2010/11/01

Construindo uma Igreja forte através de vidas vitoriosas

Marcos 10.46-52

 

Meus queridos irmãos no capitulo 10 de Marcos vemos Jesus discursando sobre temas importantes, instigado pelos fariseus Ele abre esse capitulo falando sobre o divórcio, um assunto um tanto que polemico, pois havia entre os rabinos judeus, diferentes interpretações da Lei sobre esse tema. Os seguidores do rabino Shammai eram muito preciosos e permitiam o divórcio somente em caso de adultério, já os seguidores de Hillel o permitiam por vários motivos, inclusive por alguns de pouca importância. Tentaram colocar Jesus no centro desta discussão na verdade Ele estava sendo experimentado pelos fariseus. Outro assunto tratado nesse capitulo foi sobre o perigo das riquezas, assunto levantado devido o encontro do Mestre com o jovem rico que resultou em decepção por parte do jovem quando se viu na encruzilhada de seguir o Mestre ou manter suas posses, onde então decidiu pelas posses e foi embora. Outro tema abordado foi a morte e ressurreição de Jesus, onde o Mestre como que um desabafo compartilha as coisas que haveria de acontecer em Jerusalém.

Esse capitulo também relata três atitudes interessantes: A primeira a de Jesus no qual abraças as criancinhas, imagino colocando em seu colo enquanto discursa, mostrando assim afeto aos pequeninos e valorizando as crianças em uma sociedade em que o valor religioso delas era inferior que os das mulheres deixando todos intrigados e maravilhados. A segunda é o pedido egoísta de Tiago e João que mereceu uma boa repreensão da parte de Jesus.           A terceira é a atitude de um cego chamado Bartimeu frente à presença de Jesus. E é sobre a atitude deste homem que quero discorrer essa noite, pois ela tem muito a que nos ensinar.

O dicionário Luft define a palavra atitude como uma postura, um comportamento ou também como um procedimento diante de algo ou alguma coisa. Falar sobre atitude é relevante em nossos dias até por que estamos vivendo dias em que a postura, o comportamento da sociedade tem se demonstrado equivocado e desequilibrado e por conta disso sofremos em todas as áreas de nossa vidas.

Irmãos precisamos ter em mente que "as nossas atitudes determinam nossas vitórias e também nossas fracassos", a nossa postura frente a determinada situação vai dizer se seremos vitoriosos ou não. E dentro da fé crista o posicionamento, a atitude é de incalculável valor para o cristão que quer ter uma vida de vitória frente os desafios do Cristianismo. Temos vistos em nosso meio centenas milhares e com certeza milhões de crentes cedendo as investiduras satânicas devido a não se posicionar ou ter uma atitude contraria aos ardis do maligno. Quem sabe em nosso próprio meio existam pessoas que tem sofrido muito porquê não tem tido atitude frente aos embates da vida.

Quero contar uma História

Conta-se uma história que um homem estava em cima de um muro muito alto do lado direito do muro estava o Senhor e seus santos chamando aquele homem par ao lado deles eles insistiam muito "venha para o nosso lado venha você terá a vida eterna, será recompensado com o amor de Deus etc...", mas esse homem estava nua duvida cruel, super indeciso para que lado ir. No lado esquerdo estava satanás e seus anjos em silencio sem ao menos dizer uma palavra apenas esperando pacientemente, o silencio foi rompido por um de seus demônios perguntando ao seu mestre o porque deles estarem calados ao invés de estarem convencendo aquele homem para vir pro lado deles, então satanás com um sorriso sarcástico disse é simples não precisamos fazer nada porque o muro é meu.

Moral da história meus queridos, a pessoa que não se posiciona que não se decide, que vive em cima do muro, já escolheu o seu lado. Existe um pensamento popular que diz que se você não decide, alguém decide por você.

Através deste texto quero mostrar 3 atitudes tomadas por Bartimeu que o levaram a vitória, e que pode levar você a ser uma pessoa vitoriosa e ajudá-la a construir uma Igreja forte.

 

1)     Bartimeu não perdeu oportunidade. VS 46-47

Irmãos, Bartimeu estava sentado a beira do caminho, mas o que será que ele estava fazendo ali? Será que estava de campana esperando Jesus? Eu acredito que não, acredito que na verdade ele estava fazendo o que sempre fazia estava mendigando como fazia todos os dias e é bem provável que estava no mesmo lugar de sempre.

Mas aquele dia era diferente, Bartimeu percebeu uma movimentação diferente na cidade, quem sabe ele se empolgou com a possibilidade de ganhar algumas esmolas a mais do que o normal. Mal sabia a ele o que ele tinha para ganhar naquele dia era infinitamente mais do que meras migalhas. No versículo 47 a palavra nos diz que "ouvindo ele que era Jesus o Nazareno" imediatamente pôs a clamar.

Queridos Bartimeu imediatamente, sem titubear, sem olhar para a sua condição social, física que o impossibilitava de participar desses grandes ajuntamentos, gritou com todas as suas forças "Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim" talvez em seu coração meus irmãos ele falava consigo mesmo dizendo é agora... Tem que ser agora... Não posso deixar passar, é hoje que recebo minha vitória....

Outro aspecto meus irmão desse primeiro ponto é que Bartimeu reconheceu a oportunidade ele era cego e não surdo com certeza ele estava atenado as novidades as noticias, ele sabia muito bem quem era Jesus já tinha ouvido falar da fama do Nazareno, talvez ele tenha até premeditado que se um dia Jesus fosse para a sua cidade ele iria falar com Ele. Quando soube que era Jesus naquela multidão reconheceu a oportunidade que estava tendo.

Infelizmente meus irmãos quantas pessoas vêem seus sonhos, os seus projetos de vida, de ministério, indo para o ralo por não terem aproveitado as oportunidades que apareceram, e quantos na verdade não sabem reconhecer as oportunidades porque vivem bitolados em seu próprio mundinho, só pensam em dinheiro, só pensam em religião, na profissão e quando uma oportunidade bate em sua porta não reconhecem porque só entendem uma linguagem a sua própria.

Precisamos meus irmãos ser cristãos que saibam reconhecer as oportunidades que Deus tem nos dado. No livro aos colossenses 4.5 "... aproveitar as oportunidades". Mas para tal precisamos sair da zona de conforto e ter ousadia assim como Bartimeu teve.

 

2)     Ele não deu ouvidos aos desanimadores. VS 48

Irmãos sobre esse ponto quero contar outra historinha conta-se que havia uma corrida entre os animais da floresta, onde todos os competidores deveriam percorrer uma estrada muito longa e perigosa até o cume de uma montanha. Entre os competidores estava o veloz Leopardo com suas passadas longas, o avestruz forte concorrente devido sua pernas longas, entre outros, mas um competidor chamava a atenção de todos provocando risos entre a multidão era o sapo kururu, um frágil animalzinho... Alguns torcedores tentavam persuadi-lo a desistir devido o perigo dessa competição... a sua própria família tinha dito para ele desistir pois nunca conseguiria bater o leopardo e muito menos o avestruz os francos favoritos, mas o sapinho seguiu em frente decidido chegar a reta final,  e no decorrer na competição seus grandes competidores foram desistindo devido a grande dificuldade do percurso. Bom passado alguns dias a competição chegou ao final com a vitória do sapinho. Todos gritavam                   e agitavam-se e queriam descobrir como o sapinho havia conseguido ganhar mesmo depois de tantos dizer que ele não conseguiria, ao entrevista-lo descobriram o seu segredo o sapo Kururu era surdo....

Quando li esse versículo lembrei-me dessa historinha porque, acho que foi mais ou menos isso que Bartimeu fez, ele não deu ouvidos as pessoas que queriam calá-lo, mas ele seguiu em frente gritando cada vez mais alto... Queridos a falta de perseverança, e o alto índice de desistência de muitas pessoas se devem em grande parte por influência externa, quantas pessoas que ficam pelo meio do caminho por darem ouvidos a opiniões, aos achismos, aos negativistas "Isso não vai dar certo"; "e deixa isso pra lá"; "Nunca vai dar certo".

Estas pessoas sempre estão ao nosso redor irmãos e não foi diferente com Bartimeu a bíblia diz que muitos os repreendiam... Teve gente que achou que ele não deveria fazer isso. Teve gente que achou que ele estava incomodando o mestre... Que nunca conseguiria chamar a atenção do mestre daquele jeito. Querido irmão talvez você esta sendo influenciado ou poderia usar uma palavra nova mentoriado por pessoas assim e eu digo pra você se você quer ser vencedor afasta-se dela porque ela é uma derrotada e quer ver-lo no mesmo nível.

A Palavra de Deus diz que "Os pensamentos dos justos são retos, mas os [conselho]s dos ímpios, engano". PV 12.5

Com isso meu querido irmão não quero dizer que você não deve ouvir ninguém, não! Se você tomar esta atitude, seguir esse caminho também estará fadado à derrota, a Palavra de Deus diz:

"Não havendo sábios [conselho]s, o povo cai, mas na multidão de [conselho]s há segurança" PV 11.14

De ouvidos, se aconselhe com aqueles que são homens e mulheres de Deus que querem te ajudar, pessoas que enxergam mais longe, devido possuir experiência de vida ou por possuir sabedoria de Deus. Bartimeu não deu ouvido e alcançou a vitória.

 

3)     Ele teve Lepidez. VS 50

Pastor que palavra estranha é esta, nunca ouviu falar! Lepidez vem de Lépido quer dizer ágil ou desembaraçado, e Bartimeu foi justamente essas duas coisas, ele foi primeiramente desembaraçado, pois diz a palavra que ele lançou a capa fora, ou seja, lançou fora aquilo que poderia atrapalhá-lo no caminhar até Jesus, talvez a capa fosse comprida e ele poderia tropeçar nela, ou fosse apertada de mais deixando ele com pouca mobilidade, sei lá irmãos o fato é que ele se desvencilhou de algo que o atrapalhava. Em segundo lugar a Palavra diz que num salto foi ter com Jesus, ou seja, teve agilidade, ágil imediatamente.

Olha irmãos se queremos construir uma Igreja forte através de nossas vidas, Lepidez é uma qualidade que necessitamos para ser vitoriosos.

Temos vistos crentes embaraçados com todo tipo de problema, não conseguem caminhar em sua vida cristã porque estão amarrados dos pés a cabeça como múmias e não conseguem dar um passo rumo a vitória pessoal. E o que é mais triste irmãos eles reclamam da liderança, do Pastor como se nós fossemos culpados de sua imobilidade... Como diz o meu pai, a tenha santa paciência irmão!!! Vai para a cruz e lança essa capa fora... Bartimeu não titubeou lançou fora aquilo que poderia atrapalhá-lo na conquista de sua vitória. A capa aqui representa simbolicamente todo o tipo de problema, vícios, falhas de conduta moral, comodismo, mentira, fofoca e etc. você sabe o que é a sua capa então lance ela fora hoje, não deixe para amanha, essas coisas tiram o seu ímpeto de agir imediatamente, tiram sua agilidade, agilidade em levar uma vida comprometida com os propósitos de Deus, agilidade em ir ao encontro da santidade, do trabalho na Igreja, na busca de uma vida de oração.

 

4)     Ele sabia o que queria VS 51

Irmãos a atitude de Bartimeu é reveladora e poderosa, quando ele foi indagado por Jesus o que ele queria ele disse "eu quero é ver" alguns podem dizer ah Pastor o que tem de poderoso nisso, nada só o óbvio, ele era cego e queria ver, bom irmãos, pode até parecer, mas não é tão simples assim. Responda-me então porque Jesus perguntou o que ele queria? Será que ele não viu que Bartimeu era cego?

Meus irmãos muitas vezes chegamos a Deus com nossas petições trocadas, não sabemos de fato o que queremos, somos confusos, não temos alvos claros, objetivos, metas...é claro que Jesus sabia o que ele queria, mas Ele queria saber se Bartimeu realmente tinha consciência de sua verdadeira necessidade, se ele realmente sabia o que ele queria.

Quantas e quantas pessoas agem como o cachorro que corre atrás do seu próprio rabo, não sabem o que querem da vida, não sabe o que querem de Deus, da Igreja e por conta dessa atitude vivem uma vida de derrota andando em círculos patinando no mesmo local, precisamos saber o que queremos, onde queremos ir, "quem sabe onde quer ir sabe a onde vai chegar" quem tem alvos claros tem menos chance de tomar caminhos errados e se queremos construir uma Igreja forte precisamos ter real consciência de nossas necessidades como pessoa e também como Igreja, só assim obteremos vitória.

 E você meu querido sabe onde quer chegar? Sabe do que realmente precisa? Uma coisa eu sei que você precisa, é refletir no que foi falado aqui essa noite e sair de cima do muro. Deus nos abençoe


 

Nenhum comentário: