2010/11/01

Nunca voz conheci.

Texto: Mt 7.22-23 / Lc 13.26-27 / Mt 25.12

 

Queridos irmãos estamos nos encaminhando para mais um final de ano, 2009 esta dando lugar para 2010 novas expectativas, novos sonhos, novas ideais etc. Temos a tendência de procurar esquecer o ano que esta passando vislumbrando o novo por vir. Mas, essa noite convido-os a junto comigo a refletir sobre a nossa vida espiritual e qual foi a postura tomada durante esse ano que esta passando.

Esses 3 textos os quais acabamos de ler nos chama a atenção, por que eles tem algo em comum, eles nos advertem pelo fato de que muitas pessoas no final de sua jornada cristã ouvirão as duras palavras de Jesus "EU NÃO VOS CONHEÇO; EU NUNCA CONHECI VOCÊS!; NÃO SEI DA ONDE SOIS VÓS".

Irmãos você já passou por uma situação constrangedora de você cumprimentar alguém na rua que você teve algum contato e essa pessoa não o reconheceu? Ou então conversa com a pessoa e ela não se lembra de você, não o reconhece, não lembra de você? É muito chato não é verdade... a gente fica sem jeito... se sente mal... Imagina irmãos essas pessoas que ouviram de Jesus claro e explicitamente eu não te conheço. Ele não disse olha não estou te reconhecendo, ele disse você esta enganado nunca conheci você... Não sei quem você é... Nunca tivemos contatos.

Irmãos e o mais grave e perturbador nas Palavras de Jesus é que Ele estava se referindo a pessoas que não só o conheciam, mas faziam as coisas acontecer em sue nome. Ou seja a possíveis crentes, a Igreja. Por isso convido-o a fazer uma reflexão se você é uma pessoa conhecida por Deus para que no fim de sua vida tenha ingrata surpresa.

·                    Falar sobre a fragilidade espiritual das pessoas de hoje.

·                    Falar de um cristianismo lindo e maravilhoso, mas ineficaz por falta de comprometimento e engajamento

·                    Falar da graça distorcida.(bondade e misericórdia e não falam da cobrança de Deus)

Atitudes que mostram o porque que eles não foram conhecidos por Deus:

 

1.                 Eram religiosos: tinham compromisso com a obra de Deus, (com o glamour, prestigio, autoridade), mas não com o Deus da obra. A religiosidade afasta a humanidade da presença de Deus. Mc 12.40 "receberão juízo mais severo"

"nem todos que diz Senhor, Senhor! entrara no reino dos Céus"   MT 7.21

·                    Não possui intimidade: vida de oração; de leitura de sua palavra; de pratica

 Jr 11.20ª  "Mas, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas os rins e o coração"

 

2.                 Não dão bons frutos: vs16-20

·                    falar da infrutificação de muitos crentes...  

VS 19 "Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo"

·                    crentes de banco....

·                    somos chamados a dar fruto

Jo15.16 "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda."

 

3.                 Fizeram mal feito a obra de Deus: MT 25.3,10-13

·                    Pior do que não fazer é fazer relaxadamente a obra de Deus... Deus não aceita as suas migalhas as sua esmolas.       Jr 48.10 Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR Relaxadamente

·                    Não estavam prontas pra receber o Senhor  MT 24.44-46 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.

·                    Estavam sem o azeite que simbologicamente significa hoje estar sem presença do espírito santo.

Rm 8.14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus  I ts5.19  Não extingais o Espírito.

 

4.                 Praticaram iniqüidade não fazendo a vontade de Deus MT 7.21c: "aquele que faz a vontade de meu pai"

não adianta ter postura de crente, linguajar de crente, jeito de crente se não cumprir a vontade de Deus é desobediência, é pecado. Ah eu não mato, não roubo, não, mas se desobedece é como pecado de feitiçaria.

1 Co 8.3 "Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele."

2 Tm 2.19 "O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade."


 

Nenhum comentário: