2021/09/08

+Serie +1: Todos em missão + Casa

Introdução a série

Por diversas vezes, o Evangelho nos mostra como Jesus valoriza a casa e a vida familiar. Simão, Jairo, Marta e Maria, Zaqueu, Caifás e tantos outros experimentaram mudança de vida com Jesus dentro de suas casas.  (Rodolfo Testemunho)

Ao recebê-lo em seu lar, o publicano Levi deu uma festa e convidou todos seus amigos que também foram impactados pela presença do Salvador. Queremos compreender o poder transformador que a presença de Cristo nos lares pode exercer.

Introdução ao tema

Relacionamentos podem ser duros, cansativos e desgastantes, mas também podem ser o suporte necessário no dia difícil, o escape de alegria em meio a solidão e angústia, a gota de leveza em uma semana super pesada.

Um dos propósitos pelo qual Deus nos criou foi para relacionar-se.  Mas depois de tantas pancadas e decepções, algumas pessoas vão perdendo o gosto e restringindo seu círculo de relacionamento cada vez mais.

Alguns perdem totalmente a intimidade com os da própria casa, por conta do desgaste. Outros passam a viver com um grupo mínimo de pessoas pois acham mais seguro. Com isso se protegem, mas também não se expõem a uma dimensão maravilhosa da vida desenhada por Deus.

Nos relacionamentos podemos nos doar e receber, e através deles, podemos acessar uma dimensão mais profunda e saborosa da vida. É isso que o texto a seguir nos apresenta quando Jesus é convidado por Levi para sua casa.

Lucas 5:27-32 - 27Depois disso Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse: — Venha comigo. 28Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus. 29Então Levi fez para Jesus uma grande festa na sua casa. Havia ali muitos cobradores de impostos, e outras pessoas estavam sentadas com eles. 30Os fariseus e os mestres da Lei, que eram do partido dos fariseus, ficaram zangados com os discípulos de Jesus e perguntaram: — Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama? 31Jesus respondeu: — Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 32Eu não vim para chamar os bons, mas para chamar os pecadores, a fim de que se arrependam dos seus pecados. (NTLH)

No texto podemos perceber a forma como o relacionamento de Jesus com Levi se desenvolve num nível de comunhão e conhecimento que culmina na profunda comunhão de uma recepção, um jantar oferecido por Levi. Como demonstração de alegria em face da nova amizade com o famoso Mestre que todos comentam, a casa se transforma num cenário de serviço e autoconhecimento.    Esse cenário nos apresenta três movimentos importantes

01 – LEVI ABRE SUA "CASA"

"Então Levi fez para Jesus uma grande festa na sua casa..."

Levi, impactado pelo encontro com Jesus, abriu sua casa, sua intimidade, pois depois do encontro com Jesus não havia mais necessidade de uma vida secreta ou individualista. Em nossa casa, a transparência, sinceridade e a empatia devem ser marcas inegociáveis daqueles que caminham com Jesus. Sabemos que estar com Jesus é uma grande festa para nós, assim como foi para Levi.

Jesus age como nosso Deus Todo-poderoso, Ele não vê o nosso exterior, mas sim o nosso interior. Nós com nossos olhares humanos temos o hábito de ver somente o exterior, como fazemos quando vamos ao mercado e pegamos algum produto por causa da embalagem ser atraente ou por uma marca ser conhecida. Quem nunca fez isso! As vezes basta 3 segundos para que tenhamos uma primeira impressão de uma pessoa, e depois uma vida toda para reverter essa impressão.

O que fica nítido para nós, é que Jesus quando participa do banquete que ocorre na casa de Levi, Ele não se prende a pré-conceitos ou a rótulos. Não se preocupa de Levi ser um cobrador de impostos, tido como pecador público, e também não se preocupa com a imagem que poderiam fazer dele, por andar, comer e beber com os cobradores de impostos e pecadores.

Há coisas, em Mateus, que não mostrava uma qualidade para que ele fosse chamado por Jesus, segundo o nosso olhar humano, que em todas às vezes quer chamar o melhor, mas tudo que Jesus viu em Levi, era o suficiente para chamá-lo.

"Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar os fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele." 1 Coríntios 1:26-29

A causa do chamado não está na pessoa chamada, mas no olhar gracioso de Jesus que chamou a Levi e nos chama também para fazer parte da sua missão. Em Levi, Jesus viu um homem que precisava de Deus, que precisava de arrependimento, que precisava de fé e que precisava de uma nova vida e de um modo adequado para se viver. Esse foi o motivo que levou a Levi realizar uma grande festa com a presença de Jesus em sua casa.

Olhando para a atitude de Levi eu pergunto aos irmãos: Você tem mantido um relacionamento constante com Deus? Você tem aberto a porta de sua casa para Jesus? Se ainda não, Jesus te chama e diz: "Venha Comigo".

02- LEVI CHAMA PESSOAS PARA VER JESUS EM SUA CASA.

"Havia ali muitos cobradores de impostos, e outras pessoas estavam sentadas com eles"

Levi transformado pelo encontro com Jesus chamou todos para sua festa, fariseus e escribas representando a alta sociedade e os discípulos simples pescadores, afinal para Levi não havia mais necessidade dos ritos e convenções sociais que geram orgulho e certa proteção, em Jesus não existe mais extratos sociais.

Assim como Levi devemos viver em nossa casa sem divisões, quando organizarmos nossos encontros devemos utilizar este exemplo, de forma intencional chamar aqueles que não pertencem ao círculo mais íntimo para que a conexão e o cuidado sejam instrumentos para compartilhar o Evangelho. Nesse sentido a célula é um instrumento muito eficiente.

Essa tarefa que Levi executou em viver em sua casa sem nenhum tipo de divisão ou algo que venha o atrapalhar para que isso ocorra, é um tanto difícil de ser realizado.

Se fizermos a escolha certa, iremos optar sempre pelas coisas de Deus, buscando sempre as coisas do alto, sendo um cristão leigo vocacionado ao amor e para a missão de Cristo. Portanto, todos nós somos chamados a seguir Jesus e podemos fazer isso em qualquer lugar.

Jesus não fez promessas e garantias a Mateus, apenas disse a ele "venha comigo". Mesmo não havendo nenhuma promessa de salvação ou uma vida boa, Mateus não resistiu à voz do Mestre o chamando. A única promessa e garantia para ele, era o fato de ter o privilégio de caminhar com Jesus. O Mestre não fez exigências a Mateus, somente o chamou.

Jesus não queria criar um religioso onde ele iria obedecer a Deus, para ser aceito por Deus, que viveria debaixo de um jugo que não fosse adequado para ele. Jesus estava chamando um homem para uma verdadeira vida, deixando a velha vida para viver uma nova ao lado de Jesus.

Assim tem que ser nossas vidas viver sob a missão de Cristo e sobre tudo que o evangelho anuncia para nossas vidas e para o nosso próximo, agindo assim somos a imagem indireta do Pai aqui na Terra.

Uma pergunta que faço aos irmãos: Você, irmão e irmã têm deixado o evangelho impactar a sua vida? Tem aberto a porta do seu coração para todas as pessoas que necessitam do Evangelho? Se não. Escute a voz do Mestre.

E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Marcos 16:15

03- LEVI PASSA A SERVIR AS PESSOAS EM SUA CASA

"Por que vocês comem e bebem."

 Levi se dispôs a servir, família, amigos convidados em geral e até os fariseus e escribas se tornaram o alvo de seu serviço. Em seu encontro com Jesus, Levi foi conduzido a servir inclusive aqueles que provavelmente dariam problema, Levi não excluiu os criadores de caso. É como Jesus mesmo disse no v.31 "Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.

Levi quando abre sua casa para fariseus, escribas, cobradores de impostos e pecadores, ele vê a mesma oportunidade que teve quando Jesus lançou seu convite a ele. Levi enxerga um momento para que aquelas pessoas pudessem aprender a relacionar-se com outras pessoas, independentemente da sua posição social, como o Mestre Jesus mostrou para ele.  

Mateus, por ser rico, ofereceu um banquete em sua casa. Mas, todos nós podemos oferecer algo como forma de gratidão ao Senhor, e uma boa maneira, é convidar as demais pessoas, que assim como nós são pecadoras, a ter um encontro com o Mestre.

O cargo mais difícil de ser executado dentro da Igreja, é a diaconia, porque é onde vemos se realmente estamos preparados para servir e ser um servo do Senhor. Em nossa casa quando recebemos uma visita, nós servimos algo para quem nos visita, em muitos casos em um banquete ou uma festa que realizamos, oferecemos o melhor que temos ou o que não faz parte da nossa rotina.

Em nossa casa, fora, ou na igreja, devemos assumir acima tudo uma postura de serviço, servindo aqueles que fazem parte do nosso cotidiano e facilmente esquecemos de colocá-las como alvo de nosso serviço.

Logo quando entendemos que nossa casa é um lugar onde podemos exercitar a missão de servir, começamos a crescer em nossa caminhada de discípulos.

Mateus mesmo sendo rico, não abriu a porta de sua casa para que o foco fosse centrado nele como o anfitrião da casa, e sim nos convidados. Se o intuito do banquete fosse ostentar o que ele possuía, ele não estaria realizando um verdadeiro servir.

 É possível ser atencioso sem esbanjar. Não é necessário impressionar as pessoas com riquezas materiais que possuímos. Assim como Levi, devemos procurar ser acolhedores em nossa casa e na casa do Senhor.

Quando optamos em servir, o objetivo não é chamar a atenção para si mesmo, mas para Cristo.

Uma última pergunta que faço aos irmãos: Será que estamos executando a missão de servir corretamente? Se nossa vida e missão estão alicerçadas no evangelho estamos servindo com excelência. Quando vivemos no evangelho nos tornamos grandes em servir.

"Todo mundo pode ser grande... porque qualquer um pode servir."           

 Martin Luther King

O impacto de Jesus em nossas vidas deve nos impulsionar à uma postura profundamente empática, essas atitudes podem fazer de nossas casas um lugar onde o Evangelho será muito frutífero. 

Entendemos também que deve existir um cuidado com nossa agenda de contatos, para que de forma intencional pessoas que não pertencem aos nossos círculos de afinidades e atividades sejam integradas e alcançadas pelo nosso serviço e amor e intencionalmente se tornarem alvo do nosso serviço, amor e bons exemplos, afinal como já diz o ditado popular: "Palavras convencem, mas o exemplo arrasta."

Portanto irmãos vamos olhar para o interior de cada pessoa, enxergando a preciosidade que ela possui. Abandonemos nossa visão humana e façamos como Levi, dê a mesma oportunidade que você teve ao seu próximo, para que ele seja impactado pelo poder do Evangelho, do chamado do Senhor quando nos diz: "venha comigo".

Abra a porta da sua casa e seja acolhedor e volte todo o foco para essas pessoas que não conhecem ou que recusam o evangelho. Alguns irmãos estão chamando para o culto doméstico de sua família alguns vizinhos É ISSOOOOOO....

Abra seu coração para a missão do Reino de Deus, e sirva ao próximo de uma maneira excelente e que agrade ao Mestre Jesus. Que Deus nos abençoe e fortaleça cada dia mais a nossa vontade de servir aos que necessitam do evangelho. Cristo nos chama! Se atente ao chamado do Mestre para fazer parte dessa missão. Amém!


Nenhum comentário: