2010/11/01

É tempo de ser Cheio do Espírito Santo

Texto:  1Pe 2.1-5

Queridos irmãos a Palavra de Deus é tremenda, é maravilhosa, ela nos renova, nos fortalece e ajuda-nos a caminhar segundo a vontade Deus. Eu convido ao amado irmão(ã) a ouvir a voz de Deus essa noite, porque com certeza Ele quer falar algo que diz respeito a sua vida, há você.

Estamos iniciando mais um ano em nossas vidas, quantos desafios nos esperam no decorrer desse ano não é verdade? Mas com certeza absoluta, o maior desafio que enfrentaremos neste ano, nos diz respeito ao nosso posicionamento como Igreja diante dessa sociedade, diz respeito nossa postura como casa espiritual edificada em Cristo e por Cristo.

Infelizmente cada vez mais a Igreja do Senhor tem perdido o seu brilho celeste devido à falta de posicionamento de muitos cristãos, por isso o nosso desafio é grande, pois a palavra de Deus nos diz que fomos regenerados para uma viva esperança, não para fazermos parte do meio e vivendo de maneira corruptível como muitos tem vivido1 Pe 1.3-4

 

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós"

 

Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas e tudo isso através das misericórdias divina, somos transformados, regenerados, fomos gerados novamente para algo maior e melhor é isso que esse texto esta nos dizendo. Queridos irmãos precisamos viver nessa dimensão e se não estamos vivendo estamos nos enganando a nós mesmos, e estamos vivendo abaixo do padrão divino, daquilo que Deus espera de cada um de nós, você foi alcançado pela misericórdia de Deus para que você vivesse em novidade de vida.

 

"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." Romanos 6.4

Por isso essa noite Deus quer desafiá-lo a dar uma guinada em sua vida espiritual para que você viva dentro daquilo que Deus sonhou para você. Deus quer contar com você nesse ano de 2010 e quer que saímos do marasmo, da apatia, que são marcas tão claras daqueles que vivem debaixo da autoridade e da influencia do mundo. Deus tem propósito em sua vida meu querido irmão, entenda isso, creia nisso. Cristo sarou a sua vida. Cristo sarou a minha vida. Quantas vezes o inimigo tanta nos destruir colocando o nosso passado em nossa frente, ele vem te acusar tentando te fazer lembrar-se de quem você era e de tudo o que você fez. Mas queridos eu tenho boas novas pra você... você nasceu de novo, a vida de Deus esta em você aleluia..

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2Co 5.17

Sabe irmãos para podermos fazer a diferença em nossa casa, em nossa Igreja, em nossa cidade ou a onde quer que estejamos precisamos ser cheios de Deus, cheios do Espírito Santo.  "mas enchei-vos do Espírito" Ef 5.18

É uma vida de intimidade, de santidade, de comunhão que vai fazer a total diferença em nossa vida, Deus quer que o busquemos. Deus quer que paguemos um preço em oração para vermos seus sinais suas maravilhas e ele há de recompensar cada um que o buscar em Hb11.6 diz que Deus   galardoador dos que o buscam."

Esse texto  1Pe 2.1-5 nos orienta de uma maneira bem prática o que precisamos fazer para sermos cheios do Espírito de Deus e quero mostrar isso em 3 atitudes.

 

1)                 ABANDONAR TUDO O QUE É MAU                  Vs 1

Queridos esse é um posicionamento que temos que ter continuamente em nossa caminhada cristã, o apóstolo Pedro é bem enfático, "olha abandone tudo do que é mau", chega de ficar enredados nas teias do pecado, no capitulo anterior no vs14-16 ele alerta a não nos moldar as paixões mundanas, porque hoje somos filhos da obediência e devemos como tais ser santos.

Infelizmente irmãos muitos de nós vivemos uma vida seca da presença do Espírito Santo porque tem se deixado amoldar pelas paixões mundanas e quando damos liberdade ao pecado afastamos o espírito de nossas vidas. O apostolo Paulo diz aos Efésios a se revestir do novo homem que é abandonar as praticas pecaminosas.

"E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 Não deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." Ef 4.25-30

Guarde essa orientação de Paulo querido irmão em seu coração "não deis lugar ao diabo" tem muita gente que quer trabalhar pra Jesus e não consegue, tem muita gente que quer ser cheia do Espírito e não são, tem muita Igreja que quer crescer e não crescem porque tem dado lugar ao diabo, sendo que Deus não compactua com o pecado.

 

 

2)                 ALIMENTAR-SE DAQUILO QUE É DE DEUS     VS  2

Para que sejamos cheios do Espírito Santo precisamos alimentar-nos das coisas de Deus. Tem muita gente que não se desenvolve em sua vida espiritual porque tem pensado e desejado as coisas do mundo mais do que as coisas de Deus. Paulo aos Filipenses nos orienta em sua carta cap 1.8

 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Querido não há como ser cheio do Espírito se a nossa mente esta podre, se a nossa mente já esta corrompidas por pensamentos e práticas pecaminosas. Precismos renovar a nossa mente pelo Espírito Santo como diz em Romanos 12.2

As pessoas querem ser cheias do Espírito, mas passam mais tempo na frente da TV do que da Bíblia, passam mais tempo lendo revista do que se alimentando da palavra de Deus e por isso estão debaixo da exortação do autor de Hebreus que Diz:

"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." Hb 5.12-14

Meu querido irmão do que você tem se alimentado?

 

3)                 APROXIMAR-SE DE DEUS                                     VS 4

Para sermos cheios do Espírito precisamos nos aproximar de Deus, chegarmos a Ele. Não há como sermos cheios se não desenvolver um relacionamento de intimidade com Deus, é você priorizar em sua vida momentos com o Senhor, é ter fé e crer que Ele exista.

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Ef 11.6

Chegar a Deus é se apresentar com um verdadeiro coração como diz em Hb 10.22

"Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa"

E como nos aproximamos de Deus? Guardando sua Palavra Jo 14.21

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele."

E se assim procedermos Deus ira se agradar de nós como diz Tg 4.8 "chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós."  E assim seremos cheios do Espírito santo e andaremos com Ele assim como ele Andou com Enoque. "E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou." Gn 5.24

Conclusão

Mas para que ser cheio do Espírito Santo? O versículo 5 no responde.

 

EXERCITAR O SACERDÓCIO SANTO  

Precisamos ser cheio do Espírito Santo para que cumpramos a vontade de Deus sobre as nossas vidas que é ver-nos assumir a posição e a autoridade que Ele sonhou desde o inicio quando ele nos criou.

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." Gn1.27-28

Por conta do pecado perdemos a nossa autoridade, perdemos o brilho divino e Deus quer restaurar isso em nós por isso que precisamos ser cheios do Espírito Santo porque Ele restaura o brilho celeste, nos devolve a autoridade, ele mortifica os feitos da carne e nos da vida.

Eu e você fomos criados para exercer um ministério diante de Deus de levarmos pessoas ao encontro com Deus, salvar vidas, sarar corações.

 

Enfim queridos estamos iniciando mais um ano o que você vai decidir, quer ter um ano abençoado com a presença de Deus em sua vida, sendo capacitado pelo Espírito Santo, se sentindo e sendo útil na casa do Senhor ou você vai escolher caminhar na mesma balada que você caminhou o ano de 2009 sem muitas experiência com Deus, sem se comprometer profundamente, se contentando apenas com migalhas do amor de Deus quando na verdade Ele tem muito mais a  nos dar.


 

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada a mensagem veio nesta manhã me trazer paz, q Deus continue t abençoando.

Unknown disse...

Que linda palavra,tocou me muito,que Deus lhe abençoe poderosamente.Elisangela. estou comentando pelo email do meu esposo.peço oração 🙏 pela vida dele,não é convertido ainda

Unknown disse...

Realmente uma palavra muito boa e bem explicada. Que Deus continue te usando fortemente. Para abençoar vidas