2010/11/01

O grito da Vitória

 Marcos 15.33-39

 

Quem não gosta de festa? As festas nos proporcionam momentos felizes de comemoração. Mas comemoração de quê? No Ocidente, não há uma preocupação com o caráter e a natureza inerentes às festas e, quase sempre, elas se tornam um fim em si mesmas. É a festa pela festa. Contudo, isso não se dá com a cultura oriental, em que as festas assumem um significado histórico em momentos que oscilam entre a alegria e a tristeza.

"As festas judaicas tinham diversos propósitos. Algumas, não passavam de mais uma espécie de culto ou adoração a Deus. Nessas ocasiões, o povo, arrependido de seus pecados, buscava o perdão e a bênção de Deus. Era o momento de purificar a alma e de marcar um novo começo. Outras festas eram, também, ocasiões de adoração, mas se manifestavam em alegres ações de graças. Sempre que as colheitas eram abundantes e os rebanhos se multiplicavam bem, o povo expressava grande aptidão a Deus, e faziam isso dançando pelas ruas. Cantavam e tocavam instrumentos musicais em louvor ao Deus que tanto os abençoara. Em algumas festas, havia instantes de oração e meditação. Contudo, sua forma de adoração mais comum era o regozijo, com muita música, alegria e banquetes".

Mas vejamos agora, qual é a verdadeira origem da Páscoa? Não tem nada a ver com ovos nem coelhos. Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga, porém, foi fatal: a matança dos primogênitos - o filho mais velho seria morto. Segundo as instruções Divinas, cada família hebréia, no dia 14 de Nisã, em nosso calendário este mês corresponde a março- abril deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervam amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.

Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, na língua hebraica é pessach, palavra hebraica que significa "passagem" "passar por cima". Esta festa deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.

A maior parte das igrejas evangélicas comemora a morte e a ressurreição de Cristo através da Cerimônia da Santa Ceia. Na antiga Páscoa judaica, as famílias removiam de suas casas, todo o fermento e todo o pecado, antes da festa dos pães asmos. Da mesma forma, devem os cristãos confessar os seus pecados e deles arrepender-se, tirando o orgulho, a vaidade, inveja, rivalidades, ressentimentos, com a cerimônia do lava-pés, assim como Jesus fez com os discípulos.

O Homem moderno, em suas muitas ocupações, tem se esquecido do profundo significado da festa da Páscoa. E tem esquecido dos acontecimentos que marcaram os últimos momentos de vida de Jesus.

Queridos irmãos esse texto a qual lemos nos mostra o a dor a o sofrimento de Jesus na cruz do calvário, mas quero convidá-lo a junto comigo examinar o VS 37 desse texto, pois nos relata a ultima palavra que Jesus falou na cruz do calvário antes de morrer segundo o relato de Marcos, não foi na verdade uma palavra especificamente, mas um som monossilábico que nem por isso deixou de ser tão profundo e tão revelador quanto as palavras contidas na Sagrada Escritura.

"Dando um grande brado expirou." Dando um grande brado, grande Berro, ulrro, ou melhor um grande Grito morreu...

Um grito que com toda certeza ecoou por todo o monte do calvário mais conhecido como o monte da caveira, alcançando os ouvidos de seus algozes espectadores (soldados romanos, fariseus, curiosos) bem como alguns de seus discípulos que ali estavam aos pés da Cruz. Um grito tão alto, tão estremecedor, tão constrangedor que não conseguimos sequer imaginar a dimensão da realidade ou do impacto que esse grito trouxe aos corações das pessoas que ali estavam assistindo o massacre de um justo. Ao ponto queridos irmãos de arrancar um testemunho de um dos seus carrascos que ali assistia de perto a sua morte dizendo "verdadeiramente este homem era o Filho de Deus".

Um grito seguido de morte, um grito que nos faz refletir sobre o seu significado. Será que era apenas um grito de dor? Ou de desabafo? Ou de raiva? Para mim esse grito revela o mais profundo do coração de nosso Senhor Jesus Cristo, o âmago de sua missão.

Quero compartilhar com os irmão 4 significados desse grito:

 

1)     Grito da Humilhação

 Queridos irmãos para mim esse grito representava o grito da humilhação, primeiramente Cristo deixa de sua glória ao lado do Pai e vem ao mundo em forma de mortal, "Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote" Hb 5.5. Foi rejeitado pelo o seu próprio povo, trocado por um assassino "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum" Is 53.3, espancado violentamente pelos soldados, escarnecido e ignorado pelos sacerdotes os quais deveriam adora-lo "Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina"(por pedra de tropeço). At 4.11 e por ultimo estava sofrendo a morte mais humilhante e dolorosa daquela época decretada apenas aos mais vil assassinos, a morte de Cruz. "...o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus." Dt 21.23

Talvez queridos nessa noite de páscoa alguém adentrou este recinto com esse sentimento de humilhação, talvez seja por não ter um bom emprego, talvez seja por que alguem tem te ignorado, eu não sei, mas uma coisa eu sei, Jesus conhece a sua dor, ele sabe muito bem o que voc esta sentindo porque ele sentiu isso na cruz por amor nos Ele quer liberta-lo desse sentimento.

 

2)     Grito da Dor

Jesus antes de ser colocado no madeiro sofreu uma violenta surra, foi esbofeteado e severamente açoitado, 1 açoite era 40 chibatadas, por conta disso todo o seu corpo estava machucado e ensangüentado, colocaram uma coroa de espinhos que cravaram em sua testa. Então o pregaram sobre uma cruz com grandes cravos, suas mãos e seus pés foram dilacerados pelos pregos que o transpassaram, como resultado o nosso mestre teve uma perda continua de sangue por pelo menos três oras inteiras, as câimbras iam se alastrando por todo o corpo devido a sua posição na cruz, seus nervos atrofiando e a cada momento que passava a asfixia ia lentamente matando o nosso Senhor.

Sim queridos irmãos esse grito era sim um grito de dor, uma dor que não podemos mensurar, mas era uma dor com propósito era uma dor acentuada pelo nossa dor, pelo castigo de toda a humanidade Is 53.4 "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."

Mas queridos com certeza essa dor física não foi a que Cristo mais sentiu, talvez não tenha sido a principal causa da morte de Jesus, historiadores dizem que uma pessoa crucificada podia ficar até 3 dias naquela condição, por isso que eles quebravam as pernas dos crucificados, para eles não fugirem, a  de Jesus não precisou pois ele havia morrido no mesmo dia. Para mim a dor que apressou a morte de Jesus foi a dor da solidão.

 

 

 

 

3)          Grito da solidão

 

(34) Por volta das três horas, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lama sabactâni?", que significa: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?"

Naquele momento Jesus estava sentindo-se sozinho, abandonado por Deus, Ele sentiu que sua comunhão já não era mais a mesma, não sentia mais a presença do Pai em sua vida.

Jesus orou diferente. Ele, que vivia na íntima comunhão com seu Pai Celeste; Ele, pelo qual Deus falava com Seu povo; Ele, que declarou ousadamente sua vocação e autoridade perante a mais alta corte religiosa judaica (Marcos 14.62); Ele, que foi condenado (14.64); será que esse Deus anunciado por Ele e confirmado como real através de sinais e milagres, agora atenderia a Jesus, glorificando-O perante o mundo? Nada disso aconteceu. O Deus de Jesus havia abandonado seu Servo! Publicamente entregue, abandonado, no mais íntimo de Sua alma. Jesus mesmo o confessou. Era um "scandalon" para seu tempo, um escândalo (1.Cor.1.23). Ainda hoje o é. Nenhum mártir jamais fora tão abandonado por Deus como o Jesus crucificado.

.Is 59.2  diz que os nossos pecados fazem separação, " Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." Cristo foi abandonado por Deus por conta do pecado da humanidade que estava sobre ele principalmente o meu pecado e o seu pecado. Sim os nossos pecados trouxeram sofrimento para Cristo e se estamos aqui hoje é porque ele não desistiu e suportou todo o sofrimento causado por nossas iniqüidades.

Talvez você tenha entrado aqui esta noite com este sentimento de abandono, não consegue orar, não consegue ler a bíblia, as suas orações não passam do teto e tem se sentido sozinha, olha para um lado e num vê ninguém que te estenda a mão, talvez nesta semana ate passou pela sua cabeça Deus esqueceu de mim...

Jesus esta dizendo não desista, eu conheço a sua dor, eu conheço a sua solidão, eu também passei por isso no calvário por amor a você e não desisti e é por isso que você esta aqui. Querido se você não consegue orar apenas chorar, então chore, chore, chore, não deixe as dificuldades secarem suas lagrimas, uma lagrima para Deus é uma oração, se você apenas tem vontade de gritar então grite, entra no seu quarto e grite, grite, grite e Jesus entenderá porque foi um grito a ultima expressão de amor que Jesus ofereceu ao pai por amor a nós.

No do silêncio de Deus, Jesus não jogou fora sua fé no Seu Pai. Ele não "amaldiçoou a Deus e morreu" (conforme o conselho da mulher de Jó; 2.9). Ele se agarrou a Seu Deus, continuando a chamá-lO: "Meu Deus, Meu Deus" . Não desista agarra-se também ao deu Deus.

 

 

4)     O grito de amor

 

O final de seu breve ministério chegou ao fim, a sua missão foi cumprida, a sua morte trouxe vida a todos nós, o seu amor superou a dor, a humilhação, a solidão, a angustia e o medo que passou naquele momento sombrio da morte. Aquele grito significou que Ele havia conseguido cumprir sua missão a vitória de toda humanidade estava confirmada e o seu grito ecoa nos dias hoje por todo o mundo através de nossas vidas quando testemunhamos de sua palavra.

"Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." II Co 5.21

A obra de reconciliação de Deus com o homem, naquele dia memorável, não se realizou no Templo, no Altar coberto com o sangue de cordeiros inocentes, mas no Gólgota. A partir daquela hora, nada mais o homem poderia apresentar a Deus como "mérito", uma vez que matou e eliminou O Verbo enviado por Ele. Daquele momento em diante, Deus somente pode ser conhecido através da "Graça imerecida", pela fé somente; não mais através de esforço religioso, ritos ou boas obras.

 Conclusão

Irmãos tem muita gente que quando lembra do sofrimento de Jesus chora pelo sofrimento do mestre, fica arrependida por seus pecados, mas tudo é passageiro não se converte de verdade no Livro de Lucas 23.27-28  "E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos."

Sabe meus irmão tem muita gente que tem que chorar não por Jesus, mas por elas mesmas por que vivem ainda aprisionadas nos vicio do tabaco, das drogas, da prostituição, da religiosidade, da incredulidade. Jesus esta ao lado do Pai no trono celestial, mas e você? Se você não se converter com certeza o seu futuro é certo num lugar de dor e ranger de dentes.

Jesus levou seu amor por nós até as ultimas conseqüências que foi a morte. E você Igreja também tem levado o seu amor por Cristo até a ultima conseqüência?


 

Nenhum comentário: