2010/11/01

Aos pés do Salvador

Texto: Lc 10.38-42

 

"Marta! Marta! andas inquieta com muitas coisas e te preocupas com muita coisa"

Queridos as palavras de Jesus a Marta nos adverte profeticamente e com certeza nos dias de hoje, ela ganha força numa época a qual vivemos dias de intensa correria. Em outras traduções diz que Marta agitava-se ou correia de um lado para outro. A agitação, a inquietude bem como a preocupação são as marcas da humanidade do século 21. Como se fizesse parte do DNA humano essas marcas vão se perpetuando pelas gerações e vão forjando mutações nos valores sócio-econômicos como também nos valores religiosos.

As pessoas têm vivido dias de muita correria, de casa para o trabalho, do trabalho para casa, de casa para a escola da escola pra casa e assim vão vivendo a suas vidinhas corrida. Mal elas têm tempo para descansar e desfrutar de momentos de intimidade com Deus e quando tem elas se dobram aos pés da televisão, aos pés da internet ou até mesmo ao pés de uma cama confortável, ou seja, o pouco tempo que elas possuem na grande maioria das vezes passam dormindo, assistindo TV, conectado a internet e assim vão levando suas  vidas, fazendo parte do meio, correndo atrás dos mesmos objetivos, sem aperceberem que estão sendo engolidas por um sistema demoníaco, mundano.

Irmãos neste texto de Lc 10.38-42 aprenderemos que essa correria não é a melhor parte de nossa vida, pelo contrario ela é digna de repreensão. Marta foi repreendida pelo Próprio Senhor Jesus por correr de um lado para o outro, por ficar ansiosa e preocupadas com tantas coisas. No VS 40 a passagem nos mostra que Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada com muitos serviços, tão preocupada com as coisas desse mundo que não se apercebeu que estava perdendo um tempo precioso de desfrutar da presença do Rei dos Reis, do Deus verdadeiro, do Deus encarnado que estava em sua casa. O Deus que havia ressuscitado Lazaro.

Muitos andam distraídos com tantas coisas m muitos serviços, estudos, trabalhos, empregos e ficam completamente cegos frios espiritualmente - até irritados - e chegam ao senhor para murmurarem, reivindicarem, questionarem e ficam com autopiedade, comiseração e não conseguem adorar nem ouvirem a voz do senhor, e até dizem para Deus: Eu estou fazendo e acontecendo e etc.   A ansiedade, o afã, impede o relacionamento com Deus; A nossa carne, o eu, ego, a nossa visão fala mais alto e com isso não nos prostamos aos pés de Jesus, nem ouvimos a sua voz.

Amados quantas pessoas hoje acabam tendo uma atitude semelhante à de Marta, e por conta da correria, não tem percebido o agir de Deus em sua vida ou o que é pior não tem percebido a falta de Deus em sua vida. Passam dias, semanas, meses e até anos sem ter comunhão com Deus. Que vida vazia, que tristeza é viver despercebido de Deus e por conta disso pouco a pouco a chama que um dia reluziu em nossos corações vai se apagando, mesmo diante da ordenança de Paulo em 1Ts 5.19 onde ele diz "não apagueis o Espírito Santo"

Mas agora meus irmãos, quero chamar-lhe a atenção ao VS 39 onde veremos outra atitude, atitude esta que contraria toda essa lógica mundana de correria e agitação. Veremos neste momento a atitude de Maria a qual a passagem bíblica nos diz que alheia ao corre-corre de sua irmã                "Maria aquedava-se aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos", ou seja, Maria estava desfrutando o momento, aproveitando a cada segundo, a cada minuto, pois ela havia escolhido a melhor parte.

 

Irmãos ao examinarmos a Palavra de Deus perceberemos que outras pessoas tiveram a mesma atitude de se lançar aos pés de Jesus para alivio de suas tensões e todas elas encontraram o que buscaram, por que estar aos pés do salvador é o lugar:

 

·    Aos pés do Salvador é o lugar onde encontramos o perdão de nossos pecados. Lc 7.36-38, 47

Sabendo que Jesus estava na casa do fariseu, uma mulher resolveu ir até lá se encontrar com Jesus. Naturalmente ela já conhecia Jesus por ocasião de Suas pregações. Podemos afirmar inclusive que ela era uma mulher convertida e queria dizer-Lhe que mudara de vida, era agora uma nova criatura.
Mas, ao chegar lá, a timidez a dominou, faltou-lhe a voz, sentiu-se excessivamente pecadora para olhar para Jesus face a face, sentiu-se envergonhada por ter levado uma vida tão desajustada.

Essa mulher reconheceu os seus pecados e estava ali com um coração quebrantado e uma alma aflita, implorando misericórdia e perdão. Aquela mulher deu o melhor do que dispunha. Ela deu tudo o que tinha. Jesus merece o melhor do que dispomos. Os discípulos acharam que era um desperdício derramar aquele alabastro sobre Jesus, mas Ele merecia tudo pois tirou aquela mulher das garras do diabo, através do Seu sangue.

Essa mulher a grande pecadora encontrou a certeza do perdão de seus pecados aos pés do Salvador e quando nos colocamos nessa posição com humildade, suplicando graça e misericórdia amando-o de todo o nosso coração ele também nos perdoara de todo os nossos pecados.

Talvez queridos essa noite eu esteja falando para alguém que precisa do perdão de Deus. Para tal irmãos nos prostemo-nos aos pés daquele que pode perdoar todos os pecados seja ele qual for. Talvez queridos essa noite eu esteja falando para alguém que já recebeu o perdão de Deus, mas não consegue aceitar e precisa se alto perdoar e é meus irmãos só aos pés do Senhor que ele curará a sua alma.

Por isso convido a você querido ouvinte a dar um passo de fé e se colocar aos pés do Salvador nessa noite.

 

·     Aos pés do Salvador é o Lugar de descanso Lc 8.35      (sobriedade e juízo)

Era noite, depois de uma tempestade, num lugar deserto, íngreme, cheio de cavernas, um cemitério, onde havia corpos expostos, alguns deles em decomposição. O lugar em si já metia medo nos mais corajosos. Desse lugar sombrio, sai um homem louco, desvairado, possesso, nu, ferindo-se com pedras, um pária, um aborto vivo, uma escória da sociedade.
Todos já haviam desistido dele, menos Jesus. Essa é a expressão do infinito amor de Jesus. O temido gadareno, um homem subjugado pelos poderes das trevas foi encontrado aos pés do salvador sentado, calmo e comportado.

Irmãos aos pés do Salvador encontramos descanso para os nossos sofrimentos, aos pés do Salvador encontramos alentos em nossas lutas.

Irmãos existem muitas pessoas que estão com suas vidas às avessas, estão sofrendo nas mãos do diabo entregues ao vicio do álcool, das drogas, do adultério, pessoas que num afam de encontrar descanso para as suas almas perambulam por diversas religiões e vão se ferindo com os embates da vida. Assim como o gadareno só encontraremos o verdadeiro descanso quando nos aproximarmos aos pés do salvador.

Por isso convido a você querido ouvinte a dar um passo de fé e se colocar aos pés do Salvador nessa noite.

 

·    Aos pés do Salvador é o Lugar onde depositamos os nossos fardos Mc 5.22

Jairo era um homem respeitado, culto, inteligente, com boa formação acadêmica e religiosa. Mas quando Jesus desceu do barco e a multidão festejava o seu retorno, o semblante de Jairo não era de alegria. Ele demonstrava um misto de tristeza e esperança. Sua filha de doze anos estava à beira da morte.

Perder um filho deve ser uma experiência tenebrosa. É uma situação que foge ao curso natural da vida. A Bíblia não dá detalhes sobre a doença de garota, mas é certo que era algo muito grave. Jairo vivia sobre a sombra da morte de sua única filha.

É fácil imaginar que Jairo usou de todos os recursos disponíveis para curar sua filha. Os melhores médicos, os melhores remédios. Cuidado e carinho não devem ter faltado àquela menina. Mas ainda assim, a morte rondava a vida daquela família e Jairo, o chefe da sinagoga, não podia fazer mais nada.

Você está vivendo uma situação parecida com a de Jairo? Talvez não com uma filha à beira morte, mas com alguma situação sobre a qual você já não tem mais controle? Você já usou todos os seus recursos, a sua inteligência e a sua influência para solucionar essa questão, mas nada mudou?

Eu quero lhe encorajar a tomar uma atitude que deveria ter sido tomada desde o começo da sua angústia: prostrar-se aos pés de Jesus e suplicar pela ajuda Dele.

 

·    Aos pés do Salvador é o Lugar onde todas as nossas aflições são acalmadas Mc 7.25,29-30

A mulher sírio-fenicia vivia angustiada, aflita por ver sua filha sofrendo muito em conseqüência de uma opressão causada por um demônio. E ela nada podia fazer para ajudá-la. Ela vivia numa região em que o deus forte era
considerado baal. Quando ela ouviu falar de Jesus, ela resolveu procurá-lo. Ela foi a Cristo, humilhou-se diante dele jogou-se a seus pés e rogou-lhe que libertasse sua filha.

Muitas vezes irmãos, lutamos com situações em que nada podemos
fazer para resolver. No caso da sirio-fenicia era um demônio perturbando sua filha. Ela não tinha recursos para resolver aquele drama. Qual é o drama que oprime seu coração e que seus recursos não são suficientes?

Mesmo em situações impossíveis podemos fazer alguma coisa. Aquela mulher foi procurar o Eterno Deus. Embora sua família tivesse uma história de tradição de servir a Baal, ela foi buscar a Cristo, pois ouvira falar do seu poder. Faça algo que coloque o Eterno dentro do circuito
de sua vida. Se humilhe se proste diante dos seus pés.

Por isso convido a você querido ouvinte a dar um passo de fé e se colocar aos pés do Salvador nessa noite.

 

·    Aos pés do Salvador é o Lugar de agradecimento Lc 17.16

Ao ser curado o leproso ele compreendeu, na verdade, o que Jesus havia feito em sua vida. A gratidão sincera envolve três coisas: atitude, adoração e dar glória a Deus. Esse homem teve a atitude de voltar-se para Jesus, adorá-Lo e glorificar a Deus.

Parece simples ser grato a Deus; todavia, não é. A atitude dos nove homens demonstra isso claramente. Na hora da angústia, correram o mais próximo que puderam de Jesus; agora, que poderiam estar bem junto Dele, não foram gratos a Ele pela bênção recebida. Eles buscaram a bênção de Deus, mas não o Deus das bênçãos.

Lembre-se, agradecer não é simplesmente dizer obrigado, pois um coração agradecido tem a atitude de voltar-se para Ele, adorá-Lo e, continuamente, glorificá-Lo.

 

·    Aos pés do Salvador é o Lugar onde aprendemos suas Palavras   Dt 33.3

Conclusão

Estar aos pés de Jesus é estarmos sobre o governo Dele; Quando isso acontece e deixamos Jesus governar nossa vida, tudo corre bem, tudo está no controle de Deus, e mesmo nas adversidades, nos ventos contrários, nos momentos difíceis, Jesus governando a nossa vida, todas as áreas são estruturadas, e quando sobrevêm as adversidades, é por um momento, Ele está sempre nos guiando, nos orientando, nos instruindo, nos dirigindo para seguirmos em frente e continuarmos avançando, porque Ele governa a nossa vida, e governo melhor que esse não tem.

Amados estar aos Pés de Jesus é o lugar mais abençoado do mundo, essa é a posição mais apropriada para todos os homens. Infelizmente a Igreja tem se agitado de um lado para o outro assim como Marta e por conta disso, a Igreja também tem deixado de estar no melhor lugar do mundo. Porém aqueles quem o amam e o adoram genuinamente sabem a onde devem estar.


 

Nenhum comentário: