2010/11/01

Fazei discípulos.

Texto: Mateus 28.18-20

 

Queridos irmãos o texto a qual acabamos de ler chama a nossa responsabilidade a uma obra a ser concretizada e essa noite Deus quer ter uma conversa seriíssima com cada um de nós. O que significa ser cristão? Quem é cristão? Para alguns, a resposta para essas perguntas é muito simples, ser cristão é uma questão de tradição, basta ter nascido em uma família cristã para ser cristão, há ainda quem pense que, ser cristão é saber de cor as questões doutrinárias ou então participar de uma igreja a um bom tempo.

O problema é que a luz das Escrituras, ser cristão não é tão simples assim. Conforme o ensino bíblico não basta ter nascido em um ambiente de tradição cristã e muito menos saber de cor salteada as doutrinas ou ter tantos anos de igreja, de acordo com o ensino bíblico ser cristão é seguir Jesus. Jesus é a vida "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Jo 14.6

Logo queridos irmãos seguir a Jesus é viver o cristianismo e uma palavra que resume bem esse seguir encontra-se no VS 19 discípulos, ser cristão genuíno é ser discípulo de Jesus. Mas queridos irmãos esse VS 19 não fala apenas em ser discípulo, mas em fazer discípulos a uma ordem expressa e irrevogável a todo cristão, aliás irmãos não há como ser discípulos de Jesus sem assumir o compromisso de fazer novos discípulos. A igreja, alicerçada em Cristo, é construída através do discipulado.

Sabe irmãos quando falamos de discipulados pensamos em algo novo como uma estratégia ou uma formula mágica para um crescimento extraordinário da Igreja, não pelo contrario, estamos falando do resgate de ser igrej,a de uma pratica adotada por Jesus e ordenada aos seus discípulos, e amplamente utilizada no Novo Testamento. O ministério de Jesus foi desenvolvido com base no discipulado. Jesus escolheu alguns homens para si e fez deles seus discípulos e esse processo de discipulado caracterizou-se pela instrução, pelo exemplo, pela paciência, pela capacitação. Aqueles que foram capacitados pelo Senhor, foram também transformados em discipuladores.

Se nós quisermos saber se somos verdadeiros cristãos, precisamos olhar para as nossas vidas e ver se temos frutos de discipulado. Se não temos feitos discípulos, se não temos caminhado com alguém, estamos enganando-nos a nós mesmos, precisamos nos arrependermos de tal pecado por que fomos chamados a um propósito de fazer discípulos.

Ser discípulo de Jesus é segui-lo, é imitá-lo, é praticar seus ensinos e atitudes, é viver dia a dia ao seu lado em obediência e submissão é cumprir a missão dada por Ele. Não podemos irmãos limitar a nossa experiência com Cristo apenas no ato da conversão. A conversão é o ponto de partida; o discipulado é a complementação "vinde a mim... ide"

Jesus foi um discipulador por excelência  quero convidá-los a analisar a vida do nosso Senhor como modelo de discipulador.

1)     Jesus decidiu caminhar junto a outras pessoas.

Jesus para realizar sua missão discipuladora formou uma equipe, mas antes gastou tempo em oração para buscar aqueles que seriam seus futuros discípulos. E ele revelou-se na essência a seus discípulos e quis ser reconhecido pela essência dos seus ensinamentos. Ele caminhou lado a lado com as pessoas, conhecendo-as e sendo conhecido.

Irmãos, assim como o Mestre temos que caminhar com as pessoas principalmente com os incrédulos, precisamos construir pontes de relacionamentos com eles com vista a uma evangelização. Jesus quer salvar os perdidos através de sua vida pois era isso que ele fez em seu ministério.

Ore por alguém, peça a Deus uma oportunidade de você se aproximar da pessoa e mostre a ela Jesus através de sua vida, irmãos Deus quer te usar é mas é preciso que você decida caminhar, se deixar ser usado por Deus.

2)     Jesus decidiu formar vidas.

Outro aspecto no ministério de discipulado de Jesus é que ele, ao caminhar junto aos seus discípulos e demais pessoas, deixava exemplos práticos, que comprovavam seus ensinos. Ele não apenas ensinava a orar e perdoar, Ele orava e perdoava. Ele não era apenas um mestre de palavras, mas também de atos, era um modelo vivo para os seus discípulos.

Jesus esteve disposto a investir tempo na formação de vidas a mera transmissão verbal de seus ensinamentos não era suficiente e vivia.

Irmãos precisamos aprender com o mestre por que muitas vezes as pessoas não querem nos seguir por que nos conhecem e sabem que aquilo que falamos esta longe do que vivemos e por isso não dão crédito a palavra de Deus. Isso é uma vergonha para nós e para Igreja, que nós sejamos irrepreensíveis diante de Deus e formemos discípulos irrepreensíveis também "...para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis" Cl1.22

É da vontade de Deus irmãos que gastemos tempo na formação de vidas, em especial aquelas que ainda não conhecem o Senhor para ensiná-los, orientá-los, ajudá-los a caminhar diante de Deus.

 

 

 

3) Jesus acreditava no futuro das pessoas.

Outra qualidade marcante de Jesus como exemplo de discipulador, foi ver as pessoas não como eles eram no momento, mas como chegariam ou poderiam ser. Ao escolher os doze, disse-lhes que seriam pescadores de homens, Ele não olhou para as limitações de seus discípulos não desanimou por suas características ou temperamentos tais como agressividade, timidez,etc. ele sempre os tratou como os pescadores de homens, Jesus enxergava o produto final. Assim como enxergou a transformação de Zaqueu, assim como enxergou a pecadora mulher samaritana como a primeira missionária entre o seu povo. Assim como ele vê em cada um de nós verdadeiros discipuladores.

Quantas vezes irmãos já ouvi dentro e fora da igreja "ah esse não presta, não tem jeito, esqueça porque esse não vai dar em nada, esse é perda de tempo, é causa perdida" irmãos escuta o que eu vou dizer em nome de Jesus... Deus não tem lata de lixo... Deus não tem lata de Lixo... ele transforma que quiser, a hora que quiser, todos tem valor para Jesus ele não joga ninguém fora. "quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." 1Tm 2.4

Por isso fale do amor de Deus ao mais vil pecador, olhe com olhos de misericórdia, olhe para as pessoas através da retina de Cristo. Enxergue o melhor no seu discípulo na pessoa que você esta se relacionando, por que com certeza através de muita oração ele ou ela se tornara pescadores de Homens.

Conclusão

Irmãos o que Jesus esperava de seus discípulos, ou seja de nós, não era apenas vidas transformadas, mas vidas frutíferas "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda" Jo 15.16

Só serremos reconhecidos como discípulos de Jesus se produzirmos muitos frutos "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos." Jo15.8

Ao final de seu ministério Jesus nos deu esta missão "ide, portanto, fazei discípulos". Jesus como discipulador, nos manda continuar o trabalho de discipulador na vida de outras pessoas. Ele ordena não reproduzir crentes, nem líderes, mas fazer discípulos. A igreja precisa ser uma geradora de discipuladores que geram novos discípulos. Essa responsabilidade esta sobre a minha vida , sobre a sua vida.


 

Nenhum comentário: