2021/09/09

Série Deus é: Santo

 

Nestes domingos estamos trabalhando alguns conceitos como Deus ama você incondicionalmente; Jesus morreu por todos os nossos pecados; Deus se reconciliou com você; em Cristo você é nova criatura. Deus é extremamente bom e generoso; Deus é digno de confiança e por isso podemos colocar nossas vidas em suas mãos.

Entretanto meus irmãos, se eu só proclamar as boas novas de que Deus nos ama, independentemente que façamos, isso não é a história completa. É necessário falar que esse Deus amoroso é também "Fogo Consumidor..."  Hebreus 12.29

Isso pode soar amedrontador, mas representa verdadeiramente as boas novas, Deus é Santo!!!

Uma palavra simples, todavia, profunda, que ocorre novecentas vezes na Bíblia. Você a encontra primeiramente em Gênesis, quando somos informados como Deus criou o céu e a terra. Você a encontra pela última vez no capítulo final da Bíblia, onde nos é dito sobre a criação de um novo céu e de uma nova terra por Deus. Um livro inteiro, Levítico, é devotado ao assunto desta palavra.

Apesar disso, esta palavra é estranhamente negligenciada hoje. Embora ela descreva a exclusividade de Deus e o chamado de todos os Seus filhos, ela é amplamente ignorada.

Como sempre, preciso desmontar as falsas narrativas sobre esse assunto antes de ponderar sobre a santidade de Deus. Então deixa eu tentar trazer à luz algumas das narrativas sombrias e negativas sobre Deus, que ouvimos nos círculos religiosos. E temos vistos que as pessoas escolhem uma das duas narrativas ª dominantes no seio religioso e ambas estão erradas isoladamente

 Primeiro Deus cheio de ira. Deus está sempre zangado e nos julga com grande rigor, o deus que precisa ser estimulado e convencido a perdoar até mesmo nossas menores infrações. Tenho tentado mostrar que esse não é o Deus que Jesus conhece, ama e proclama. Ao contrário, já vimos que o amor de Deus não está condicionado àquilo que nós fazemos. Deus é amor. Deus ama até mesmo os pecadores, no entanto, o fato de Deus amar os pecadores é geralmente seguido por essa frase "mas Deus ainda odeia o pecado"

Essa narrativa, narrativa é do Deus cheio de Ira faz com muitos pensem que Deus está zangado o tempo todo, que a ira, e a Raiva são essenciais à natureza Divina porque Deus é santo e tantos no mundo não são.

É bastante comum e as pessoas sempre imaginam que Deus está furioso com todo o pecado, que ele veio nesse mundo pra baixar o martelo Divino. Entretanto meus irmãos, já vimos que a bíblia diz "Deus amou o mundo" João 3.16 e ainda também em 2 Coríntios 5 .19 diz que "Deus reconciliou consigo o mundo"

A verdade é que Deus pai está realmente irado com o nosso pecado e nos enviaria para o inferno caso seu filho Jesus não tivesse interferido na história e assumido o castigo em nosso lugar. É assim que nós equilibramos a ira e o perdão de Deus.

A segunda narrativa é que Deus não se importa com o nosso pecado. Essa narrativa é também bastante popular meus irmãos, especialmente em nosso mundo pós-moderno. Hoje muitas pessoas abandonaram as narrativas de um deus furioso acreditando que deus é justamente o oposto.

Atualmente é grande a probabilidade de você ouvir alguém contar que o deus dela é um espírito cósmico benevolente que não julga, que jamais castiga e que de maneira alguma enviará alguém para o inferno. Esse deus "é como um ursinho de pelúcia" e se tornou uma alternativa muito moderna para o Deus irado do passado

Se você assistir qualquer programa de entrevistas popular na TV, você ouvirá esse deus ser mencionado com frequência. O apelo é fácil de entender meus irmãos, um espírito amoroso e que quer abençoar todos, certamente é preferível do que um deus cruel, sádico, pronto a enviar uma pessoa ao tormento eterno por causa de uma doutrina errada ou então em razão do fracasso em superar algum pecado.

Mas esse espírito afável será que reflete o Deus Bíblico?

Essa narrativa aproxima-se de alguma forma narrativa de Jesus sobre o pai?

Não meus irmãos, o Deus agradável e Manso não é um Deus Bíblico e nem realmente amoroso.

"Um Deus sem ira serve a homens sem pecado, em um reino sem julgamento por meio das ministrações de um Cristo sem cruz" Richard Niebuhr

A narrativa de um Deus que não se importa com o pecado naturalmente põe por terra toda a história Cristã. Deus demonstra Ira em relação ao pecado; há julgamento no reino de Deus, e há necessidade de Jesus ter morrido na cruz.

A princípio, o Deus ursinho de pelúcia parece convidativo. No entanto, quando você observa no mundo ou analisa profundamente o seu próprio coração, verá uma escuridão que é inconfundível. O Deus que não se ira também, não tem poder contra essa escuridão. Por mais estranho que isso possa parecer, em meu entendimento, a ira de Deus é uma linda parte da majestade e do amor de Deus.

A narrativa de Jesus: A ira é a ação correta de Deus.

Meus irmãos com frequência, pensamos em Jesus como alguém suave Manso, alguém que passeava entre os lírios do campo e falava sobre paz e amor. Ou então nós imaginamos no Jesus que assobiava na carpintaria, com os passarinhos empoleirados em seus ombros e ratinhos auxiliando o trabalho.

 Apesar disso, ficamos mais confortáveis com Jesus do tipo "Mauricinho" do que com aquele que realmente aparece nas páginas da Bíblia. A fim de equilibrar essa perspectiva, precisamos analisar o que Jesus tinha a dizer sobre o julgamento Ira. As seguintes cinco passagens revelam outra dimensão de Deus

"Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados. João 5:28-29

Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado". Mateus 12:36-37

Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito. Mateus 16:27

Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando! Haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Lucas 21:23

Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". João 3:36

Palavras como "condenação" e Ira "" não são geralmente associadas a Jesus. No entanto, não podemos ignorar o fato de que ele fala sobre esses termos com frequência. Como integramos esses ensinamentos aqueles que analisamos até aqui! Como compreender um Deus que, de acordo com Jesus, é como um pai que oferece uma festa para um filho desobediente e, apesar disso, Também senti a ir em relação àqueles que o rejeito! Para fazer isso, precisamos analisar com mais vagar O que Jesus quer dizer com as palavras condenação e Ira integrar o amor de Deus A Ira de Deus É de fato difícil meus irmãos a maioria das pessoas não conseguem, simplesmente decidiram optar por um ou por outro lado. Essa integração, contudo, é algo que precisamos fazer, Porque Jesus não nos permite escolher um ou outro ponto ele fala sobre um Deus que é ambas as coisas e é essa plena compreensão que precisamos ter a respeito de Deus como Paulo disse:

Pois se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado. Romanos 11:21-22

Deus é tão bondoso quanto severo. Não podemos ter uma característica sem a outra. Na realidade essas são realmente as boas novas.

Muitas vezes, ouvimos que Deus é amor e pressupomos que Deus é louco de amor por nós. Mas esse amor, particularmente descrito pela maravilhosa palavra Ágape derivada do grego, tem uma definição diferente.

Amar é, nas palavras de Dallas Willard "e querer o bem de outro" não se trata primariamente de uma emoção meus irmãos. O amor é um desejo do bem-estar do outro. Não é que o amor de Deus seja desprovido de emoção; mas é justamente que esse amor de Deus é muito mais com o amor do pai em relação ao filho do que o amor entre dois adolescentes. Em outras palavras, o amor de Deus não é uma emoção que se ilumina e míngua.

O mesmo é verdade para o conceito da ira. Quando nos referimos a esse termo, imaginamos alguém que perdeu toda a razão e controle, tendo acesso de raiva. Ira é uma palavra tão forte que a utilizamos apenas em casos extremos. Tenho visto algumas pessoas que ficaram realmente bravas e permanecem de alguma maneira controladas, lógicas e até mesmo justas em lidar com aqueles que causam toda agitação.

Ira a ira é uma forma polida de descrever que alguém que cruzou o estado anterior de zangar em direção estado de cólera assim quando nos referimos a ira de Deus, imaginamos que ele está e racionalmente tomado pela raiva, pronto a "fazer cabeças rolar" por causa da sua Fúria.

No entanto, da mesma forma que o amor de Deus não é um sentimento tolo, néscio, mas um desejo consistente pelo bem do seu povo, também a ira de Deus não é uma fúria desvairada, mas uma oposição consistente ao pecado e ao mal.

Deus odeia o pecado, mas não o pecador, porém ainda assim a ideia de que Deus odiaria algo alguém, parece inferior a ele, mas temos dificuldades com o conceito de ira, julgamento e condenação de Deus, porque nossos exemplos dessas coisas são extremamente negativos.

Qual a solução pra entender o amor e a ira de Deus?  A solução para o problema é entender que na Bíblia a ira de Deus é Páthos e não paixão. Paixão pode ser entendida como uma convulsão emocional, uma perda de controle Pathos por outro lado é um ato tomado com cuidado e intenção o resultado de determinação e decisão.

A ira de Deus não é como a ira humana, que é uma paixão impulsiva e irracional, por exemplo: Deus nunca é descrito por Paulo como estando com raiva. A raiva é uma emoção humana. A ira é diferente. A ira de Deus é uma resposta cuidadosa, objetiva e racional. É realmente um ato de amor.

Deus não fica indeciso diante do pecado. Deus se opõe feroz e vigorosamente as coisas que destroem o seu precioso povo, isso é um sinal do amor de Deus

"A ira de Deus precisa ser entendida em relação ao seu amor. A Ira Não é um atributo permanente de Deus. Embora o amor é santidade sejam parte da sua natureza essencial, a ira é contingente ao pecado humano; se não houvesse pecado não haveria Ira" dicionário bíblico

A ira faz parte da santidade de Deus. Não há pecado, mal ou escuridão em Deus. A santidade é parte essencial na natureza Divina. Deus não pode não ser santo, da mesma maneira que Deus não pode não ser amor.

Isso não se aplica à ira de Deus, que não é atributo Divino. A ira não é algo que Deus é, mas algo que Deus faz. Embora seja correto dizer que Deus é santo, não é correto dizer que Deus é irado. A ira é apenas o ato justo de um Deus Santo em relação ao pecado.

Essa é uma distinção muito importante. Muitas pessoas partem do princípio de que Deus é zangado e Furioso, mas isso não é verdade, Deus é santo e puro. E a santidade e a pureza de Deus são parte da bondade e da beleza de Deus.

A santidade é a essência de Deus. Deus não é irado por natureza. Sua ira é o que os seres humanos experimentam quando rejeitam a Deus e é uma parte necessária do amor de Deus.

Por isso que precisamos entender e conciliar o Amor e a ira de Deus. E entender que o nosso Deus é Fogo Consumidor

Deus é contrário ao pecado e, portanto, a favor dos seres humanos, na medida em que ou enquanto eles e o pecado forem um, Deus é contra eles, contra os seus desejos, contra os seus objetivos, contra seus medos e esperanças e dessa forma ele é completamente a favor deles.

 Deus é contrário ao meu pecado, porque é a meu favor. E se eu defendo o pecado, Deus se coloca contra esse desejo porque ele provoca a minha destruição.

Embora agora estejamos reconciliados com ele por meio de Cristo, Deus não é indiferente a meu pecado. O pecado me fere e por consequência fere a Deus, porque Deus me ama. Deus não me faz sentir mal e nem me envergonha para que eu melhore o meu comportamento, ele também não usa o medo ou a culpa.

O método de Deus para mudança é mais elevado, é o santo amor de Deus que consome o lixo do pecado e o elimina na nossa vida. É a bondade de Deus que leva ao arrependimento genuíno Romanos 2.4 É o amor que ama para purificar.

Seja um deus irado (carrasco) ou um deus que não liga para o nosso pecado (ursinho de pelúcia), não é o deus que o cristão queira servir. Eu não quero um Deus que diga isso é maneiro. Não quero um Deus que diga não se desculpe por isso, todo mundo peca, apenas faça isso sem culpa, a culpa é que estraga tudo, simplesmente aproveite a vida.

Queridos irmãos, esse Deus não me ama. Tratar o pecado com leveza não é amar, porque o pecado destrói. Eu quero um Deus que odeia qualquer coisa que me cause dano.

"ódio" é uma palavra forte, mas mesmo assim uma boa palavra. Porque o verdadeiro Deus não somente odeia o que me destrói, mas também toma providências para destruir o meu destruidor e eu o amo por isso.

 

"Deus está absolutamente separado de todas as Suas criaturas e acima de todas elas, e Ele está igualmente separado de todo mal moral e de todo pecado...Uma visão correta da santidade de Deus nos conduz à uma visão apropriada do eu pecaminoso. Jó, Isaías e Pedro são exemplos impressionantes da relação entre os dois. Humilhação, contrição e confissão fluem de uma visão escriturística da santidade de Deus".

 — Henry C. Thiessen

 

"Deus é inefavelmente santo. Como tal, Ele é absolutamente livre de todo vestígio de poluição moral. Ele se em tudo o que é puro e, portanto, Ele odeia tudo o que é impuro...Agora, o pecado se opõe diretamente à santidade de Deus, pois é essencialmente impuro, imundo e abominável; portanto, ele é o objeto de Sua incessante abominação". — Arthur W. Pink

 

Nenhum comentário: