2010/11/01

A TEMPESTADE QUE NOS ALCANÇA POR NÃO DAR-MOS CRÉDITO A VOZ CERTA

Texto: Atos 27.1-44

 

Com certeza todos vocês já leram esse relato bíblico onde Paulo apelando para Cesar é entregue nas mãos dos soldados para ser levado até Roma e ali ser interrogado por Cesar. E saindo do porto de sidom a caminho de seu destino o navio a qual Paulo se encontrava deparou-se contra uma grande tempestade que levou o navio a pique e todos os homens ao mar, os quais nadaram para uma ilha próxima chamada malta.

Amados talvez você já tenha lido esse relato e para você é apenas um relato histórico narrando um acontecimento, como tantos outros narrados na palavra de Deus no livro de atos, entretanto Querido leitor essa narrativa é cercada de ensinamentos e princípios maravilhosos que muitas vezes não enxergamos a primeira leitura, mas que pode fazer grande diferença em nossas vidas.

Amados talvez você não saiba o que é passar por uma grande tempestade em alto mar durante 14 dias e 14 noites sendo fustigado por tufão que sobrevêm de repente sobre o seu navio, tirando a esperança de sua vida como foi tirado daqueles homens.

Mas Tenho certeza que muitos de vocês já experimentaram ou tem experimentado o furor dessa tempestade em sua vida financeira, emocional, familiar, conjugal, e principalmente espiritual, que vem de surpresa nos pega desprevenido e brinca com as nossas vidas e nos joga de lá para cá, assim como o navio é jogado pelas ondas do mar em meio a tempestade e assim como ele nossos mastros são despedaçados (ou seja princípios são destruídos) as nossas velas são arrancadas violentamente pelo vento (ou seja nossas vontades de seguir em frente o nosso sentido de caminhar)

Talvez você esteja refletindo sobre isso e dizendo é verdade eu estou vivendo essa tempestade em minha vida e se pergunta, mas porque isto esta acontecendo comigo?

Querido uma dessas respostas se encontra no vs 10 e 11, muitas vezes entramos nessas tempestades porque não ouvimos a voz certa damos mais credito a um estranho do que a um amigo, damos mais credito as pessoas do que a Deus. Foi isso que aconteceu com aquela embarcação, Paulo tinha avisado tentou persuadi-los a ficar na cidade de bons portos, ele era uma pessoa viajada possivelmente tinha experiência de navegação, no entanto o centurião deu mais credito ao mestre do navio e por causa disso eles pagaram um grande preço.

Muitas de nossas lutas sobrevêm por que não ouvimos a vos certa, Deus nos manda fazer assim, porem fazemos aquilo que vemos outras pessoas fazendo e não fazemos como Deus nos orientou a fazer. Deus nos diz vai por ali, porem eu e você ouvimos outros que dizem vai por ali e por ali seguimos, no primeiro momento achamos que vai dar certo e vamos conseguir chegar onde desejamos, mas é puro engano e ai vemos os tufões                                 da vida a nos cercar. (vs 13 e 14)

Queridos e olha o que acontece quando a tempestade nos pega de surpresa vs15 "não podemos resistir e somos deixados levar pelo vento" perdemos nossas forças desistimos de lutar e deixamo-nos levar pela situação.

Se você ainda não entrou na tempestade e não quer que ela te alcance, preste atenção e guarde o que eu vou dizer no seu coração "ouça a voz certa"

Agora se você já esta navegando por águas turbulentas e esta no meio de uma tempestade, é preciso dar alguns passos para sair dela antes que ela afunde o seu barco.

 

1º passo: VS 23 saber a quem você pertence e a quem você serve.

Quando a tempestade da vida nos alcança inesperadamente e passamos por momento de dor e sofrimento, temos a tendência de nos isolarmos e o sentimento de abandono e solidão cresce dentro de nossos corações. Achamos que estamos sozinhos e as nossas forças vão se esvaindo com o passar do tempo. Mas aqui nesse versículo Paulo nos ensina algo profundo enquanto os experientes marinheiros estavam atemorizados e já sem esperança, Paulo se mantia firme e confiante, pois ele sabia a quem ele pertencia e a quem ele servia, ele entendia que Deus tinha um propósito para tudo aquilo e que Deus iria guardá-lo. Querido você pertence a Deus e é a Ele quem você deve servir, é Ele quem você deve honrar, é Ele que você deve buscar e é só Ele que pode tirá-lo ou tirá-la dessa tempestade, Paulo sabia disso e nisso ele cria. Creia você também 2Co 4.17 "Porque a nossa leve e momentânea [tribulação] produz para nós um peso eterno de glória mui excelente"

Manter os seus olhos em Deus e confiar que Ele tem o melhor pra você, é o melhor caminho para sanar a sua dor, seu sofrimento, mas isso você só vai conseguir se realmente entender e crer em seu coração que a sua vida, a sua vontade, tudo que há em você pertence a ele.

Rm 8.28 "E sabemos que [todas as coisas] contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

 

 

2º passo: VS 25 Confiar em Deus.

Para sair da tempestade é preciso confiar em Deus e deixar Ele agir, para você ver o milagre, porem muitas pessoas quando estão passando por algum tipo de tribulação se desesperam e acabam agindo como os marinheiro agiram, começam procurar solução para escaparem da morte que era certa, (16 a 19 ler) começaram lançar tudo em auto mar se desfazendo de tudo. Quantas pessoas procuram resolver seus próprios problemas sozinhos e para sair de uma tempestade financeira, vendem a teve o som, o carro depois a casa e quando se apercebem venderam tudo que tinham e ainda estão devendo, outros para resolver seus problemas familiares ou conjugais, espirituais, ou seja, qual for o problema, assim como os marinheiros tentam fugir do barco (30) e deixam o problema para trás sem resolver.

Nunca sairemos de nenhum problema e nunca venceremos as tempestades se não confiarmos em Deus vs 31 A palavra de Deus é bem clara quanto a isso "Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento." PV 3.5

Quando estamos passando por momentos difíceis temos a tendência de esquecer-se dos feitos poderosos de Deus em nossas vidas e nos desesperamos e num ato de insanidade queremos pular do barco e se assim fizermos morreremos afogados no mar da vida. "Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR." Jr 17.7

Confiar em Deus meus irmãos é colocar genuinamente o seu problema nas mãos de Deus e descansar e copo, coração e alma. Confiar em Deus é experimentar a Paz sobrenatural narrada em Felipenses 4.7 "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.". confia em Deus é se manter fiel mesmo em condições adversas

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)." Habacuque 3.17-19

Confiar em Deus é crer no impossível "Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?" Jr 32.27

Confiar em Deus é Crer no invisível no sobrenatural "Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível." Hb 11.27

Confiar em Deus é crer que Ele esta presente em todos os momentos "eis que eu estou convosco [todos os dias], até a consumação dos séculos."

3º passo nos alimentarmos espiritualmente VS 34.

Irmãos a bíblia nos diz que esses homens estavam dias sem alimentar-se o desespero era tão grande que muitos não tinha, vontade nem de comer  e realmente é assim mesmo quando perdemos  as esperanças não temos vontade de comer entramos num estagio de depressão onde as coisas essenciais da vida já não nos importam mais, não falo apenas de comida ,mas falo de família, amigos, emprego etc entramos num estagio onde a letargia corre por nossas veias dosando uma morte lenta e cruel, esse marinheiros estavam assim, mas Paulo sabendo a quem pertencia confiando em Deus não se deixou dominar por esse sentimento. Ele nos ensina outro principio importante para as nossas vidas que mesmo que temos promessas de Deus e confiamos nEle precisamos nos alimentar para enfrentarmos as tempestades da vida. Meus queridos Deus havia falado para Paulo que nenhuma pessoa se perderia, havia uma promessa no entanto eles precisavam comer para que pudessem ter forças e sobreviver ao naufrágio. Paulo nos deixa um principio pratico para que possamos suportar as tempestades da vida. É nos alimentarmos espiritualmente, nós precisamos orar, ler a palavra de Deus para recobrar o nosso animo.

Tem muita gente que não consegue sair da tempestade porque não quer se alimentar acha que não adianta de nada, outros desesperados sem esperança não tem fome espiritual, mas uma coisa pé certa é preciso "comer para sobreviver".

"Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim." Jo 6.57  

Não adiantar sabermos a quem pertencemos e dizer que confiamos em Deus se não colocarmos em pratica, se não agirmos. Uma vida de oração, de Jejum.de leitura da palavra é fundamental para que possamos ser vitoriosos em qualquer crise ou dificuldade que nos acometa.

 Sede sóbrios; [vigiai]; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" 1 Pe 5.8

 

 


 

Nenhum comentário: