas usando da mentira para enganar o próprio pai que já não enxergava e isso com a ajuda de sua própria mãe, e mais tarde Jacó teve que fugir porque seu irmão queria matá-lo. Triste fim dessa família.

Infelizmente esta história se repete muitas vezes hoje em dia, inclusive nos lares cristãos. Temos vistos irmãos que não estão dispostos a ajudar o outro. Às vezes o pai ou a mãe vê num filho uma qualidade ou uma característica que eles gostariam de te e admiram o filho por isso em dano do outro ou os pais vêem um filho como espelhos de si mesmo fazendo tudo do jeitinho que eles querem então este filho sutilmente acaba se tornando predileto. Às vezes os próprios pais se competem entre si para ganhar a atenção do filho. Cuidado porque o ciúmes e a competição destroem uma família.

2) A COMUNICAÇÃO

Irmãos estamos na era da comunicação. a cada dia que passa o mundo se torna menor, pois a facilidade da comunicação divulga rapidamente comportamentos e acontecimentos em qualquer parte do mundo quase que imediatamente, reduzindo a distância e aproximando pessoas. Um episódio ocorrido em qualquer localidade corta o espaço e o tempo em segundos, instantaneamente via satélite é se torna conhecido de todos.

Contudo queridos irmãos é lamentável perceber que o desenvolvimento que tanto facilita a vida moderna, não reduz as constantes deficiências na comunicação interpessoal e mesmo familiares e acaba sendo muitas vezes o grande vilão na destruição de uma família. A comunicação acaba sendo um inimigo dentro do lar não só quando existe a falta dela, mas principalmente quando ela existe, mas é truncada e ineficiente. "A comunicação é o que a pessoa entende não que você fala"

Dicas para uma comunicação eficaz:

A) A comunicação de vê ser aberta

No lar todos precisam sentir-se à-vontade, cada um deve ter espaço para compartilhar seus problemas, para resolver suas duvidas, falar de suas necessidades, comemorar suas vitórias, deve haver em uma família espaço para uma conversa aberta, sem barreiras, sem preconceitos. A falta de uma comunicação aberta tem obrigado muitos a extravasar as suas necessidades com outras pessoas ou com outras coisas.

B) A comunicação deve ser honesta

A falta de honestidade na comunicação familiar é um inimigo fatal para a existência da família. É triste constatar que muitos filhos aprendem a mentir com os próprios pais, pois vêem que eles não são totalmente honestos no que falam um para o outro. Em casa onde todo se conhecem e até conhecem os pontos fracos a honestidade tem que ser levada sério.

Existem muitas crises conjugais que são geradas pela ausência de sinceridade entre os cônjuges. A família é o lugar onde todos precisam ter um relacionamento transparente e exista a pratica da verdade.

C) A comunicação deve ser mútua

Em casa cada um deve se preocupar com o problema do outro, é preciso que haja uma disposição de ouvir, de compartilhar sabendo concordar e até discordar se for o caso, mas sempre visando o bem estar da família. Comunicação não é só falar, mas também e principalmente ouvir. Muitas vezes corre um monologo entre os membros de uma família, apenas um fala enquanto os demais ouvem ou então todos falam juntos e ninguém se entende. Comunicação implica em dedicar tempo uns para com os outros, é desenvolver um dialogo construtivo.

D) A comunicação deve ser amorosa

O amor é um dos principais ingredientes da comunicação. Precisamos aprender a permear cada gesto, cada palavra, cada atitude com pitadas de amor. Ao invés de comunicarmos com dureza, ripidez, ira nos momentos de discussão devemos ter uma atitude amorosa PV 15.1 "A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Essa comunicação amorosa é característica de todos que se chamam discípulos de Jesus.

Esse amor não pode ser teórico apenas de palavras, mas deve ser expressado através de atos concretos tais como: carinho, afeto, abraço, beijo, atenção, dialogo, tempo etc...

"Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade." 1Jo3.18

3) ADMINISTRAÇÃO DAS FINANÇAS

Uma das questões de maior peso e influência na vida de uma família é a questão financeira. Todos sabem que o sustento digno de uma família é uma questão séria e deve ser administrada com bons critérios, pois as finanças tem sido o carrasco da destruição familiar. São muitos os problemas familiares que envolvem a vida financeira e infelizmente a má administração dessa área é um inimigo voraz da família. satanás tem feito o seu dever de casa e com isso tem aprisionado muitas pessoas ao consumismo. Infelizmente somos uma geração consumista, sofremos uma persuasão forte pela mídia, exemplo: Moda, Marcas, Carros etc. hoje as opções de consumo são as mais diversas temos mercados supermercados, lojas mil, bom o cardápio é grande para estimular as vendas e o apetite dos consumidores.

A nossa vida acaba sendo transformada em uma roda viva... a gente trabalha...recebe... gasta... e assim vai. Tem gente que compra não por necessidade, mas sim pelo simples prazer de comprar, é comum vermos pessoas se deixarem levar pelas promoções e ofertas sem pensar nas conseqüências. Precisamos estar atento as artimanhas do mercado. Algumas artimanhas;

a) compre agora e pague depois:

Irmãos nunca em uma cultura foi tão comprometida com essa filosofia, anúncios enganosos alimentam a crença que podemos comprar sem parar sem que nos endividemos até o pescoço. As pessoas tem gastado tudo o que tem e o que não tem enterrando-se em dívidas, laçam mão de um dinheiro que ainda não ganharam comprando em prestação, o que não é nada saudável, pois acabam pagando juros altíssimos e a vida vai ficando cada vez mais complicada.

Tem gente que só consegue entender "compre agora", mas não lê o final da frase pague depois, irmão você vai comprar sim porque as facilidades são enumeras, mas tenha uma certeza maior, a hora de pagar vai chegar.

Muitas famílias estão desmanteladas, arrasadas por dividas adquiridas neste contexto.

Tenha cautela!! Peça sabedoria à Deus para bem administrar sua finanças.

b) Cartões de Créditos

O uso destes plastiquinhos tornaram-se tão comum nos dias de hoje que muitas pessoas não percebem que se tornaram escravas deles. Tem gente que se desespera quando é informado que não pode usar o cartão visa para pagar o cartão máster card PV 22.7 "o que toma emprestado é servo do que empresta."

Os cartões de créditos tem levado centenas de famílias e muitas delas cristãs a escravidão financeira, gerando conflitos entre os familiares e frustrações.

4) A FALTA DE CULTO A DEUS NO LAR

"Quem não tem culto na vida, não tem vida no culto" esta expressão é verdadeira, pois que não tem vida de adoração no lar durante a semana, não é no culto de domingo que vai conseguir desfrutar de uma comunhão mais intima com Deus.

O culto doméstico tem sido motivo de benção para todos as famílias que o praticam, auxiliando na edificação espiritual especialmente as das crianças, pois o lar é a primeira escola e deve ser o lugar de adoração e crescimento espiritual.

Infelizmente muitas de nossas famílias abandonaram ou nunca tiveram uma vida devocional séria. Se a família não sabe cultuar a Deus juntos em seus lares, com certeza enfrentarão serias dificuldades e colherão conseqüências tais como:

a) Derrota interna: o lar que não ora e não estuda a palavra juntos quase sempre não terá união. A oração individual não substitui a oração em família.

b) Derrotas externas: quem não se reveste da armadura de Deus em casa, não estará pronto para enfrentar as ciladas do inimigo lá fora. É dentro da espiritualidade do lar que o cristão mais se fortalece.

c) Crises vocacionais: quando a família não busca a vontade de Deus para o seu lar, não saberá orientar seus filhos a descobrir o propósito de Deus para a vida deles.

d) Enfraquecimento da Igreja: é verdadeira a frase "famílias fortes, igrejas fortes", a espiritualidade da família reflete sensivelmente na igreja


3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom mesmo.
Que o Senhor continue usando sua vida para o despertamento espiritual.
ValAlves.

Unknown disse...

Muito obrigado Senhor Pastor. Que Deus continue abençoando rica e maravilhosamente você e sua família.

Joaquim Tiócrito Armando. from Sumbe-Kwanza Sul-Angola (+244 934 79 47 00)

Anônimo disse...

Obrigado esse estudo vai mudar minha vida familiar, com a ajuda de Deus